Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Formatos de filmadoras digitais


Robertoy

Posts recomendados

Formatos de filmadoras digitais (Vantagens/Desvantagens)

Com a aposentadoria do sistema analógico nas filmadoras VHS, VHS-C, 8mm, Hi8, o sistema digital tem sido utilizado em vários formatos:

-Digital 8

-MiniDV

-Micro MV

-Mini DVD

-HD (disco rígido)

-Memória Flash

-Blu-Ray (disco de alta capacidade de armazenamento)

Dentre eles o mais comum ainda é o bom e velho MiniDV.

Independente do formato utilizado, o importante é o usuário pesquisar por um modelo que melhor se adeque às suas necessidades.

Alguns pontos que podem ser analisados para ajudar na escolha de um modelo:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=1870009&postcount=1762

Sobre os formatos:

Digital 8

O Digital 8 é um formato que foi apoiado principalmente pela Sony.

Ela utiliza as tradicionais fitas 8mm que eram utilizadas nas filmadoras 8mm e Hi8.

Ela grava utilizando o mesmo tipo de sistema adotado nas MiniDV, o formato AVI DV.

Uma desvantagem é que as filmadoras digital 8 são maiores que as MiniDV.

Um recurso presente em alguns modelos Digital8 é a possibilidade de leitura de fitas gravadas em filmadoras analógicas 8mm e Hi8, permitindo inclusive realizar a conversão desse material para digital, passando-o para o PC pela conexão firewire. Isso pode ser interessante para usuários que possuiram modelos analógicos e necessitam converter o material para digital, para posterior gravação em dvd:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...?showtopic=1960

A tendência é esse formato ser abandonado em breve, pois lançamentos de modelos de filmadoras nesse formato são cada vez mais raros.

MiniDV

É ainda atualmente o formato digital mais popularizado.

Um formato bem desenvolvido, permitindo gravação com qualidade (500 linhas na resolução standard) utilizando pequenas fitas. As fitas mais comuns permitem 60 min de gravação (com possibilidade de gravação de 90 min nessas fitas sem perda de qualidade)

Atualmente as fitas MiniDV podem ser encontradas por R$12 no Brasil.

Filmadoras nesse formato existem desde modelos básicos até modelos semi-profissionais/profissionais, onde muitos modelos aparecem a cada ano.

Um fato interessante é que o formato MiniDV (com as mesmas fitas) está sendo empregado também em novas filmadoras que filmam material em alta definição (720p/1080i) utilizando o formato HDV. A tendência é agora cada vez mais os formatos de alta definição se popularizarem e a adoção do formato MiniDV em alta definição dão ainda uma expectativa de vida maior para esse formato.

No link abaixo, comentários sobre alguns modelos MiniDV de 1CCD:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...ic=435&st=0

Micro MV

É um formato que foi desenvolvido pela Sony, utilizando as fitas Micro MV, que são menores que as fitas MiniDV.

Diferente das MiniDV que gravam em AVI DV, nas Micro MV o formato utilizado é o MPEG2.

A ideia da utilização desse formato foi de poder desenvolver filmadoras menores, mas hoje em dia é muito difícil encontrar fitas Micro MV à venda e quando são encontradas, são bem mais caras que as MiniDV.

Acredito que a tendência é que esse formato seja abandonado.

MiniDVD

É um formato que utiliza discos DVD de 8cm como midia para gravação.

O grande apelo desse formato é o de ter a vantagem de logo após terminar uma gravação, poder assistir ao video em um dvd player ou drive dvd de PC.

Apesar dessa praticidade, esse formato tem alguns pontos negativos, como por exemplo a reduzida capacidade de gravação em boa qualidade (20min em modo SP)

Outro ponto negativo é que o formato MPEG2 utilizados nesses modelos MiniDVD é considerado inferior para posterior edição do material (cortes/efeitos) se comparado ao material AVI DV das MiniDV.

Em muitos casos, filmadoras MiniDVD de preços equivalentes à modelos MiniDV costumam ter performance pior.

No link abaixo um comparativo entre os formatos MiniDVD e MiniDV:

http://www.cnet.com.au/camcorders/camcorde...40061716,00.htm

HD(disco rígido)

É um formato que utiliza um disco rígido na filmadora para armazenamento.

Existem modelos com HD que filmam MPEG2 em resolução standard e modelos com HD que filmam em alta definição, geralmente utilizando o formato AVCHD.

O apelo desse formato é eliminar a necessidade de troca de midias (fitas/discos)

Como lado negativo, durante uma viagem por exemplo se o HD ficar cheio, o usuário necessita descarregar o conteúdo em um PC (ou em um laptop que o acompanhe na viagem...)

Em alguns casos, filmadoras com HD de preços equivalentes à modelos MiniDV apresentam performance pior:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...p?showtopic=914

Memória Flash

É um formato que utiliza cartões de memória na filmadora para armazenamento.

Existem modelos que filmam em resolução standard utilizando os formatos MPEG2/MPEG4 e modelos que filmam em alta definição, utilizando geralmente o formato AVCHD.

O apelo desse formato é que por não utilizar partes móveis, como por exemplo motores/mecanismos utilizados nas filmadoras que utilizam fitas/discos óticos e discos rígidos, ela pode ter um funcionamento silencioso e ser menos suscetível à falhas mecânicas.

