Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dúvidas no carregador de baterias automotivas


fauzisp

Posts recomendados

Acho que não. Este tópico procura encontrar um carregador ideal para baterias automotivas, sendo aquele carregador simples sem filtragem sugerido por Fauzisp o mais discutido deles.

Espero que seja isso.

Ao alcance de todos, pelo que eu notei no tópico, nem todos moram em São Paulo onde até na padaria se encontra todo o tipo de componentes, veja o número de posts onde é pedido equivalentes para o projeto. Isso que pensei em ilustrar, montar o carregador com peças de sucata. Mas mudei de ideia, vou comprar placas solares e um regulador profissional de precisão. Nem cheiro de solda eu sentirei, não precisarei cortar nem um pedaço de fio, parece isso ser o ideal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não entendo, a proposta do tópico é com peças discretas(sucatas para todos) e tu vem com integrado LM317...

Ninguém deve censurar a participação de ninguém e o teu comentário é ofensivo. Estou participando de um fórum onde a minha intenção é divulgar conhecimento e um circuito ao alcance de todos com ótimo custo benefício. Não estou fazendo nada de errado!

O LM317, LM350 tem apenas 3 pinos e não 14, 16, 18, qual o problema? São só 3! E com mais dois componentes externos você tem um regulador de tensão de primeira linha. Míseros + - R$3,50 por esta tecnologia!

O circuito por mim divulgado faz uso dele e mais um booster se for necessário, ou seja, um transistor para aumentar a capacidade de corrente. Adicionando um BC549 e um resistor (ou resistores) ja é possivel fazer um carregador versátil para qualquer bateria...

Eu participei muito deste tópico pois buscava o carregador ideal, mas, já é um fato comentado por muitos experientes que o projeto inicial deste tópico tem limitações:

► retificação de meia onda - aquece o núcleo do transformador, pois ele vira um eletroíma, saturando, baixando sua eficiência;

► a limitação de corrente é feita pelo próprio transformador, não sendo versátil para baterias de corrente diferentes;

► não tem proteção contra curto ou aquecimento;

► É escasso a quantidade de pessoas que retornam mensagem mostrando a sastisfação ou o perfeito funcionamento do circuito. Muitos não conseguem sequer ajustar o cutt-off do carregador.

E por ai vai...

O fato de alguém encontrar este circuito carregador em algum aparelho comercial não quer dizer que ele seja o melhor. Ele carrega, mas tem muitos contras. Ele está lá porque é mais barato para a empresa que o fabrica e ela não parece importar se o comprador irá trocar as baterias precocemente por ter um carregador inadequado.

Se for colocar na ponta do lápis, o circuito que eu divulgo (ou similares) terá provavelmente o mesmo preço. A dificuldade ou facilidade na montagem é a mesma, e o desperdício de energia será menor. Tem proteção contra curto/sobrecarga e de aquecimento.

O que eu divulgo é apenas uma opção a mais para montar um carregador. Montar o circuito A ou B fica a critério de cada um. Agora se um circuito é bom ruim ou péssimo, se ele é difícil ou fácil... pergunte a um professor de eletrõnica e veja o comentario de quem sabe.

Circuitos similares:

http://img705.imageshack.us/img705/484/carregadoremteste.jpg

http://img256.imageshack.us/img256/6776/lm317simplecurrentlimit.gif

http://img33.imageshack.us/img33/6193/r3155d2840.gif

http://img638.imageshack.us/img638/9472/r112vleadacidbateerycha.gif

http://img403.imageshack.us/img403/7266/2leadacidbatterycharger.gif

http://img210.imageshack.us/img210/1609/carreg1.gif

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém deve censurar a participação de ninguém e o teu comentário é ofencivo. Estou participando de um fórum onde a minha intenção é divulgar conhecimento e um circuito ao alcance de todos com ótimo custo benefício. Não estou fazendo nada de errado!

O LM317, LM350 tem apenas 3 pinos e não 14, 16, 18, qual o problema? São só 3! E com mais dois componentes externos você tem um regulador de tensão de primeira linha. Míseros + - R$3,50 por esta tecnologia!

O circuito por mim divulgado faz uso dele e mais um booster se for necessário, ou seja, um transistor para aumentar a capacidade de corrente. Adicionando um BC549 e um resistor (ou resistores) ja é possivel fazer um carregador versátil para qualquer bateria...

