Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eficiencia da fonte - Tornando claro seu entendimento


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tenho visto muitos erros de interpretação relativos ao conceito de eficiência da fonte. O mais comum é a errônea interpretação de que uma fonte com 70% digamos, de eficiência, somente poderá entregar ao seu PC 70% da capacidade, da potência atribuída a ela.

Exemplificando esse erro de interpretação seria a afirmativa de que uma fonte de digamos de 450 Watts com 70% de eficiência somente poderia suprir com 450 x 0,70 = 315 Watts seu PC... ERRADO

O conceito físico da eficiência de uma máquina em geral é:

Eficiência = η = W / Energia

Onde W = Trabalho realizado;

Onde Energia = Energia gasta ou consumida para realizar esse trabalho.

O trabalho de uma fonte é entregar energia ao seu PC e o W nesse caso será a potência entregue ao PC W = Pout

A energia gasta ou demandada para realizar esse trabalho será a potência que a fonte necessitará extrair da tomada de energia elétrica.

Portanto Energia = Pin

A fórmula da eficiência aplicada às fontes de alimentação pode ser desse modo melhor entendida:

Considerando Pin a potência retirada da tomada de energia elétrica;

Considerando Pout a potência entregue ao seu PC;

Eficiência = η = Pout / Pin

Derivadas daí teremos:

Pin = Pout / η

ou

Pout = η x Pin

Desse modo e em definitivo, uma fonte com η = 70% ao entregar 450 Watts ao seu PC demandará da tomada de energia elétrica uma potência Pin de:

Pin = Pout / η = 450 / 0,70 = 642,9 Watts;

450 Watts para seu PC e os restantes 192,9 Watts dissipados sob a forma de calor na fonte..

A capacidade final da fonte em nada tem a ver com a demanda real final na tomada. Fontes de 350 Watts ou de 1.000 Watts demandarão da tomada a mesma energia desde que tenham a mesma eficiência e a potência demandada será:

Potência demandada da tomada = Potência solicitada pelo PC / Eficiência da fonte

Abraço...

  • Curtir 6
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Muito bem explicado faller, e caso o PC precise de mais energia do que a fonte pode oferecer, a eficiência da mesma diminui, correto?

Quase isso.. Mas nem se deve trabalhar nessa região..

Veja ai a lógica disso dai..

SolytechEPS1000-eficincia.jpg

Essa dai é uma curva típica de eficiência de uma fonte, de 20% até 100% da capacidade dela.. O gráfico não continua além dos 100% mas é visível que se continuasse, a eficiência cairia abaixo daquele ponto de mínimo ao final, nos 100%.

É mais ou menos isso que você falou.. Se passar da capacidade da fonte (que são os 100%) a eficiência diminui sim, se der tempo antes da fonte o bloquear, se protegendo ou explodir..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • 3 meses depois...
Tenho visto muitos erros de interpretação relativos ao conceito de eficiência da fonte. O mais comum é a errônea interpretação de que uma fonte com 70% digamos, de eficiência, somente poderá entregar ao seu PC 70% da capacidade, da potência atribuída a ela.

Exemplificando esse erro de interpretação seria a afirmativa de que uma fonte de digamos de 450 Watts com 70% de eficiência somente poderia suprir com 450 x 0,70 = 315 Watts seu PC... ERRADO

O conceito físico da eficiência de uma máquina em geral é:

Eficiência = η = W / Energia

Onde W = Trabalho realizado;

Onde Energia = Energia gasta ou consumida para realizar esse trabalho.

O trabalho de uma fonte é entregar energia ao seu PC e o W nesse caso será a potência entregue ao PC W = Pout

A energia gasta ou demandada para realizar esse trabalho será a potência que a fonte necessitará extrair da tomada de energia elétrica.

