Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD de uma máquina XP não funciona em outra


Marcelo_vb_pira

Posts recomendados

Ola..

estou tendo o seguinte problema...

atraves do casper xp (soft para copiar hd inteiros), eu espelhei um hd (HD1) (com XP) em outro hd vazio (HD2)...

o HD2 funciona corretamente na mesma máquina, mas quando tento instalar ele em outra maquina diferente, ele não funciona...

eu utilizava esta tecnica com o windows 98 para criar clones das maquinas em uma escola (por exemplo) e cada vez que punha o hd em uma maquina diferente, o windws reconhecia o novo hardware e boa!!! assim, eu criava um padrão nas maquinas diferentes e a partir de uma maquina, eu formatava e espelheva a outra, ganhando horas de instalacao de corel, winodws, office, Photoshop, auto cad, etc...

mas o windows xp quando chega em uma maquina diferente da que foi instalado, comeca a carregar, aparece o logo do xp, depois da uma tela azul (estão rapida que num da para ver o q esta escrito) e para... ou reinicia...

qual o procedimento para fazer o XP rodar em uma maquina diferente da que foi instalada ?

Obrigado...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola..

eu utilizava esta tecnica com o windows 98 para criar clones das maquinas em uma escola (por exemplo) e cada vez que punha o hd em uma maquina diferente, o windws reconhecia o novo hardware e boa!!! assim, eu criava um padrão nas maquinas diferentes e a partir de uma maquina, eu formatava e espelheva a outra, ganhando horas de instalacao de corel, winodws, office, Photoshop, auto cad, etc...

mas o windows xp quando chega em uma maquina diferente da que foi instalado, comeca a carregar, aparece o logo do xp, depois da uma tela azul (estão rapida que num da para ver o q esta escrito) e para... ou reinicia...

qual o procedimento para fazer o XP rodar em uma maquina diferente da que foi instalada ?

amigo,

acho q esse procedimento não funciona com o windows xp, ele so funciona na máquina q foi devidamente instalado, ele não atz os drive como no 98.

esse procedimento de clone, eu faço aqui na empresa mas só com placas mãe da mesma configuração.

certo amigo?

B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não tem jeito não...(não conheço esse milagre).

O Windows XP é muito chato pra esses tipos de coisas.

você tem que formatar e instalar o Windows XP na mesma máquina que o HD vai funcionar em definitivo. Pois o Windows XP trava na hora de carregar os drivers do Hardware da primeira máquina.

Isso que você está fazendo só da certo com o Windows XP se todos os Componentes do CPU do dois Computadores forem exatamente iguais. Tipo se na escola tem exatamente 10 computadores e em um deles queimar o Processador e em outro queimar um HD é só passar o HD de um para o outro que vai funcionar normalmente desde que todo o Hardware seja igual ou pelo menos quase todo Drives de Disquete, Drives de CD, HD, Monitor e etc podem até funcionar. Mas se a Placa-Mãe for diferente e até mesmo a placa de video que é a que dá mais problema de conflito no Windows XP de Máquina pra Máquina ai não tem jeito é "TELA AZUL" na certa.

Boa Sorte! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa Tarde, realmente o Windows XP é mais chato quanto a sua configuração de Hardware, no entanto é possível sim fazer windows carregar com configurações diferentes a partir de um clone\imagem de um HD.

Geralmente o que ocorre é que na instalação ele reconhece o chipset da controladora de IDE, assim quiando você coloca, gera uma tela azul chata.

Se você instalou o Windows sem nenhum driver proprietário, basta pegar e editar uma chave de registro manualmente e você consegue carregar o windows normalmente, claro que depois você terá que fazer a configuração dos dipositivos novamente.

Enfim, dizer que não funciona não é VERDADE, mas pessoalmente recomendo instalar o Windows desde do início, a não ser que como já foi citado, as m´quinas forem iguais você pode clonar que não vai ter problemas.

