Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

MP3, WMA, AAC.


Posts recomendados

Aqui esta um resumo do que é o aac e como ele trabalha.

Obs:se errei em alguma informação fale.

AAC (Advensed Audio Coden -Codificação de Audio Avançado)

AAC foi projetado para obter melhor-desempenho que o MP3 (que foi especificado em Mpeg-1 ) e Mpeg-2 parte 3 (que é conhecido também como "o áudio Mpeg-2").

O (AAC) é o sucessor lógico do MP3 (ISO/MPEG 1audio Layer-3) para o coding lossy mantendo alta qualidade.

Existem dois AAC, o MPEG 2 AAC (especificado em MPEG 2 parte 7) e o MPEG 4 AAC (especificado em MPEG 4 parte 3)

Como o coding de AAC trabalha

AAC é um algoritmo audio wideband que faz duas coisas preliminares para reduzir dramàticamente a quantidade de dados necessario no arquivo:

Sinaliza os componentes que são perceptivelmente irrelevantes e os rejeita.

As redundâncias no sinal do audio codificado são eliminadas.

O sinal então passa pelo MDCT de acordo com sua complexidade.

Os códigos de correção de erro internos são adicionados.

O sinal é armazenado ou transmitido.

Coding Modular

AAC faz exame de uma aproximação modular a codificar. Dependendo da complexidade do bitstream a ser codificados, do desempenho desejado e da saída aceitável, os implementos podem criar os perfis para definir um nivel específico para uma aplicação particular. O padrão oferece quatro perfis:

Perfil baixo da complexidade (LC) - o mais simples e usado mais extensamente e suportado.

Perfil principal (PRINCIPAL), que expande em cima do LC.

A Amostra-Taxa Scalable (SRS) é chamada também a taxa de Scalable Amostral ( Mpeg-4 Aac-ssr ) na linha com a nomenclatura padrão.

Predição a longo prazo (LTP), adicionada em Mpeg-4, uma melhoria do perfil PRINCIPAL usando um predictor para diante com complexidade computacional mais baixa

Dependendo do perfil de AAC e do codificador MP3, 96 kbit /s AAC podem dar quase o mesmo ou a qualidade melhor que 128 kbit/s do MP3.

Proteção De Erro(EP)

O payload de AAC pode ser subdividido em partes com sensibilidades diferentes do erro. Os códigos independentes que corrige os erros podem ser aplicados a algumas destas areas usando a ferramenta de proteção de erro (EP) definida no áudio Mpeg-4. Isto fornece potencialidade apenas as partes mais sensíveis do payload a fim manter o ponto baixo aéreo adicional

Para AAC três métodos custom-tailored foram desenvolvidos e definidos no áudio Mpeg-4:

Huffman Codeword que requisita novamente (HCR) para evitar a propagação de erro dentro dos dados spectral

Codebooks virtual (VCB11) para detectar erros sérios dentro dos dados spectral

Código de comprimento variável reversível (RVLC) para reduzir a propagação de erro dentro dos dados do fator de escala

Melhorias do AAC em relação ao MP3

Alguns de seus avanços:

Freqüências da amostra de 8 hertz a 96 quilohertz (oficial MP3: 16 hertz a 48 quilohertz)

Até 48 canais

Eficiência mais elevada e filterbank mais simples (híbrido? MDCT puro)

Eficiência mais elevada do coding para sinais estacionários (blocksize: 576? 1024 amostras)

Eficiência mais elevada do coding para sinais transientes (blocksize: 192? 128 amostras)

Melhor manipulação das freqüências acima de 16 quilohertz

Estéreo comum mais flexível (separe para cada faixa da escala)

Bifurcações no padrão de AAC?

Embora o codec de AAC especificado em Mpeg-2 na parte 7 e o AAC especificado em Mpeg-4 na parte 3 seja um tanto diferente, são ambos conhecidos informalmente como AAC. Em todo o caso, as especificação técnica do AAC necessitara se unificar em todos os niveis no futuro para evitar os problemas da interação da tecnologia.

Extensões

Você pode encontrar o aac em algumas extensões como essas:

.aac A stream raw (cru) sem nenhum conteiner

.mp4 O conteiner do mpeg4 especificado em Mpeg-4 parte 14

.m4a mpeg-4 somente audio. Popularizado graças a apple.

e em outros como .mkv (matroska).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O resumo do mp3:

MP3

MP3 é um formato de audio popular lossy inventado e estandardizado em 1991 por uma equipe dos coordenadores que trabalham na estrutura do comitê audio do MPEG de ISO/IEC sob o chairmanship do professor Hans Musmann (universidade de Hannover - Alemanha ). Foi projetado para reduzir extremamente a quantidade de dados requeridos para representar o áudio, contudo soa ainda como uma reprodução fiel do áudio uncompressed original a maioria dos ouvintes. No uso popular, MP3 é um arquivos armazenadas no formato MP3.

O nome é derivado de " Mpeg-1 audio Layer 3" conhecido mais formalmente como a camada 3 do ISO /IEC 11172-3 . Os arquivos gravadas neste formato são conservados com a extensão do nome de arquivo do mp3 . Esta extensão é compartilhada também às vezes por arquivos audio codificado usando Mpeg-2 o padrão audio mais novo da camada 3. A invenção do nome da extensão (mp3) seria devido ao instituto Fraunhofer-Gesellschaft

Visão geral

MP3 é um formato da compressão lossy. Fornece uma representação (PCM ) de dados audio em um tamanho muito menor rejeitando as parcelas que são consideradas menos importantes para o ouvido humano.