Portanto Energia = Pin

A fórmula da eficiência aplicada às fontes de alimentação pode ser desse modo melhor entendida:

Considerando Pin a potência retirada da tomada de energia elétrica;

Considerando Pout a potência entregue ao seu PC;

Eficiência = η = Pout / Pin

Derivadas daí teremos:

Pin = Pout / η

ou

Pout = η x Pin

Desse modo e em definitivo, uma fonte com η = 70% ao entregar 450 Watts ao seu PC demandará da tomada de energia elétrica uma potência Pin de:

Pin = Pout / η = 450 / 0,70 = 642,9 Watts;

450 Watts para seu PC e os restantes 192,9 Watts dissipados sob a forma de calor na fonte..

A capacidade final da fonte em nada tem a ver com a demanda real final na tomada. Fontes de 350 Watts ou de 1.000 Watts demandarão da tomada a mesma energia desde que tenham a mesma eficiência e a potência demandada será:

Potência demandada da tomada = Potência solicitada pelo PC / Eficiência da fonte

Abraço...

neste caso ai faller eu pagaria na minha conta de luz 642,9w ou 450w?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
neste caso ai faller eu pagaria na minha conta de luz 642,9w ou 450w?

Nessa situação hipotética de seu PC solicitar 450 Watts e da fonte ter uma eficiência de 70% a demanda total da tomada elétrica seria de 450/0,70 = 642,8 Watts sendo que 450 Watts seriam entregues ao seu PC e 192,8 Watts seriam dissipados pela fonte sob a forma de calor..

Ora, ambos são trabalho. Um deles trabalho útil, os 450 Watts entregues ao PC e outra parte trabalho inútil de 192,8 Watts dissipados sob a forma de calor.

Desse modo pagarás pelos 642,8 Watts...

O trabalho de aquecer pode não ser de total inutilidade, uma vez que a fonte aqueceria o gabinete e lá, sobre o mesmo, poderias deixar o "sanduba" para comer de madrugada. Seria conservado aquecido...

Ou, com o gabinete no chão, poderias aquecer os pés no frio inverno gaúcho... Veja então que uma fonte de baixa eficiência pode até ser útil...:lol:

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ooo faller gosto muito do seu sarcasmo nas respostas me divirto muito acredite. Mas o seguinte qual seria a diferença desta eficiencia por você explicada e o seu respectivo desperdicio e aquela energia reativa desperdiçada pela fonte, pois pelo que sei a energia reativa aqui no brasil não é cobrada do consumidor domestico pelas companhias de energia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
ooo faller gosto muito do seu sarcasmo nas respostas me divirto muito acredite. Mas o seguinte qual seria a diferença desta eficiencia por você explicada e o seu respectivo desperdicio e aquela energia reativa desperdiçada pela fonte, pois pelo que sei a energia reativa aqui no brasil não é cobrada do consumidor domestico pelas companhias de energia?

É que sem humor não tem solução... Mas creia não é pessoal e sim do tipo perco o amigo mas não perco a piada..

Sei, falas da energia aparente e da energia útil. Em AC sempre que o fator de potência de uma carga não for unitário, isto é, sempre que a corrente pela razão que for não estiver casada com a tensão que a provocou, se tem como resultado uma potência aparente, da qual parte é útil e outra reativa (não executa trabalho)

Isso dai não tem nada a ver com a eficiência, pois a mesma somente usa para seu cálculo de um lado, o lado da entrada, a potência útil admitida e de outro lado, o de saída, a potência útil de saída.

Então, se quiseres tornar mais claro ainda o conceito:

Eficiência = η = Pútil_out / Pútil_in

A potência reativa não é cobrada nem aqui no Brasil nem em lugar algum..

Existe um conceito errôneo de que na Europa a mesma é cobrada, o que não é verdadeiro...

O que existe na Europa são determinações tais como aquela que envolve as fontes para PC, que diz que acima de determinada potência (e isso inclui essas fontes para PC) é terminantemente proibida a comercialização de equipamentos que não tenham correção de fator de potência nos mesmos..

É só pensar.. Se fosse cobrada a potência reativa não seria necessário proibir a comercialização das fontes. O usuário que escolhesse pagar mais por uma fonte com correção ou na conta de energia... Simples..

