Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Contador Up-Down - CI Contador


lakukaratia

Posts recomendados

galera, preciso fazer um contador up-down de 0-99 e 99-0.

o que eu pensei é que precisaria de uma tabela verdade com 7 variáveis e 14 saídas, já que vou usar displays de 7 segmentos.

mas fazer isso usando CI's de porta lógica é muuuuito trabalhoso

um amigo me disse que existem CI's que fazem essa função de contador, mas ele não lembra o nome deste CI.

então, se alguém souber qual o nome de algum CI contador e puder me ajudar, eu fico muito grato.

obrigado,

Carlos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara andei pesquisando e me parece q esses 2 CIs são contadores decimais (de décadas). Para teu caso acho que tens que usar algum desses.

Desculpe não poder ajudar mais.:(

Alias, alguem sabe como utilizar esses CIs, digo, o esquema que deve ser montado para eles contarem e aparecer nos displays (isso eu não)? :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um contador simples e fácil de encontrar é o 74192 (tecnologia TTL). Existem outros tanto TTL como também CMOS.

Dêem uma olhada no tópico abaixo:

A metade do circuito lá postado serve para o propósito apresentado necessitando de alguns ajustes.

Qualquer dúvida é só postar que providencio um esquema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimente simular, ou montar o circuito compartilhado no link abaixo.

Vdd, pode ser de 5V a 12V.

Para um Vdd de 9V, usar os resistores que limitam a corrente nos segmentos (R1 a R14) em torno de 680R.

Um nível lógico alto no pino UP/DOWN manda o contador contar de modo crescente.

Um nível lógico baixo no pino UP/DOWN manda o contador contar de modo decrescente.

Um nível lógico alto no pino RESET, reseta o contador (em "00" ou "99") dependendo se é modo crescente ou decrescente.

Se der erro relate, tentaremos encontra-lo.

http://img166.imageshack.us/my.php?image=45104511cascata099ib4.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...