Até mais,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um HD com windows xp instalado em uma máquina (ou seu clone) só vai funcionar em outra máquina se o chipset da placa-mãe for o mesmo... E mesmo assim vai dar uns bugs.

O 98 até funciona, mas no xp, só instalando na outra máquina mesmo, pois os drivers são muito especializados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Windows2000 funciona com certeza!

Sei que não é o caso do tópico mas se tiver de fazer o mesmo procedimento com ele...

Passei por 3 placas-mãe com o mesmo sistema operacional instalado no HD, apenas forneci os drivers novos. Windows 2000 SP4 Slippedstream

ECS K7VTA3 5.0, chipset Via KT333

Soyo KT600 1.0 chipset Via KT600

Asus A7N8X Deluxe chipset nVidia Nforce 2 Ultra

O XP é mala com o hardware.

Aproveito e deixo uma dica:

nas propriedades de Meu Computador -> Avançado -> Inicialização e Recuperação

-> Falha do sistema. Desmarque a opção: Reiniciar automaticamente.

Assim você pelo menos verá o que deu errado, mesmo que talvez não possa fazer nada a respeito.

Tela azul é tela azul! :chicote:

PClock

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

experimenta isso :

Os métodos são:

Reparo do sistema]

Utilização da ferramenta Sysprep

O primeiro método todos conhecem: consiste em rodar o CD do XP e executar um reparo na instalação do sistema operacional, o que muitas vezes gera resultados indesejados, como instabilidade, lentidão, perda das configurações do sistema, perda de dados e perda das atualizações que já haviam sido instaladas.

O segundo método é o mais indicado, pois mantém as configurações/atualizações e tudo mais que você possa ter personalizado em seu sistema operacional. O Sysprep é uma ferramenta criada para que seja possível fazer uma espécie de imagem no HD e assim facilitar a vida dos colegas desenvolvedores. Devido à natureza deste tipo de trabalho, o hardware pode variar bastante de máquina para máquina, portanto é necessária uma configuração maleável (a nível de hardware) por parte do sistema operacional, para que ele possa ser testado em diferentes máquinas e configurações.

A ideia aqui é: instale seu SO, faça as devidas configurações/atualizações do mesmo, instale seus programas desejados e rode o Sysprep: ele removerá somente a parte de instalação de hardware do sistema operacional, mantendo programas, atualizações e demais configurações personalizadas para que você possa efetuar apenas as instalações do novo hardware que está substituindo. Show de bola isso né?

Depois que você rodar o Sysprep, o sistema será automaticamente desligado. Instale então a nova placa-mãe. Quando o sistema for ligado pela primeira vez, já com a nova placa-mãe, detectará e pedirá drivers para os novos hardwares da mesma forma que é feito quando você instala o Windows do zero. Basta então instalar os drivers corretos, e pronto. O Windows é o mesmo, as configurações estão lá, atualizações, tudinho intacto.

Para facilitar, um passo-a-passo extremamente simples:

1 – Tenha à mão o CD da nova placa-mãe (se preferir, pode baixar os drivers mais atuais e deixá-los em uma pasta no HD ou ainda queimar um CD) para que você possa instalar tudo sem problemas quando o sistema iniciar pela primeira vez com a placa-mãe nova.

2 – Crie uma pasta C:\sysprep (se a unidade em que está o SO for outra, substitua a letra da unidade pela correta). Extraia os arquivos do Sysprep 2.0 do CD do XP (support\tools\deploy.cab) para esta pasta que você criou no diretório raiz. Para extrair tais arquivos, utilize o WinZip ou WinRar. Se você não possui o CD do XP, o arquivo deploy.cab pode ser baixado:

Windows XP SP1 Deployment Tools (PT-BR).

Windows XP SP2 Deployment Tools (PT-BR).

3 – Depois disto feito, rode o Sysprep.exe que estará na pasta C:\sysprep.

4 – Selecione:

Usar microinstalação (normalmente esta opção já está marcada por padrão)

Detectar hardware não-plug and play

Clique em Lacrar novamente.