No Brasil, na distribuição de energia industrial (não residencial), também não se cobra a potência reativa, porém existe, como incentivo a correção desse fator de potência, o barateamento do valor do KWh para fatores mais elevados. A Cia Distribuidora de energia faz a medida do FP da empresa e classifica a mesma em alguma faixa de FP. Quando a empresa adicionar bancos capacitivos ou indutivos (dependendo de seu FP médio) e chamar novamente a distribuidora, essas faixas de valores de KWh são reavaliadas e a empresa pode ganhar nova classificação...

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

diga ai então faller na adequação da potencia da fonte para a alimentação de um sitema terei que levar em conta a sua eficiencia? considerando que a sua eficiencia é maior quando o consumo atinja um valor de 50% de sua potencia. Exemmpificando: Se o meu pc tem um consumo medio de 200w e a minha fonte tem 80% de eficiencia então para eu atingir os 50% da potencia eu deveria ter uma fonte de 500w e nao uma de 400? é isto? sempre obrigado e abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
diga ai então faller na adequação da potencia da fonte para a alimentação de um sitema terei que levar em conta a sua eficiencia? considerando que a sua eficiencia é maior quando o consumo atinja um valor de 50% de sua potencia. Exemmpificando: Se o meu pc tem um consumo medio de 200w e a minha fonte tem 80% de eficiencia então para eu atingir os 50% da potencia eu deveria ter uma fonte de 500w e nao uma de 400? é isto? sempre obrigado e abraço.

Veja ai amigo.. Se seu PC demanda 200 Watts e a eficiência da fonte for de 80% a única dedução a partir dai é de que ao puxar esses 200 Watts, para entregar ao seu PC, a fonte estará exigindo da tomada da parede 200/0,80 = 250 Watts e você estará pagando por 250 Watts

Quanto a você ter uma fonte de 400 Watts, que se solicitada pelo seu PC conseguirá fornecer esses 400 Watts ou uma fonte de 500 Watts , que conseguirá ofertar esses 500 Watts, são detalhes..

Se você quiser trabalhar justo centrado nos 50% da capacidade de entrega da fonte, e seu PC demandar em média 200 Watts, tome uma fonte de 400 Watts, pois 50% de sua capacidade são os 200 Watts exigidos pelo seu PC..

Eu, por hábito de longa data, ao especificar fontes, prefiro dimensioná-las de tal modo que o pico de demanda do PC coincida mais ou menos com os 70% de capacidade de entrega da fonte...

Nesse caso, se esses 200 Watts fossem não a média mas sim a exigência de pico do PC, dividiria esses 200 Watts do pico por 0,70 = resultando em 290 Watts=> (arredonda-se para 300 Watts) e dimensionaria para esse PC uma fonte com capacidade final de entrega de 300 Watts..

Faço assim porque na prática a grande maioria dos PC que não são PC's especiais, com avantajadas características, tem sua potência a vazio em mais ou menos 60% da potência de pico... Se sabendo que a potência de pico vai ficar em 70% da capacidade de entrega de uma fonte, 60% desse valor resultará em 70% x 0,6 = 42% ...

O PC desse modo estaria operando numa faixa mais ou menos variável desde 40% até 70% da capacidade de entrega da fonte..

Veja ai como fica a eficiência típica de uma fonte se o consumo do PC ficar entre 40 e 70% de sua capacidade de entrega de potência..

MelhorfaixadeeficinciaCorsairVX450.jpg

Veja ai que nessa faixa você acaba ficando com uma eficiência quase plana e no topo da mesma...

Abraço...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Legal a explanação, mas digamos se eu usar uma fonte de pc para outra finalidade. Tipo ligar coolers e colocar uma carga de 5W nela, o cálculo é o mesmo ou tem uma diferença da eficiência dependendo da carga?

Eu tenho a impressão que deve existir uma espécie de curva para determinar isso. Ou sempre terá uma eficiência fixa para qualquer carga que eu colocar nela?

