Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle de Temperatura do Chuveiro


Posts recomendados

Olá pessoal, estou com um projeto, para controlar a temperatura de um chuveiro, a intenção é que com um potenciometro, a pessoa controle a temperatura ao invés do fluxo de água, então gostaria de saber se da pra fazer isso controlando ou limitando, a quantidade de corrente que o chuveiro recebe, ou variando sua resistencia (coisa que eu acho mais difícil, pois poderia queimar o chuveiro) e quem conhece um circuito dimmer , gostaria de saber se posso usar ele, com as devidas adaptações para controlar essa corrente que vai para o chuveiro. E outra coisa, eu pretendo por um display para mostrar a temperatura que está a água, e se alguém souber se existe uma relação, entre corrente e resistencia, para achar temperatura ajudaria, pois eu procurei e ainda nao achei. Qualquer ajuda estou grato =]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Temperatura:

Use um lm35 ou um 2n2222 ou ainda um diodo em contato direto com a água.

Controle de potência do chuveiro:

- Um dimmer com triac faz o serviço, agora se vais usar um microcontrolador ai a brincadeira fica muito mais interessante.

De mais detalhes da brincadeira, o que vai usar e o que nao vai usar.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ah sim...a brincadeira é a seguinte...rs. com certeza usaremos microcontrolador, primeiramente para fazer essa relação de temperatura para mostrar no displayzinho né, pra pessoa por a agua na temperatura que quiser. Agora o dimmer que me intriga pois é 220 né, provavelmente os componentes tem que ser modificado para adaptar, e em tópico semelhantes falaram que um triac para 40A é quase 50 reais oO isso procede também?

bom nao sei quais outros detalhes quer saber. =/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Era ai que eu queria chegar hehehe.

você vai ter que controlar o dimmer pelo MCU ou não? se não for então sera um circuito simples de dar risada, mas nã tera a sofisticação, a precisão e funcionalidade e aquele "Ohhhh como ele fez isso " que seus colegas de classe irao fazer ao ver a bagaça funcionando.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Um dos pontos importantes em um controlador de potência para aquecimento d'água em um chuveiro é certamente o arrefecimento do elemento de controle, o triac no caso. existem triacs já embutidos em uma luva de cano, para que a água fria, da admissão do chuveiro, passante por dentro do cano, faça esse arrefecimento. Veja que um triac pode dissipar cerca de 50 Watts quando do chaveamento de um chuveiro. Se não tiveres um bom arrefecimento a água, vais ter que ter um dissipador bastante grande..

Caso não encontres a peça montada, monte-a a partir de um triac desse tipo abaixo, dentro do fluxo d'água:

Triacarrefecidoagua.jpg

Quanto a temperatura da água, leia a mesma e não tente estabelecer relação entre a corrente e a temperatura, pois fica de fora nesse caso uma variável importante que é o fluxo d'água, que muda a temperatura da mesma para uma mesma corrente na resistência..

As empresas fabricantes desse tipo de chuveiro devem ter como "spare parts" esses blocos de triacs como dissipadores. Sá não sei o preço...

http://www.thermosystem.com.br/br/pagina/regulador-eletrônico

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://shopping.correios.com.br/wbm/upload/wbm20080606100653.jpg&imgrefurl=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-135920127-chuveiro-ducha-master-luxo-zagonel-eletrnica-_JM&usg=__0bEjZRo35-EaBUgTtZz3RLDl5v0=&h=425&w=425&sz=188&hl=pt-BR&start=32&um=1&itbs=1&tbnid=p6TzpO-wXLLmAM:&tbnh=126&tbnw=126&prev=/images%3Fq%3Dducha%2Beletr%25C3%25B4nica%26start%3D18%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26ndsp%3D18%26tbs%3Disch:1