Eu participei muito deste tópico pois buscava o carregador ideal, mas, já é um fato comentado por muitos experientes que o projeto inicial deste tópico tem limitações:

► retificação de meia onda - aquece o núcleo do transformador, pos ele vira um eletroima, saturando, baixando sua eficiência;

► a limitação de corrente é feita pelo próprio transformador, não sendo versátil para baterias de corrente diferentes;

► não tem proteção contra curto ou aquecimento;

► a quantidade de pessoas que retornam mensagem mostrando a sastisfação ou o perfeito funcionamento do circuito. Muitos não conseguem sequer ajustar o cutt-off do carregador.

E por ai vai...

O fato de alguém encontrar este circuito carregador em algum aparelho comercial não quer dizer que ele seja o melhor. Ele carrega, mas tem muitos contras. Ele está lá porque é mais barato para a empresa que o fabrica e ela não parece importar se o comprador irá trocar as baterias precocemente por ter um carregador inadequado.

Se for colocar na ponta do lápis, o circuito que eu divulgo (ou similares) terá provavelmente o mesmo preço. A dificuldade ou facilidade na montagem é a mesma, e o desperdício de energia será menor. Tem proteção contra curto/sobrecarga e de aquecimento.

O que eu divulgo é apenas uma opção a mais para montar um carregador. Montar o circuito A ou B fica a critério de cada um. Agora se um circuito é bom ruim ou péssimo, se ele é difícil ou fácil... pergunte a um professor de eletrõnica e veja o comentario de quem sabe.

Circuitos similares:

http://img705.imageshack.us/img705/484/carregadoremteste.jpg

http://img256.imageshack.us/img256/6776/lm317simplecurrentlimit.gif

http://img33.imageshack.us/img33/6193/r3155d2840.gif

http://img638.imageshack.us/img638/9472/r112vleadacidbateerycha.gif

http://img403.imageshack.us/img403/7266/2leadacidbatterycharger.gif

http://img210.imageshack.us/img210/1609/carreg1.gif

Eu tenho acesso a toda linha de reguladores, mas tu notaste que participantes não conseguiram nem o trimpot? Pois é, neste caso o "ofencivo" foi você. E quando eu precisar de um professor de eletrônica pra montar um carregador de bateria eu te ligo. Ou pergunto pro Faller que estudou muito mais que eu, e montou uma ótima fonte com componentes que estavam a mão. Simples assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou pergunto pro Faller que estudou muito mais que eu, e montou uma ótima fonte com componentes que estavam a mão. Simples assim.

Colega, você leu o que escreveu?

1º - as criticas negativas que fiz a este carregador foi baseada justamente em cometários de quem entende mais que eu, e isso inclui Faller. Em um comentário que o próprio Faller me disse em algum tópico por ai a fora, uma retificação de meia onda não se tira o máximo do transformador.

2º - Componentes que estavam a mão??????????? Qual a diferença dos componentes que eu mostrei naquele carregador e da fonte que ele montou??? Eu sujeri um LM317 (R$1,50) e mais um TIP147 (R$4,00)! Faller usou 2 TIP147 e mais um LM338 (R$16,00 no mínimo). A fonte dele é muito mais "invocada" que o projeto que eu sujeri.

Agora se muitos não conseguem nem um trimpot como vão montar um carregador completo? Como vão conseguir triacs de códigos extranhos do qual vendedor nenhum nunca sabe dizer a corrente máxima de trabalho. Faça o seguinte: Procure no google por carregador de bateria e veja quantos circuitos com triacs e retificação de meia onda você acha e veja quantos usam cis, transistores e onda completa.

Não é nada pessoal, mas quem precisar de um carregador e não achar triacs, ai está um circuito com CI, bem simples. Agora, quem não achar o Ci, monta com triacs. É APENAS MAIS UMA OPÇÃO, entendeu? Só isso! Não é ótimo e não é horrível.

O QUE FIZ NÃO TEM NADA DE ERRADO. Não gostou, apenas ignore e deixe que seja de proveito para outros. Eu estou apenas pondo em prática meu censo de colaboração!

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Colegas de fórum, não subestimo a capacidade e inteligência de ninguém que aqui colaboraram gratuitamente com seus conhecimentos e tempo dedicado!

Uma coisa tenho que ressaltar, os tópicos devem seguir a linha de desejo de quem o criou, lógico que opiniões e apresentações de alternativas diferentes serão sempre bem vindas! Mas não devem ser o foco do tópico.