O sistema será automaticamente desligado quando a preparação for concluída.

5 – Substitua a placa-mãe.

6 – No primeiro boot após o processo, o sistema exibirá as telas de instalação de hardware de forma idêntica ao que ocorre em novas instalações do XP. Este é o setup da microinstalação.

7 – Durante a instalação dos novos hardwares, utilize-se do CD de sua nova placa-mãe ou drivers que você tenha baixado e que estejam em uma pasta do HD. O Windows vai pedir que você forneça o driver sempre que ele próprio não encontrar em seu banco de dados um driver adequado para o dispositivo em instalação.

8 – Uma vez instalados todos os drivers, está pronto! Nenhum procedimento extra é necessário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Postado Originalmente por the flash@09 de agosto de 2005, 22:09

experimenta isso :

Os métodos são:

Reparo do sistema]

Utilização da ferramenta Sysprep

O primeiro método todos conhecem: consiste em rodar o CD do XP e executar um reparo na instalação do sistema operacional, o que muitas vezes gera resultados indesejados, como instabilidade, lentidão, perda das configurações do sistema, perda de dados e perda das atualizações que já haviam sido instaladas.

O segundo método é o mais indicado, pois mantém as configurações/atualizações e tudo mais que você possa ter personalizado em seu sistema operacional. O Sysprep é uma ferramenta criada para que seja possível fazer uma espécie de imagem no HD e assim facilitar a vida dos colegas desenvolvedores. Devido à natureza deste tipo de trabalho, o hardware pode variar bastante de máquina para máquina, portanto é necessária uma configuração maleável (a nível de hardware) por parte do sistema operacional, para que ele possa ser testado em diferentes máquinas e configurações.

A ideia aqui é: instale seu SO, faça as devidas configurações/atualizações do mesmo, instale seus programas desejados e rode o Sysprep: ele removerá somente a parte de instalação de hardware do sistema operacional, mantendo programas, atualizações e demais configurações personalizadas para que você possa efetuar apenas as instalações do novo hardware que está substituindo. Show de bola isso né? 

Depois que você rodar o Sysprep, o sistema será automaticamente desligado. Instale então a nova placa-mãe. Quando o sistema for ligado pela primeira vez, já com a nova placa-mãe, detectará e pedirá drivers para os novos hardwares da mesma forma que é feito quando você instala o Windows do zero. Basta então instalar os drivers corretos, e pronto. O Windows é o mesmo, as configurações estão lá, atualizações, tudinho intacto.

Para facilitar, um passo-a-passo extremamente simples: 

1 – Tenha à mão o CD da nova placa-mãe (se preferir, pode baixar os drivers mais atuais e deixá-los em uma pasta no HD ou ainda queimar um CD) para que você possa instalar tudo sem problemas quando o sistema iniciar pela primeira vez com a placa-mãe nova.

2 – Crie uma pasta C:\sysprep (se a unidade em que está o SO for outra, substitua a letra da unidade pela correta). Extraia os arquivos do Sysprep 2.0 do CD do XP (support\tools\deploy.cab) para esta pasta que você criou no diretório raiz. Para extrair tais arquivos, utilize o WinZip ou WinRar. Se você não possui o CD do XP, o arquivo deploy.cab pode ser baixado:

Windows XP SP1 Deployment Tools (PT-BR).

Windows XP SP2 Deployment Tools (PT-BR).

3 – Depois disto feito, rode o Sysprep.exe que estará na pasta C:\sysprep.

4 – Selecione:

Usar microinstalação (normalmente esta opção já está marcada por padrão)

Detectar hardware não-plug and play

Clique em Lacrar novamente.

O sistema será automaticamente desligado quando a preparação for concluída.

5 – Substitua a placa-mãe.

6 – No primeiro boot após o processo, o sistema exibirá as telas de instalação de hardware de forma idêntica ao que ocorre em novas instalações do XP. Este é o setup da microinstalação.

