Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Comprar notebook? De marca ou etiquetado? Tudo que vc queria saber


ice2642

Posts recomendados

Muita gente na hora de escolher seu note fica na maior duvida :confused:

então resolvi passar um pouco da minha experiencia sobre o assunto para vocês e umas informaçoes que venho observado no decorrer dos anos. Se ajudar alguem, otimo, se achar bobera esquece q leu isso e siga sua vida.

Pagar caro em um note de marca consagrada ou economisar uns trocados e levar para casa um barebone ? (Notebook OEM que é feito sem marca para qualquer empresa comprar, por na tampa uma etiqueta ou logotipo e falar que produz) essa duvida vai cair uma hora ou outra sobre a escolha de qual note comprar, inevitavel isso hoje em dia, com cada vez mais empresas vendendo este tipo de notebook no mercado e com cada vez mais atrativos que eles oferecem.

Primeiramente vou colocar as diferenças entre os inumeros tipos de notes no mercado.

Categorias

Como tudo na vida, existem coisas categoria A,B e C

normalmente os barebones estão enquadrados na categoria C e algumas raras vezes na categoria B.

Notes de marca consagrada, nem sempre estão na categoria A, normalmente na categoria B e alguns modelos e marcas em categoria A

um bom exemplo de marca categoria A seria a apple e um bom exemplo de marca categoria C seria a Kennex e demais barebones no mercado.

Alem disto existem tambem diferentes configuraçoes que tambem sao divididas em categorias A (Power stations), B Mainstrean e C (entry level) com subdivisoes nestas categorias. como por ex. categoria ''workstation mobile'' alguns modelos para diferenciar a linha dos demais, normalmente sao equipamentos com video profissional como FireGL ou quadra FX ou video High End, normalmente com configuraçoes fortes, outros como gammer notebooks)

Exemplo de workstation mobile

thinkww.th.jpg

Este Thinkpad da serie W 17 polegadas conta ainda com uma tablet wacon e um segundo lcd 10 polegadas que você abre do LCD principal.

Vem equipados normalmente com uma nVidia Quadro Fx ou FireGL e custam na media dos 19.000 no Brasil

Exemplo de laptop mainstrean (Todo uso, multimidia, games, graficos, filmes etc...)

42659511.th.jpg

Costumam ter uma placa de video dedicada de boa performance, facilidades para se ver filmes como portas HDMI, VGA, recursos pra som, lcd confortavel, etc

Exemplo de um note entry level

toshibaj.th.jpg

Notes entry level nao significa ser porcaria, apenas tem configuraçoes mais umildes que os outros e preço atrativo, alguns com muitos recursos, inclusive HDMI, mas nao costumam ter placa de video dedicada e quando tem sao placas de entrada classe 3 ou 4

etc...

Uma empresa categoria B pode fazer modelos categoria A, B ou C. Normalmente os modelos da categoria C tem acabamento inferior aos 2 primeiros, pois o foco dele é preço. mas isso nao significa por exemplo que uma empresa categoria A colocando um modelo categoria C no mercado vai ter a mesma qualidade de uma empresa categoria C colocando um note categoria C ou ate mesmo A no mercado.

Por exemplo o note de entrada da apple é o macbook branco que tem mais qualidade que muitos notes de empresa categoria B com produtos categoria A.

Pesquisar a historia do fabricante é importante para se ter ideia do que ela pode oferecer. normalmente as empresas pioneiras tem mais estrutura e qualidade que empresas novas no mercado.

Das empresas pioneiras que vale a pena destacar sao Apple, Compaq/HP, Dell, Gateway, IBM e Toshiba.

Das empresas novas que vale a pena destacar sao Accer, Asus, Lenovo, LG , MSI, Sony, Samsung.

As empresas novas pelo que da para notar sao asiaticas com foco voltado a grande volume de vendas, já as veteranas americanas seguem a filosofia americana de qualidade em primeiro lugar. mas das citadas todas estão em classe de empresa A e B.

Muito comum hoje em dia sao os Barebones que sao feitos por empresas como ECS, MSI, ASUS, Quanta, Wiihiil, Compal, Delta, OCZ, etc...