No caso desse tópico em específico, estamos aqui para retirar a dúvida do autor e de quem mais se “aventure” a montar o mesmo circuito, não cabe uma discussão sobre um outro circuito que não tem nada a ver com esse! Existem vários outros tópicos tratando do assunto “Carregador de Baterias”, sei que se torna até cansativos! Mas se tratam de carregadores diferentes ou/e dúvidas diferentes!...

Portanto colegas mantenham o foco na dúvida desse carregador em específico.

A Equipe de Moderação agradece a participação de todos.

Tópico Reaberto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Concordo plenamente. Após entender como funciona um carregador vejo que o necessário é uma uma tensão de 14V (para bateria de 12V) e um limitador de corrente. O resto é guéri-guéri.

carregadorsimples2d.jpg

Boa tarde Rafael.R.

Algumas dúvidas (por favor releve se forem dúvidas banais, valeu?):D:

1) A entrada do circuito é para aqueles trafo com secundário de 3 fios? Por que 3 entradas? e como seria as ligações do secundário?

2) O capacitor não irá fazer um filtro? Pelo que li, para baterias automotivas não pode ser ckt filtrado, tem que ser pulsante?

3) A forma q você escreveu os resistores está me confundindo, exemplo: o 0,15R é o 15 ohms; o de 1,2R é o de 1,2k ohms e o de 0,6R é 6 ohms ou 60 ohms, e por aí vai?

Agradeço a atenção. :help:

JocsMister

disse que esse transformador e de 18V mas que valor de VA ?

tem o circtido montado como? bradbord ? circuito impresso?

faça o seguinte

1 meça a tensão da bateria antes de ligar ao circuito, devera ser inferior a 13V

2 lige a bateria ao carregador sem o ligar a tensão da rede

3 rode o potenciometro todo para o lado de R3

o lede deve apagar, D1

4 agora ligue carregador a tensão de entrada

5 meça a corrente de carga na bateria e a tensão nos terminais do transformador

6 meça a volt. da bateria ate esta ter 13,8vm meça nos terminais da bateria

7 agora rode o patenciometro para o lado de R1 ate o led acender

coloque os resultados de cada um destes pontos

Boa tarde oceano.

Tem como você dá uma analisada, com todo o respeiro no ckt postado pelo Rafael.R lá na página nr 15, onde ele indica um outro ckt para carregar bateria.

1) Será que aquele é bom ou mais seguro q o do início do tópico.

2) Será que o capacitor vai filtrar a tensão? Pelo que li para bateria automotiva não pode ser filtrado tem que ser pulsante!

Acho os seus comentário bem embasados, será que pode nos ajudar!

Grato

Boa tarde oceano.

Tem como você dá uma analisada, com todo o respeito no ckt postado pelo Rafael.R lá na página nr 15, onde ele indica um outro ckt para carregar bateria.

1) Será que aquele é bom ou mais seguro q o do início do tópico.

2) Será que o capacitor vai filtrar a tensão? Pelo que li para bateria automotiva não pode ser filtrado tem que ser pulsante!

Acho os seus comentário bem embasados, será que pode nos ajudar!

Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1) A entrada do circuito é para aqueles trafo com secundário de 3 fios? Por que 3 entradas? e como seria as ligações do secundário?

2) O capacitor não irá fazer um filtro? Pelo que li, para baterias automotivas não pode ser ckt filtrado, tem que ser pulsante?

3) A forma q você escreveu os resistores está me confundindo, exemplo: o 0,15R é o 15 ohms; o de 1,2R é o de 1,2k ohms e o de 0,6R é 6 ohms ou 60 ohms, e por aí vai?

1º - Sim. É para usar um transformador com Center Tape ou de "3 fios". Onde tem os diodos serão os fios das extremidades e o outro que não tem diodo será o center tape ou fio central.

2º - Não precisa ser pulsante, inclusive a bateria atua como um capacitor, por isso alguns carregadores não o utilizam, para economizar no circuito. O que importa é que a tensão e a corrente sejam reguladas.

3º - 0,15 R são 0,15 Ohms e 1,2R são 1,2 Ohms assim como 0,6R são 0,6 Ohms. 6 Ohms seriam 6R e 1,2K Ohms seriam 1,2K ou 1K2.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Rafael.R.

Algumas dúvidas (por favor releve se forem dúvidas banais, valeu?):D:

1) A entrada do circuito é para aqueles trafo com secundário de 3 fios? Por que 3 entradas? e como seria as ligações do secundário?

