Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalando a Realtek RTL8111 (R8168) no Debian


Gabriel Torres

Posts recomendados

  • Administrador

Oi pessoal,

Como eu andei "tomando um pau" do Debian nos últimos 2 dias tentando instalar uma placa de rede on-board Realtek RTL8111 e finalmente consegui colocar para funcionar, decidi postar aqui o passo-a-passo exato do que tive que fazer para esta placa funcionar.

Eu encontrei dois problemas. Primeiro, eu tive de baixar e queimar a versão em DVD do Debian, porque a versão em CD não traz os comandos necessários para compilação (make e gcc, por exemplo) e como a placa de rede não estava sendo reconhecida, não dava para instalar esses comandos com o apt-get install.

O segundo problema foi que apesar de a Realtek fornecer os drivers para Linux da RTL8111 (R8168) o comando make reclama que ele não conseguiu encontrar os diretórios (mensagem de erro "make[1]:**no rule to make target 'modules'"), portanto você terá de editar o arquivo Makefile. O problema é que foi difícil descobrir exatamente o que eu deveria fazer, já que a FAQ presente no site da Realtek dizia apenas que eu deveria instalar o código-fonte do kernel do Linux.

Abaixo está um guia passo-a-passo do que eu tive de fazer. Lembre-se, eu tinha acabado de instalar o Debian 4.0 da versão em DVD. Mantenha o DVD de instalação dentro do DVD-ROM:

1. Instale o make e o gcc:

apt-get install make

apt-get install gcc

2. Instale o código-fonte do kernel:

apt-get install linux-kbuild-2.6.18

apt-get install linux-headers-2.6.18-6

apt-get install linux-headers-2.6.18-6-686

3. Baixe e copie os drivers da Realtek. Como o micro não estava reconhecendo a placa de rede eu tive de queimar um CD com o driver.

ftp://202.65.194.211/cn/nic/r8168-8.008.00.tar.bz2

Depois de copiar este arquivo para um diretório (ex: /root), descompacte-o:

bunzip2 r8168-8.008.00.tar.bz2

tar -xvf r8168-8.008.00.tar

4. Edite o arquivo Makefile presente dentro do diretório "src":

vi r8168-8.008.00/src/Makefile

E altere a seguinte linha:

Original:

KDIR := /lib/modules/$(KVER)/build

Modificada:

KDIR := /usr/src/linux-headers-2.6.18-6-686/

5. Então você pode seguir o que está escrito no arquivo readme:

rmmod r8169

make clean modules

make install

depmod -a

insmod ./src/r8168.ko

ifconfig -a

Veja como sua placa de rede será chamada (provavelmente eth0 ou eth1).

6. Em seguida tudo o que você precisará fazer é editar o arquivo interfaces para adicionar a configuração da sua placa de rede:

vi /etc/network/interfaces

Adicione:

# A placa de rede

auto eth0

iface eth0 inet dhcp

Nosso micro estava conectado a um roteador de banda larga, portanto estávamos usando o recurso DHCP do roteador para pegar um endereço IP.

Em seguida rode:

ifdown eth0

ifup eth0

7. Prontinho! Sua placa de rede estará funcionando que é uma beleza. Reboote a máquina com

shutdown -r now

E veja a sua internet funcionando.

Você pode testar o funcionamento da placa de rede com comandos simples como o ifconfig (para ver o endereço IP que o roteador deu para a máquina), ping www.google.com e nslookup www.google.com.

Espero ter ajudado outros que estão enfrentando o mesmo problema.

Abraços,

Gabriel Torres

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!