Um exemplo é a Panasonic SDR-S10 que é resistente à agua (respingos) e à queda (até 1.2m):

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...?showtopic=2079

A tendência é que cada vez mais os cartões de memória fiquem mais baratos, mas nessas filmadoras o ideal é a utilização de cartões de capacidade relativamente grande (2Gb, 4Gb, 8Gb), caso contrário o tempo de filmagem nas configurações de melhor qualidade ficam restritos.

O que se tem notado nos modelos que filmam em alta definição utilizando o formato AVCHD é que elas apresentam performance de video ligeiramente inferior se comparadas à modelos que filmam no formato HDV utilizando as tradicionais fitas MiniDV. A explicação para isso é que nos modelos que utilizam AVCHD, atualmente o bitrate utilizado na gravação é no máximo de 15mbps, enquanto as MiniDV gravam em 25Mbps. (mas as especificações do formato AVCHD permitem que sejam empregados bitrates maiores, onde depende dos fabricantes lançarem modelos com tal suporte)

Um exemplo de filmadora de alta definição utilizando memória flash é a Panasonic HDC-SD1:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...?showtopic=1559

Blu-Ray

Filmadoras baseadas em midias óticas começam a ficar mais interessantes...

Até então, as filmadoras baseadas em midias óticas utilizavam midias dvd de 8cm, o que acabava limitando a capacidade de armazenamento.

A Hitachi anuncia filmadora de alta definição utilizando disco Blu-Ray de 8cm.

Um disco pode armazenar uma hora de video em resolução 1920 x 1080 e duas horas em 1440 x 1080:

http://www.camcorderinfo.com/content/Hitachi-Makes-Blu-Ray-Camcorders-Official-DZ-BD70-and-DZ-BD7H--33114.htm

Nota:

As filmadoras Hitachi baseadas em formato MiniDVD não estavam se saindo muito bem não:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/index.php?showtopic=2390

Como será a performance dessa Blu-Ray...

Tópico gringo de 29/05/2007:

"Que tipo de filmadora? MiniDV, Hard Drive ou DVD?"

A recomendação (por enquanto) ainda é pelos modelos MiniDV segundo à matéria:

Conclusion:

Here is what types of camcorders I recommend people get in order of priority:

1) MiniDV

2) Hard Drive

3) DVD

http://www.productcriticblog.com/2007/05/what-type-of-camcorder-minidv-hard.html

Com a evolução tecnológica, acredito que a tendência será a consolidação das filmadoras que trabalham sem a utilização de mecanismos/partes móveis (fitas, discos, HD´s tradicionais)

Filmadoras baseadas em cartões de memória tendem a aperfeiçoarem-se cada vez mais. (Cartões de memória como por exemplo no padrão SDHC podem suportar grandes capacidades de armazenamento, de até 32Gb)

http://www.sandisk.com/sdhc/SDHC.pdf

Outra solução interessante seriam as filmadoras baseadas em HD´s de estado sólido (solid state), também baseados em memórias flash.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Grande Mestre Roberto,

Como não poderia deixar de ser, uma explicação clara, sucinta e abrangente sobre o assunto. E ainda com referências para pesquisas aprofundadas.

Certamente ajudará muita gente que está pensando em adquirir uma filmadora.

Tópico destacado

Abraços,

RedBeard

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Ola roberto,

Já lí várias perguntas e respostas sobre filmadoras neste forum, porém ainda tenho algumas dúvidas e notei que você tem um grande conhecimento sobre o assunto e gostaria que você me ajudasse a decidir sobre a compra de uma filmadora até US$ 1500,00, lembrando que sou amador, essa será a minha 1ª camera, mas gosto de qualidade.

1) Vale a pena investir mais em uma filmadora de alta definição?

2) Em relação a mídia de gravação, MiniDV, Cartão de Memória ou MiniDVD, lembrando que não quero ter mais trabalho em editar os videos, passar da fita para o computador, tem a questão da limpeza das fitas, assim como os "dropout"?

3) Tambem já li sobre os formatos de gravação em HDV (MiniDV) ou AVCHD (Cartão de Memória) e gostaria de saber se eu como amador iria notar a perda de qualidade no formato AVCHD?

Desculpe por tantas perguntas, espero que você possa me ajudar!!!:confused:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

E ae pessoal?

Eu estou muito interessado em comprar uma filmadora profissional para editar e gravar dvds. Mas há uns 2 meses atrás usando uma câmera profissional da samsumg ví que os vídeos na câmera ficavam muito bons mas no meu computador ficavam péssimos. Me disseram que não tinha uma placa adequada. O vídeo ficava com a imagem tremida quando a câmera se movia e sem muita cor, e o som ia antes da imagem.

Gostaria de saber qual seria a melhor placa de vídeo para abrir vídeos gravados em câmeras profissionais no meu computador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 meses depois...

Caraca...

Como realmente é difícil comprar uma filmadora, sendo o interessado totalmente leigo.

Gostei muito das explicações dads pelo amigo Roberto, mas a exemplo do arbage, ainda me restam muitas dúvidas.

Meu caro Roberto, pretendo gastar até uns 3 ou 3.500,00 e necessito de boa imágem, boa resolução e qualidade de som, DVD ou HD, me indique uma boa, por favor.

