Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

FAQ - leia antes de criar um tópico neste setor - Clock's e Super aquecimento.


EduardoS

Posts recomendados

  • Membro VIP

Clock dos AMD

P: Comprei um Sempron 2200+ e no Windows aparece 1.5GHz, não deveria aparecer 2.2GHz?

R: Não, o 2200+ não indica o clock do processador, mas sim o PR (Performace Rating), no inicio era usado para comparar o desempenho dos Athlon XP com os Pentium 4 já que o clock não servia para comparar processadores tão diferentes, hoje, a Intel não rotula mais seus processadores pelo clock e possui processadores de mesmo clock com desempenho muito diferentes, mas o PR continua servindo como um número de modelo e para comparar processadores da mesma família.

P: Meu Sempron 2200+ esta rodando a 900MHz quando o clock correto dele é 1500MHz, o que eu faço para corrigir?

R: Por algum motivo a BIOS alterou o FSB para 100MHz, veja qual o FSB correto do seu processador e altere na BIOS.

P: Meu Athlon 64 esta rodando a 1000MHz, o que aconteceu?

R: Esse é o CnQ (Cool And Quiet) ou, se for mobile, PowerNow!, esse recurso reduz o clock do processador para 1000MHz ou 800MHz (depende do processador) quando o processador não esta em uso para reduzir o consumo de energia (notebooks) ou barulho do cooler (desktop), assim que for exigido o processador volta para o clock normal dele, não ha perda de desempenho nesse processo mas, se mesmo assim, quiser desativa-lo, no Windows entre no Painel de controle -> Opções de energia -> Esquema de energia -> Sempre ligado, ou, se a BIOS permitir, desative esse recurso pela BIOS.

Importante! Em notebooks deixe esse recurso sempre ativado, notebooks não possuem um bom sistema de refrigeração e sem esse recurso podem aquecer demais.

Clock dos Intel

P: Por que meu Core 2 Duo E4400 esta com 1.2GHz de clock e não 2.0GHz como deveria?

R: Isso é devido ao SpeedStep, que da mesma forma que o CnQ da AMD reduz o clock do processador quando este não esta em uso, uma vez que o funcionamento dele é igual ao CnQ da AMD veja a pergunta acima para mais detalhes.

P: Tenho um Pentium D 2.8GHz e me disseram que se eu trocar por um Core 2 Duo com apenas 1.8Ghz meu computador fica mais rápido, o Pentium D não deveria ser mais rápido por ter um clock muito maior?

R: Não, o clock é apenas mais um das características de um processador, ha muitos itens que influenciam o desempenho final, veja se os links abaixo podem ajudar:

http://wnews.uol.com.br/site/tvwnews/index.php?V=070403-intel-parte01

http://wnews.uol.com.br/site/tvwnews/index.php?V=070403-intel-parte02

http://wnews.uol.com.br/site/tvwnews/index.php?V=070403-intel-parte03

Super-aquecimento de processadores (por giovannifilipe)

P: É verdade que o processador pode queimar pela falta de refrigeração ou refrigeração inadequada?

R: Há um tempo atrás isso poderia ser até verdade com um Athlon XP, por exemplo. Hoje o processador não vai queimar porque sua temperatura chegou a Xº C.

Isso acontece por que os processadores atuais possuem uma proteção que o faz desligar ou reduzir o clock. Isso pode fazer a temperatura despencar e evitar que o processador fique inutilizável.

Por outro lado se, possuirmos um PC mal refrigerado e com o processador em temperaturas elevadas ele vai se desgastando aos poucos, de maneira quase que imperceptível, até que um dia ele não funciona mais. Portanto queimar o processador não vai, mas as altas temperaturas podem reduzir consideravelmente a sua vida útil.

P: O cooler colou no processador. Como devo proceder?

R: Fique calmo, isso acontece porque o elastrômero ao ser aquecido “derrete” e, ao ser resfriado endurece, podendo em alguns casos fazer o processador grudar no dissipador. Para descolar você pode deixar o PC ligado ou usar um secador de cabelo aquecendo o dissipador e amolecendo a interface térmica, o que vai facilitar o processo. Depois tente passar uma navalha ou um cartão telefônico entre o dissipador e o processador tentando separá-los. Vá puxando devagar o dissipador para cima, sem fazer muita força, até que você consiga separá-los. Se você tiver álcool isopropílico molhe a interface térmica para dissolvê-la e deixar esse processo de separação mais fácil.

OBS: Não me responsabilizo pelos danos causados ao seguir esses procedimentos.

P: Porque meu processador está superaquecendo?

R: Processadores atuais necessitam de um sistema de refrigeração avançado. Nem sempre os usuários têm conhecimento de que um PC necessita de refrigeração, muito menos das marcas e modelos compatíveis com seu PC. Esse fato é explorado por alguns técnicos que podem não colocar uma peça compatível com o porte do computador do usuário causando dessa forma o superaquecimento.

A melhor maneira de sanar esse problema é o usuário se informar sobre o assunto e descobrir onde ele pode melhorar seu sistema. Assim ele evitará contratempos e problemas com o vendedor ou técnico. Para ver um tutorial de como refrigerar seu PC e sanar todas suas dúvidas acesse aqui (Eu sei que o tutorial é grande, mas vale a pena).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 8 meses depois...
  • 10 meses depois...
  • Membro VIP
Ola,eu sou muito leigo nesse assunto por isso nao me leve a mal,eu gostaria de saber o que é exatamente OEM,eu tava vendo um topico do AMD Sempron AM2 ai eu vi isso e no meu pc tem esse negocio,desde ja obrigado :) .

Processadores OEM (Original Equipment Manufacturer), são geralmente voltados para fabricantes (montadores) de computadores em grande escala como Dell, HP, Positivo e etc. Geralmente são vendidos em lotes grandes e não vem na caixa, com cooler e etc como os processadores BOX.

Leia mais em:

http://pt.wikipedia.org/wiki/OEM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...