Achei melhor reabrir esse tópico do que abrir outro novo, já que a informação é pertinente ao tema.

Se eu colocar 5w de carga na fonte então ela consome 5/0,7 = 7wats? Essa formula serviria nesse caso de uma carga muito baixa?

Obrigado!

E me desculpem qualquer coisa.

Abraço,

Vianney

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal a explanação, mas digamos se eu usar uma fonte de pc para outra finalidade. Tipo ligar coolers e colocar uma carga de 5W nela, o cálculo é o mesmo ou tem uma diferença da eficiência dependendo da carga?

Eu tenho a impressão que deve existir uma espécie de curva para determinar isso. Ou sempre terá uma eficiência fixa para qualquer carga que eu colocar nela?

Achei melhor reabrir esse tópico do que abrir outro novo, já que a informação é pertinente ao tema.

Se eu colocar 5w de carga na fonte então ela consome 5/0,7 = 7wats? Essa formula serviria nesse caso de uma carga muito baixa?

Obrigado!

E me desculpem qualquer coisa.

Abraço,

Vianney

A fórmula serve, mas ai você vai ter que "chutar" a eficiência da fonte com uma carga tão baixa, já que não me lembro de ter visto algum teste mostrar a eficiência de uma fonte com 5W de carga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A fórmula serve, mas ai você vai ter que "chutar" a eficiência da fonte com uma carga tão baixa, já que não me lembro de ter visto algum teste mostrar a eficiência de uma fonte com 5W de carga.

Pois é Jorno, estou com um projeto e estava querendo usar fonte de pc por ter várias voltagens, e suportar uma variação de carga elevada, fora o custo.

Mas se a eficiência for muito baixa, talvez não valha a pena, pois não quero algo que consuma muito energia. Pelo que to vendo tem chance da fonte consumir mais que a carga. kkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Pois é Jorno, estou com um projeto e estava querendo usar fonte de pc por ter várias voltagens, e suportar uma variação de carga elevada, fora o custo.

Mas se a eficiência for muito baixa, talvez não valha a pena, pois não quero algo que consuma muito energia. Pelo que to vendo tem chance da fonte consumir mais que a carga. kkkk

Se a eficiência da fonte for de 50% a fonte consumirá e dissipará sob a forma de calor igual ao que a carga vai dissipar..

As fontes em geral tem um comportamento bastante típico, tem uma baixa eficiência em potências baixas, pela influência das demanda padrão, standard dela, que independe da potência entregue e também baixa em alta potência, agora pela demanda mesmo, até por dissipação por I ao quadrado x R..

Desse modo fontes podem ter algo como 80% de eficiência, em média potencia, caindo para 75% perto de sua potência máxima e caindo também para abaixo até de 60% ai pelos 10% da sua capacidade de entrega de potência. Essa curva pode variar de fonte para fonte..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Más quanto será que isso dá por mês ?? Quer dizer,já li em muitos lugares,que uma fonte com maior eficiência,deixará a conta de luz de seu dono mais barata,más ainda não achei nada que desse pelo menos um exemplo dessa economia...

Entendo que talvez esse cálculo possa ser bem diferente de região pra região,de concessionária pra concessionária,más acho que um exemplo qualquer,da região e concessionária que fosse,não faria mal algum. ;)

Por exemplo,dois computadores,onde a única diferença entre eles,seja as fontes de alimentação que cada um tem...um tem uma fonte de 300W com 70% de eficiência,e o outro tem uma fonte de 300W com 80% de eficiência.Além disso,digamos que ambos exigem sempre o máximo da fonte (300W)...se ficassem ligados 5 horas por dia,isso durante 30 dias seguidos,qual seria em media o custo em reai$ de cada um ??

Enfim,se alguém souber de um link falando dessa econômia na prática,por favor deixe ai...minha curiosidade agradece. :D

Aliás Faller,valeu pelo tuto,muito bom!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Más quanto será que isso dá por mês ?? Quer dizer,já li em muitos lugares,que uma fonte com maior eficiência,deixará a conta de luz de seu dono mais barata,más ainda não achei nada que desse pelo menos um exemplo dessa economia...

