Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Controle RF para Interruptores


Velho Hippie

Posts recomendados

Olá pessoal. Resolvi criar um novo tópico, pois percebi que haviamos nos desviado do tema principal no tópico do estrobo de Leds.

Então vamos a ideia: projetar um controle remoto RF para interruptores de luz.

Pelas pesquisas que fiz até agora acho que podemos dividir este projeto em 3 blocos distintos, são eles:

1 - fonte de alimentação do circuito receptor, que deverá ficar alojado dentro da caixa padrão do interruptor na parede.

2 - circuito receptor que irá identificar o sinal e decodificá-lo acionando assim o relê de controle.

3 - circuito transmissor que será alimentado por baterias, cujo modelo será definido durante o projeto.

Pois bem, acho que vale lembrar que a ideia é de um controle RF, portanto solicito e agradeço desde já aos amigos a não postagem sobre circuito IR, pois iria confundir mais que elucidar o tema principal.

Algumas caracteristicas inicias são: controle biestável (acender ou apagar), lembrando que no espelho da parede também haverá um push button para estas funções.

Aguardo os comentários iniciais dos amigos para seguir adiante.

Velho Hippie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este projeto é muito simples e já tem muitos deste tipo por ai, mais estou deixando umas ideias para este projeto.

A fonte de alimentação pode ser sem trafo.

A parte da transmissão pode ser feita com modulos hibridos.

Colocar um led para visualizar a caixa na parede quando a lampada estiver apagada.

Só não vai dar pra mim desenhar porque esou sem tempo.

Boa Sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Michael

Obrigado pela resposta.

Também pensei em utilizar uma fonte sem trafo, mas pelo resultado das pesquisas que obtive esbarrei em dois pontos negativos: aquecimento demasiado e nível de risco alto, pois em todos os tópicos que lí sobre isto cita a falta de um bloco de segurança no circuito.

Quanto ao RF também estou inclinado a utilizar os modulos RWS e TWS de 315MHz ou 433MHZ que encontrei por R$ 9,90 o recepetor e R$ 9,90 o transmissor.

Quanto ao trafo encontrei um 9V 300mA por R$ 5,80, com tamanho em cm de 3x5x3, que acredito seja razoalvel para o restante do circuito.

Aguardo comentários e dicas.

Velho Hippie

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!