Um número de técnicas são empregadas em MP3 para determinar que parcelas do áudio podem ser rejeitadas, including o psydoacoustics . O áudio MP3 pode ser comprimido com as bit rat diferentes, fornecendo uma escala entre o tamanho dos dados e a qualidade.

O formato MP3 usa, em seu coração, um híbrido para transformar um sinal do domínio de tempo em um sinal do domínio da freqüência:

filtro polifásico da quadratura de 32 faixas

36 ou 12 torneira MDCT ; o tamanho pode ser independente selecionado para 31 do sub-band 0... 1 e 2...

postprocessing da redução do aliasing

Uma versão do formato que suporta 5,1 canais para o som, forai introduzido em dezembro 2004. Essas MP3 são compatíveis com estéreo padrão MP3, e os tamanhos do arquivo são similares.

Nos termos das especificações do MPEG, AAC ( coding audio avançado ) de Mpeg-4 deve ser o sucessor do formato MP3, embora haja um movimento significativo para criar e popularizar outros formatos de áudio. Não obstante, nenhuma sucessão provávelmente acontecera em tempo significativa devido à popularidade dos MP3's (MP3 aprecia a popularidade e a sustentação extremamente largas, não apenas por usuarios e por software mas tambem pelos equipamentos tal como Player de DVD).

Desenvolvimento

Mpeg-1 o encoding audio da camada 2 começou como o projeto audio da transmissão Digital controlado por Egon Meier-Engelen do DFVLR na Alemanha . Este projeto foi financiado pela união européia.

Em 1991 , havia duas propostas disponíveis: Musicam (sabido como a camada 2), e o ASPEC (coding perceptual spectral adaptável da entropia). A técnica de Musicam foi escolhido devido a sau robustensa, simplicitade, assim como seu poder computacional baixo associado ao encoding de áudio comprimido de qualidade elevada. O formato de Musicam baseado no coding do subband era a chave para estabelecer a base do formato audio da compressão MPEG (taxas de amostragem, estrutura dos frames, encabeçamentos, número das amostras por frame). suas tecnologias e as idéias foram incorporadas inteiramente na definição da camada audio I do MPEG do ISO e da camada II e mais adicional sobre do formato da camada III (MP3).

Todos os algoritmos foram finalizados em 1992 como a parte1 de Mpeg-1, a primeira suite padrão MPEG , que resultou no ISO / IEC internacionais 11172-3 , publicado em 1993 .

Qualidade do áudio MP3

Porque MP3 é um formato lossy, pode fornecer um número de opções diferentes para sua "taxa bit rat". Tipicamente as taxas escolhidas estão entre 128 e 256 Kbit/s. Pelo contraste, o áudio uncompressed do CD tem uma taxa de 1378 kbit/s ou 1411 kbit/s.

Layer 1: 384 kbit/s, compression 4:1

Layer 2: 192...256 kbit/s, compression 6:1...8:1

Layer 3: 112...128 kbit/s, compression 10:1...12:1

Layer 1: excellent de 384 kbit/s

Layer 2: excellent de 256...384 kbit/s, very good de 224...256 Kbit/s, good de 192...224 Kbit/s

Layer 3: excellent de 224...320 Kbit/s, very good de 192...224 Kbit/s, good de 128...192 Kbit/s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WMA( Windows Midia Audio)

O WMA é um formato de audio comprimido proprietário desenvolvido pela Microsoft. Era inicialmente um concorrente ao formato MP3, mas posicionou-se como um concorrente ao formato AAC usado pela Apple. É parte da estrutura de Midia do Windows. Uma razão inicial para o desenvolvimento do WMA pode ter sido que a tecnologia MP3 está patenteada e tem que ser licenciada por Thomson SA para o inclusão no sistema operando Microsoft Windows .

Um arquivo WMA é encapsulado quase sempre em um arquivo ASF. A lima resultante pode ter o sufixo do nome de arquivo "wma" ou "asf", com o sufixo do "wma" está sendo usado somente porque o arquivo é estritamente áudio. O formato ASF especifica o metadata sobre o arquivo que deve ser codificado, arquiva as Tag ID3 usados pelo MP3 .

A gerência digital dos direitos das sustentações WMA usando uma combinação da troca elliptic da chave de cryptography de curva, cifra do bloco do DES, uma cifra feita sob encomenda da cifra, do canal RC4 e o hashing Sha-1 do bloco.

A versão mais atual do formato é o áudio 9,1 de midia do Windows que inclui codecs específicos para lossless , multi-channel e o encoding de voz além do codec principal de lossy. o encoding constante e variável do bit rat é suportado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada um gosta de um mas, o meu preferido é o vorbis. Mp3 fica com uma boa qualidade, pra isso é so usar vbr em vez de cbr. O wma entre todos pra mim é o que melhor mantem a qualidade sem perda de qualidade, mas so que é o formato mas ***** entre os mais populare, ele e o RealMedia(é muito difícil encontrar programas, encoders e decoders gratis para eles).

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ei The Fallen, bem que a gente podia pedir pro Marcio Sell unir esse tópico ao outro destacado que eu criei, você não acha uma boa ideia? Ficaria bem mais completo.

Agora, sobre o AAC, já esta sendo feita uma campanha pra ser o sucessor do MP3, entre no site do Winamp e veja...é AAC pra todo lado...Não duvido muito logo ele virar padrão, e deixar o OGG de lado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...