Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

ICD2 Clone


Posts recomendados

Galera, eu montei um ICD2 Clone do modelo "ICD2 Clone 4550 - PiCS"

link - download - esquemas etc do brinquedo

Gravei os dois pics pelo MPLab (vou tentar gravar pelo WinPic800 agora e setando as flags pelo WinPic mesmo) e simplesmente o pic 18F4550 NÃO acendeu o led USB... o Windows não identificou a existência do mesmo.. nada... eu dei uma olhada no tópico original e tem uma faq básica... mas não me ajudou muito (a placa está feia, porém todos os contatos estão bons)... alguém tem alguma ideia do acontecido?

[tópico original do gravador debugador = http://www.edaboard.com/ftopic161641-1800.html ]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

lucas

Tambem montei e levei uma pequena canceira, mas agora funciona.

1 - Tome cuidado com as ligações entre os processadores os pinos da função RD e WR são invertidos nos processadores.

2 - Verifique se o oscilador esta funcionando corretamente mesmo sem ligar o cabo USB.

3 - Tenha certeza de que as configurações de programação de seu programador estão corretas.

4 - Antes de conectar cheque a tensão de Vpp(12 a 13V) e Vdd(4,5 a 5,5V) estão OK.

5 - Tenha certeza de que o driver USB esta instalado corretamente(veja na documentação da Microchip e no gerenciador de dispositivos do windows)

6 - Quando voce conecta o cabo USB voce deverá ouvir o "ding" apar confirmar a conexão,

7 - Não se esqueça de configurar a comunicação atraves da porta USB do MPLAB,

8 - Na primeira vez que ligar escolha conexão manual e atualize o sistema operacional do ICD2.

Com essas informações espero que voce consiga faze-lo funcionar. Estou pensando em mandar fazer PCB. voce teria interesse na placa industrializada ou em un sistema montado e funcionando? (Somente pesquisa de opnião)

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 - Tome cuidado com as ligações entre os processadores os pinos da função RD e WR são invertidos nos processadores.

Irei checar isso sim! Mas fiz a placa copiando o desenho ja funcional da PiCs, apenas "copiei e desenhei" no tango para poder imprimir na ploter.

2 - Verifique se o oscilador esta funcionando corretamente mesmo sem ligar o cabo USB.

Como posso fazer isso? gostaria de informações :D

3 - Tenha certeza de que as configurações de programação de seu programador estão corretas.

programado e reprogramado umas 15 vezes, todas as fuses estão 100% corretas e ainda coloquei um resistor no masterclear do 18F4550 para ter CERTEZA de quê não daria pau.

4 - Antes de conectar cheque a tensão de Vpp(12 a 13V) e Vdd(4,5 a 5,5V) estão OK.

Estão perfeitas, o Vcc é tirado direto do USB, só agora pensei em usar um regulador para transformar em 5V o vpp para que eu possa usar mesmo quando a Vusb é baixa! Mas farei outra placa dependendo do caso

5 - Tenha certeza de que o driver USB esta instalado corretamente(veja na documentação da Microchip e no gerenciador de dispositivos do windows)

Instalado, eu tenho um ICD2 da labtools (também conhecido como estupro), é da empresa, então to pouco me lixando para o valor pago, porém quero um para mim né...

6 - Quando voce conecta o cabo USB voce deverá ouvir o "ding" apar confirmar a conexão.

Não há ding :(

7 - Não se esqueça de configurar a comunicação atraves da porta USB do MPLAB.

configurado

8 - Na primeira vez que ligar escolha conexão manual e atualize o sistema operacional do ICD2.

ok, farei isso se funcionar.

Com essas informações espero que voce consiga faze-lo funcionar. Estou pensando em mandar fazer PCB. voce teria interesse na placa industrializada ou em un sistema montado e funcionando? (Somente pesquisa de opnião)

- Compraria sim a placa, que infelizmente é o mais difícil de se fazer! Se o preço fosse razoável eu compro pronto e funcionando também, mas aviso que ja encontrei ICD2 Clone a venda no mercadolivre, porém era em placa de fenolite, custava coisa de 130 reais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

irei fazer essas alterações, eu quero realmente fazer esse brinquedinho funcionar, afinal, ja gastei tanto tempo e dinheiro nele que não aceito desistir no meio do caminho (alias... raros são os circuitos que consigo construir que funcionam... é questão de honra uaahuahu)

como eu forço o programa a instalar o firmware na placa? o windows tenta instalar automaticamente porém ele apresenta falha e diz que não foi possivel pois o mesmo encontra-se corrompido O.o

Quanto ao PicKit2... se tivesse me falado que ele tem 3 canais de analisador lógico antes eu ja teria comprado! Qual programa que ele utiliza para amostrar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No MPLAB, escolha programador ou debugador, escolha setting, e na tabuleta status exitem dois flags na caixa "connect status". Basta clicar e desmarcar.

o que pegou para mim foi o primeiro flag.

Na proxima ativação, o MPLAB reclama que voce não escolheu conectar automaticamente. Ai voce conecta manualmente e força o download do sistema operacional para o componente que voce escolheu. Sempre na opção debugger ou programm quase nas ultimas opções.

O PICKit2 trabalha no MPLAB e também com um programa de gravação bastante bacana desenvolvido para ele - PICKit2 Programmer. Nesse programa existe a opção de trabalho como analizador logico de 3 canais e a função "Program To Go".

Para uso como programador achei esse programa mais interessante de usar que o MPLAB.

Todos esses programas pode ser abaixado do site da Microchip.

abç/rona123

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A comunicação USB depende muito do clock. O 4550 possui um sistema de PLL que sincroniza o clock com o USB. O 4550 esta configurado por hardware para operar na velocidade maxima no ICD2 - veja detalhes no datasheet do 4550.

Não entendi o que voce quis dizer com 19K bauds - isso tem a ver com RS232 e não é uma velocidade muito alta.

Trilhas proximas a principio so darão algum tipo de problema caso haja alguma fuga por falha de PCB (voce corroi as placas virgens?), mas se voce testar com o ohmimetro e tiver isolação infinita (pelo menos muitos MOhms) entre trilhas não deverá ter problema.

Com que voce está gravando os firmwares?

abç/Rona123

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Olá pessoal, preciso de ajuda com um problema na porta USB.

Montei o circuito que saiu na revista Saber Eletrônica (nº 420 e 421 ), compilei o programa exemplo no MicroC (versão Demo) e gravei um PIC 18F4550.

Ao conectar o PIC a porta USB do PC ele não é reconhecido.

Pelo Everest consigo ver que ele está conectado e esta com a configuração abaixo:

Descrição do dispositivo: Dispositivo de interface humana USB

Identificador do dispositivo: 1234-0001

Classe de dispositivo: 00 / 00

Protocolo de dispositivo : 00

Versão de USB suportada: 2.00

Velocidade atual Low: (USB 1.1)

No gerenciador de dispositivos do PC ele aparece com um ponto de exclamação.

Na aba Geral aparece essa msg:

"Este dispositivo não pode ser iniciado. (Código 10)"

Na aba driver´s :

C:WINDOWS.0\system32\DRIVERS\hidclass.sys

C:WINDOWS.0\system32\DRIVERS\hidparse.sys

C:WINDOWS.0\system32\DRIVERS\hidusb.sys

C:WINDOWS.0\system32\DRIVERS\hid.dll

No programa HID do MicroC ele não aparece listado.

Tem um driver específico para rodar com o Pic ?

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...