Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esses tais de Power Savers, por dentro..


faller

Posts recomendados

  • Membro VIP

Certa feita até houve um tópico polêmico sobre a prometida economia desse tipo de dispositivo que se pode comprar por ai, no ML tem muitos deles a venda, os chamados Power Savers..

Se querer abrir nenhuma polêmica ,mas agora fazendo o que não tive oportunidade de fazer na época dessa discussão, que é mostrar por dentro o que realmente é um Power Saver.

Aquela época a opção seria comprar no ML um desses por algum valor se não me engano acima de R$ 100, o que definitivamente não me atraiu nem um pouco. Não valia a pena mesmo que fosse só para mostrar o que realmente o "dispositivo era" um capacitor, somente um capacitor..

Outro dia, em navegando pelo Deal Extream me apareceu a chance de botar a mão em um deles, por R$ 17,00 mais ou menos, e foi o que fiz.. Veja ai: http://www.dealextreme.com/p/power-saving-electricity-energy-saver-box-eu-plug-90-250v-65718

Tão logo chegou, abri o mesmo e mostro para vocês..

Uma visão de sua caixa:

EnergySaverCaixadoproduto.jpg

Uma visão do dispositivo:

EnergySaverdispositivo.jpg

Uma visão interna desse dispositivo, aonde se pode ver o principal componente, quadrado, preto, um capacitor que medido com o capacimetro acusou 5 uFarads de valor. Outros componentes como resistores e diodos só servem para fazer acender um led e adicionalmente se tem um capacitor de 100nF x 400 Volts que nem é o correto para uso ai, deveria ser algum de categoria X2, que exerce a função de filtro de alta freqência e um varistor de 7 milímetros, o 07D391K, de 250 Volts e pobres 35 Joules de capacidade de absorção de energia de exceção...

EnergySaverVisointerna.jpg

Detalhe do varistor:

EnergySaverVaristor07D391K.jpg

Detalhe do capacitor de filtro:

EnergySaverCapacitor100nF400V.jpg

O dispositivo se baseia na inserção da capacitância de 5 uF para correção de baixos FP (fator de potência) causado tipicamente pelos motores em uso ai na sua casa.

Como não estão sempre ligados esses motores esse dispositivo passa o maior tempo atrapalhando e criando uma demanda de energia reativa, medida com o Kill-a-Watt em minha bancada, que alcançou o valor de 32 VA (se comporta como uma carga de 32 VA sempre ligada na sua tomada).

Sem entrar na discussão de se um medidor de energia mede a energia ativa (que é o que eu penso deva ser) ou a energia aparente, nesse último caso vai com certeza o tempo todo contabilizar essa energia reativa ai gasta, de forma capacitiva e vai lhe cobrar ao final do mes..

Se eventualmente algum motor ai em sua residência for ligado, a enceradeira, o refrigerador ou coisa que o valha, é bem possível que até aconteça alguma correção de FP, em função da adição desse capacitor de 5 uF..

Eu não usaria por saber que aqui em casa somente o refrigerador, o aspirador de pó e o condicionador de ar se beneficiariam dessa correção e sei que a maior parte do tempo tem seus motores desligados.. O aspirador de pó deve ter seu uso em menos de 0,3% do tempo..

O refrigerador, vai depender se inverno ou verão, deve oscilar seu uso em mais ou menos 10% do tempo (compressor operando)

O condicionador de ar, se levarnos em conta um ano inteiro, com certeza não vai ter sua ocupação em mais de 10%..

Tenho em meu pequeno escritório um condicionador de ar da Springer, desses bem pequenos, de 7 mil ou 7.500 BTU's, e que é alimentado em 110 Volts.

Não consegui, por causa do frio aqui em Porto Alegre, fazer um teste no mesmo com o compressor ligado, pois ele é somente frio e com uma temperatura na rua de 10º C não consegui fazer o mesmo partir seu compressor no termostato. Medi mesmo assim, usando para tal o Kill-a-Watt, o FP do seu motor do ventilador, que esse sim ligava.. Espantei-me com o FP de 1,00 do seu motor, acho que deve ter capacitor de compensação, junto desse motor..

Ao colocar o Power Saver na tomada, junto com o motor do ventilador do ar condicionado, seu FP baixou de 1,00 para 0,92, demonstrando que pelo menos para o motor do ventilador a coisa fica pior com a adição do Power Saver, mesmo considerando energia aparente..

Todos os demais dispositivos elétricos de um residência não serão de modo algum beneficiados pelo Power Saver e sim serão prejudicados, aumentando o consumo de potência aparente..

Chuveiro, som, televisor, PC, forno de microondas, torradeira, aquecedor, estufa torradeiras, e todo o resto não provocam desvio do fator de potência, pelo menos desse tipo de desvio corrigível pela adição de capacitância na rede. Portanto é fria... Power Saver só dá dinheiro para quem vende o mesmo..

Em todos os testes que fiz, com os mais diferentes equipamentos, o consumo ativo, em Watts, não alterou absolutamente nada com a inserção do Power Saver. O consumo de energia aparente teve alteração em poucos aparelhos tais como o ventilador e o aspirador de pó...

Como penso que a energia medida residencial é a energia ativa, em Watts, o Power Saver nada, absolutamente nada alterará no computo mensal de energia e desse modo não alterará a fatura dessa energia..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

É isso ai colega Meiraneto.. Como se diz na minha terra... "Cachorro mordido de cobra tem medo até de linguiça"...

A minha ideia com a colocação desse tópico não foi absolutamente reabrir a discussão acerca dos medidores etc e tal..

Foi mostrar o que realmente lá afirmávamos (alguns colegas) de que o coração do dispositivo era um capacitor somente, bem como agora dar mais detalhes como até mesmo seu valor de 5 micro Farads. O própio GT até já havia citado isso mas não havia mostrado nem medido..

Acabei pagando R$ 17 que não estão totalmente perdidos..

A caixa do dispositivo é interessante, fechada com 4 parafusos, tem seu plug bem fixado mecanicamente. Ótimo para alojar algum dispositivo qualquer que necessite de alimentação direto da tomada e também o capacitor, excelente para uso em um bom filtro passa-baixas, para eliminar as harmônicas da rede elétrica. Com ele dá para pegar da terceira harmônica para cima..

Grande abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...