Desculpe, dúvidas de quem não conhece.

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gobac,

Vou te responder também levando em consideração os pontos colocados pelo colega arbage.

Pensando em filmadora definição standard:

Para quem não quer ter trabalho com edição, ou seja, não ficar aplicando efeitos/transições nos videos, mas sim simplesmente copiar o material da filmadora para o PC e autorar o material em dvd para assistir em qualquer dvd player, o mais prático seria uma filmadora que já grave em formato MPEG2 (o mesmo formato de video utilizado nos dvd´s).

Uma filmadora que parece muito interessante nesse sentido é a Canon FS100, um modelo "solid state", ou seja, não utiliza nem fita, nem hard disk e nem miniDVD, mas grava direto em cartão de memória SDHC (com um cartão de memória SDHC de 16Gb pode-se gravar 5 horas e meia em modo SP (6Mbps), que é equivalente ao modo SP de gravadores de dvd de mesa)

Canon_FS100_prov_350.jpg

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=49587&page=9

Pensando em filmadora de alta definição:

Para quem já pensa em investir em uma filmadora de alta definição (e logicamente não tiver problema em gastar mais por isso), existem as fimadoras MiniDV HDV e AVCHD.

A terceira geração de filmadoras AVCHD tem mostrado ótima performance em termos de qualidade de imagem, chegando próximo da qualidade das HDV (ex: Canon HF10/HF100; Sony HDR-SR11/SR12)

Para aproveitar bem o material em alta definição proveniente dessas filmadoras o usuário terá que ter pelo menos uma TV com suporte a alta definição (720p, 1080i,1080p) para poder ligar a filmadora nela e usufruir as imagens em alta definição.

No caso de passar o material de alta definição para o PC e gravar o material em midia ótica, pode-se gerar discos dvd convencionais com material de alta definição ou gravar o material em midia de alta definição, com um gravador Blu-ray por exemplo. Nesses casos, sem considerar o PC, é necessário ter também um player de mesa de alta definição (Blu-ray por exemplo, como um PS3).

No caso das filmadora AVCHD da Sony por exemplo, elas permitem além de filmar em alta definição em formato AVCHD, também filmar em definição standard em formato MPEG2. (mas seria triste gastar mais de 1000 dólares em uma filmadora de alta definição para ficar filmando em SD...)

Há a opção de converter o material AVCHD para MPEG2 no PC para gerar dvd´s de definição standard, mas existe este trabalho extra de conversão que muitos não gostam...

As MiniDV HDV permitem converter o material filmado em HDV para DV diretamente na saída firewire da filmadora, mas esse material DV também precisa ser convertido para MPEG2 no PC, pensando em dvd no final do processo.

Resumindo, para quem quer o mínimo de trabalho para ter o material em dvd resolução standard, não quer gastar muito e por enquanto ainda não está pensando em alta definição, filmadoras MPEG2 são boas opções e filmadoras "solid state" passam a ser cada vez mais interessantes, também pelo barateamento e aumento da capacidade de armazenamento dos cartões de memória.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro amigo Roberto, valeu muito sua resposta e dicas.

Ainda, permita-me fazer mais umas perguntas:

Com relação a esta filmadora: Camcorder Handycam AVC HD com Disco Rígido de 60Gb Sony HDR-SR7 , ela faz foto também?. A qualidade do som é boa e, mais, se for possível me explica melhor como fazer para passar para o PC e fazer DVD?

Abração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gobac,

Sobre a Sony HDR-SR7:

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=826701&postcount=417

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=846904&postcount=473

A qualidade das fotos deve ser boa. Ela possui flash para as fotos.

Ela tira fotos em:

-6.1MP, 4.6MP, 3.1MP e VGA (0.3MP)

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=827772&postcount=439

O som também deve ser bom. É Dolby Digital 5.1:

hdrsr7microphonesby8.jpg

http://www.htforum.com/vb/showpost.php?p=827774&postcount=440

Com relação a passar para o PC, o material é copiado via conexão USB.

Como eu havia dito anteriormente, as Sony AVCHD permitem gravar definição standard em MPEG2 e alta definição em AVCHD.

Com material em MPEG2, basta copiar os arquivos para o PC e utilizar quaquer programa de autoração para gerar dvd´s (Nero, TmpGenC DVD Author, etc).

Com material AVCHD, existe a possibilidade de criar dvd´s de alta definição ou converter o material para MPEG2 para poder criar dvd´s de resolução standard.

Para gerar dvd´s de alta definição com material AVCHD:

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=67198

A maioria dos programas de edição/autoração que trabalham com AVCHD também oferecem a possibilidade de criar dvd´s de resolução standard à partir desse material.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • 4 semanas depois...

