Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HP DV5-1140BR - Abrindo para limpar


victorforti

Posts recomendados

Boa noite galera, domingão, dia ameno, bom para realizar umas limpesas, hoje o escolhido foi meu notebook HP, planejando a muito tempo isso, chegando proximo de um ano de uso, fui ao teste de paciencia, fica a dica, acho importantissimo a limpesa, vocês verão as fotos, mas... é um teste de paciencia, pra chegar ao processador, cooler, dissipador, é necessario desmontar o note por completo, foi o eletro-eletrônico mais chato que desmontei, pior que meu PS3, tudo muito bem encaixado, muito detalhes, bom, chega de falação, vamos as fotos.

p3070054t.th.jpg

p3070055.th.jpg

p3070056.th.jpg

p3070057c.th.jpg

p3070058.th.jpg

p3070059.th.jpg

p3070060.th.jpg

p3070061.th.jpg

p3070062.th.jpg

p3070063.th.jpg

continua...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

continuando...

p3070064.th.jpg

p3070065.th.jpg

p3070066.th.jpg

p3070067.th.jpg

p3070068m.th.jpg

p3070069.th.jpg

Bom, concluindo, depois de trocar a pasta termica (aquela cola que encontrei não pode ser chamada de pasta termica), e a limpesa da grelha, como podem ver na foto, existia sujeira, tipo uma espuma, obstruindo a saida do ar quente, tive uma melhora muito boa, posso dizer que em utilização normal, de 65/70 e pouco graus, agora, o mesmo se encontra a 55ºC, e em full load, que chegava e passava a 90ºC fácil, agora não passa de 82ºC.

Desculpem o tópico um pouco vago, mas qualquer dúvida, estou a disposição para responder, abraço a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigo victorforti sou Mano10 gostaria de saber como tirar so a parte de baixo do note sem desmontar todo ele como você vez parabens , ou qual as partes que sao obrigadas para tirar a parte de baixo?

O meu note tem 2 anos e 3 meses 51 graus processador e 50 graus na placa-mãe em full load agora mesmo escrevendo este texto no plano de energia em alto desempenho, de 3 em 3 meses do um jato de ar no note em baijo dele para tendar tirar o pó.

Espero a tua ajuda ate mais amigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola Amigo victorforti sou Mano10 gostaria de saber como tirar so a parte de baixo do note sem desmontar todo ele como você vez parabens , ou qual as partes que sao obrigadas para tirar a parte de baixo?

O meu note tem 2 anos e 3 meses 51 graus processador e 50 graus na placa-mãe em full load agora mesmo escrevendo este texto no plano de energia em alto desempenho, de 3 em 3 meses do um jato de ar no note em baijo dele para tendar tirar o pó.

Espero a tua ajuda ate mais amigo.

obrigado amigo, então, na verdade, qual sua inteção, chegar ao cooler para limpar?, se sim, lhe digo, a parde de baixo, a carcaça preta, é a base do notebook, quer dizer, tudo é encaixado em cima dela, pra chegar nela, tem que desmontar tudo que está em cima dela, enão fica mais ou menos assim, carcaça preta, placa-mãe, uma segunda carcaça onde está o "mouse", outra carcaça com os falantes, teclado, e por fim, aquela tela dos falantes com os comandos touch de som, play etc. como pode ver, pra desmontar, tem que seguir essa ordem inversa, muito trabalho, como você já está aplicando jatos de ar, acredito que não acumule sujeira como ficou no meu, qualquer duvida estou a disposição, espero ter ajudado, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faleu pela ajuda!

Mas como nao tenho nenhuma noção em desmontar ire deixar assim mesmo , como ja estou a cinco horas na internet a temperatura esta a 58 graus no modo alto desempenho quando olho video no you tube fica entre 70 a 76 graus acho que esta normal.

Ja tenho ele a 2 anos nunca cuidava da temperatura so fazia manuntençao para tirar o po acho que esta normal gosto muito do note da hp bonito e com bom desempenho.