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://sintex.com.br/scripts/upprodutos/max/1_duchaeletronica.jpg&imgrefurl=http://sintex.com.br/index.php%3Fgoto%3Dproduto_view%26cat%3D20&usg=__esmzMKB66552Uji831tY23HzMGk=&h=472&w=411&sz=75&hl=pt-BR&start=33&um=1&itbs=1&tbnid=4fG8qqy0ODzI0M:&tbnh=129&tbnw=112&prev=/images%3Fq%3Dducha%2Beletr%25C3%25B4nica%26start%3D18%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26ndsp%3D18%26tbs%3Disch:1

http://images.google.com.br/imgres?imgurl=http://user.img.todaoferta.uol.com.br/G/V/UF/CAXWZD/1203617271952_bigPhoto_0.jpg&imgrefurl=http://comprar.todaoferta.uol.com.br/chuveiro-ducha-eletronica-master-luxo-zagonel-GVUFCAXWZD&usg=__jBSkH55fymBVWjrzjqOJh63Q9Pc=&h=300&w=300&sz=11&hl=pt-BR&start=16&um=1&itbs=1&tbnid=RDBFViuUytnhKM:&tbnh=116&tbnw=116&prev=/images%3Fq%3Dducha%2Beletr%25C3%25B4nica%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26client%3Dfirefox-a%26sa%3DN%26rls%3Dorg.mozilla:pt-BR:official%26tbs%3Disch:1

Abraço..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Prestei serviços de desenvolvimemto para uma empresa de chuveiros que tinha esse produto, mas lembro que foram proibidos de usarem controle por angulo de fase devido a poluição que causa na rede eletrica.

Eles sempre disparavam no caso 2 SCR´s (um para ciclo positvo e outro negativo), devido a potencia, na passagem por zero e controlavam quantos ciclos completos ligados e quantos desligados.. Ficou meio confuso.

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então quanto ao amigo ''Faller'' ai em cima, o fluxo da água será o mesmo, pois isso também será automático.rs. por isso disse se por acaso há uma relação. Mas eu já percebi que é mais fácil como vocês estão falando mesmo. Bom então é isso mesmo o controle de corrente seria para esquentar e esfriar a agua, porque o fluxo de agua será o mesmo porque é automático. A temperatura vou fazer como vocês disseram ae, agora o dimmer , como seria isso pra controlar por MCU? E eu nao sei se tem haver mas quanto ao ciclos ae que o jorge disse nao entendi muito bem, só se for 10 ciclos de potencias diferentes, é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
então quanto ao amigo ''Faller'' ai em cima, o fluxo da água será o mesmo, pois isso também será automático.rs. por isso disse se por acaso há uma relação. Mas eu já percebi que é mais fácil como vocês estão falando mesmo. Bom então é isso mesmo o controle de corrente seria para esquentar e esfriar a agua, porque o fluxo de agua será o mesmo porque é automático. A temperatura vou fazer como vocês disseram ae, agora o dimmer , como seria isso pra controlar por MCU? E eu nao sei se tem haver mas quanto ao ciclos ae que o jorge disse nao entendi muito bem, só se for 10 ciclos de potencias diferentes, é isso?

Já entendi que entendeste que o melhor mesmo é se medir a temperatura d'água, mas só para você não voltar atrás, não é tão somente o fluxo dágua que interfere. A temperatura ambiente também... A temperatura d'água também..

Se vais trabalhar com u-controladores opte por ajustar rate de ciclos on/off, vai ficar mais simples e mais profissional que um simples dimmer, aliado ao fato de que podes te livrar da maldita interferência EMI/RFI gerada tipicamente por dimmer...

Para que entendas como é ajuste da corrente, de um modo ou de outro, veja mais ou menos o formato da tensão aplicada a resistência do chuveiro em cada caso:

Dimmer: Figura 1 com aproximadamente a máxima potência e figura 3 com a mínima:

Angulodeconduodetriac.jpg

Rate de ciclos:

No início com potência total:

Controleon_offratedeciclosemtriacpo.jpg

Começando a diminuir:

Controleon_offratedeciclosemtriacin.jpg

Já com pouca potência:

Controleon_offratedeciclosemtria-1.jpg

Sempre ciclos inteiros e disparados no cruzamento por zero da tensão de rede..

