Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Dell UltraSharp 2209WA E-IPS - TÓPICO OFICIAL


luisfjc

Posts recomendados

Tópico em constante edição. Quaisquer comentários, críticas, sugestões, informações, testes, fotos, comparativos, vídeos ou o que quer que tenha a ver com o tópico ou o monitor em questão, favor postar aqui.:cool:

_________________________________

Características do monitor

Dell UltraSharp 2209WA

Tamanho da tela: 22 polegadas

Taxa de proporção: 16:10 (Widescreen)

Tipo de painel: E-IPS

Peso total: 5,53 Kg

Consumo de energia: 52W quando em uso, 1W quando em standby

Resolução nativa: 1680 x 1050 a 60 Hz

Taxa de Contraste Estático: 1000:1

Luminosidade: 300 cd/m²

Tempo de resposta: 6 ms Gray to Gray (cinza a cinza)

Ângulo de visão: 178°/178°

Suporte para cores: 16,7 milhões de cores

Faixa de temperatura operacional: de 5 a 35 graus Celsius

Faixa de umidade operacional: de 10 a 80% (sem condensação)

Altitude máxima operacional: 3.657,60 m

tensão necessária: AC 100 a 240 VAC

Gamut: sRGB

Distância entre pixels: 0,282 mm

Modo retrato: pode-se deixar o monitor na posição vertical, o que é muito útil para navegar na internet e ler textos e arquivos em formato PDF, por exemplo

Conectores DVI-D e VGA: DVI (Digital Video Interface, interface de vídeo digital) tem desempenho muito superior a VGA - veja neste tópico do fórum do Clube do Hardware as diferenças

Hub USB: há 4 portas USB - 2 à esquerda, 2 na parte de baixo da tela do monitor

Acompanham o monitor: cabo USB, cabo VGA (azul), cabo DVI (branco), cabo de força, guia de instalação, CD contendo drivers e manual

*** Atenção: há um pequeno "cartão" incrustado do lado esquerdo do monitor, exatamente ao lado das duas portas USB laterais, contendo informações do monitor na frente e várias certificações na parte de trás. Pode ser extremamente útil e prático se for necessário pedir suporte, muito embora o equipamento seja importado dos EUA.

*** O driver do monitor, que contém inclusive um perfil de cores, pode ser baixado aqui.

*** Este monitor NÃO possui saída HDMI e NÃO é "full HD". Há um monitor com essas características e painel IPS, da própria Dell, cujos detalhes e especificações podem ser vistos aqui (Dell U2410).

_________________________________

Painéis de monitores LCD - Tipos e diferenças

IPS (In-Plane Switching) é uma tecnologia de telas LCD diferente da mais comum, chamada TN (Twisted Nematic).

As telas TN são as mais comuns e baratas à venda. O tempo de resposta de pixel em painéis TN modernos é suficientemente rápido para evitar fuga de sombra e fantasmas ("ghost"), características muito criticadas nos monitores mais antigos. O baixo tempo de resposta, entretanto, não reflete o desempenho em toda a gama de transições de cores possíveis. A utilização mais recente da tecnologia RTC (Response Time Compensation-Overdrive) tem permitido a redução significativa das transições de pixel "G2G" (gray to gray, cinza a cinza), porém sem melhorar o tempo de resposta "B2W" (black to white, branco a preto).

Monitores TN sofrem de ângulos de visão bastante limitados, especialmente no sentido vertical. Além disso, esses painéis representam as cores usando apenas 6 bits por cor em vez de 8, e assim não são capazes de exibir os 16,7 milhões de tons de cores (padrão 24-bit truecolor) que estão disponíveis em placas gráficas. Em vez disso, estes painéis cores interpoladas de 24-bit usando um método de dithering (técnica que consiste em sobrepor duas imagens com cores diferentes para dar a impressão de que é apenas uma imagem, simulando, através da sobreposição mencionada, uma terceira cor) que combina pixels adjacentes para simular a cor desejada. Porém, os métodos de simulação de cores são visíveis e incômodos para muitas pessoas. No geral, a reprodução de cor e linearidade nos painéis TN é pobre. Deficiências na gama de cores ocorrem devido à tecnologia de iluminação. Não são incomuns os monitores com CCFL (Cold Cathode Fluorescent Lamps, lâmpadas fluorescentes catódicas frias) baseados em iluminação na faixa de 10% a 26% da gama de cores NTSC, enquanto que outros tipos de telas, utilizando backlights RGB LED, podem prolongar a até 100% a gama de cores NTSC, uma diferença bastante perceptível pelo olho humano.

A transmissão de um pixel de um painel LCD normalmente não muda de forma linear com a tensão aplicada, e o padrão sRGB para monitores de computador específico exige uma dependência não-linear da quantidade de luz emitida em função do valor RGB.

IPS é uma tecnologia LCD que alinha as células de cristal líquido em uma direção horizontal. Nesse método, o campo elétrico é aplicado através de cada extremidade do cristal. Isto requer dois 2 transístores por cada pixel em vez do único transístor necessário para um TFT (thin-film transistor) padrão. Assim, uma área maior de transmissão é bloqueada, o que requer uma iluminação por trás (backlight) mais forte, resultando em maior consumo de energia.

Essa tecnologia foi desenvolvida pela Hitachi em 1996 justamente com o objetivo de melhorar o ângulo de visão e a reprodução de cores dos painéis TN, extremamente pobres. A principal diferença para os painéis TN é que as moléculas de cristal movimentam-se de modo paralelo ao plano do painel, em vez de perpendicular a ele. Essa alteração reduz a quantidade de dispersão de luz na matriz, o que dá à tecnologia IPS seus amplos ângulos de visão e excelente reprodução de cores.

