Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD Vertical


jusyring

Posts recomendados

Na posição horizontal todas forças são uniformes no disco, seria o ideal. Porém fiz uns cálculos pra ver se a força da gravidade teria influencia, no caso do Hd ficar na vertical.

Pois nesse caso uma parte do disco teria a força da gravidade puxando pra fora e na outra parte oposta puxando para dentro.

Corrijam-me se eu estiver errado. Um pouco de física:

G=10 m/s exp2 (arredondado)

O disco gira a 7200 rpm = 120 rps (rotações por segundo)

Um disco de Hd tem cerca de 4,5 cm de raio ou seja 0,045 m

A velocidade de um ponto na borda do disco seria:

2xPixRxnumero de voltas = 2x3,14x0,045x120 = 33,9 m/s

Para ver se a ação da gravidade tem influencia, temos que ver se a aceleração centripeta é maior ou menor:

Ac. cent = (V exp2)/R = 33,9 exp 2/0,045 = 25538 m/s exp2

Como dá pra ver, a aceleração em um ponto do HD girando a 7200 RPM é 2553 vezes a aceleração da gravidade ou seja a força de gravidade é apenas 0,039% das forças quese manifestam com o giro do HD.

Contrariando o que eu disse, o efeito da gravidade parece ser minimo, nesse caso não faria muita diferença que posição o HD fique, seja na vertical, inclinado, ou na horizontal, pois as forças da gravidade são minimas.

Fiz esses calculos para tirar a duvida, pois varias pessoas perguntavam e sempre havia posições antagonicas uns diziam que tem influencia outros não. Se meus calculos estiverem errados por favor corrijam-me, faz tempo que fiz o segundo grau (ensino médio) hehehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

No disco realmente eu acho que não teria influência a posição dele, mas na parte que movimenta a agulha sim.

E mesmo assim eu não acho que daria algum problema com desgaste ou algo do tipo, pois as agulhas são movimentadas por magnetismo e usando um eixo aproximadamente ideal sem contato "real" físico entre um e outro.

Posso estar errado, peço que alguém me corrija se estiver.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

rickg,

Cacildas... fostes buscar fórmulas nos velhos livros de física... hehehe... penso que está tudo correto... a força é pequena mesmo... mas, água dura, pedra mole, tanto bate que acaba a água... com o tempo, deve fazer uma grande diferença sim...

Por outro lado, o problema do cabeçote... praticamente ele encosta na superfície do disco... a distância é infima, coisa de poucos microns (um fio de cabelo tem 20.000 micros em média) mantida por um "colchão de ar" que o giro produz... obviamente, quem fabricou o HD levou em consideração o peso do cabeçote, ação da força de gravidade, para ajustar a distância correta... se mudar ele para a vertical, a força vai atuar no deslocamento do cabeçote e não mais na manutenção da distância da superfície do disco... inclinado você terá resultantes de forças, gravidade e a necessária para deslocar o cabeçote...

Enfim, vejo tudo isso como um problema... que o HD vai ter problema mecânico mais cedo se não trabalhar na horizontal...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...