Faleu amigo ate mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faleu pela ajuda!

Mas como nao tenho nenhuma noção em desmontar ire deixar assim mesmo , como ja estou a cinco horas na internet a temperatura esta a 58 graus no modo alto desempenho quando olho video no you tube fica entre 70 a 76 graus acho que esta normal.

Ja tenho ele a 2 anos nunca cuidava da temperatura so fazia manuntençao para tirar o po acho que esta normal gosto muito do note da hp bonito e com bom desempenho.

Faleu amigo ate mais.

Acho que o seu note, não deve ser o modelo que foi desmontado no tópico acima. As tuas temperaturas estão muito abaixo das obtidas com o notebook desmontado e o meu notebook.

Parabéns pelo seu tutorial. Ele será de grande ajuda a todos que quiserem desmontar o seu note para upgrade/manutenção.

Gostaria de saber, onde fica o processador. Vendo as fotos, acho que ele fica mais ou menos embaixo das teclas F7 - F12. É correto?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que o seu note, não deve ser o modelo que foi desmontado no tópico acima. As tuas temperaturas estão muito abaixo das obtidas com o notebook desmontado e o meu notebook.

Parabéns pelo seu tutorial. Ele será de grande ajuda a todos que quiserem desmontar o seu note para upgrade/manutenção.

Gostaria de saber, onde fica o processador. Vendo as fotos, acho que ele fica mais ou menos embaixo das teclas F7 - F12. É correto?

Mano10, acho que no seu caso não precisa mesmo, continua jogando ar que não acumula sujeira, abraço.

então,. pelo meus calculos, o processador fica abaixo das teclas TRFG do teclado, por essa foto, o socket é quele tem tem um ferro de 3 pontas com parafuso e um quadrado no meio, deve ser mais ou menos onde falei mesmo...

p3070061.th.jpg

Icefly, obrigado, o forum foi/é de grande ajuda pra mim, só estou dando minha contribuição, queria fazer algo mais detalhado, mas um dia com mais tempo vou tentar detalhar melhor o processo, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Amigo, esse é um dos tópicos mais úteis que tenho visto ultimamente. Não sei se é porque também tenho um HP dv5 e sofro com o super-aquecimento ou tópicos como esse andam ausentes mesmo, mas que ele pode ajudar muita gente, ele pode!

Achei espetacular sua ideia e o seu trabalho de abrir todo o notebook enquanto tira fotos, isso é extremamente útil pra quem, como eu, pensa em abrir o dv5 e não tem muita experiência com notebooks. Aquela espuma que você relata, já vi alguns videos na internet com pessoas mostrando a mesma coisa, a espuma presa ao dissipador, concluo que a ***** da espuma foi posta pra silenciar o ruido do cooler, mas faz com que ele esquente mais por isso... Quanto a pasta térmica, bom... É de se esperar que a pasta da HP fosse ser horrivel, mas não tanto!

A diferença de temperatura está ótima!! De mais de 90º pra até 82 é uma ótima noticia!!

Parabens amigo, tópico muito útil!

E obrigado pela colaboração... ;)

Obs.: Nesses seus planos de "melhor detalhamento", o que acha de fazer um video, tipo passo-a-passo, instruindo o pessoal a limpar o dissipador e trocar a pasta térmica?? Sem duvida ia ser muito bom, muito mesmo... Acho que todos os donos de notebooks das linhas dv4, dv5, dv6, dv6, dv9 ficariam agradecidos!! Todos nós sofremos com super-aquecimento e sofremos na mão da HP!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, esse é um dos tópicos mais úteis que tenho visto ultimamente. Não sei se é porque também tenho um HP dv5 e sofro com o super-aquecimento ou tópicos como esse andam ausentes mesmo, mas que ele pode ajudar muita gente, ele pode!