Caros amigos, atualmente trabalho com vídeo industrial, ja tinha uma câmera Panasonic AG-DVC 60 e querendo mudar para o formato HD, acabo de comprar uma AVCHD-70P. E aí começaram os meus problemas o Software Adobe Premiere CS3 que uso para edição não comporta o sinal AVCD HD. A Panasonic disponibilizou um transcoder que transforma o sinal em DVCPRO HD (aceito pelo Premiere CS3), bom o fato é que além de perder muito tempo transcodificando, a imagem tem apresentado muitas falhas, não sei se é problema da minha máquina ou codecs, alguem tem alguma solução?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Caros amigos, atualmente trabalho com vídeo industrial, ja tinha uma câmera Panasonic AG-DVC 60 e querendo mudar para o formato HD, acabo de comprar uma AVCHD-70P. E aí começaram os meus problemas o Software Adobe Premiere CS3 que uso para edição não comporta o sinal AVCD HD. A Panasonic disponibilizou um transcoder que transforma o sinal em DVCPRO HD (aceito pelo Premiere CS3), bom o fato é que além de perder muito tempo transcodificando, a imagem tem apresentado muitas falhas, não sei se é problema da minha máquina ou codecs, alguem tem alguma solução?

Já experimentou o programa "TOTAL VIDEO CONVERTER" ?

Esse programa converte de qualquer formato para qualquer formato, inclusive Flash, Formato DVD, Ipod etc... Ainda queima o DVD se quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 semanas depois...

Amigos, gostaria de saber de vocês sobre a troca de uma GS150 minidv com somente 10 horas de gravação por uma HD3 Everio, meu filho trouxe da Australia e não sei bem qual compensa eu vender , já que filmo pouco e duas são demais.

Li varios topicos da HD3 porém tenmho duvidas, jà que a Gs150 esta tão nova , qual a melhor opção.......agradeço opnioes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Olá Robertoy, parabéns pelo tópico. Muito bom. Minha dúvida é a seguinte: estou tentando passar para outra mídia as fitas mini dv e Hi8 que possuo há anos, tenho receio de perdê-las com o desgaste, preferiria não ter que depender das filmadoras para assití-las e concentrar todas as filmagens em um único local . O problema é que a maneira mais prática seria passá-las para DVD mas a qualidade seria muito pior. Minha ideia é gravá-las em hd ( mídia center com HD interno de 1 tera) e utilizar uma conexão HDMI para um receiver ( com upscaling para 1080p ) e jogar-la em TV full HD e projetor full HD. Como outros colegas do forum, quando passo em avi para o pc a qualidade não parece equivalente. Ainda não utilizei um mídia center, será que daria certo? Qual formato utilizar ? AVI DV ? Agradeço sua sugestão e dos colegas do forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Caro roberto, por favor preciso da sua ajuda.

Estou querendo comprar uma filmadora para uso domestico (festinhas, jogos da crianÇada, etc.), so que eu nao quero ter trabalho com ediÇoes e nem ta passando a filmagem para um dvd. Minha duvida, essas filmadoras com formato dvd, quando eu termino a filmagem eu posso ja pegar esse dvd e colocar direto no meu dvd player e rodar a filmagem? Se sim, qual a marca e o modelo que você me indicaria, sim, que seja boa para filmagem em pouca luz |(a noite). Outra coisa, esses dvds em formato 8 cm É fÁcil achar no mercado? Qto custa em media cada dvd? Eu fiquei balanÇada pela sony dcr-dvd610, o que você acha?? Vai atender minhas necessidades? Fico muito grata pela sua ajuda, nao entendo muito do assunto e nao queria comprar uma porcaria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

ola galere estou desesperado comprei um notebook hp dv6745br, consegui instalar o win xp e consegui habilitar a porta firewire, sendo que quando espeto a minha filmadora uma sony hc-28 não acontece nada me ajudem por favor... sera que preciso de um software para o xp reconhecer a filmadora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Roberto, preciso de sua ajuda pois quero comprar minha primeira filmadora e espero acertar na escolha. Gostaria que você indicasse modelos mini dv, de 1.000,00 a 1.500,00; Percebi que você tem grande conhecimento nessa área. OBS: Para passar meus vídeos da "fitinha" para o PC, precisa de alguma placa, e qual? Agradeço se você puder responder.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Caro Robertoy,

Estou me aposentando e pretendo viajar bastante por esse Brasil, e para registrar minhas andanças gostaria de ter uma camera digital e uma filmadora, pois pelo que eu pude ver ainda não conseguiram colocar em 1 só o melhor dos dois mundos.

Andei procurando na Internet e cai no forum do clube, especificamente em suas msg'S. Foram muito elucidativas mas a maioria tem como data 2007 e você sabe como a defasagem em tecnologia e rapida.

Gostaria então que pudesse me ajudar a escolher um modelo de camera e/ou filmadora que eu possa fazer filmes/fotos de qualidade, durante o dia e noite, porém sem as sofisticações profissionais.

Desculpe o incomodo e desde já lhe agradeço a atenção,

Jorge contursi

Formatos de filmadoras digitais (Vantagens/Desvantagens)

Com a aposentadoria do sistema analógico nas filmadoras VHS, VHS-C, 8mm, Hi8, o sistema digital tem sido utilizado em vários formatos:

-Digital 8

-MiniDV

-Micro MV

-Mini DVD

-HD (disco rígido)

-Memória Flash

-Blu-Ray (disco de alta capacidade de armazenamento)

Dentre eles o mais comum ainda é o bom e velho MiniDV.

Independente do formato utilizado, o importante é o usuário pesquisar por um modelo que melhor se adeque às suas necessidades.