A linha barebone é destinada a produtos economicos, mesmo os feitos por empresas que tem produtos melhores assinados sob sua bandeira, quando barebone tem uma produçao voltada 100% a economia de produçao e preço.

São feitos para ser vendidos em atacado com preço baixissimo para que outra empresa possa comprar, customizar, colocar sua marca e ainda assim ter preço competitivo para conquistar mercado.

Muita gente fala que sao a mesma coisa, que sao feitos na mesma empresa, etc... isso tudo é balela espalhada pela net para todo mundo comprar, pois sao feitos em fabricas destintas, nao sao a mesma coisa e mesmo de mesma marca, por exemplo um barebone MSI e um notebook MSI colocados lado a lado voce nota a diferença mesmo antes de ligar o note.

Mas nem precisa ser um genio para ver isso, por exemplo; pra que a MSI ja que estamos falando dela, manteria uma linha assinada MSI e uma outra barebone se fosse tudo a mesma coisa ? ela mesma usaria seus propios barebones com sua marca. Mas ela quer ter sua linha categoria B e vender aos montes sua linha economica categoria C e ganhar nos 2 mercados. Quase todas empresas que fazem barebone fazem isso.

Um detalhe interessante que a maioria esconde do consumidor final sua linha barebone, provavelmente para nao depreciar a imagem da empresa e diminuir vendas de produtos sob sua bandeira. a propia MSI por ex, indo no site global nao mostra os barebones, ja no site USA sim provavelmente devido a leis rigorosas do pais.

Link USA - provavelmente sao obrigados a mostrar a linha barebone pra vender oficialmente lá http://us.msi.com/NB/index.asp

Global, escondem os barebones http://www.msi.com/index.php?func=prodpage1&maincat_no=135

tem uma area lá barebone com coisas pra montagem de desk.

A linha de notes categoria qualidade C é para um publico que nao pode pagar por a mesma configuração de uma marca confiavel, ou para quem trabalha com AT e tem possibilidade fácil para qualquer conserto ou quem nao liga pra nada e acha mesmo se tratar tudo da mesma coisa. Ou ate mesmo pra quem usa so ocasionalmente um note e nao quer gastar muito com isso. vai de cada um escolher o que vai usar e como vai usar.

Desvendando o Mito de tudo ser feito na mesma empresa.

É muito comum se ler em foruns ou net que as empresas de grife como sao chamadas as empresas que fazem de verdade os notes sao empresas que compram como qualquer outra que so cola a etiqueta da marca na tampa seus produtos de gigantes da asia. Alguns com modelos personalizados e coisas do tipo. Esse papo furado da até dor de barriga escutar.

As empresas veteranas americanas tem sede normalmente nos EUA, algumas 2 ,3 ou mais empresas espalhadas. muitas ficam no Texas e California. algumas com milhares de metros quadrados e milhares de funcionarios.

A dell por ex, tem fabrica nos USA, Polonia, Brasil, Malasya, Japao, etc... (será que é tudo fachada pra ninguem perceber que eles usam barebone ?) logico que nao! mais fácil é as empresas que vendem barebone espalhar isso para desmistificar a superior qualidade contra seus produtos.

Uma das fabricas da Dell

dellg.th.jpg

Umad das fabricas gateway na california

gatewayirvine.th.jpg

Fabrica da HP tb california

1022721100815842.th.jpg

então eles Nao tem uma qualidade igual a um note de marca de verdade. e nao sao feitos pelas mesmas fabricas.vou colocar so algumas das diferenças;

1 - produçao da placa-mãe. os notes economicos usam material de solda economico, muitas vezes a base de mercurio que alem de poluir o meio ambiente, com o uso e ocilaçao termica dentro do note vão criando micros rachaduras, ate que por fim uma trilha perca de vez o contato, nao mesmo que eles prendam la um capacitor solido, so por ex, este esta precariamente preso a placa-mãe. outro fenomeno causado por isso é uma pior conduçao, com isso almentando consumo e temperatura interna e diminuindo performance. por isso nao é dificel de se ver barebones com Core 2 Duo e video compartilhado que tem altonomia de meos de 1:30 horas, enquanto notes de mesma config de outras marcas passam fácil 2h.