2) O capacitor não irá fazer um filtro? Pelo que li, para baterias automotivas não pode ser ckt filtrado, tem que ser pulsante?

3) A forma q você escreveu os resistores está me confundindo, exemplo: o 0,15R é o 15 ohms; o de 1,2R é o de 1,2k ohms e o de 0,6R é 6 ohms ou 60 ohms, e por aí vai?

Agradeço a atenção. :help:

Olá Mauricio, o colega "Leandro DL" respondeu muito bem. Basicamente para carregar uma bateria você precisa de uma tensão de uns 2 voltas acima da tensão da bateria quando carregada e precisa que a corrente seja limitada a uma taxa de 10% da corrente total que ela pode fornecer.

Então:

1 - Este esquema específico mostra uma retificação para transformadores com "tomada central", mas um trafo com enrolamento simples da na mesma, bata retificar com uma ponte de diodos;

2 - Na verdade existe outros tipos de baterias de composição química diferente que uma tensão pulsante pode melhorar... Bateria automotiva (chumbo-ácida) não precisa, basta uma corrente contínua circulando no sentido oposto;

3 - Na eletrônica o "R" nos resistores substitui o simbolo , da na mesma, é tudo ohms

Na verdade eu não desenvolvi circuito algum. Este ai que mostrei tem uma modificação aqui e ali, como a adição de um transistor booster (TIP147) para que assim o circuito possa manipular mais corrente. Muitos circuitos usam apenas um CI LM350 como um semelhante aqui: http://www.circuitstoday.com/battery-charger-using-lm350.

Na MINHA opinião, o circuito original proposto no começo do tópico é muito limitado. Na certa é de algum carregador estacionário feito para aquela única bateria que ele deveria carregar. Alguém pois na internet. Metade do tópico aqui são de pessoas que procuram componentes equivalentes de mesma corrente. Da-se a impressão de ser um circuito "milagroso". Bem, este aqui é bem simples, baratero e versátil. Pode-se inclusive ajusta-lo para carregar baterias de tensões diferentes bastando ter um trafo com tensão superior a bateria.

LM317 - R$0,79

http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/680/218/circuito-integradolinha-lm/lm317-t-circuito-integrado-to-220?keyword=lm317

TIP147 - R$3,05

http://www.proesi.com.br/site/produtos/detalhe/1650/255/transistorlinha-mp-p-pn-std-sub-ta-tda-tip-tipl/tip147-transistor

O poste #222 e #229 descrevem alguns maleficios de usar o circuito inicial.

Abraço e boa sorte.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia Leandro.

Muito obrigado pela resposta. É muito bom contar e encontrar pessoas q têm a disposição de compartilhar conhecimento. Sempre aprendi com verdadeiros professores que: conhecimento é pra ser passado e não retido.

Vou tentar fazer este ckt e retorno.

Fiquem com Deus.

Bom dia Rafael.R

Obrigado pelo retorno e a vontade de ajudar, valeu mesmo!

Sem querer abusar, outras dúvidas:

1)É necessário um dissipador de calor em algum componente?

2) A pinagem do LM317 é naquela ordem mesmo, exemplo: pino 1 no resistor de 1,2R; pino 2 no BC547 e pino 3 entre o diodo e resistor de 220R?

3) No resistor X poderia colocar um potenciômetro, para mudar as resistências caso queira alternar a corrente para carregar mais rápido ou mais lento? Se sim qual você indicaria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Maurício.

Assim como o seu professor lhe disse, repassar o conhecimento só faz bem e prova que sua cabeça não é só pra se usar boné.

A pinagem do LM317 não está claramente apresentada naquele esquema, mas com um pouquinho mais de experiência com o componente você logo-logo vai saber da pinagem só de olhar na figura.

Ali no "pino 1", onde está o resistor de 1.2R é o pino "IN" do CI e fisicamente é o terceiro;

No "pino 2", onde está o coletor de BC547 é o pino "ADJ" do CI e fisicamente é o primeiro;

No "pino 3", onde estão a saída e o encontro do resístor de 220R com um dos 1N4007 é o pino "OUT" do CI e fisicamente é o segundo.

É de suma importância que aprendas a ler e interpretar a documentação dos componentes que você utilizará em seu dia-a-dia, já que pelo visto estais cursando algo relativo a eletrônica.