Achei espetacular sua ideia e o seu trabalho de abrir todo o notebook enquanto tira fotos, isso é extremamente útil pra quem, como eu, pensa em abrir o dv5 e não tem muita experiência com notebooks. Aquela espuma que você relata, já vi alguns videos na internet com pessoas mostrando a mesma coisa, a espuma presa ao dissipador, concluo que a ***** da espuma foi posta pra silenciar o ruido do cooler, mas faz com que ele esquente mais por isso... Quanto a pasta térmica, bom... É de se esperar que a pasta da HP fosse ser horrivel, mas não tanto!

A diferença de temperatura está ótima!! De mais de 90º pra até 82 é uma ótima noticia!!

Parabens amigo, tópico muito útil!

E obrigado pela colaboração... ;)

Obs.: Nesses seus planos de "melhor detalhamento", o que acha de fazer um video, tipo passo-a-passo, instruindo o pessoal a limpar o dissipador e trocar a pasta térmica?? Sem duvida ia ser muito bom, muito mesmo... Acho que todos os donos de notebooks das linhas dv4, dv5, dv6, dv6, dv9 ficariam agradecidos!! Todos nós sofremos com super-aquecimento e sofremos na mão da HP!

Abraço!

Obrigado pelas palavras de apoio, voltando ao problema, aquela espuma que relatei, era sujeira mesmo, por incrivel que parece, essa sujeira vai aculumalndo com o tempo, tem cabelo, fiapos, pó, tudo ali, e fica preso na grelha (dissipador), mas é fato, o dissipador é muito pequeno e ineficiente, de aluminio e muito pequeno, acho que se fosse de cobre, igual o heatpipe, a dissipação seria muito melhor.

Futuramente irei fazer um video com um passo a passo, acho que depois que desmontei, peguei as manhas dessa buxa, o note embaçado de desmontar, é meu segundo, o primeiro foi do meu irmão, era um evolution da vida, mas era só tirar os parafusos da base de baixo e tirar a base que já estava ali no processador e dissipador, e acreditem, timnha a mesma espuma (sujeira) que encontrei no meu, portanto concluo que é necessario limpar de tempos e tempos, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Obrigado pelas palavras de apoio, voltando ao problema, aquela espuma que relatei, era sujeira mesmo, por incrivel que parece, essa sujeira vai aculumalndo com o tempo, tem cabelo, fiapos, pó, tudo ali, e fica preso na grelha (dissipador), mas é fato, o dissipador é muito pequeno e ineficiente, de aluminio e muito pequeno, acho que se fosse de cobre, igual o heatpipe, a dissipação seria muito melhor.

Futuramente irei fazer um video com um passo a passo, acho que depois que desmontei, peguei as manhas dessa buxa, o note embaçado de desmontar, é meu segundo, o primeiro foi do meu irmão, era um evolution da vida, mas era só tirar os parafusos da base de baixo e tirar a base que já estava ali no processador e dissipador, e acreditem, timnha a mesma espuma (sujeira) que encontrei no meu, portanto concluo que é necessario limpar de tempos e tempos, abraço

Eu ja vi videos com uma espuma mesmo, uma espuma de verdade, parte do projeto de construção, veja:

YouTube - tutorial de manutençao notebook hp tx1000 .mp4

Sinceramente o video seria de extrema ajuda, a mim mesmo nem se fala, há tempos que procuro um video-tutorial especifico dos dv5 e bem explicado. Os que a gente encontra no you tube são sempre mal feitos, com sequencias de fotos, sem explicação, texto ou narração... Você apenas vê, mas como os videos não tem qualidade fica realmente complicado. Se você pudesse fazer um video-tutorial com o seu dv5 seria muito bom, seria uma opção a quem nunca abriu um notebook e sofre com a sua maquina chegando a 98ºC.