Alguns pontos que podem ser analisados para ajudar na escolha de um modelo:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=1870009&postcount=1762

Sobre os formatos:

Digital 8

O Digital 8 é um formato que foi apoiado principalmente pela Sony.

Ela utiliza as tradicionais fitas 8mm que eram utilizadas nas filmadoras 8mm e Hi8.

Ela grava utilizando o mesmo tipo de sistema adotado nas MiniDV, o formato AVI DV.

Uma desvantagem é que as filmadoras digital 8 são maiores que as MiniDV.

Um recurso presente em alguns modelos Digital8 é a possibilidade de leitura de fitas gravadas em filmadoras analógicas 8mm e Hi8, permitindo inclusive realizar a conversão desse material para digital, passando-o para o PC pela conexão firewire. Isso pode ser interessante para usuários que possuiram modelos analógicos e necessitam converter o material para digital, para posterior gravação em dvd:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...?showtopic=1960

A tendência é esse formato ser abandonado em breve, pois lançamentos de modelos de filmadoras nesse formato são cada vez mais raros.

MiniDV

É ainda atualmente o formato digital mais popularizado.

Um formato bem desenvolvido, permitindo gravação com qualidade (500 linhas na resolução standard) utilizando pequenas fitas. As fitas mais comuns permitem 60 min de gravação (com possibilidade de gravação de 90 min nessas fitas sem perda de qualidade)

Atualmente as fitas MiniDV podem ser encontradas por R$12 no Brasil.

Filmadoras nesse formato existem desde modelos básicos até modelos semi-profissionais/profissionais, onde muitos modelos aparecem a cada ano.

Um fato interessante é que o formato MiniDV (com as mesmas fitas) está sendo empregado também em novas filmadoras que filmam material em alta definição (720p/1080i) utilizando o formato HDV. A tendência é agora cada vez mais os formatos de alta definição se popularizarem e a adoção do formato MiniDV em alta definição dão ainda uma expectativa de vida maior para esse formato.

No link abaixo, comentários sobre alguns modelos MiniDV de 1CCD:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...ic=435&st=0

Micro MV

É um formato que foi desenvolvido pela Sony, utilizando as fitas Micro MV, que são menores que as fitas MiniDV.

Diferente das MiniDV que gravam em AVI DV, nas Micro MV o formato utilizado é o MPEG2.

A ideia da utilização desse formato foi de poder desenvolver filmadoras menores, mas hoje em dia é muito difícil encontrar fitas Micro MV à venda e quando são encontradas, são bem mais caras que as MiniDV.

Acredito que a tendência é que esse formato seja abandonado.

MiniDVD

É um formato que utiliza discos DVD de 8cm como midia para gravação.

O grande apelo desse formato é o de ter a vantagem de logo após terminar uma gravação, poder assistir ao video em um dvd player ou drive dvd de PC.

Apesar dessa praticidade, esse formato tem alguns pontos negativos, como por exemplo a reduzida capacidade de gravação em boa qualidade (20min em modo SP)

Outro ponto negativo é que o formato MPEG2 utilizados nesses modelos MiniDVD é considerado inferior para posterior edição do material (cortes/efeitos) se comparado ao material AVI DV das MiniDV.

Em muitos casos, filmadoras MiniDVD de preços equivalentes à modelos MiniDV costumam ter performance pior.

No link abaixo um comparativo entre os formatos MiniDVD e MiniDV:

http://www.cnet.com.au/camcorders/camcorde...40061716,00.htm

HD(disco rígido)

É um formato que utiliza um disco rígido na filmadora para armazenamento.

Existem modelos com HD que filmam MPEG2 em resolução standard e modelos com HD que filmam em alta definição, geralmente utilizando o formato AVCHD.

O apelo desse formato é eliminar a necessidade de troca de midias (fitas/discos)

Como lado negativo, durante uma viagem por exemplo se o HD ficar cheio, o usuário necessita descarregar o conteúdo em um PC (ou em um laptop que o acompanhe na viagem...)

Em alguns casos, filmadoras com HD de preços equivalentes à modelos MiniDV apresentam performance pior:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...p?showtopic=914

Memória Flash

É um formato que utiliza cartões de memória na filmadora para armazenamento.

Existem modelos que filmam em resolução standard utilizando os formatos MPEG2/MPEG4 e modelos que filmam em alta definição, utilizando geralmente o formato AVCHD.

O apelo desse formato é que por não utilizar partes móveis, como por exemplo motores/mecanismos utilizados nas filmadoras que utilizam fitas/discos óticos e discos rígidos, ela pode ter um funcionamento silencioso e ser menos suscetível à falhas mecânicas.

Um exemplo é a Panasonic SDR-S10 que é resistente à agua (respingos) e à queda (até 1.2m):

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...?showtopic=2079

A tendência é que cada vez mais os cartões de memória fiquem mais baratos, mas nessas filmadoras o ideal é a utilização de cartões de capacidade relativamente grande (2Gb, 4Gb, 8Gb), caso contrário o tempo de filmagem nas configurações de melhor qualidade ficam restritos.

