Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fórmula Para Calcular A Velocidade Máxima


Grungemala

Posts recomendados

aí, tenho visto muita gente, reclamando de suas conexões, e querendo saber também, qual a velocidade máxima que ela pode atingir... vou postar uma formúla aqui, bem simples, mas que muitos desconhecem...

pegue por exemplo, a minha conexão.... speedy light (128 kbps).

muita gente, diz que é só dividir por 8 e pronto, já se sabe qual o máximo que ela atinge... mas não é bem assim.

se são 128 kbps, ela atinge até 128000 (cento e vinte e oito mil kilo bits (não BYTES)... daí vem a formúla...

128000 divide por 8, para saber qts BYTES vai ter... daí eu divido o resultado dos BYTES por 1024, para transformar isso em KB kiloBYTES, visto que para se formar 1 kilobyte, são necessários 1024 BYTES.

então fica:

velocidade da conexão / 8 / 1024 = velocidade máxima da conexão.

com isso, eu vejo que a minha conexão, atinge no máximo, 15,625 KBps e não 16 KBps, como seria se eu dividisse apenas por 8....

espero ter ajudado, pois muita gente tem essa dúvida, e muita gente, também passa a fórmula incompleta...

abraços...

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há dois erros nessa conta.

O primeiro é técnico. 1 kbit é igual a 1024 bits, da mesma forma que 1 kByte é igual a 1024 bytes. Ou seja, no caso citado: 128 kbits * 1024 = 131072 bits.

Dividindo esse valor por 8, para transformar em Bytes, chegamos a 16384 Bytes. Para chegar em KBytes, dividimos por 1024, e chegamos a... 16 KB.

Como multiplicamos e depois dividimos por 1024, esse número cancela. Então, o que sobra é a velha e boa divisão por 8.

O segundo erro é prático. Se as conexões oscilam tanto, dependem de tantos fatores, não teria muita lógica chegar num valor tão exato como 15,625. Os últimos algarismos significativos não teriam nenhum valor real.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nunotaz@11 set 2004, 01:35

Mas eu acho q a galera generaliza para não cozinhar demais.

Isso é como memória, seria legal chegar pro cliente e dizer q ele tem 131072KB ao invés de 128MB?

concordo plenamente.... mas apenas botei a formula para galera ver como q funciona +/-

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por A2kuma@11 set 2004, 01:40

O primeiro é técnico. 1 kbit é igual a 1024 bits, da mesma forma que 1 kByte é igual a 1024 bytes. Ou seja, no caso citado: 128 kbits * 1024 = 131072 bits.

Dividindo esse valor por 8, para transformar em Bytes, chegamos a 16384 Bytes. Para chegar em KBytes, dividimos por 1024, e chegamos a... 16 KB.

Como multiplicamos e depois dividimos por 1024, esse número cancela. Então, o que sobra é a velha e boa divisão por 8.

muito bem pensado...porém... quando você conecta, a velocidade que aparece não é medida em bps??? por exemplo....

33600 bps...

e não 33,6kbps.. (se bem q no xp aparece assim)

daí ficaria válida a fórmula.. mas mesmo assim, valeu pela ajuda... isto mostra que a fórmula vai depender de cada caso... oun não..... sei lá.... agora to confuso... :tantan:

O segundo erro é prático. Se as conexões oscilam tanto, dependem de tantos fatores, não teria muita lógica chegar num valor tão exato como 15,625.

você leu direito o nome do tópico???? velocidade "máxima" e não a velocidade certa... quis dizer q o máximo q vai poder chegar, é em torno de 15,62kbps... e não q "deve" ficar em 15,62kbps...

Os últimos algarismos significativos não teriam nenhum valor real. 

se for para arredondar, num adianta nd eu explicar a fórmula...

Bom, agora chega de blah blah blah... é isso aí....

A2kuma.... num leve o meu post como se eu não tivesse gostado de você ter me corrigido, pois pode parecer isso, dependendo do jto q a pessoa lê isso aqui... pode parecer, mas não é.. esse é meu jto de falar/escrever mesmo... TE AMO!!! :palmas: hehehe...

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá tudo tranquilo, Grungemala. Mas não precisa me amar não.

Como você mesmo disse, o XP mostra em kbps. Talvez tenham percebido o erro que estavam cometendo, e corrigiram.

Vai por mim, só precisamos mesmo dividir por 8. Ou seja, no caso que você citou a velocidade máxima é mesmo 16 kB/s, e não 15,625.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por A2kuma@11 set 2004, 23:46

Tá tudo tranquilo, Grungemala. Mas não precisa me amar não.

Como você mesmo disse, o XP mostra em kbps. Talvez tenham percebido o erro que estavam cometendo, e corrigiram.

Vai por mim, só precisamos mesmo dividir por 8. Ou seja, no caso que você citou a velocidade máxima é mesmo 16 kB/s, e não 15,625.

Dividir por 8 é bem mais fácil..

Mas a titulo academico legal !

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jsilva_mvx+12 set 2004, 20:01QUOTE (jsilva_mvx @ 12 set 2004, 20:01) A2kuma@11 set 2004, 23:46

Tá tudo tranquilo, Grungemala. Mas não precisa me amar não.

Como você mesmo disse, o XP mostra em kbps. Talvez tenham percebido o erro que estavam cometendo, e corrigiram.

Vai por mim, só precisamos mesmo dividir por 8. Ou seja,  no caso que você citou a velocidade máxima é mesmo 16 kB/s, e não 15,625.

Dividir por 8 é bem mais fácil..

Mas a titulo academico legal !

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...