Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mini-Review: Asus EEE PC 4G


Makinus

Posts recomendados

Saudações a todos!

Segue minha mini-review do notebook Asus 701 EEE PC de 4G, observo que não vou avaliar o Xandros (sistema linux que vem nele0 porque instalei o Windows XP assim que ele chegou, nem usei o Xandros.

Acessórios

- Manual, que na maior parte trata de tutoriais para uso do Xandros e instruções para instalar o Windows XP;

- 1 dvd com drivers da Asus, incluindo drivers para instalar o Windows XP nele, e utilitários de recuperação;

- 1 fio de luz, que não têm aquele tijolo no meio do fio como a maioria dos notebooks, e o conector da tomada não é de 3 pinos mas de apenas 2, dispensando o uso de "T" para ligar ele nas nossas tomadas nacionais, que são na sua maioria de 2 e não de 3 pinos; e

- 1 bolsa de tecido da Asus, que é bem simples, mas prática e elegante.

Instalação do Windows

Embora o manual traga instruções para instalação do Windows XP no notebook, o método constante do manual exige um drive de cd/dvd portátil usb, que muitos usuários não têm, eu instalei o windows XP através de um Pendrive, usando os guias do site eeeguides.com, para montar uma versão nlitada do xp e instalar pela porta usb do note.

Pra quem for seguir os guias do site, algumas observações: ao nlitar o XP não exclua os arquivos de instalação manual, pois a instalação via pendrive precisa deles, e use a porta usb do lado esquerdo do EEE para instalar porque algums usuários tiveram problemas usando as portas do lado direito na hora da instalação.

Boot e Shutdown

O boot do windows é mais rápido que eu esperava, levando mais ou menos 25 segundos, sendo que eu considero o boot completo apenas quando eu posso clickar o ícone do Meu Computador e ele abrir.

Eu adorei o modo de desligar este notebook, basta você clicar o botão de desligar e em 10 segundos no máximo (isto se você tiver um monte de programas ativos) ele está desligado, o shutdown dele é o mais rápido que eu já vi em qualquer notebook.

Vídeo

A tela do note é de apenas 7", e a resolução da tela atinge até 800x480, mas você pode usar resoluções maiores usando "scrolling" da tela.

Todavia, têm nos fórums eeeuser.com uns drivers hackeados de vídeo que são melhores que os drivers originais da ASUS, permitindo que você use resoluções maiores sem "scrolling", comprimindo na tela a imagem.

Eu instalei os drivers do usuário LazerTag disponíveis no eeeuser.com e uso a resolução 800x600 sem problemas e com uma ótima visualização.

Só uma observação p/ quem for usar os drivers hackeados: eles têm um problema com o descanso de tela e o modo de hibernação do XP, não religando a tela quando você sai do descanso ou modo de hibernação, assim se você for usar os drivers hackeados, recomendo que desative o descanso de tela e a hibernação do XP.

A placa de vídeo dele é uma Intel 900 GMA, que é bastante robusta e permite uso de jogos 3D, embora não seja capaz de rodar jogos ponta-de-linha.

Memória/Processador/HD

O note vêm com um processador intel de 900mhz, mas que vem underclockado em 630mhz, pelo que a asus informa por questões de economia da bateria, assim você pode restaurar ele para a velocidade normal sem medo, mas eu considerei 630mhz mais do que suficiente para as atividades que eu uso e o aumento na duração da bateria mais importante...

As velocidades parecem baixas, mas o note parece mais rápido do que indica o processador, eu comparei ele com um duron 1.4 que a minha esposa usa e os dois parecem funcionar em velocidades equivalentes, sendo que o EEE ganhou do duron em velocidade do boot e em desempenho de alguns jogos 3d (GTA), embora o desempenho nos jogos pode ser por causa da placa de vídeo, pois a placa de vídeo do duron 1.4 é bem fraquinha (Uma Geforce pré-histórica).

A memória que acompanha o note é uma so-dimm ddr2 de 512mb, e embora eu considere a mesma adequada para os meus usos ela permite exdpansão até 2GB, lembrando que somente têm um slot no notebook, assim se você for expandir p/ 1GB por exemplo, você têm de comprar uma placa de 1GB e substituir a existente.

Pra quem for expandir a memória uma observação: o Linux Xandros que acompanha o note parece que suporta apenas até 1GB de memória Ram, mas o hardware aguenta até 2GB, assim se você quiser usar 2GB você têm que instalar o XP ou outra distribuição linux que aguente mais memória.

O HD do note é uma memória flash de 4GB, embutida na placa mãe, assim você não tem como expandir o mesmo, e é o maior problema do notebook na minha opinião, a fim de contornar tal problema eu instalei o XP o BrOffice e mais alguns programas que uso constantemente no HD, mas uso um pendrive de 4GB para meus arquivos de trabalho e jogos (deve chegar um de 8gb daqui a alguns dias).

O note têm um slot para cartões de memória SD e MMC, e eu inclusive estou usando um cartão SD de 4GB no slot como HD secundário, para guardar imagem de cds de consultas que uso bastante, mas não recomendo o uso de cartão para instalação de programas ou jogos, uma vez que cartões de memória possuem velocidade de gravação muito inferior a pendrives, sendo somente útil para guardar informações que você usa mais para leitura e não gravação.

Rede/Wireless

O EEE possui uma entrada para rede com fio e também rede wireless B/G, a rede com fio é adequada, não possuindo qualquer diferença com a maioria dos adaptadores disponíveis hoje em dia.

A rede sem fio é ótima, tendo uma recepção perfeita, inclusive melhor do que o micro de mesa que possuo no escritório e usa conexão sem fio, possuindo uma qualidade de sinal melhor.