Inicialmente, a tecnologia IPS tinha tempo de resposta muito lento e contraste baixo, mas as evoluções trouxeram melhorias consideráveis a essas deficiências.

A evolução dos painéis IPS resultou em algumas tecnologias novas, cada uma com sua sigla e melhoramento. A Hitachi implementou estas evoluções:

Super TFT (IPS), em 1996 - Ângulos de visão amplos

Super-IPS (S-IPS), em 1998 - Mudança livre de cor

Advanced Super-IPS (AS-IPS), em 2002 - Alta transmitância (fração da luz incidente com um comprimento de onda específico que atravessa uma amostra de matéria)

IPS-Provectus (IPS-Pro), em 2004 - Alta taxa de contraste.

Já a LG, por seu turno, implementou estas:

Super-IPS (S-IPS), em 2001 - LG fabrica painéis baseados nos da Hitachi

Advanced Super-IPS (AS-IPS), em 2005 - Aumento da taxa de contraste com melhor gama de cores

Horizontal IPS (H-IPS), em 2007 - Melhora da taxa de contraste por meio de superfície de eletrodos com "layout torcido" e introduziu um filme polarizador opcional da NEC para fazer o branco parecer mais natural (usado em LCDs para fotógrafos profissionais)

Enhanced IPS (E-IPS), em 2009 - Melhora dos ângulos de visão diagonais e enorme redução do tempo de resposta, para 5ms.

Outras tecnologias de painéis LCD são MVA (Multi-domain Vertical Alignment), PVA (Patterned vertical alignment) e ASV (Advanced Super View).

Os painéis MVA foram desenvolvidos originalmente em 1998 pela Fujitsu como um "meio-termo" entre TN e IPS. Atingiram a resposta de pixel proposta à época, bons ângulos de visão e alto contraste com o custo de reprodução de cor e brilho. Painéis MVA modernos podem oferecer excelentes ângulos de visão (perdendo somente para a tecnologia S-IPS), boa profundidade de preto, boa reprodução de cores e profundidade, e tempos de resposta rápida devido ao uso de RTC (Response Time Compensation). Existem várias tecnologias tidas como de "próxima geração" com base na MVA, como P-MVA e A-MVA (da AU Optronics) e S-MVA (da Chi Mei Optoelectronics).

Painéis PVA e S-PVA são versões alternativas de MVA oferecidos pela joint-venture (associação de empresas) da Samsung e Sony, a S-LCD. Desenvolvidas de forma independente, essas tecnologias oferecem recursos semelhantes aos da MVA, mas com índices mais elevados de contraste, de até 3000:1. Menos caros, os painéis PVA freqüentemente usam dithering e CRF, enquanto os painéis S-PVA usam, pelo menos, 8 bits por componente de cor e não utilizam métodos de simulação de cores. Alguns S-PVA mais novos oferecidos pela Eizo oferecem cores de 16 bits internamente, o que permite maior gama e outras correções. PVA e S-PVA oferecem a melhor profundidade de preto dentre todos os tipos de telas LCD, junto com ângulos de visão generosos. O S-PVA também oferece tempo de resposta rápido através de modernas tecnologias.

Os painéis ASV, também chamados de axially symmetric vertical alignment (alinhamento vertical axialmente simétrico), foram desenvolvidos pela Sharp. Basicamente, são um modo VA onde as moléculas LC se orientam perpendicularmente ao substrato, no estado desligado. O subpixel de baixo tem eletrodos continuamente cobertos, enquanto o de cima tem uma área menor de eletrodo no centro do subpixel.

Quando o campo está ativado, as moléculas LC começam a se inclinar para o centro dos subpixels por causa do campo elétrico; como resultado, um alinhamento contínuo (CPA) é formado; assim, o ângulo azimutal gira 360 graus continuamente, resultando em um ângulo de visão excelente. O modo ASV é também chamado de "modo CPA".

E-IPS (Enhanced In-Plane Switching, patenteada pela LG) é uma evolução da tecnologia IPS bastante recente (2009) e tida como revolucionária. Há três grandes diferenças entre as tecnologias IPS e E-IPS: a última consome menos energia; tem custo incrivelmente menor - o que reduz, sensivelmente, o preço final -; e seu tempo de resposta é bastante diminuto, chegando ao nível de painéis TN. É também conhecida por Economy (ou Economic) In-Plane Switching, devido aos custos de produção reduzidos.

Outras diferenças entre painéis TN e IPS são:

TN x IPS

TN - endereçamento de cor de 6 bits/profundidade máxima de cor de 18 bits

IPS - endereçamento de cor de 8 bits/profundidade máxima de cor de 24 bits

TN - baixos ângulos de visão

IPS - maiores ângulos de visão

TN - menor brilho e baixa saturação

IPS - maior brilho e alta saturação

Dessas diferenças, talvez a mais notável se refira ao ângulo de visão. Enquanto nos TN o ângulo de visão é bem diminuto (só se vê a imagem perfeita se se estiver de frente para a tela), nos IPS a imagem se mantém perfeita mesmo vista sob ângulos incomuns, como de lado, de cima, ou de baixo.

_________________________________

Observações, prós e contras, impressões de usuários

O monitor vem muito bem embalado, acompanhado de um cabo VGA (conector azul), um cabo DVI (conector branco), um cabo USB, um cabo de força e um CD contendo drivers e manual.