Entendo que talvez esse cálculo possa ser bem diferente de região pra região,de concessionária pra concessionária,más acho que um exemplo qualquer,da região e concessionária que fosse,não faria mal algum. ;)

Por exemplo,dois computadores,onde a única diferença entre eles,seja as fontes de alimentação que cada um tem...um tem uma fonte de 300W com 70% de eficiência,e o outro tem uma fonte de 300W com 80% de eficiência.Além disso,digamos que ambos exigem sempre o máximo da fonte (300W)...se ficassem ligados 5 horas por dia,isso durante 30 dias seguidos,qual seria em media o custo em reai$ de cada um ??

Enfim,se alguém souber de um link falando dessa econômia na prática,por favor deixe ai...minha curiosidade agradece. :D

Aliás Faller,valeu pelo tuto,muito bom!

Dentro de suas premissas, fica fácil de se calcular

P= 300 Watts

Tempo = 5 horas dia

Fonte um tem eficiência de 70%

Fonte dois tem eficiência de 80%

Consumo mensal da fonte um = 300/0,70 = 428 Watts x 5 horas x 30 dias = 64.286 Watts ou 64,286 KWatts hora

Consumo mensal da fonte dois = 300/0,80 = 375 Watts x 5 horas x 30 dias = 56.250 Watts ou 56,250 KWatts hora

Na minha região o custo do KWh anda por volta de R$ 0,37. Se você não souber o seu dai, divida o total de grana da fcatura da energia de um mes qualquer pelo consumo em KKW daquele mes..

Desse modo, o custo mensal de energia de cada uma delas seria

Fonte um = 64,286 x 0,37 = R$ 23,78 mensais

Fonte dois = 56,250 x 0,37 = R$ 20,81 mensais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum...segundo o link abaixo,por enquanto o valor do kWh cobrado pela Ligth aqui no Rio,é em media R$ 0,31 (valor confirmado pela ANEEL-impostos não inclusos),más pelo que ví esse valor muda muito de acordo com o consumo do cliente.

http://www.light.com.br/para-residencias/Sua%20Conta/composicao-da-tarifa.aspx

Como meu consumo fica na casa dos 100 kWh ~ 220 kWh mês,acho que pago em media R$ 0,35 por kWh.

Bom,dessa forma,ainda naquele exemplo anterior dos PC's com fontes de 70% ~ 80% de eficiência,seria isso:

•Fonte 300W 70% Eficiência = consumo de ~ 64 kWh por mês = 64 kWh x R$ 0,35 = R$ 22,40

•Fonte 300W 80% Eficiência = consumo de ~ 56 kWh por mês = 56 kWh x R$ 0,35 = R$ 19,60

•Diferença = R$ 2,80

Vejo que até no seu cálculo a diferença em reais ficou abaixo dos R$ 3,00 por mês,e isso assumindo um PC exigindo 300W por 5 horas,todos os dias,o que não parece ser a realidade da maioria.Com certeza que qualquer economia é bem vinda,más eu achava que ao optar por uma fonte de 80% no lugar de outra de 70% a economia no fim do mês seria maior...me enganei! :cry:

Más é claro que vale mais a pena ir numa dessas,que a cada mês devolverá a seu dono em forma de economia,o valor que ela própria custou a mais,e que como de costume,tem mais recursos que uma fonte mais barata.

Obrigado pelo esclarecimento Faller.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dúvida relacionada a fontes.

Comprei uma fonte de 400w e na embalagem diz que ela possui 88% de eficiência.

Então, supondo que meu computador consuma no máximo 300w, o calculo deveria ser 400.0,88 ou 300.0,88 (nesse caso, o que o computador necessita)?