Sem duvida que é necessario uma frequencia na limpeza do cooler do notebook, mas se você somar a incapacidade do cooler, com a maldita falha de projeto da HP, com um processador AMD tudo fica pior! O que poderia ser suportável fica insuportável... Nenhum dono de dv5 ou de outras linhas de notebook HP se acomoda ao ver o seu computador fervendo, chegando ao ponto de nem mesmo conseguir usar o teclado por causa do calor! Se a HP não faz nada pra ajudar os clientes e nós mesmos não corremos atrás da garantia e da justiça, arregaçar as mangas e fazer uma limpeza do notebook é nossa unica opção!

Abraço!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Essa sujeira vai acumulando por ali porque o cooler suga o ar de fora pra dentro do notebook e junto vai todo o tipo de sujeira (pó, cabelo e etc); e como o ar sugado vai em direção à saída do dissipador, tudo fica acumulado nas aletas estreitas do dissipador.

Dai como não tem como passar por essas aletas, tudo vai acumulando por ali, e no final das contas nem mesmo o ar quente que devia ser expelido pra fora, vai ficar circulando dentro do notebook, esquentando tudo.

Por isso que é sempre bom fazer uma limpeza periódica (tipo a cada ano ou 6 meses se o ambiente for bem sujo mesmo) e na mesma balada trocar o adesivo térmico original por uma boa pasta térmica de verdade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenho um DV6449us (turionX2 1,8ghz e geforce go 6150). Comprei ele no final de 2007 e nunca fiz limpeza... em idle ele fica próximo dos 40C e em full chega a uns 65C (aquece menos que esse meu core i7 com a ***** do cooler box intel).

Sempre tive vontade de desmontar ele, mas tenho medo (tenho até o manual de manutenção dele, mas sei la hehe)... principalmente com os cabos da placa wireless, que passam por dentro do note inteiro e por tras do monitor dele.

Precisou de algum ferramenta especial ou somente a chave philips??

valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja vi videos com uma espuma mesmo, uma espuma de verdade, parte do projeto de construção, veja:

YouTube - tutorial de manutençao notebook hp tx1000 .mp4

Sinceramente o video seria de extrema ajuda, a mim mesmo nem se fala, há tempos que procuro um video-tutorial especifico dos dv5 e bem explicado. Os que a gente encontra no you tube são sempre mal feitos, com sequencias de fotos, sem explicação, texto ou narração... Você apenas vê, mas como os videos não tem qualidade fica realmente complicado. Se você pudesse fazer um video-tutorial com o seu dv5 seria muito bom, seria uma opção a quem nunca abriu um notebook e sofre com a sua maquina chegando a 98ºC.

Sem duvida que é necessario uma frequencia na limpeza do cooler do notebook, mas se você somar a incapacidade do cooler, com a maldita falha de projeto da HP, com um processador AMD tudo fica pior! O que poderia ser suportável fica insuportável... Nenhum dono de dv5 ou de outras linhas de notebook HP se acomoda ao ver o seu computador fervendo, chegando ao ponto de nem mesmo conseguir usar o teclado por causa do calor! Se a HP não faz nada pra ajudar os clientes e nós mesmos não corremos atrás da garantia e da justiça, arregaçar as mangas e fazer uma limpeza do notebook é nossa unica opção!

Abraço!

Abraço!

concordo com você que a temperatura preocupa mesmo, mas agora, e quando comprei, era totalmente aceitavel, mas por esses dias, 3 a 4 meses pra cá, calor dos infernos, note sujo, estava complicado usar, eu verifiquei o video sim, mas posso afirmar que nos dv5, essa espuma não colocaram, mas bem que o dissipador poderia ser igual, ao que parece, é de cobre.

Estou pensando em fazer um video sim, preciso de duas coisas, tempo e uma camera que filme com audio, sei que um passo a passo vai ajudar muitas pessoas, vou me agendar...

Essa sujeira vai acumulando por ali porque o cooler suga o ar de fora pra dentro do notebook e junto vai todo o tipo de sujeira (pó, cabelo e etc); e como o ar sugado vai em direção à saída do dissipador, tudo fica acumulado nas aletas estreitas do dissipador.