Teclado/Touchpad

O teclado, como pode se esperar, é bem menor do que o disponível na maioria dos notebooks, e você vai ficar "catando milho" no início, pois leva um tempo para se acostumar.

Algumas teclas de funções encontram-se em locais ligeiramente diferentes dos teclados normais, um exemplo é a tecla Backspace que eu vivo apertando no lugar do Enter, pois as duas teclas estão ligeiramente fora do local que você esperaria num teclado normal.

O Touchpad que acompanha o note é minúsculo, e exige uma certa destreza para usar com exatidão, embora esteja usando ele normalmente para tarefas diárias, o mesmo é completamente imprestável para uso em jogos que exigem muito do mouse (é quase impossível jogar GTA com ele por exemplo), sendo que estou inclusive considerando comprar um "minimouse" p/ levar junto com o notebook. Mas se você for usar o note apenas para tarefas normais, como uso do office ou de jogos de estratégia que não funcionem em tempo real ele é adequado.

Bateria

O manual fala em 3 horas e meia de autonomia da bateria, mas na prática, usando a rede wireless, você atinge no máximo 2 horas e meia e mesmo com a rede wireless desligada, você atinge no máximo 3 horas e alguns minutos.

Observo que essas durações são com o processador a 630mhz, se você for usar ele a 900mhz obviamente a duração da bateria será menor.

Conclusão

É um note excelente para que precisa de mobilidade acima de tudo, vez que pesa menos de um quilo e é bastante portátil, mas têm como desvantagem um HD minúsculo, o que faz com que o uso de um pendrive de pelo menos 4GB junto com o mesmo seja indispensável.

A velocidade do mesmo é superior ao que normalmente você esperaria de um processador de 900mhz, mesmo underclockado a 630mhz, sendo bastante prático para trabalhar com o office ou jogos que não exigam muito do mouse.

A relação a custo-benefício do note é ótima, valendo a pena, mesmo havendo notes com precos pouco maiores com configurações superiores, lembrando que o objetivo principal deste note é a mobilidade, vez que o mesmo dispensa uma bolsa própria, cabendo facilmente dentro da pasta ou mochila que você usa no seu dia-a-dia.

Como acessórios adicionais ao note, além do pendrive de pelo menos 4GB, recomendo um cartão SD para armazenar informações de consulta e um mini-mouse para quem quiser usar jogos que exigam um pouco mais do mouse.

Vou ver se anexo umas fotos depois.

Seguem algumas fotos do notebook (espero que eu tenha anexado certo):

post-270067-13884945868722_thumb.jpg

post-270067-13884945869937_thumb.jpg

post-270067-13884945870174_thumb.jpg

post-270067-13884945870395_thumb.jpg

post-270067-1388494587061_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ele colocou o XP... não tem nota... :P

Eu testei o EeePC numa loja local e desisti de uma futura compra dele... o teclado é minusculo! Como tenho a mão grande fica impossivel de digitar com destreza.

Fora isso ele é ótimo! rápido a beça mesmo com o Xandros... eu acho que não tiraria o Xandros mas isso ai é questão de gosto mesmo. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom review!

O fato de ele iniciar tão rápido se deve exatamente ao uso de memória flash como "HD", o que acaba sendo um ponto negativo na questão do armazenamento (capacidade). Tudo com seus pros e contras, hehe :D Mas como você mesmo já falou que fez, é só usar um cartão de memória como HD secundário e tudo certo.

Parece uma boa opção de "portabilidade extrema", é bem simpático :D Encha de fotos aí!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei me descidindo nesse note ai da asus, já li muita coisa sobre ele... dah pra comprar por uns 1000 reais... mas eu prefiro um note convencional mesmo... esse é muito bom em termos de portabilidade... mas a telinha de 7 cansa muito...

Tens uns reviews legais dele na net, ele tem um espaço reservado para placas 3G, mas ainda não tá sendo disponibilizado...

O "HD" de memoria é fundamental pro consumo baixo de energia, até porque ele é pequeno, e a bateria tmb, então tem q fazer de tudo pra economizar energia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito do review, realmente BEM detalhado, muito melhor que esses reviews meia-boca de 5 linhas que o pessoal parece gostar mais. Já pesquisei diversos modelos de notebook e estou quase decidido pelo EEE. Não vou usar ele pra tarefas muito pesadas, o que eu mais preciso que é portabilidade ele vai me proporcionar tranquilamente. O review foi muito bom pra tirar algumas pequenas dúvidas. Parabéns!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Amigo to esperando chegar o meu deste...

mas tenho umas perguntas sobre a resolução da tela... você disse que dá para usar drives de outro fornecedor para obter 800x600, mas o que acontece com a imegam??? fica perfeita ou é esmagada??? fica deformada??? tem o link destes drivers opcionais de video??? qualquer pendrive serve para dar boot nele ou tem algum especifico???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Gostei muito do review... Bem detalhado, com muitas informações úteis...

Vai servir de exemplo... Assim que deveriam ser os reviews!!!

E não aquela coisinha "feijão com arroz" que já vi por ae...

O notebook até que é bonzinho... Não esperava isso, de um notebook de 7", com processador lá embaixo, etc... E sim, a inicialização rápida do Windows XP se deve ao HD... Mas é o que você falou, a capacidade de armazenamento é um empecilho...

Eu não compraria um notebook desse pra mim... Embora não necessite de tanto vídeo ou processador, preciso de espaço na tela, HD grande e um teclado "padrão"... Entretanto, acho que é adequado pra muitas pessoas!!! xD

Flwz cara, abração!!!

Parabéns pelo review, muito bom!!!

\o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...