A montagem do monitor é extremamente fácil e intuitiva, embora o guia de instalação torne tudo ainda mais "mastigado", de fácil entendimento e aplicação. O acabamento externo é impecável e há ajustes rotacionais para todos os gostos, podendo o monitor ser utilizado inclusive na vertical - basta, para isso, inclinar a tela um pouco para trás e girá-la no sentido horário.

A qualidade das cores e imagens é excepcional, os ângulos de visão são bastante amplos (não é à toa a sigla "WA" desse monitor, que significa "Wide Angle" - "ângulo amplo") e o chamado "input lag" é diminuto, tornando-o incrivelmente atrativo tanto para quem preza qualidade de imagem quanto para quem gosta de jogos. Ademais, seu preço é formidável pelo que oferece: não há, hoje, qualquer outro monitor que apresente um custo/benefício tão valioso como esse, e não só no Brasil, pois existem reviews, tópicos e incredulidade "pipocando" em diversos países e continentes.

Sua calibração é simples e traz resultados espetaculares, havendo usuários que conseguiram deltaE de até 0,46 (abaixo de 1 é considerado "imagem perfeita"), como o fotógrafo profissional Geraldo Garcia.

O chamado "RMA" (Return Merchandise Authorization, Autorização de retorno de mercadoria) também é bem feito, conforme relata Rui Menko: "Peço ajuda aos usuários deste monitor, pois estou achando que o meu veio com algum problema. A área em preto dele empalidece e vira cinza quando eu mudo de posição na cadeira ou me levanto. (...) será que dei azar??? (...) Contatei o suporte da Dell. Interessante o procedimento deles. Na dúvida mandam trocar e resolvem o problema do consumidor. Falaram que mantêm estoque de reposição para evitar demoras no atendimento. Em 3 dias veio um técnico com um monitor novo, na caixa e etc e fez a substituição. Fiquei contente com o atendimento, e pensei na diferença entre o atendimento de outros fabricantes..."

Contras

São poucos os quesitos nos quais este monitor não se destaca. Alguns deles, aliás, sequer se referem ao monitor, mas à empresa fabricante: desencontro de informações. Há relatos de inúmeros usuários que tiveram tremendas dores de cabeça na hora de comprar o monitor ou, principalmente, na hora de recebê-lo. A página de acompanhamento do pedido e os e-mails que tratam do assunto, definitivamente, não são confiáveis. A única boa fonte de informações relativas a prazo de entrega é o(a) vendedor(a) com quem você comprar o monitor. Se ele(a) disser que chegará em até 30 dias, chegará em até 30 dias. Se disser que chegará em até 60 dias, chegará em até 60 dias. Minha sugestão - e muitos usuários me acompanham nesse conselho - é simplesmente ignorar o site e os e-mails e fiar-se na palavra do(a) vendedor(a). Até o presente momento, não houve um único relato de erro nesse sentido, ao contrário da "enxurrada" de críticas ao sistema de acompanhamento.

Outro fator "gerador de cefaleias" é quando, no pós-compra, o usuário busca fazer uma reclamação ou entrar em contato com seu(sua) vendedor(a). A Dell simplesmente não dispõe de um setor de ouvidoria! Ademais, diversos usuários já criticaram o modo como foram tratados pelos(as) vendedores(as) após a compra: descaso, "passa ou repassa" de ligações e informações as mais desencontradas.

Quanto ao monitor propriamente dito, pode-se dizer que seu controle de brilho é "fraco", devendo-se ajustar brilho e contraste juntos até atingir o ponto ideal. Por mais que se diminua o brilho até percentuais ínfimos, se o contraste não for diminuído, o monitor continuará se mostrando muito claro. Nesse ínterim, um controle de configuração de gama seria útil para compensar o controle de brilho pouco eficiente.

Há quem diga que os botões são mal posicionados, pois toda vez que se toca na sua lateral, termina-se apertando os botões sem querer. Todavia, isso é questão de costume.

O backlight bleeding ("sangramento" ou "vazamento" de luz, grosso modo) também é um dos pontos fracos do monitor. Toda a superfície de um LCD é iluminado por trás por uma fonte de luz (CCFL). O "sangramento" ocorre quando a luz não é 100% bloqueada, permitindo que alguma luz "sangre" através do LCD, causando manchas de áreas mais claras sobre um fundo escuro ou preto. Quase todos os LCDs sofrem deste problema devido à opacidade dos painéis. Nota-se o fenômeno ao deixar a tela do monitor totalmente escura (nível mínimo de brilho e contraste) em um ambiente igualmente escuro.

_________________________________

Vídeos e imagens do monitor

Há diversos vídeos comparativos entre o monitor Dell 2209WA e outros no YouTube, notando-se facilmente grandes diferenças. Eles podem ser vistos por meio deste link. Vale a pena vê-los, pois dão a exata noção do uso do equipamento. Existe, inclusive, um vídeo no qual o proprietário demonstra todo o potencial ergonômico do monitor, colocando-o em todas as posições possíveis.

Não os coloco diretamente aqui para que o tópico não fique muito carregado.