Fiquei na dúvida se esses W são o que a fonte diz entregar ou o que o computador puxa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum...segundo o link abaixo,por enquanto o valor do kWh cobrado pela Ligth aqui no Rio,é em media R$ 0,31 (valor confirmado pela ANEEL-impostos não inclusos),más pelo que ví esse valor muda muito de acordo com o consumo do cliente.

http://www.light.com.br/para-residencias/Sua%20Conta/composicao-da-tarifa.aspx

Como meu consumo fica na casa dos 100 kWh ~ 220 kWh mês,acho que pago em media R$ 0,35 por kWh.

Bom,dessa forma,ainda naquele exemplo anterior dos PC's com fontes de 70% ~ 80% de eficiência,seria isso:

•Fonte 300W 70% Eficiência = consumo de ~ 64 kWh por mês = 64 kWh x R$ 0,35 = R$ 22,40

•Fonte 300W 80% Eficiência = consumo de ~ 56 kWh por mês = 56 kWh x R$ 0,35 = R$ 19,60

•Diferença = R$ 2,80

Vejo que até no seu cálculo a diferença em reais ficou abaixo dos R$ 3,00 por mês,e isso assumindo um PC exigindo 300W por 5 horas,todos os dias,o que não parece ser a realidade da maioria.Com certeza que qualquer economia é bem vinda,más eu achava que ao optar por uma fonte de 80% no lugar de outra de 70% a economia no fim do mês seria maior...me enganei! :cry:

Más é claro que vale mais a pena ir numa dessas,que a cada mês devolverá a seu dono em forma de economia,o valor que ela própria custou a mais,e que como de costume,tem mais recursos que uma fonte mais barata.

Obrigado pelo esclarecimento Faller.

Essa economia pode realmente ser vantajosa se comparar uma fonte xing ling com eficiência abaixo de 70% com uma ótima fonte Com cerca de 90% de Eficiência em um computador ligado por mais de 8 horas diárias(meu caso).

Fontes de qualidade e alta eficiência além de mais recursos, conseguem entregar energia mais estável para seu computador(ainda acho que foi uma fonte porcaria que eu tinha que estragou minha falecida 9400gt).

Fora o fato de fontes melhores conseguirem aguentar por mais tempo, economizando na compra de uma nova fonte, sendo muitas delas com garantia de até 5 anos. (a minha diz que tem 7, será que aguenta tudo isso???)

Só uma dúvida relacionada a fontes.

Comprei uma fonte de 400w e na embalagem diz que ela possui 88% de eficiência.

Então, supondo que meu computador consuma no máximo 300w, o calculo deveria ser 400.0,88 ou 300.0,88 (nesse caso, o que o computador necessita)?

Fiquei na dúvida se esses W são o que a fonte diz entregar ou o que o computador puxa.

A fonte pode entregar 400w se seu computador precisar de 400w.

No caso do computador demandar só 300w, ela vai gastar: 300*0,88 = 340W

Mas a eficiência varia de acordo com a potência demandada, como o faller disse, devendo ficar abaixo dos 88% em cargas muito baixas ou muito altas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma dúvida relacionada a fontes.

Comprei uma fonte de 400w e na embalagem diz que ela possui 88% de eficiência.

Então, supondo que meu computador consuma no máximo 300w, o calculo deveria ser 400.0,88 ou 300.0,88 (nesse caso, o que o computador necessita)?

Fiquei na dúvida se esses W são o que a fonte diz entregar ou o que o computador puxa.

O Faller explicou bem a questão, mas não custa repetir que não é nada disso. A fonte de 400W é de 400W. Isso não depende da eficiência, mas da potência. Se a potência é de 400W, a fonte pode fornecer 400W. E ponto. Só fornecerá menos se o computador consumir menos.

Porém uma fonte, ao fornecer energia, consome mais do que fornece. Se seu computador consome 300W, a fonte vai fornecer os 300W necessários e vai tomar lá na parede mais do que isso. Aqui é que entra a eficiência: Quanto ela aproveita e quanto ela joga fora.