O que se tem notado nos modelos que filmam em alta definição utilizando o formato AVCHD é que elas apresentam performance de video ligeiramente inferior se comparadas à modelos que filmam no formato HDV utilizando as tradicionais fitas MiniDV. A explicação para isso é que nos modelos que utilizam AVCHD, atualmente o bitrate utilizado na gravação é no máximo de 15mbps, enquanto as MiniDV gravam em 25Mbps. (mas as especificações do formato AVCHD permitem que sejam empregados bitrates maiores, onde depende dos fabricantes lançarem modelos com tal suporte)

Um exemplo de filmadora de alta definição utilizando memória flash é a Panasonic HDC-SD1:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...?showtopic=1559

Blu-Ray

Filmadoras baseadas em midias óticas começam a ficar mais interessantes...

Até então, as filmadoras baseadas em midias óticas utilizavam midias dvd de 8cm, o que acabava limitando a capacidade de armazenamento.

A Hitachi anuncia filmadora de alta definição utilizando disco Blu-Ray de 8cm.

Um disco pode armazenar uma hora de video em resolução 1920 x 1080 e duas horas em 1440 x 1080:

http://www.camcorderinfo.com/content/Hitachi-Makes-Blu-Ray-Camcorders-Official-DZ-BD70-and-DZ-BD7H--33114.htm

Nota:

As filmadoras Hitachi baseadas em formato MiniDVD não estavam se saindo muito bem não:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/index.php?showtopic=2390

Como será a performance dessa Blu-Ray...

Tópico gringo de 29/05/2007:

"Que tipo de filmadora? MiniDV, Hard Drive ou DVD?"

A recomendação (por enquanto) ainda é pelos modelos MiniDV segundo à matéria:

http://www.productcriticblog.com/2007/05/what-type-of-camcorder-minidv-hard.html

Com a evolução tecnológica, acredito que a tendência será a consolidação das filmadoras que trabalham sem a utilização de mecanismos/partes móveis (fitas, discos, HD´s tradicionais)

Filmadoras baseadas em cartões de memória tendem a aperfeiçoarem-se cada vez mais. (Cartões de memória como por exemplo no padrão SDHC podem suportar grandes capacidades de armazenamento, de até 32Gb)

http://www.sandisk.com/sdhc/SDHC.pdf

Outra solução interessante seriam as filmadoras baseadas em HD´s de estado sólido (solid state), também baseados em memórias flash.

Roberto

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Oi ,não sou o roberto mas posso tentar te ajudar.

Eu te indicaria modelos como Canon Zr500 ,ou Zr800 se você precisa de Filmadora com entrada pra microfone e com boa filmagem a noite (nocaso da Zr500).

Pra passar pro PC você precisa da placa firewire q você encontra facilmente no Mercado Livre.

A captura é feita em tempo real e precisa de bastante espaço livre no HD .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Otanael,

Obrigado pela tua ajuda, porém Procurei agora na internet e não achei nenhuma loja vendendo a zr500.

Essas filmadoras soni hc28 ou hc52 são muito inferiores a ela? Sou leigo no assunto e como disse na pergunta pro roberto estou querendo fazer o registro de minhas viagens, mas tb não quero comprar uma maquina que tenha serias restrições, como não poder filmar em ambiente com pouca luz.

Agradeço se você puder me ajudar,

Abraços,

Jorge Contursi

QUOTE=otanael;3182493]Oi ,não sou o roberto mas posso tentar te ajudar.

Eu te indicaria modelos como Canon Zr500 ,ou Zr800 se você precisa de Filmadora com entrada pra microfone e com boa filmagem a noite (nocaso da Zr500).

Pra passar pro PC você precisa da placa firewire q você encontra facilmente no Mercado Livre.

A captura é feita em tempo real e precisa de bastante espaço livre no HD .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
Formatos de filmadoras digitais (Vantagens/Desvantagens)

Com a aposentadoria do sistema analógico nas filmadoras VHS, VHS-C, 8mm, Hi8, o sistema digital tem sido utilizado em vários formatos:

-Digital 8

-MiniDV

-Micro MV

-Mini DVD

-HD (disco rígido)

-Memória Flash

-Blu-Ray (disco de alta capacidade de armazenamento)

Dentre eles o mais comum ainda é o bom e velho MiniDV.

Independente do formato utilizado, o importante é o usuário pesquisar por um modelo que melhor se adeque às suas necessidades.

Alguns pontos que podem ser analisados para ajudar na escolha de um modelo:

http://forum.clubedohardware.com.br/showpost.php?p=1870009&postcount=1762

Sobre os formatos:

Digital 8

O Digital 8 é um formato que foi apoiado principalmente pela Sony.

Ela utiliza as tradicionais fitas 8mm que eram utilizadas nas filmadoras 8mm e Hi8.

Ela grava utilizando o mesmo tipo de sistema adotado nas MiniDV, o formato AVI DV.

Uma desvantagem é que as filmadoras digital 8 são maiores que as MiniDV.

Um recurso presente em alguns modelos Digital8 é a possibilidade de leitura de fitas gravadas em filmadoras analógicas 8mm e Hi8, permitindo inclusive realizar a conversão desse material para digital, passando-o para o PC pela conexão firewire. Isso pode ser interessante para usuários que possuiram modelos analógicos e necessitam converter o material para digital, para posterior gravação em dvd:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...?showtopic=1960

A tendência é esse formato ser abandonado em breve, pois lançamentos de modelos de filmadoras nesse formato são cada vez mais raros.