Imagens do monitor

Incluo aqui algumas imagens, porém sob "spoiler", igualmente para não carregar o tópico. Para vê-las, clique no botão abaixo:

2209WA_vorne.jpgImagem frontal

2209WA_hinten.jpgImagem traseira

2209WA_nieder.jpgAjuste mínimo de altura

2209WA_neig_vor.jpgInclinação máxima para frente

2209WA_neig_hinten.jpgInclinação máxima para trás

2209WA_links.jpgRotação máxima para o lado

2209WA_pivot.jpgModo retrato (monitor na vertical)

2209WA_anschl.jpgConectores

2209WA_usb.jpgPortas USB laterais

_________________________________

Reviews (Resenhas)

>>>fo0bar - livejournal.com (em inglês)

>>>Overclock.net (em inglês)

>>>LCD Review Zone (em inglês)

>>>FlatPanelsHD (em inglês)

>>>Ryan Finnie's blog (em inglês)

>>>Fórum Adrenaline - Monitores Dell - Gamut x Taxa de Contraste (em português)

>>>Blog Szynalski - Trying to be helpful (em inglês) - "2209WA não usa tecnologia barata TN. IPS são melhores que os TN e PVA/MVA"

>>>Discover the Best of Everything (em inglês) - "2209WA é o melhor monitor LCD para jogos"

>>>2209WA em primeiro no "Top 5 da PCWorld"

>>>TEST FREAKS (em inglês) - "Nota 10 de 10"

>>>CNET Austrália (em inglês) - "É o melhor monitor de 22 polegadas que já vimos"

>>>PRAD (em inglês - review mais completo até agora) - "Conclusão - O Dell 2209WA convence com um design simples e elegante. Não há nada que deixe a desejar na área de ergonomia, a mecânica funciona perfeitamente e a qualidade de fabricação oferecida é excelente. Também é positiva a iluminação homogênea e a qualidade de imagem muito boa nas configurações de fábrica. Aqui, o painel E-IPS mostra seus pontos fortes. Saturadas, mas sem exagero, as cores são motivo para entusiasmo. Devido a muito boa exibição cinzenta gradiente, a banda nunca é um problema. Após a calibração para sRGB, o resultado só pode ser descrito como perfeito. A reprodução de vídeos e filmes é boa - pelo menos para reprodução no PC. Aqui, também, a distribuição de brilho muito boa e o indicador do nível de cinza são positivos. Há pouco espaço para a crítica sobre o Dell 2209WA. Na qualidade de produção impecável, notamos uma diferença de cerca de 1 mm entre o painel de proteção na tela e da moldura do monitor. Isso torna mais fácil a entrada de pó. (...) Para resumir, no entanto, as vantagens do monitor de longe superam as desvantagens e isso torna o monitor claramente recomendável. A excelente relação custo/benefício é especialmente agradável. O comprador recebe um monitor flexível de 22 polegadas com um painel IPS com o Dell 2209WA. Esta declaração clara vai dar algo à concorrência para mastigar."

_________________________________

Cuidados com a compra

Ligar para 0800 970 3384 ou 0800 970 3366, digitar opção 1 e o ramal escolhido. Aqui estão todos os vendedores e respectivos ramais que encontrei nos sites que serviram de fonte e/ou a partir de compradores do monitor:

Giovani Petry - 6993 (o mais recomendado por inúmeros compradores)

Elisa Schuch - 6991 (bastante recomendada, apenas uma reclamação)

Valentine Paniz - 6994

Gabriela Teófilo - 6836

Diovane Vieira - 6345

Mariara - 6989 (é Mariara mesmo, com "R")

Vagner de Oliveira - 7080

Guilherme Lenzi - 6719

Vanessa Simon - 6351

Luciano Rodrigues - 5587

Lucia Santos - 6884

Tomar cuidado com a nomenclatura do monitor. Seu nome correto é Dell UltraSharp 2209WA. (Atenção: NÃO é o e2209W!)

Há relatos de alta variabilidade de preços de acordo com o(a) vendedor(a), com o dia que você liga, com o frete, com o local onde você mora, com o pedido de garantia estendida... Basicamente, então, tenha paciência e questione tudo: nome do monitor, se é "aquele com painel E-IPS", o que o acompanha (cabo DVI e cabo de força, além da garantia estendida, se for o caso), prazo de entrega, preço, condições de parcelamento (até 10x ou 12x). Faça o(a) vendedor(a) repetir tudo e solicite e-mail de confirmação para que você dê o aval para a finalização da compra. Cheque os detalhes da compra no e-mail e mantenha uma cópia dele ou imprima.

A variação de preços é grande: o menor valor encontrado foi de R$ 830 e o maior, R$ 1142 (com ou sem frete, com ou sem garantia estendida; há relatos bem variados em termos de preço e condições). O prazo de entrega também pode variar bastante: costuma-se receber o equipamento entre 18 e 45 dias corridos, muito embora a entrega venha ocorrendo de maneira bem mais ágil ultimamente. O preço também vem caindo significativamente: os últimos seis compradores com quem tive contato adquiriram o monitor por menos de R$ 900,00, o que é excepcional!

Portanto, negocie o preço e as condições e fique atento(a)!

_________________________________

Agradecimentos

rodrigo.cbk, eduardogege, gigahz, mentor, rogerioribeiro, RemyLebeau, frerd, AmnesiaHaze, Nem1 e Luc2211, por postarem perguntas, informações e sugestões imprescindíveis ao tópico, sem o que ele não existiria!

Moderador Bcpetronzio, por tornar este tópico o oficial do Dell 2209WA!

Fontes de pesquisa

Blog do Geraldo Garcia

Clic!o Photo News

TFT Central (pesquisa de monitores - site sensacional, em inglês)

Review CNET australiana (em inglês)

Três D1

Dell - Página do fabricante (em inglês)

Wikipedia TFT/LCD (Wikipedia, em inglês)

DigitalVersus (comparativos entre inúmeros monitores de diversas marcas e modelos, em inglês)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite!

Pretendo montar um PC (o da assinatura) a partir de dezembro e escolhi o monitor Dell 2209WA eIPS, mas fui cotar seu preço no site da Dell e não consegui.

Alguém sabe em que faixa de preço ele se encaixa e onde eu poderia comprar? Li em alguns tópicos aqui do CdH que as vendas desse monitor estavam paralisadas. Já voltaram?