Leia este dataxite (escrevo assim porque não sei escrever datasheet) que dá todos os detalhes do LM317, assim como exemplos de circuitos bem como carregadores, fontes fixas e ajustáveis e, principalmente, fórmulas para te auxiliar na elaboração de um projeto.

http://www.ti.com/general/docs/lit/getliterature.tsp?genericPartNumber=lm317&fileType=pdf

Espero ter-te auxiliado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Maurício.

Assim como o seu professor lhe disse, repassar o conhecimento só faz bem e prova que sua cabeça não é só pra se usar boné.

A pinagem do LM317 não está claramente apresentada naquele esquema, mas com um pouquinho mais de experiência com o componente você logo-logo vai saber da pinagem só de olhar na figura.

Ali no "pino 1", onde está o resistor de 1.2R é o pino "IN" do CI e fisicamente é o terceiro;

No "pino 2", onde está o coletor de BC547 é o pino "ADJ" do CI e fisicamente é o primeiro;

No "pino 3", onde estão a saída e o encontro do resístor de 220R com um dos 1N4007 é o pino "OUT" do CI e fisicamente é o segundo.

É de suma importância que aprendas a ler e interpretar a documentação dos componentes que você utilizará em seu dia-a-dia, já que pelo visto estais cursando algo relativo a eletrônica.

Leia este dataxite (escrevo assim porque não sei escrever datasheet) que dá todos os detalhes do LM317, assim como exemplos de circuitos bem como carregadores, fontes fixas e ajustáveis e, principalmente, fórmulas para te auxiliar na elaboração de um projeto.

http://www.ti.com/general/docs/lit/getliterature.tsp?genericPartNumber=lm317&fileType=pdf

Espero ter-te auxiliado.

Valeu Ricardospimentel.

Muito obrigado, me ajudou sim. Realmente consultar o datasheet é importante e nos força a usar os conhecimentos adquiridos.

Como o amigo se dispos a ajudar. O que você pode dizer sobre as seguintes dúvidas:

1)É necessário um dissipador de calor em algum componente, por exemplo no LM317 ou em outros?

3) No resistor X poderia colocar um potenciômetro, para mudar as resistências caso queira alternar a corrente para carregar mais rápido ou mais lento? Se sim, qual você indicaria?

Mais uma vez muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Ricardospimentel.

Muito obrigado, me ajudou sim. Realmente consultar o datasheet é importante e nos força a usar os conhecimentos adquiridos.

Como o amigo se dispos a ajudar. O que você pode dizer sobre as seguintes dúvidas:

1)É necessário um dissipador de calor em algum componente, por exemplo no LM317 ou em outros?

3) No resistor X poderia colocar um potenciômetro, para mudar as resistências caso queira alternar a corrente para carregar mais rápido ou mais lento? Se sim, qual você indicaria?

Mais uma vez muito obrigado.

1º - Se torna necessário um dissipador no LM317 e no TIP147. Caso use o mesmo dissipador para os 2 componentes, você deverá usar mica isolante (não é fita isolante, é MICA!) e isolantes nos parafusos. Você encontra tudo em uma eletrônica.

2º - Não pode usar ali um potenciômetro comum, terá de ser um potenciômetro de fio com 4W de potência.

No lugar do potenciômetro, de indico chaves que selecionarão a corrente de carga através de resistores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi.

Quanto à necessidade de um dissipador no LM317, nesse caso é sim necessário. Para qualquer dissipação acima de 1W é necessário um dissipador e ainda assim é bom usar um.

No resistor X não utilize potenciômetro, utilize ou uma chave rotativa ou uma chave tipo HH para escolher opções.

[[[Eita! Eu não tinha visto que o "Leandro DL" já tinha respondido. Desculpa amigo.]]]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º - Se torna necessário um dissipador no LM317 e no TIP147. Caso use o mesmo dissipador para os 2 componentes, você deverá usar mica isolante (não é fita isolante, é MICA!) e isolantes nos parafusos. Você encontra tudo em uma eletrônica.

2º - Não pode usar ali um potenciômetro comum, terá de ser um potenciômetro de fio com 4W de potência.

No lugar do potenciômetro, de indico chaves que selecionarão a corrente de carga através de resistores.

Obrigado mais uma vez Leandro DL.

Já vou começar a fazer a placa e tentar montar com essa chave de seleção.

Mãos a obra!

Valeu

Oi.