MiniDV

É ainda atualmente o formato digital mais popularizado.

Um formato bem desenvolvido, permitindo gravação com qualidade (500 linhas na resolução standard) utilizando pequenas fitas. As fitas mais comuns permitem 60 min de gravação (com possibilidade de gravação de 90 min nessas fitas sem perda de qualidade)

Atualmente as fitas MiniDV podem ser encontradas por R$12 no Brasil.

Filmadoras nesse formato existem desde modelos básicos até modelos semi-profissionais/profissionais, onde muitos modelos aparecem a cada ano.

Um fato interessante é que o formato MiniDV (com as mesmas fitas) está sendo empregado também em novas filmadoras que filmam material em alta definição (720p/1080i) utilizando o formato HDV. A tendência é agora cada vez mais os formatos de alta definição se popularizarem e a adoção do formato MiniDV em alta definição dão ainda uma expectativa de vida maior para esse formato.

No link abaixo, comentários sobre alguns modelos MiniDV de 1CCD:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...ic=435&st=0

Micro MV

É um formato que foi desenvolvido pela Sony, utilizando as fitas Micro MV, que são menores que as fitas MiniDV.

Diferente das MiniDV que gravam em AVI DV, nas Micro MV o formato utilizado é o MPEG2.

A ideia da utilização desse formato foi de poder desenvolver filmadoras menores, mas hoje em dia é muito difícil encontrar fitas Micro MV à venda e quando são encontradas, são bem mais caras que as MiniDV.

Acredito que a tendência é que esse formato seja abandonado.

MiniDVD

É um formato que utiliza discos DVD de 8cm como midia para gravação.

O grande apelo desse formato é o de ter a vantagem de logo após terminar uma gravação, poder assistir ao video em um dvd player ou drive dvd de PC.

Apesar dessa praticidade, esse formato tem alguns pontos negativos, como por exemplo a reduzida capacidade de gravação em boa qualidade (20min em modo SP)

Outro ponto negativo é que o formato MPEG2 utilizados nesses modelos MiniDVD é considerado inferior para posterior edição do material (cortes/efeitos) se comparado ao material AVI DV das MiniDV.

Em muitos casos, filmadoras MiniDVD de preços equivalentes à modelos MiniDV costumam ter performance pior.

No link abaixo um comparativo entre os formatos MiniDVD e MiniDV:

http://www.cnet.com.au/camcorders/camcorde...40061716,00.htm

HD(disco rígido)

É um formato que utiliza um disco rígido na filmadora para armazenamento.

Existem modelos com HD que filmam MPEG2 em resolução standard e modelos com HD que filmam em alta definição, geralmente utilizando o formato AVCHD.

O apelo desse formato é eliminar a necessidade de troca de midias (fitas/discos)

Como lado negativo, durante uma viagem por exemplo se o HD ficar cheio, o usuário necessita descarregar o conteúdo em um PC (ou em um laptop que o acompanhe na viagem...)

Em alguns casos, filmadoras com HD de preços equivalentes à modelos MiniDV apresentam performance pior:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...p?showtopic=914

Memória Flash

É um formato que utiliza cartões de memória na filmadora para armazenamento.

Existem modelos que filmam em resolução standard utilizando os formatos MPEG2/MPEG4 e modelos que filmam em alta definição, utilizando geralmente o formato AVCHD.

O apelo desse formato é que por não utilizar partes móveis, como por exemplo motores/mecanismos utilizados nas filmadoras que utilizam fitas/discos óticos e discos rígidos, ela pode ter um funcionamento silencioso e ser menos suscetível à falhas mecânicas.

Um exemplo é a Panasonic SDR-S10 que é resistente à agua (respingos) e à queda (até 1.2m):

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...?showtopic=2079

A tendência é que cada vez mais os cartões de memória fiquem mais baratos, mas nessas filmadoras o ideal é a utilização de cartões de capacidade relativamente grande (2Gb, 4Gb, 8Gb), caso contrário o tempo de filmagem nas configurações de melhor qualidade ficam restritos.

O que se tem notado nos modelos que filmam em alta definição utilizando o formato AVCHD é que elas apresentam performance de video ligeiramente inferior se comparadas à modelos que filmam no formato HDV utilizando as tradicionais fitas MiniDV. A explicação para isso é que nos modelos que utilizam AVCHD, atualmente o bitrate utilizado na gravação é no máximo de 15mbps, enquanto as MiniDV gravam em 25Mbps. (mas as especificações do formato AVCHD permitem que sejam empregados bitrates maiores, onde depende dos fabricantes lançarem modelos com tal suporte)

Um exemplo de filmadora de alta definição utilizando memória flash é a Panasonic HDC-SD1:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/ind...?showtopic=1559

Blu-Ray

Filmadoras baseadas em midias óticas começam a ficar mais interessantes...

Até então, as filmadoras baseadas em midias óticas utilizavam midias dvd de 8cm, o que acabava limitando a capacidade de armazenamento.

A Hitachi anuncia filmadora de alta definição utilizando disco Blu-Ray de 8cm.