Obrigado!:D

---------

Edit: Consegui! Liguei na Dell e, depois de um básico chá de cadeira, descobri que esse monitor custa R$989,00, podendo ser parcelado no cartão em até 12x sem juros.

Tópico resolvido! Por mim mesmo, mas foi!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que esse monitor tem de diferente? (o que é esse e-ips?)

Cara, e-IPS (Economic In-Plane Switching) é uma tecnologia de monitor LCD diferente da mais comum, chamada TN (Twisted Neumatic). Algumas diferenças são:

TN x IPS

TN - endereçamento de cor de 6 bits/profundidade máxima de cor de 18 bits

IPS - endereçamento de cor de 8 bits/profundidade máxima de cor de 24 bits

TN - baixos ângulos de visão

IPS - maiores ângulos de visão

TN - pouco contraste, menor brilho e baixa saturação

IPS - alto contraste, maior brilho e alta saturação

Sobre a tecnologia IPS, tem um textinho bom:

"In-plane switching (IPS)

In-plane switching is an LCD technology which aligns the liquid crystal cells in a horizontal direction. In this method, the electrical field is applied through each end of the crystal, but this requires two transistors for each pixel instead of the single transistor needed for a standard thin-film transistor (TFT) display. This results in blocking more transmission area, thus requiring a brighter backlight, which will consume more power, making this type of display less desirable for notebook computers."

A meu ver, uma grande diferença é o ângulo de visão. Enquanto nos TN o ângulo de visão é bem diminuto (você só vê a imagem perfeita se estiver de frente pra tela), nos IPS você vê mesmo de lado, de cima, de baixo. Fora que tem monitores IPS que você pode girar e deixar na vertical. Já pensou? Vai jogar, deixa na horizontal. Vai ler um texto grande ou fazer um trabalho no Word ou PDF, deixa na vertical!:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este monitor não esta disponivel no site da dell brasil, ele ainda está a venda?? Você conseguiu comprar por telefone? Abraço.

Cara, tá à venda sim. Eu comprei nessa sexta-feira, dia 18, por telefone (0800 970 3384, ramal 6836) em 12x sem juros no cartão. Só tem um detalhe: como é importado, vai demorar pra chegar. Deram-me como prazo máximo 40 dias. Se você não tiver pressa, é um excelente negócio pelo custo x benefício.

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu cara, com certeza é uma ótima compra, só não comprei ainda pois achei que tinham parado de vender quando saiu do site. Abraço.

Opa, disponha!

Eu cheguei a ler em alguns lugares que as vendas dele haviam sido suspensas, mas liguei lá e tive a grata surpresa de saber o contrário!:D

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estive etrando em contato com a atendiento online da dell e informaram que esse modelo não está disponivel...

Agora resta saber se não querem me vender ou se vão mandar um modelo diferente para você.:eek:

Bom, eu não comprei pela internet, mas sim via telefone. No site não tem esse monitor mesmo. Liguei no 0800 970 3384, falei no ramal 6836 (Gabriela) e fui muitíssimo bem atendido. Ela falou de todas as especificações direitinho, sem nenhum erro, inclusive informando que demoraria a chegar (até 40 dias) pelo fato desse monitor ser importado.

Caso mandem outro monitor pra mim, levarão um processo nas costas. Simples. Há e-mails de confirmação da atendente, contendo as especificações e solicitando meu aval expresso.:D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o problema seja de comunicação interna... Ela me afirmou com toda a certeza que o monitor não está mais sendo vendido, disse até que eu poderia verificar com 0800, que ela tinha certeza que não venderiam.

E hoje mesmo, um usuario de um outro forum relatou que tinha feito a compra do mesmo pelo 0800...

Hoje mesmo irei fazer a minha compra. hehe

Parabéns pelo monitor rapa! Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que o problema seja de comunicação interna... Ela me afirmou com toda a certeza que o monitor não está mais sendo vendido, disse até que eu poderia verificar com 0800, que ela tinha certeza que não venderiam. E hoje mesmo, um usuario de um outro forum relatou que tinha feito a compra do mesmo pelo 0800...

É, deve ser mesmo! Cara, use o ramal que falei antes (6836) e fale com a Gabriela. Além de atender bem, o sotaque gaúcho da moça é sensacional!!:D

Hoje mesmo irei fazer a minha compra. hehe

Parabéns pelo monitor rapa! Abraço

Opa, obrigado! Boa compra!:D Apesar de não ter ainda recebido o monitor, até agora gostei muito do processo todo. Fora que o monitor é show e o preço está muuuuito bom!

Abraço,

Luís

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 semanas depois...

Amigos, consulto tanto o forum que tinha certeza que já era cadastrado, e pra minha surpresa não, até agora, quando fui postar aqui.

Enfim, prazer em compartilhar com vocês.

Tudo isso para dizer que vou comprar o meu amanhã pelo televendas e ainda dei a sorte de pegar uma promoção em que a Dell vai me dar 5 anos de garantia estendida de grátis!

Se bem que pelo preço era o mínimo..rsrsrs. Vai sair por R$ 973,00 para o Rio e em 12X s/ juros no cartão – atentem que pelo fone ele só fazia em 10X mas como o site tá dando 12X uma chorada resolve.

Durante esse último fim-de-semana e feriado dava pra comprar pelo site e até R$ 30,00 mais barato porém eles tiraram novamente do ar na terça.

O problema é o prazo de entrega: 40 dias. Claro que pode vir antes mas...