Dai como não tem como passar por essas aletas, tudo vai acumulando por ali, e no final das contas nem mesmo o ar quente que devia ser expelido pra fora, vai ficar circulando dentro do notebook, esquentando tudo.

Por isso que é sempre bom fazer uma limpeza periódica (tipo a cada ano ou 6 meses se o ambiente for bem sujo mesmo) e na mesma balada trocar o adesivo térmico original por uma boa pasta térmica de verdade.

a pasta termica é bom mesmo trocar, a que encontrei no processador, pacecia mais um elastometro do que mesmo uma pasta, era duro, parecia cola ressecada, muito estranho, mas como o amigo disse acima, um bom jato de ar no sentido da saida do ar quente, ajuda a evitar esse acumulo.

Será que há como substituir o dissipador por outro de melhor qualidade?
Tenho um DV6449us (turionX2 1,8ghz e geforce go 6150). Comprei ele no final de 2007 e nunca fiz limpeza... em idle ele fica próximo dos 40C e em full chega a uns 65C (aquece menos que esse meu core i7 com a ***** do cooler box intel).

Sempre tive vontade de desmontar ele, mas tenho medo (tenho até o manual de manutenção dele, mas sei la hehe)... principalmente com os cabos da placa wireless, que passam por dentro do note inteiro e por tras do monitor dele.

Precisou de algum ferramenta especial ou somente a chave philips??

valeu

Pra falar a verdade, quando fui desmontar o meu, não estava com medo, mas ai, sem saber ao certo como era o note, e com o decorrer da desmontagem, fiquei com o "cunamão" (me desculpem o termo), é muito complexo, muito flats pra tirar, muito travinhas, desmontar no escuro é tenso, mas tive mais trabalho para desmontar do que pra montar, quase sobraram 2 parafusos, mas revisei a montagem e encontrei o buraco dos dois orfãos auhauhuah.

Respondendo sua pergnta, uma chave filips do tamanho dos parafusos, vou verificar o tamanho dessa chave, pra ninguem ter o problema de espanar um parafuso, porque se espanar 1 só, ja era tudo, e você tambem precisara de algo duro e pontudo de plastico para abrir alguns encaixes da carcaça, nada de metal, se não você terá lindos dentinhos na carcaça, espero ter ajudado. abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpe, mas não vi sua resposta pra minha pergunta. E sobre a troca do dissipador? nada?

perdão, esqueci dela, bom, notebook é uma coisa muito compacta, muito bem planejado e sem espaço pra nada, então, se a troca for do jeito brasileiro, eu não vejo como, mas como eu disse, EU não consigo ver solução de troca, pois o mesmo foi feito sobre medida pra esse note, masss, nunca se sabe, pode ser que tenha jeito, mas precisa ser alguem mais especializado, abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
p3070067.th.jpg

Dando uma olhada nas fotos agora: que meleca no processador hein!

Eu limparia tudo e colocaria uma pasta à base de prata de verdade no processador; no chip de video colocava também, com cuidado pra não vazar pros lados ou fazia um mod com chapas de cobre; acho que aqui no fórum tem um tópico de usuário mostrando como fez num Dell Vostro, com video GF 8400.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se a pessoa trocar a pasta por uma de boa qualidade e conseguisse aumentar a rotação do cooler manualmente (manter ele em 80% sempre), eu acredito que daria pra dar uma aliviada no calor interno do notebook. Mas como a 2º opção ainda não existe, a 1º acaba quebrando o galho.

