Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Esquema para inverter a rotação de um motor DC.


ferja

Posts recomendados

Cara a tempos eu estou fazendo um circuito q ta ficando complexo de carrinho de controle remoto. Ralei muito atrás de uma ponte H que realmente funcione. como o tempo estava corrido para mim no fim do ano acabei usando uma ponte h por rele e com um transistor para "fazer PWM".

Bom enfim a pouco descubri que a ponte h constituida por transistores NPN funciona muito bem acho que vale a pena você testar-las.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é, é exatamente para um carrinho que estou precisando, tenho um receptor de 4 canais mas cada relé manda um sinal positivo para cada saída, para ir para frente e para trás com o mesmo motor, tenho que ter um sinal invertido, daí se faz necessário o uso de um esquema que inverta esta saída para o motor girar ao contrário......por acaso você tem ainda o esquema da ponte H?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os carrinhos de controle remoto tem um eletrônica meio complexa, por exemplo: você aperta um botão e vai para frente, outro botão e a tensão no motor inverte e vai para tras, a mesma coisa acontece com a direção, é a ponte H que faz a inversão de tensão mas onde entra os botões do controle na ponte H? desculpe sou leigo mesmo...

Valeu pela ajuda, abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como sugeriu o Felipe_Eletronic, ja fiz algumas coisas com Ponte H para inverter sentido de motores DC e outras coisas, sem duvida os CI's L293 são a melhor opção em relação construir uma ponte de transistores, ocupam pouco espaço, praticos de usar. o L293D suporta até 1.2 A de pico por canal e 600mA normalmente. caso os motores consumam mais que isso, o L293E suporta até 1A por canal normalmente e até 2 de pico. e eles ja tem 2 pontes H internamente...

Os botões vão ligados aos pinos "input" de forma que elevem o nivel logico no pino sem necessidade de oferecer corrente, isso internamente acontece dentro do L293... exemplo, um botão N/A ligado ao VCC que esta usando e outro terminal do botão ligado a um resistor (de 10k mais ou menos pro terra) o pino "input" do CI l293 ligado ao terminal do resistor que esta junto ao do botão N/A. espero ter ajudado.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

só p exemplicar o que o nosso colega Gilter Dias disse, fica assim o circuito com o L293D:

ld93.png

Usei so 1 motor, pode usar 2. No máximo 600mA por canal.

A grande vantagem em usar o L293 é que caso você queira controlar a velocidade do motor, você consegue por PWM, com 1 555 você consegue.

Mas em questão de simplicidade, utilize o circuito que colega Bcpetronzio postou lá no post 5.

Mas simples que aquele, você não consegue.

flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Claro que ajudou, participar deste fórum é mesmo muito bom, pois encontramos pessoas para conversar e tirar dúvidas. valeu mesmo.

valeu este esquema é muito bom, vou tentar, só que, desculpe minha ingenuidade, se quero acionar essa ponte com o controle remoto, o transistor receptor é ligado a onde exatamente?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colega Ferja, no post #10, você disse que já possui um receptor de 4 canais..., é só substituir os reles de dois destes canais, pelos reles que o colega Netootn mostrou no post #8, ou fazer as ligações do motor, como ele ilustrou, nos reles que seu receptor já possui....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Pessoal, nao perguntei direito, desculpas.

Eu preciso de um esquema que controle nao so a direcao quanto a velocidade do motor dc12vts acionando apenas um potenciometro de 5k .tipo o potenciometro esta centrado

assim que eu alterar tanto para direita q esquerda ele tambem altera sentido e velocidade

Obrigado!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, nao perguntei direito, desculpas.

Eu preciso de um esquema que controle nao so a direcao quanto a velocidade do motor dc12vts acionando apenas um potenciometro de 5k .tipo o potenciometro esta centrado

assim que eu alterar tanto para direita q esquerda ele tambem altera sentido e velocidade

Obrigado!!!!!

Nesse caso, eu recomendaria você utilizar algum microcontrolador de sua preferência, utilizando um PICzinho faria de boa.. No entanto, caso você não tenha conhecimentos na área fique um pouco complicado.

Com qualquer MCU você faz isso numa piscadela!

EDIT: O problema dos potenciometros comuns é que eles não saão... digamos assim... que a resolução deles é baixa. Não sei se ficou claro, ams por exemplo:

Um pot comum não dá nem 1 volta completa. Vamos supor que ele gire uns 300º. Dividindo ao meio como você sugeriu, ficaria com 150º apenas para controlar a velocidade do seu motor. você acaba perdendo precisão. Qualquer mexidinha no pot você varia muito a velocidade do motor. Eu aconselharia a usar 2 potenciometros. Ou então 2 chaves tacteis.

Vou montar 1 exemplo aqui e te mostro.

EDIT2:

Como prometido:

De toda forma, pensei q seria mais fácil fazer do seu jeito, acabei levando um tempinho aqui p terminar.. mas funionou. Tem 1 problema. se você setar o potenciometro na posição central para parar o motor, não vai dar muito certo, muito difícil você conseguir colocar na posição exata! Mas, você gira p um lado, ele gira p um lado, você gira p o outro e gira p o outro. E isso com controle de velocidade. Veja aí:

semttulomoc.jpg

Código:

#include <16f877A.h>
#device adc=10

#FUSES NOWDT //No Watch Dog Timer
#FUSES XT //Crystal osc <= 4mhz
#FUSES PUT //Power Up Timer
#FUSES NOPROTECT //Code not protected from reading
#FUSES NODEBUG //No Debug mode for ICD
#FUSES BROWNOUT //Reset when brownout detected
#FUSES NOLVP //No low voltage prgming, B3(PIC16) or B5(PIC18) used for I/O
#FUSES NOCPD //No EE protection


#use delay (clock=4000000)

#include <LCD.c>

void main()
{
int16 leitura,q,duty1,duty2; //variáveis

setup_ccp1 (ccp_pwm); // habilitar CCP como PWM
setup_ccp2 (ccp_pwm); // habilitar CCP como PWM
setup_timer_2(T2_DIV_BY_16,255, 1);

setup_adc_ports(AN0_AN1_AN3); //Canal 0 analógico
setup_adc(ADC_CLOCK_INTERNAL); //clock interno

lcd_init(); //iniciar LCD

while(TRUE)
{
set_adc_channel(0); //iniciar canal 0 do conversor AD
delay_us (20);
leitura = read_adc(); //Lê
delay_ms (10);

if (leitura>511) //Potenciometro mais q 50% do giro
{
duty2=0; //PWM canal 2 zerado.
q=(2*leitura)-1022; //Fórmula para "conversão" do sinal.
duty1=q; //PWM canal 1 "convertido"
}
if (leitura == 511) //Poteniometro no meio. Não deu
{ //muito certo! uhauhaa
set_pwm1_duty(0); // Set on time
set_pwm2_duty(0); // Set on time
}

if (leitura<511) //Potenciometro menos q 50% do giro
{
duty1=0;
q=(-2*leitura+1022);
duty2=q;
}
set_pwm1_duty(duty1); // Set on time
set_pwm2_duty(duty2); // Set on time

printf(lcd_putc, "\fADC = %4ld", leitura); //escreve no LCD, opcional!
printf(lcd_putc, "\nDuty = %2ld", q); //escreve no LCD, opcional!
delay_ms (100);

}

}

flws

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!