2- qualidade do plastico usado para carcaça. uitas vezes eles tem ate um desenho bonito, cores legais, so que o plastico usado nao é um plastico com uma qualidade satisfatoria para suportar o dia a dia durante varios anos, so pra clarear, igual você bater seu carro e estragar o parachoque, você pode por o original que custa caro, ou ir numa destas lojas de autopeças e colocar uma replica de marca qualquer, com o tempo você ve que a economia saiu caro, ele vai deformando, descasca e por ai vai. gabinete de barebone é a mesma bomba.

3 - projeto interno. maioria destes notes tem sistema de refrigeraçao precario, feitos para se aproveitar peças na maior quantidade possivel de modelos (sai muito mais barato comprarem 1.000.000.000 de coolers genericos e adaptar em todos modelos do que 1000.000 para uma linha especifica respeitando as reais necessidades dela) e por ai vai.

4 - teclados economicos, tendem a estragar mais rápido

5 - LCDs economicos, tendem a nao respeitar parametros de qualidade de exibiçao de cores e imagens, alguns chegam a dar dor de cabeça se usados por longo tempo, qualidade geral inferior

6- componentes de pior qualidade - normalmente eles colocam os itens de linha basica dos fabricantes de DVD, HD, etc, com isso apresentando mais problemas e menor desempenho.

por isso nao é difícil você sofrer com incompatibilidade de memorias, por ex, se colocar uma boa kinghston muito rapida pode nao ser aceita ou dar erro de paridade, alguns destes barebones tem chipset overclocado para parecer bons comparados aos concorrentes, coisa q diminui ainda mais a vida deles e aquece ainda mais, conectores genericos, criando problemas em transferencia de dados com outros dispositivos e por ai vai.

Isso tudo acontece em maior ou menor grau conforme o patamar do barebone, um bem barato vai ter provavelmente todos estes itens e uns mais de problemas, outros mais caros podem ter um lcd melhor ou alguma melhoria, mas no geral todos eles apresentam o problema 1 e 2 em maior ou menor grau.

Fora tudo isso, as empresas que vendem estes aparelhos aqui no brasil nao fabricam nada, apenas importam um produto, colocam sua marca e vendem, com o tempo a empresa que faz eles (a real), muda sua linha, como a daqui nao faz nada, tem q seguir a linha nova, so q o usuario que comprou a antiga fica sem peças de reposiçao depois de um tempo e nao acha mais a venda aqui, e as vezes se a mudança for muto radical nem la fora. um bom ex de problema futuro que vai ter um dono de um barebone é na hora que precisar de uma nova bateria daqui um ano, se achar vai custar uma facada no figado.

e por ai vai.

Realmente o fator sorte é importante pra quem pega um barebone, tem quem use um barebone destes por anos, e tem quem nao usa nem meses.

então na hora de comprar, você deve ponderar se realmente precisa do barebone (destes notes OEM so etiquetados aqui) devido a preço ou qq recurso que ele ofereça e esteja muito distante do que voce pode gastar.

Comprar com pouca diferença de preço a economia pode sair cara.

Espero que tenham gostado.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bravo Ice.

Como é bom saber que existe pessoas totalmente ligada aqui no fórum. Que procurar atualizar-se a cada dia.

Agora gostaria de deixar o meu testemunho.