Dante003 jogar um ar nas saídas de ar do notebook pode ser uma boa. Se ele estiver na garantia, manda pra assistência pra limpeza. É o que eu pretendo fazer quando terminar a garantia do meu notebook. Se até lá eu tiver uma grana, aproveito é já faço um upgrade para um ZM-86. Só preciso achar alguém que venda ele. No ML o vendedor tirou o anúncio do processador.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Dante003 jogar um ar nas saídas de ar do notebook pode ser uma boa. Se ele estiver na garantia, manda pra assistência pra limpeza. É o que eu pretendo fazer quando terminar a garantia do meu notebook. Se até lá eu tiver uma grana, aproveito é já faço um upgrade para um ZM-86. Só preciso achar alguém que venda ele. No ML o vendedor tirou o anúncio do processador.

Quanto a resolver o problema de super-aquecimento trocar um Turion X2 RM-72 por um Turion X2 ZM-86 não vai fazer tanta diferença, provavelmente não vai fazer diferença alguma, até por que o processador é contruido da mesma forma (por ser familia Turion) e tem a mesma TDP (35W). Agora trocar a pasta térmica aí sim faria diferença! Outra coisa que não adianta muito é jogar ar comprimido na saida do cooler. Como você está "empurrando" o ar de fora pra dentro usar o ar comprimido apenas jogaria a sujeira das aletas do dissipador pra dentro do notebook.

David, sinceramente acho que você deveria correr atrás enquanto é tempo, não deixe pra resolver o seu problema em cima do término da garantia... cuidado com isso!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Quanto a resolver o problema de super-aquecimento trocar um Turion X2 RM-72 por um Turion X2 ZM-86 não vai fazer tanta diferença, provavelmente não vai fazer diferença alguma, até por que o processador é contruido da mesma forma (por ser familia Turion) e tem a mesma TDP (35W). Agora trocar a pasta térmica aí sim faria diferença! Outra coisa que não adianta muito é jogar ar comprimido na saida do cooler. Como você está "empurrando" o ar de fora pra dentro usar o ar comprimido apenas jogaria a sujeira das aletas do dissipador pra dentro do notebook.

David, sinceramente acho que você deveria correr atrás enquanto é tempo, não deixe pra resolver o seu problema em cima do término da garantia... cuidado com isso!

Abraço!

Sim, eu pensei nesse fato de jogar a poeira pra dentro do notebook, mas vendo na internet, pelo jeito ajuda bastante isso, no entanto nos casos que eu vi foi usando lata de ar comprimido. Depois de jogar o ar, eu pretendo abrir os 3 compartimentos de baixo do note (só o do hd que não) pra ver se da pra tirar parte da sujeira jogada.

Eu vou levando dessa forma até o final do ano, quando eu pretendo montar meu desk, com meu desk montado eu já abro o notebook, faço a limpeza do cooler e disspador e troco o elastômero no processador pela pasta térmica MX-2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Será que vale a pena mesmo jogar sujeira do dissipador em cima da placa-mãe? Será que vale a pena sujar os socketes de memoria RAM, os módulos, os chips, o chipset, os cabos e tudo o mais?? Sinceramente penso que não... Deve ser muito mais interessante usar um aspirador de pó porradão!! Aqueles de uso domestico mesmo mas com alta potência, 1800W ou 1500W... Todo mundo tem algum amigo, tia, vizinho que tem um aspirador de pó... Eu, por exemplo, levei meu notebook na casa de um amigo meu e usei o aspirador de pó dele com uma escova de dentes pra limpar a saida do dissipador!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Vários sites recomendam esse tipo de limpeza quando não se pode ou não se quer abrir o notebook, inclusive a própria HP. Alguns exemplos de sites.

http://www.notebookreview.com/default.asp?newsID=4020

http://notebook-cooling.com/2009/06/cleaning-your-fans/

http://www.laptop-overheating.com/notebook-overheating-fans

http://h10025.www1.hp.com/ewfrf/wc/document?lc=pt&dlc=pt&cc=pt&product=3822599〈=pt&docname=c00374498

Por isso eu pretendo tentar, jogar primeiramente o ar pela entrada de ar do cooler embaixo, em direção ao heatsink, e depois direto pelo heatsink.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!