Fica a dica. Valeu! Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigos, consulto tanto o forum que tinha certeza que já era cadastrado, e pra minha surpresa não, até agora, quando fui postar aqui. Enfim, prazer em compartilhar com vocês.

Opa, seja bem-vindo!

Tudo isso para dizer que vou comprar o meu amanhã pelo televendas e ainda dei a sorte de pegar uma promoção em que a Dell vai me dar 5 anos de garantia estendida de grátis! Se bem que pelo preço era o mínimo..rsrsrs. Vai sair por R$ 973,00 para o Rio e em 12X s/ juros no cartão – atentem que pelo fone ele só fazia em 10X mas como o site tá dando 12X uma chorada resolve. Durante esse último fim-de-semana e feriado dava pra comprar pelo site e até R$ 30,00 mais barato porém eles tiraram novamente do ar na terça. O problema é o prazo de entrega: 40 dias. Claro que pode vir antes mas... Fica a dica. Valeu! Abraços

Grande dica! Rapaz, não vejo a hora de receber o meu! Que beleza de promoção que você pegou, maravilha mesmo! Considerando somente o valor, parece algo caro, mas pelo monitor que é (eIPS, 22", etc etc etc), tá uma pechincha!:D

Abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações, pessoal. Comprei o meu no dia 28 de setembro, a previsão era para dia 28 de outubro mas cheguei em casa hoje e tive uma surpresa! Acabou de chegar! Já instalei e estou usando agora. Vou passar minhas impressões rapidamente:

Acabamento externo impecável. Função de utilizar no modo retrato (monitor na vertical) é muito legal para navegar na internet e trabalhar com textos.

As cores são muito boas, trabalho com arte digital e migrei de um CRT 19" simplesmente por não suportar painel TN. Eu estava preparado para ligar o monitor e passar algum tempo calibrando para atingir a qualidade desejável mas para minha surpresa os ajustes necessários foram mínimos.

Os contras, que eu já esperava pois havia pesquisado muito, são o vazamento de luz em fundo preto (que é igual a um TN comum), mas isso não me incomoda pois não uso o monitor para filmes com a luz do quarto apagada (mas testei e achei bem aceitável). Existe um input lag perceptível pelo manuseio do mouse (alguns não reparam, mas eu sou chato com isso, meu mouse é sem fio e o input lag aumenta mais ainda), mas já me acostumei. E o brilho dele é muito forte, para luz artificial eu coloquei o brilho no zero e contraste no 60 e ficou jóia.

No balanço total, achei que valeu cada centavo, tenho monitores TN aqui em casa e nem se compara. Finalmente vou aposentar meu velho CRT (guerreiro) haeueaha. Abraço, qualquer coisa que quiserem saber é só perguntar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saudações, pessoal. Comprei o meu no dia 28 de setembro, a previsão era para dia 28 de outubro mas cheguei em casa hoje e tive uma surpresa! Acabou de chegar! Já instalei e estou usando agora.

Rapaz, que beleza! E que sorte, hein? Comprei 7 dias antes de você e o meu chega amanhã! A Dell mandou mensagem no meu celular avisando, bem legal! A previsão era para 20 de outubro, vão entregar EXATAMENTE no dia previsto!

Vou passar minhas impressões rapidamente:

Acabamento externo impecável. Função de utilizar no modo retrato (monitor na vertical) é muito legal para navegar na internet e trabalhar com textos.

As cores são muito boas, trabalho com arte digital e migrei de um CRT 19" simplesmente por não suportar painel TN. Eu estava preparado para ligar o monitor e passar algum tempo calibrando para atingir a qualidade desejável mas para minha surpresa os ajustes necessários foram mínimos.

Os contras, que eu já esperava pois havia pesquisado muito, são o vazamento de luz em fundo preto (que é igual a um TN comum), mas isso não me incomoda pois não uso o monitor para filmes com a luz do quarto apagada (mas testei e achei bem aceitável). Existe um input lag perceptível pelo manuseio do mouse (alguns não reparam, mas eu sou chato com isso, meu mouse é sem fio e o input lag aumenta mais ainda), mas já me acostumei. E o brilho dele é muito forte, para luz artificial eu coloquei o brilho no zero e contraste no 60 e ficou jóia.

Interessante! Também vou postar minhas impressões aqui, mas certamente com menos riqueza de detalhes quanto as suas.

No balanço total, achei que valeu cada centavo, tenho monitores TN aqui em casa e nem se compara. Finalmente vou aposentar meu velho CRT (guerreiro) haeueaha. Abraço, qualquer coisa que quiserem saber é só perguntar.

Nossa, cara, não vejo a hora de ligar o bicho! hahaha

Abraço e obrigado pelo post!!!!

Chegou hoje a criança!!!!! Veio muito bem embalado, exatamente no dia previsto (exatamente 30 dias depois da compra), contém todos os componentes lacrados, direitinho.

Acabamento externo impecável, é bonito pra caramba! Não instalei ainda pois tenho provas na facu essa semana, tá meio corrido. Vamos ver se quinta-feira eu consigo!

Assim que conseguir, posto aqui, embora o gigahz já tenha esmiuçado bem os detalhes do monitor.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu luisfjc pela recepção.

**, que maneiro eim! Chegou rápido. Só não sei como você aguenta esperar pra ligar o bicho. É ruim d'eu guentar... :D

Tu acredita que o carinha me deu 90 dias!??! Putz, até desanimei. Apesar de no status do pedido a entrega estar prevista pra 12-18/11. São bastantes dias mas é bem melhor que 90.

E gigahz, fiquei bolado com esse lance do lag. Também uso mouse wireless...será que isso será minha futura tormenta? Lags me irritam de verdade... :muro:

Enfim, abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu luisfjc pela recepção.