"Conheço" notebook algum tempo, não de ter e sim de lidar com ele na empresa. Todos DELL, HP, Lenovo e Compaq. Os últimos adquiridos recentemente foram o Vostro 1310. Sem dúvida nenhuma tenho que dizer que são notebooks, o tanto que os Compaq Armada e os Compaq Evo já estão a mais de 7 anos funcionando tranquilamente, exceto quando os usuários quebram. Ou um defeito de fabricação na lina EVo que ao passar do tempo de tanto fechar e abrir quebravam a dobra do LCD. Não sei se é exclusivade dele. Aí surgiu uma oportunidade de comprar um notebook, e na minha cabeça não pensava nada de barebone, olhe que nem sabia o que era isso, baseava-me pelo teste da carcaça por isso de cara muitos que estão aí já descartei logo. Só que depois aprendi também sobre placa de vídeo dedicada e etc. Então disse só quero notebook se for PELO MENOS UMA PLACA DE VÍDEO decente. No início estava quase catando um INSPIRON. Depois fiquei sabendo da sua x3100, e ja pulei fora fui para o VOSTRO 1510, mas o preço era salgado. Então surgiu aquele ASUS com a sua HD3470 1.899,00. mas o cara casado e com um filho é complicado para a minha realidade financeira. Então pra resumir, sempre eu quis na verdade um DELL por ser DELL, só que o preço altissimo. Então surgiu um STI 1560g por 1699,00 comprei pra o meu colega e pra mim nada, em pouco tempo sumiu. Foi quando surgiu o KENNEX m550 por 1,299,00 reais. Então um colega meu comprou a versão DUAL CORE por minha indicação. E olhei e gostei e tanto tinha uma HD2400. Passou um mês e ele tinha sumido, só que o EXTRA de maceió tinha guardado 4 para min e meus colegas, e melhor ainda um desconto na hora de 400 reais , sensacional.

Estou com ele até hoje usando até o talo e esta + seguro do que nunca. Em relação a memória, coloquei a melhor memória KINGSTON ddr2 667 Mhz para notebook, vixe funciona que é uma bala. Pena que não tem dois slot, pois o duall channel dela no STI marca bagatela de 5,5, sensacional. Esse barebone Kennex é ótimo, talvez o maior prol do barebone seja o LCD. Tenho agora o melhor custo e benefício e acredito que cada centavo foi bem pago. Agora isso é importante para que o pessoal aprenda a comprar e conhecer o que esta comprando. Há, o teclado dele ás vezes pra brincar jogava um :D: Beijing 2008 e até agora não abriu uma tecla que só. E olhe que não troco pelo teclado do DELL não. Claro que alguns componentes são limitado, tipo W-lan, Dvd-rw e outros. Mas até agora esse KENNEX e o STI1560g, que pra mim tem uma baita carcaça estão firme e forte.

STI 1560 - Próximo de completar um ano, agora em maio.

Kennex M550 - 4 meses de vida. E já fuçado por dentro, logo terá uma HD MAIOR e PROCESSADOR também.

Devemos pesquisar para ter uma conclusão.

Acredito que exista barebones que são bom investimento.

Uma pergunta: Intelbras ou Positivo é barebone?

Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, nunca vi niguem ai reclamando que o dell dele veio com fonte subdimensionada ou q esta a 30 dias na AT e vai entrar no procom.

funcionar todos funcionam custar mais caro o de marca, custam.

você paga pra nao ter estes e outros problemas.

tb tenho um kennex, mais velho um pouco que o seu e ja ta começando a esfarelar.

poderia ficar queto e tentar passar ele pra frente, bem mais negocio ehhehehe se pensar bem, so que prefiro ajudar a moçada. tem quem joga oleo de caminhao no motor do carro pra quando vender quem comprar achar q o motor nao vasa, e tem quem prefere falar os problemas.

muita gente ai tem kennex porque viu la meu review.

nao é um computador ruem, longe disso. mas é um computador classe C, se você pega o vaio sz360 q meu irmão garfou, tinha ele uns 2 anos antes de pegar o kennez, o animal usa ele jogando no sofá e se você poe os 2 lado a lado você fala q o kennex é mais velho.

Mas é o que eu dise, se o barebone tem uma config que um similar de marca vai ficar muito caro, pega ele, so que ja fica esperto pras diferenças e que pode ter dor de cabeça com ele.

quem participa aqui do forum a uns anos deve ate estar estranhando eu defendendo dell, cara eu so jogava pedra nela, mas tem q ser realista. depois de ter e ter usado um bom tempo um barebone pude ver na pratica como eu estava errado e Marxavbr e outros alertavam estavam certos.

você falar bem ai do seu barebone nao é nem fichinha do q eu ja defendi note "brazuca" ehheehhehehe

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito interessante seu tópico Ice.