Um disco pode armazenar uma hora de video em resolução 1920 x 1080 e duas horas em 1440 x 1080:

http://www.camcorderinfo.com/content/Hitachi-Makes-Blu-Ray-Camcorders-Official-DZ-BD70-and-DZ-BD7H--33114.htm

Nota:

As filmadoras Hitachi baseadas em formato MiniDVD não estavam se saindo muito bem não:

http://z14.invisionfree.com/tecnologia/index.php?showtopic=2390

Como será a performance dessa Blu-Ray...

Tópico gringo de 29/05/2007:

"Que tipo de filmadora? MiniDV, Hard Drive ou DVD?"

A recomendação (por enquanto) ainda é pelos modelos MiniDV segundo à matéria:

http://www.productcriticblog.com/2007/05/what-type-of-camcorder-minidv-hard.html

Com a evolução tecnológica, acredito que a tendência será a consolidação das filmadoras que trabalham sem a utilização de mecanismos/partes móveis (fitas, discos, HD´s tradicionais)

Filmadoras baseadas em cartões de memória tendem a aperfeiçoarem-se cada vez mais. (Cartões de memória como por exemplo no padrão SDHC podem suportar grandes capacidades de armazenamento, de até 32Gb)

http://www.sandisk.com/sdhc/SDHC.pdf

Outra solução interessante seriam as filmadoras baseadas em HD´s de estado sólido (solid state), também baseados em memórias flash.

Roberto

Pefita sua explicação:

gostaria apenas de tirar uma dúvida com relaçao a edição de imagens:

pode me informar se as edições de imagens só podem ser feitas pelos programas fonecidos pela camer, ou seja posso usar qualquer programa para edição ou apenas os que vem junto com a caemra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Gobac,

Vou te responder também levando em consideração os pontos colocados pelo colega arbage.

Pensando em filmadora definição standard:

Para quem não quer ter trabalho com edição, ou seja, não ficar aplicando efeitos/transições nos videos, mas sim simplesmente copiar o material da filmadora para o PC e autorar o material em dvd para assistir em qualquer dvd player, o mais prático seria uma filmadora que já grave em formato MPEG2 (o mesmo formato de video utilizado nos dvd´s).

Uma filmadora que parece muito interessante nesse sentido é a Canon FS100, um modelo "solid state", ou seja, não utiliza nem fita, nem hard disk e nem miniDVD, mas grava direto em cartão de memória SDHC (com um cartão de memória SDHC de 16Gb pode-se gravar 5 horas e meia em modo SP (6Mbps), que é equivalente ao modo SP de gravadores de dvd de mesa)

Canon_FS100_prov_350.jpg

http://www.htforum.com/vb/showthread.php?t=49587&page=9

Pensando em filmadora de alta definição:

Para quem já pensa em investir em uma filmadora de alta definição (e logicamente não tiver problema em gastar mais por isso), existem as fimadoras MiniDV HDV e AVCHD.

A terceira geração de filmadoras AVCHD tem mostrado ótima performance em termos de qualidade de imagem, chegando próximo da qualidade das HDV (ex: Canon HF10/HF100; Sony HDR-SR11/SR12)

Para aproveitar bem o material em alta definição proveniente dessas filmadoras o usuário terá que ter pelo menos uma TV com suporte a alta definição (720p, 1080i,1080p) para poder ligar a filmadora nela e usufruir as imagens em alta definição.

No caso de passar o material de alta definição para o PC e gravar o material em midia ótica, pode-se gerar discos dvd convencionais com material de alta definição ou gravar o material em midia de alta definição, com um gravador Blu-ray por exemplo. Nesses casos, sem considerar o PC, é necessário ter também um player de mesa de alta definição (Blu-ray por exemplo, como um PS3).

No caso das filmadora AVCHD da Sony por exemplo, elas permitem além de filmar em alta definição em formato AVCHD, também filmar em definição standard em formato MPEG2. (mas seria triste gastar mais de 1000 dólares em uma filmadora de alta definição para ficar filmando em SD...)

Há a opção de converter o material AVCHD para MPEG2 no PC para gerar dvd´s de definição standard, mas existe este trabalho extra de conversão que muitos não gostam...

As MiniDV HDV permitem converter o material filmado em HDV para DV diretamente na saída firewire da filmadora, mas esse material DV também precisa ser convertido para MPEG2 no PC, pensando em dvd no final do processo.

Resumindo, para quem quer o mínimo de trabalho para ter o material em dvd resolução standard, não quer gastar muito e por enquanto ainda não está pensando em alta definição, filmadoras MPEG2 são boas opções e filmadoras "solid state" passam a ser cada vez mais interessantes, também pelo barateamento e aumento da capacidade de armazenamento dos cartões de memória.

Roberto

Caro amigo Roberto, sou totalmente leigo no assunto de filmadoras, estou muito interessado em adquirir uma, como você disse acima, não quero ter trabalho de converter o material filmado, quero uma camera para uso domestico mesmo, nada profissional, porém quero uma de otima qualidade.

Estive observando videos no youtube dessa canon fs 100, muita boa mesmo, mas não consigo achar ela fácil aqui no brasil e quando acho é so a vista, queria compra tipo 10 x. Então gostaria que voce me ajudasse com outra similar, no preço entre 1500 a 1800 reais, que gravem nesse cartao sdhc. Agradeço desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...