**, que maneiro eim! Chegou rápido. Só não sei como você aguenta esperar pra ligar o bicho. É ruim d'eu guentar... :D

Pois é, AmnesiaHaze... eu NÃO agüentei!:D

Tô ferrado hoje, pois fui dormir às 4h47 da madrugada e acordei às 8h. Cara, tô moído aqui no trampo...rs

Tu acredita que o carinha me deu 90 dias!??! Putz, até desanimei. Apesar de no status do pedido a entrega estar prevista pra 12-18/11. São bastantes dias mas é bem melhor que 90.

Ué, que estranho! Mas confira isso certinho, porque a atendente (Gabriela) me havia dado como prazo o dia 20/10 e o monitor chegou na data exata; por outro lado, consultando a ferramenta de acompanhamento do pedido/entrega, o prazo era até 19/11!!!! Não chega a ser de 90 dias, mas já dá 60, né? você falou com quem lá?

Ligue agora pela manhã e tente falar com a Gabriela no ramal 6836, pois um outro atendente havia falado que o monitor custava R$1440, e na verdade custa R$989 (foi o que paguei, pelo menos; moro em SP-Capital).

E gigahz, fiquei bolado com esse lance do lag. Também uso mouse wireless...será que isso será minha futura tormenta? Lags me irritam de verdade... :muro:

Enfim, abraços a todos

Cara, não sei quanto ao lag porque uso mouse normal óptico, mas o monitor é simplesmente espetacular em tudo! É absurdamente fácil de instalar (se houvesse um recorde mundial pra isso, certamente seria algo em torno de 10 ou 20 segundos!), não tem mistério nenhum.

Veio muito bem embalado, tudo separado direitinho: tela, suporte, cabo VGA (azul), cabo DVI (branco), cabo de força, cabo USB, manual, garantia e CD de drivers e afins.

Uso o Windows XP Professional SP3 e meu PC é um Athlon XP 3500+ com 1GB RAM DDR PC400 (dual channel) e placa de vídeo ATI Radeon 9550. Liguei o PC, o monitor foi identificado imediatamente sem nenhum problema, acusou que não estava encaixado nenhum cabo VGA (natural, pois utilizei o DVI; o inverso também ocorre) e a resolução adotada foi a que eu utilizava antes, 1024x768. Apesar de não ser a resolução nativa do monitor e de ser 4:3, a imagem não ficou ruim. Achei isso bem interessante!

Em seguida, atualizei o driver em processo simples e rápido por meio do CD e alterei a resolução para os tão aguardados 1680x1050.

Olha, nessa hora eu perdi a fala. Perdi mesmo, parecia uma criança diante de algo novo e extremamente desejado, porém inimaginável.

Quando recuperei o fôlego, comecei a perceber mais detalhes e "fuçar" mais: levo, agora, umas duas horas pra percorrer a tela toda com o mouse (é MUITO grande essa tela! hahaha), ele tem ajuste de tudo quanto é tipo (rotação horizontal, ajuste vertical de altura, rotação no próprio eixo - você pode deixá-lo na vertical MESMO, eu vi!:D -, inclinação), o brilho é realmente intenso, a ponto de eu tê-lo diminuído para 55 (o contraste, idem), enfim, é praticamente um cinema-lâmpada! hahaha

Esquema de cores é esplêndido: fotos, vídeos, jogos (mesmo antigos) e todo o resto ficam inacreditavelmente mais vivos, reais, maiores, com mais detalhes, o zoom é incrivelmente mais bem executado em quase todas as fotos...

Finalizando, não tenho nenhuma reclamação a fazer dele, nem mesmo em relação à compra. Cada centavo valeu a pena!!

Abraços a todos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu luisfjc pela recepção.

**, que maneiro eim! Chegou rápido. Só não sei como você aguenta esperar pra ligar o bicho. É ruim d'eu guentar... :D

Tu acredita que o carinha me deu 90 dias!??! Putz, até desanimei. Apesar de no status do pedido a entrega estar prevista pra 12-18/11. São bastantes dias mas é bem melhor que 90.

E gigahz, fiquei bolado com esse lance do lag. Também uso mouse wireless...será que isso será minha futura tormenta? Lags me irritam de verdade... :muro:

Enfim, abraços a todos

Cara, se você não notou diferença quando migrou do mouse com fio para o mouse wireless, a probabilidade de notar input lag nesse monitor é muito pequena. Eu sou muito chato com essas coisas, chego ao ponto de ficar testando pra me convencer de que o problema existe. Mas já me acostumei com o monitor, ainda noto que ele é mais lento mas isso não me incomoda mais. Acho que você não tem motivos pra se preocupar não, vale muito a pena a compra.

Mas assim que chegar o monitor ae posta suas impressões aqui no forum pra galera saber o que achou.

Pois é, AmnesiaHaze... eu NÃO agüentei!:D

Tô ferrado hoje, pois fui dormir às 4h47 da madrugada e acordei às 8h. Cara, tô moído aqui no trampo...rs

Ué, que estranho! Mas confira isso certinho, porque a atendente (Gabriela) me havia dado como prazo o dia 20/10 e o monitor chegou na data exata; por outro lado, consultando a ferramenta de acompanhamento do pedido/entrega, o prazo era até 19/11!!!! Não chega a ser de 90 dias, mas já dá 60, né? você falou com quem lá?

Ligue agora pela manhã e tente falar com a Gabriela no ramal 6836, pois um outro atendente havia falado que o monitor custava R$1440, e na verdade custa R$989 (foi o que paguei, pelo menos; moro em SP-Capital).