Eu concordo plenamente com você, em todos os quisitos e também não deixo de descordar com o alex.

Apesar da qualidade reduzida, suporte técnico limitado e pouca referência, os barebones hoje em dia são uma ótima opção pra quem deseja/precisa de um computador móvel sem gastar muito por isto e que atenda relativamente bem as necessidades básicas, como é o meu caso. Tenho um Kennex modelo PD2130 com Um Dual Core T2130 (32bit) e uma HD2300. Não posso falar que sou fã desta marca e deste note, mas ele me atende muito bem pelo preço que custou (1700 dividido em 12 vezes). Claro que eu preferiria ter um HP ou um Vaio, mas aí já sairia fora da minha realidade financeira. Seria como você comparar um Pálio 2009 todo equipado com um Corola 2009. Nem vou citar as diferenças porque ficaria até amanhã escrevendo este post.

Eu acho que este exemplo de carros até serve para comparar os barebones dos notebook high end de hoje em dia.

Sempre tive vontade de ter um notebook e sempre foi inviável, pois soltar 3mil por uma config "meia boca" de um note de marca era inviável pra mim. Pagar 1700 por um note com um desempenho razoável e saída pra TV foi a solução.

Claro que este é o meu primeiro note, mas com certeza o meu segundo já vai ser melhor e muito provável não vou pegar um Kennex da vida.

De qualquer forma eu acho muito válida a sua opinião geral sobre os notebooks que estão no mercado. Aplaudo sua iniciativa assim como acho que muitos deveriam ler este tópico antes de comprar um notebook.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou escrever o que coloquei no tópico comparativo de Gateway x Powernote porque se encaixa neste assunto de barebones:

Isso que pessoal não entende. Como exemplo temos geral ae fazendo maior propaganda da Powernote, porque no fórum 2 ou 3 pessoas compraram e deram a sorte de estar na boa. Mas estes sumiram do fórum, não estão ae pra dizer se o note durou. E foram 2 ou 3 pessoas. Queria ver se uma negada tivesse comprado se ia ser a mesma sorte.

Amazon L93 também, no começo era mil maravilhas, gcfrancoso acho que foi primeiro a comprar aqui e fez boa propaganda dele e tal

Quando o preço do Amazon L93 caiu e umas 30 pessoas compraram o Amazon L93, ae ele mostrou os dentes. Das 30 umas 20 trocaram de note várias vezes, vários com problema de aquecimento, um monte de gente devolveu e pegou grana de novo. E agora, os poucos que aguentaram na época, estão indo pras trevas antes mesmo de acabar a garantia (caso do p_morac aqui do fórum).

Não desmerecendo nada, mas sim alertando o pessoal que pegar barebone é atirar no escuro. É totalmente notável a diferença pros de marcas (carcaça, qualidade, garantia, assistência técnica, teclado, LCD, etc). Fora as diferenças internas, as mais importantes (falta de projeto adequado para controle de aquecimento, soldas econômicas e baratas, capacitores inferiores, etc).

Galera resumindo: "não existe milagre". Acham que os notes de marca custam mais caro somente pelo nome?? (ok algumas realmente apelam no nome um pouco como a Sony) mas não é só isso, eles tem milhões investidos em tecnologias em seus notebooks. Uma empresa que compra uma base e soca peças em cima e coloca etiqueta da sua marca nunca será igual nem chegará perto. Porque uma Ferrari custa mais caro que um Golf com motor v8 turbinado e nitrado sem o devido preparo da carcaça? Bota lado a lado é capaz de por alguns momentos andarem até juntos, mas o Golf vai aguentar uma meia dúzia de corridas e começar soltar peças e a fundir tudo, a Ferrari vai anos e anos correndo todo dia hehehe.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho q pode valer a pena comprar, desde que você saiba q esta comprando um lance q pode dar dor de cabeça e o preço justifique.

tipo, você pode pular de paraquedas, você sabe que pode dar alguma zica e ela nao abrir, você ja pula sabendo isso.