7 – Durante a instalação dos novos hardwares, utilize-se do CD de sua nova placa-mãe ou drivers que você tenha baixado e que estejam em uma pasta do HD. O Windows vai pedir que você forneça o driver sempre que ele próprio não encontrar em seu banco de dados um driver adequado para o dispositivo em instalação.

8 – Uma vez instalados todos os drivers, está pronto!  Nenhum procedimento extra é necessário...

Muito bem, você já é a segunda pessoa que fala bem do Sysprep. Ele deve ser muito bom, mas nunca usei!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcelo,

A propósito do Casper XP, que para mim é novidade, você poderia dar detalhes?

Vi no site deles que dá para fazer clone botável de hd, inclusive com backup permanente em segundo plano.

Mas parece que funciona somente na mesma máquina.

Mas já é um avanço porque clones só dava para fazer no Win98.

Você poderia esclarecer como o usa?

Acho até que valeria um tópico aqui, com tutorial, ressalvando que não se trata de pirataria mas de um instrumento à disposição de quem tem Windows legal e quer manter cópia de segurança.

Fica a sugestão para você e para os moderadores.

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Postado Originalmente por Marcelo_vb_pira@19 de julho de 2005, 17:20

Ola..

estou tendo o seguinte problema...

atraves do casper xp (soft para copiar hd inteiros), eu espelhei um hd (HD1) (com XP) em outro hd vazio (HD2)...

o HD2 funciona corretamente na mesma máquina, mas quando tento instalar ele em outra maquina diferente, ele não funciona...

eu utilizava esta tecnica com o windows 98 para criar clones das maquinas em uma escola (por exemplo) e cada vez que punha o hd em uma maquina diferente, o windws reconhecia o novo hardware e boa!!! assim, eu criava um padrão nas maquinas diferentes e a partir de uma maquina, eu formatava e espelheva a outra, ganhando horas de instalacao de corel, winodws, office, Photoshop, auto cad, etc...

mas o windows xp quando chega em uma maquina diferente da que foi instalado, comeca a carregar, aparece o logo do xp, depois da uma tela azul (estão rapida que num da para ver o q esta escrito) e para... ou reinicia...

qual o procedimento para fazer o XP rodar em uma maquina diferente da que foi instalada ?

Obrigado...

Existe uma maneira, não muito prática, mas funciona.

1º Cole o HD como você falou

2º Instale ele no outro PC.

3º Reinstale o XP emcima da clonagem

Pronto, seus programas e Hardware serão reconhecidos e funcionarão perfeitamente.

Bem, pelo menos comigo funcionou quando troquei a Placa Mãe e HD.

Um Abração, Alf.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Já ouvi falar de um método, mas nunca testei antes

é o seguinte: pega esse hd (o q você vai colocar no outro pc) e instala ele como master. carrega o windows normalmente e abre o Gerenciador de Dispositivos. Deleta td quando é driver que você conseguir SEM REINICIAR. Tira rede, video, audio, monitor. td o que você sabe q o XP instalou automaticamente, depois desliga e não liga de novo nessa máquina. Põe ele na máquina q dava pau e tenta ver se funciona. eu ouvi dizer que esse erro acontece porque o XP tenta carregar os drivers q foram instalados automaticamente e como não consegue achar o hardware relacionado ele da esse erro *****...

foi isso q eu li num forum... tenta aí e reponde se deu certo ou não

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
Postado Originalmente por jtb@21 de agosto de 2005, 18:33

Marcelo,

A propósito do Casper XP, que para mim é novidade, você poderia dar detalhes?

Vi no site deles que dá para fazer clone botável de hd, inclusive com backup permanente em segundo plano.

Mas parece que funciona somente na mesma máquina.

Mas já é um avanço porque clones só dava para fazer no Win98.

Você poderia esclarecer como o usa?

Acho até que valeria um tópico aqui, com tutorial, ressalvando que não se trata de pirataria mas de um instrumento à disposição de quem tem Windows legal e quer manter cópia de segurança.

Fica a sugestão para você e para os moderadores.

Abrs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...