Cara, não sei quanto ao lag porque uso mouse normal óptico, mas o monitor é simplesmente espetacular em tudo! É absurdamente fácil de instalar (se houvesse um recorde mundial pra isso, certamente seria algo em torno de 10 ou 20 segundos!), não tem mistério nenhum.

Veio muito bem embalado, tudo separado direitinho: tela, suporte, cabo VGA (azul), cabo DVI (branco), cabo de força, cabo USB, manual, garantia e CD de drivers e afins.

Uso o Windows XP Professional SP3 e meu PC é um Athlon XP 3500+ com 1GB RAM DDR PC400 (dual channel) e placa de vídeo ATI Radeon 9550. Liguei o PC, o monitor foi identificado imediatamente sem nenhum problema, acusou que não estava encaixado nenhum cabo VGA (natural, pois utilizei o DVI; o inverso também ocorre) e a resolução adotada foi a que eu utilizava antes, 1024x768. Apesar de não ser a resolução nativa do monitor e de ser 4:3, a imagem não ficou ruim. Achei isso bem interessante!

Em seguida, atualizei o driver em processo simples e rápido por meio do CD e alterei a resolução para os tão aguardados 1680x1050.

Olha, nessa hora eu perdi a fala. Perdi mesmo, parecia uma criança diante de algo novo e extremamente desejado, porém inimaginável.

Quando recuperei o fôlego, comecei a perceber mais detalhes e "fuçar" mais: levo, agora, umas duas horas pra percorrer a tela toda com o mouse (é MUITO grande essa tela! hahaha), ele tem ajuste de tudo quanto é tipo (rotação horizontal, ajuste vertical de altura, rotação no próprio eixo - você pode deixá-lo na vertical MESMO, eu vi!:D -, inclinação), o brilho é realmente intenso, a ponto de eu tê-lo diminuído para 55 (o contraste, idem), enfim, é praticamente um cinema-lâmpada! hahaha

Esquema de cores é esplêndido: fotos, vídeos, jogos (mesmo antigos) e todo o resto ficam inacreditavelmente mais vivos, reais, maiores, com mais detalhes, o zoom é incrivelmente mais bem executado em quase todas as fotos...

Finalizando, não tenho nenhuma reclamação a fazer dele, nem mesmo em relação à compra. Cada centavo valeu a pena!!

Abraços a todos

Caramba, gostou mesmo do monitor hein!! Hehehe que bom, realmente é muito bom tanto para o uso de escritório quanto para entretenimento e arte digital! Mas me fala aí cara, você notou o backlight bleed?? Deixa a tela preta, apaga a luz e olha o monitor com ângulos diferentes. Me fala aí o que você achou disso.

Abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, gostou mesmo do monitor hein!! Hehehe que bom, realmente é muito bom tanto para o uso de escritório quanto para entretenimento e arte digital! Mas me fala aí cara, você notou o backlight bleed?? Deixa a tela preta, apaga a luz e olha o monitor com ângulos diferentes. Me fala aí o que você achou disso.

Abraço a todos!

Nossa, e como gostei, cara! Migrar de um CRT 17" pra um LCD 22" IPS maravilhoso como esse é demais!

Olha, eu fiz os passos que você recomendou e notei que muda o brilho de acordo com o ângulo de visão. Mas não achei nada de mais, pois NÃO tenho ideia do que seja backlight bleed...:D

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que amor, luisfjc. À primeira vista.

Já tô quase convencido que noventa dias não demora nada... ahahahaahahaha

E esse negócio de backlight bleed me preocupa, espero que não seja exagerado a ponto de me irritar. Tô saindo só agora de um CRT 17" também porque me incomodam de verdade esses monitores LCD TNs que temos aí... aí descobri o 2209wa e fiquei feliz da vida... mas nem tudo é perfeito e ele tem o maldito bleed. Fazeroquê? Imagino que ele seja muito bom mesmo.

Depois eu posto meus comentários. Espero que antes dos 90 dias :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que amor, luisfjc. À primeira vista.

Já tô quase convencido que noventa dias não demora nada... ahahahaahahaha

Total! hahaha

E esse negócio de backlight bleed me preocupa, espero que não seja exagerado a ponto de me irritar. Tô saindo só agora de um CRT 17" também porque me incomodam de verdade esses monitores LCD TNs que temos aí... aí descobri o 2209wa e fiquei feliz da vida... mas nem tudo é perfeito e ele tem o maldito bleed. Fazeroquê? Imagino que ele seja muito bom mesmo. Depois eu posto meus comentários. Espero que antes dos 90 dias :D

Olha, eu tinha respondido "tenho ideia", mas quis dizer "NÃO tenho ideia" do que seja backlight bleed. Ainda não vi nenhum filme nesse monitor porque não tenho leitor de DVD (:D!)... Sim, sei que é patético, mas vou dar um jeito de ver algum filme. De resto, já fiz de quase tudo: joguei em resoluções BEM menores, inclusive padrão 4:3 (800x600 e tal), joguei na resolução máxima (e minha Radeon 9550 quase não deu conta, rs), fucei nos programas de edição de imagens da minha irmã, vi fotos, vídeos curtos tirados com o celular, usei o monitor na vertical (cara, é muito massa fazer isso!:D), fiquei babando de vários ângulos diferentes (e a visão é sempre excepcional), enfim, acho que só falta ver um filme mesmo.

Até agora, não me arrependo de ter gastado nenhum centavo.

E acredito sinceramente que você vá recebê-lo bem antes dos 90 dias. O máximo que já vi foi um cara do RJ (capital) levar 45 dias.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...