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então acho que nao seria isso, pelo menos pela especificação dos componentes, eu ja montei um dimmer e deu certinho, só queria saber quais modificações fazer no circuito, logo posto aqui o que eu montei.

amor0311.jpg

aí está o circuito, tá meio ruim de ver mais da pra saber qual componentes são pelo menos, um triac e um diac, um potenciometro, 2 resistor, e 2 capacitor..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membro VIP
Já entendi que entendeste que o melhor mesmo é se medir a temperatura d'água, mas só para você não voltar atrás, não é tão somente o fluxo dágua que interfere. A temperatura ambiente também... A temperatura d'água também..

Se vais trabalhar com u-controladores opte por ajustar rate de ciclos on/off, vai ficar mais simples e mais profissional que um simples dimmer, aliado ao fato de que podes te livrar da maldita interferência EMI/RFI gerada tipicamente por dimmer...

Para que entendas como é ajuste da corrente, de um modo ou de outro, veja mais ou menos o formato da tensão aplicada a resistência do chuveiro em cada caso:

Dimmer: Figura 1 com aproximadamente a máxima potência e figura 3 com a mínima:

Angulodeconduodetriac.jpg

Rate de ciclos:

No início com potência total:

Controleon_offratedeciclosemtriacpo.jpg

Começando a diminuir:

Controleon_offratedeciclosemtriacin.jpg

Já com pouca potência:

Controleon_offratedeciclosemtria-1.jpg

Sempre ciclos inteiros e disparados no cruzamento por zero da tensão de rede..

Abraço...

Oi povo. Tomara que eu não vire coveiro. Gostaria de expor um tópico que tenho em outro fórum, para não abrir outro. e gostaria de vossa ajuda

http://www.guiadohardware.net/comunidade/ventilador-aquecedor/1065661/#post4960372

Queria aproveitar a ideia deste tópico, daí o porque não abri outro.

Olá pessoal. Tenho um aquecedor aqui em casa, de 1000W, mas a hélice dele é muito pequena. Tenho, consequentemente, um ventilador de parede, da arno, modelo versatile, e pensei se seria possível por uma resistência na frente da hélice para esquentar.

Pensei em resistências de secadores de cabelo, mas tiraria do cartucho dela, e colocaria ela aberta, ou em resistência de chuveiro elétrico, mas usaria a parte de baixa potência dela, já que 2000W seria suficiente.

O que também pensei é em fazer um sistema parecido com esses chuveiros thermo-system donde há uma regulagem de temperatura por algo parecido com potenciômetro, mas eu não conheço nenhum tipo de TIP que dê conta de corrente alternada, tampouco sei se uma resistência CA funciona em rede CC.

Se funcionasse, bastaria retificar a onda.... mas gostaria, primeiro, da opinão de vocês.

* as resistências, mantendo "o tom espiralado delas" continuam sendo resistências, independente da forma que adquirem, correto? Ou seja, a resistência de um secador de cabelos, vem fixa num cartucho de plástico. Se eu tirar o cartucho, e por ela em outro suporte ela iria funcionar, correto?

* No caso das resistências de chuveiro, me corrijam se estiver errado, mas eu não poderia usar, devido ao fato de que não haverá água, o que não causará uma queda de temperatura boa na resistência, e ela vai abrir.....

* Que outro material, que esquente, mas aguente, para ser usado como aquecedor seria possível?

Lembrando, isso iria na frente da hélice, mas.... alimentação é separada.

O controle de temperatura é para baixar "o calor" um pouco quando não for mais necessário ser tão quente, e claro, meu bolso agradecer também

E último post meu

voltando ao assunto.....

uma resistência, vamos supor esta aqui do anexo É uma resistência de uma ducha thermo system. 7200W. eu, claro, não iria usar toda essa potência. No máximo uns 20%.

Porém pergunto: Essas resistências perdem "sua capacidade resistiva" quando esticadas? Se sim... é muita perda?

Ela tem, se imaginarmos esticada, 22 cm de seção. minha ideia é esticar ela até uns 40 cm, para garantir que ela refrigere-se, uma vez que o ventilador é um desses da foto 2, com seção da hélice em 13 cm (do início da pá até o fim dela, não considerando a área redonda presa ao mancal do motor)

E queria fazer um controle, claro, se possível CC, se essas resistências funcionam em correntes CC, ou CA, embora neste caso pediria uma ajuda vossa, já que nunca fiz controle de corrente em CC

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...