Quanto à necessidade de um dissipador no LM317, nesse caso é sim necessário. Para qualquer dissipação acima de 1W é necessário um dissipador e ainda assim é bom usar um.

No resistor X não utilize potenciômetro, utilize ou uma chave rotativa ou uma chave tipo HH para escolher opções.

[[[Eita! Eu não tinha visto que o "Leandro DL" já tinha respondido. Desculpa amigo.]]]

Mais uma vez obrigado Ricardospimentel.

Já vou começar a fazer a placa.

Mãos a obra!

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oolá a todos!!!

Olha o que encontrei fuçando no banco de documentos da National Semicondutors! Um Application Note tratando justamente de carregadores de bateria com reguladores de 3 terminais.

Mesmo não sendo o carregador sugerido pelo autor do tópico, acho interessante a leitura e estudo desse documento além de ser pertinente ao assunto do tópico.

Eis o documento:

http://www.ti.com/lit/an/snva581/snva581.pdf

Aliás, o carregador sugerido por "Rafael.R" no Post #224 é apresentado e explicado de uma forma mais simples neste documento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Depois de ter lido todo topico resolvi fazer um carregador

1 - transformador entrada 220/110, saida 12+12 5a

2 - resitores 330R 1/4w

4 - resistores 80R 2w

1 - resistor 100R 1/4w

1 - resistor 1k 1/4w

1 - capacitor eletrolitico 220uF 25v

1 - diodo 1N4007

1 - diodo zener 5,6v

1 - led

1 - triac BT136

1 - fusivel 3a

1 - trimpot 100R

SUBSTITUTOS

1 - diodo 6A8, substituindo o P600

1 - scr MCR100-8, substituindo o scr BRX49

Bateria usada no teste

marca: GS (japonesa)

modelo: GM7Z-A

12V, 8Ah, 0,8A

Antes do teste a bateria estava com 6,4v, liguei ao carregador as 4 da tarde, as 10 da noite ela ligada ao carregador apresentava uma variação 9,74v e 9,78v, passou a noite ligada e no dia seguinte estava apresentando 9,11v. Desconectei o carregador e a carga caiu para 8,15v.

Verificando a corrente deu 31,85mA

Bem, o que eu quero saber é o que está acontecendo de errado.... porque não sai dos 9v?

Vale lembrar que regulei o trimpot para o máximo... da seguinte forma, com o carregador ligado, coloquei as pontas do multímetro nos jacarés, estava dando 6v, dai girei para um lado e baixou, girei para o outro e subiu para 6,24v então deixei no máximo.

Como meu transformador é 12v + 12v 5A, na outra fase de 12v coloquei uma ponte retificadora com 4 diodos 1n4007 e coloquei 1 cooler de fonte de pc e um led.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Ariano.

Pelo visto, deves ter usado o carregador sugerido pelo amigo Fauzisp, lá no post de "nº 3".

Este carregador não possui limitador de corrente e injeta diretamente toda a corrente do trafo na bateria, no seu caso 5A, o que é adequado para uma bateria de 50A pra cima e não para uma bateria de 8A. Carregar... carrega, mas a tua bateria de 8A não durará muito.

Outra coisa é que esta bateria já deve estar danificada e talvez não pegue carga novamente, pois por dentro deve estar toda sulfatada ou até seca, mas te sugiro que revises teu circuito novamente, vejas se não há um tiristor invertido ou outro componente. Revise-o minunciosamente e tente outra vez, se possível, com uma bateria adequada. Aí depois de confirmado o funcionamento de teu circuito, tente com a sua bateria japonesa.

Uma bateria chumbo-ácida de 6 células e 12V não deve ser utilizada nem guardada com uma tensão abaixo de 10,5V, por segurança, chegou nos 11V pára de usar e carrega.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Só para deixar a quem interesse atualizado... Lembrando que esta bateria estava em desuso a quase 1 ano, inclusive estava sem água, depois de colocar água destilada ela apresentou uma carga de 6,4v, ficou ligada ao carregador por 24 horas e chegou a 9,74v... relatei aqui, depois disso guardei o material por falta de tempo para monitorar, então agora com tempo disponível voltei aos testes... Depois de passar 3 dias ligado, o led que indica carga completa acendeu, peguei o multímetro para verificar, estava dando 11,50v... abri o carregador e notei que havia deixado o trimpot 75% fechado, então agora abri e está 75% aberto o led apagou... espero que ela chegue aos 12v, volto a postar quando isso acontecer!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...