A Antec HCG-400 tem 83.74% de eficiência e não 88%. Eficiência é aquela medida com a fonte fornecendo os 400W que tem. É diferente de eficiência máxima, é diferente de "até 88%".

Dai o cálculo a ser feito é:

Potência: 400

Consumo: 300

Eficiência: 83.74%

300/83.74 = 358

Ela vai fornecer 300W e consumir 358W

Se você aumentar o consumo do PC para 400W, ela vai fornecer 400W e consumir, lá na tomada, 477W. Se tivesse maior eficiência, ia fornecer 400W e consumir menos. Se tivesse menor eficiência, ia fornecer 400W e consumir mais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Só uma dúvida relacionada a fontes.

Comprei uma fonte de 400w e na embalagem diz que ela possui 88% de eficiência.

Então, supondo que meu computador consuma no máximo 300w, o calculo deveria ser 400.0,88 ou 300.0,88 (nesse caso, o que o computador necessita)?...

É, parece que você não leu o texto original desse tópico ou leu e não entendeu bulhufas.. Lá está a resposta de sua dúvida..

Hum...segundo o link abaixo,por enquanto o valor do kWh cobrado pela Ligth aqui no Rio,é em media R$ 0,31 (valor confirmado pela ANEEL-impostos não inclusos)....

Você sabe, como calcular o quanto de imposto, que ai cabe??

Cerro que não, por isso nunca uso essas referência da ANEEL..

Você não consegue pagar sua fatura de energia sem o imposto, consegue???

Por isso em vez de consultar a ANEEL ou a Internet, consulte sua conta de energia..

O valor total da fatura dividido pelo consumo de um mesmo mês, dá exato o valor, já com imposto, taxas etc e tal, que efetivamente pagas pelo KWh..

O resto é resto..

Revendo minha fatura do mês de agosto

Total de fatura = R$ 143,36

Total do consumo = 362 KWh

Preço do KWh = R$ 0,396

O pessoal nem se dá conta que essa diferença pequena, relativa a 5 horas por dia , ao longo de um ano, pode representar a diferença de preço entre uma boa fonte e uma fonte genérica..

- Não se dá conta também que com uma fonte de baixa eficiência a geração de calor dentro do gabinete equivale a uma lâmpada de 60 Watts, acesa o tempo todo..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, parece que você não leu o texto original desse tópico ou leu e não entendeu bulhufas.. Lá está a resposta de sua dúvida..

Você sabe, como calcular o quanto de imposto, que ai cabe??

Cerro que não, por isso nunca uso essas referência da ANEEL..

Você não consegue pagar sua fatura de energia sem o imposto, consegue???

Por isso em vez de consultar a ANEEL ou a Internet, consulte sua conta de energia..

O valor total da fatura dividido pelo consumo de um mesmo mês, dá exato o valor, já com imposto, taxas etc e tal, que efetivamente pagas pelo KWh..

O resto é resto..

Revendo minha fatura do mês de agosto

Total de fatura = R$ 143,36

Total do consumo = 362 KWh

Preço do KWh = R$ 0,396

O pessoal nem se dá conta que essa diferença pequena, relativa a 5 horas por dia , ao longo de um ano, pode representar a diferença de preço entre uma boa fonte e uma fonte genérica..

- Não se dá conta também que com uma fonte de baixa eficiência a geração de calor dentro do gabinete equivale a uma lâmpada de 60 Watts, acesa o tempo todo..

Faller, desconheço um pouco o assunto.

A utilização de aterramento pode de alguma forma interferir no desempenho e eficiência de uma fonte de energia???

Creio que vou mudar para uma casa alugada dentro de 1 mês, não faço nem ideia de onde vai ser ainda, imagina saber sobre a rede elétrica.

Outra dúvida é quanto à polarização de uma tomada 127V interferir na eficiência e desempenho de uma fonte(acho que vou comprar um multímetro e alterar por conta própria a polarização e inclusive a tomada se necessário, mas aterramento nem sempre é possível).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...