mas comprar uma passagem de aviao para ir viajar com a familia e ele cair, é ai que esta a diferença entre os 2

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom o tópico, vai me ajudar muito a tomar a minha decisão. Vou pegar uma grana esse mês e estava pensando em gastar R$2000 num notebook, mas acho que vou aumentar essa verba pra 2500-3000 e comprar algo de mais qualidade, que vá durar e que não me dá muita dor de cabeça, tive uma experiência péssima no último ano com assistência, call centers e longa espera... :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a AT a powernote não tem problema algum, e o que você fala sobre os usuários antigos de um Powernote é falácia. Só mandar mensagem para alguem do Tópico oficial que, logo, esclarecem o que precisar.

Um gateway possui uma carcaça bem mais bonta sim, mas o preço aumenta um pouco perto de uma configuração + simples do GT. Não sou daqueles que se importa com o visual desde que atenda às minhas necessidades e não dê problema.

Estou feliz com o que tenho, se tivesse mais dinheiro na época que comprei, teria pegado um Gateway.. mas como nem tudo são flores..

Gostei da crítica, mas eu achei muito preconceituosa.. Acontece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, eu nao to falando da powernot em especifico e sim dos barebones em geral e notes de marca.

se ela da um bom suporte ou nao, ai é com quem usa os notes deles.

mas por melhor que seja, dia q a fabrica de verdade mudar a linha e nao tiver mais peças ja era. eles nao vão ter como atender, queirendo ou nao. eles nao fazem as peças do note.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, eu nao to falando da powernot em especifico e sim dos barebones em geral e notes de marca.

se ela da um bom suporte ou nao, ai é com quem usa os notes deles.

mas por melhor que seja, dia q a fabrica de verdade mudar a linha e nao tiver mais peças ja era. eles nao vão ter como atender, queirendo ou nao. eles nao fazem as peças do note.

[]'s

É.. **** se acontecer isso mas ainda não ouvi falar disso acontecer.

eu tive azar na fabricaçao do meu, porque não prenderam o inversor de LCD direito nele.. ele desconectou quando eu viajava, mas eu mandei pra eles e no mesmo dia me enviaram de volta..

Eles até mesmo me procuraram pra saber porque eu não tinha enviado ainda(me enrolei).

'Daí concluo que é uma boa AT, já as outras eu não tenho certeza..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hairton,

você sempre mostra alguns detalhes de ver o quão é importante num notebook sendo de marca ou não vale destacar que esse Amazon L93 vem com placa de video 8600GT e nisso existem mtos notebooks HP e DELL que tiveram o mesmo problema. E isso é de um componente especifico onde poder dar problemas em qualquer notebook mesmo os de marca.

Reconheço que claro barebone é inferior a um notebook de marca no quesito durabilidade / confiança. Mas esse tipo de problema que você citou achei exagerado.

Antes de qualquer coisa... Ice meus parabens pelo topico... depois da uma corrigida no portugues mas fora isso ta otimo e realmente foi imparcial e é isso que eu gosto quando se abre um topico explicativo, muito bom.

Hairton,

Não quero causar nenhum tipo de ofensa, quis expor uma coisa que não concordei apenas ta?

Sei que tenho um kennex mas o foco não é defende-lo por outro lado... acho que o topico em si explicou muito bem o que se trata dos tipos de notebook.

Abraços a todos!

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também com todo respeito ao ICE. Agora acho que faltou dá uma lida nos tópicos. O DELL VOSTRO os caras estavam com uma dor de cabeça em relação ao driver de DVD, que muitos tiveram que trocar. Fora o lance do bug VGA da Nvidia, coisa que o nosso adm do tópico sentiu na pele, acho "Hairton" que foi solda, há não pipeline melhor dizendo de qualidade inferior ao necessário, acho que foi no teu Gateway, ice não foi?

Se pegarmos HP minha opinião tem aí uns trezentos problemas de wireless, "acho que foi solda também" Mirax não sei se é Barebone, acho que é, também problema. Há ja estava esquecendo que tal o ASUS, 90% do pessoal tiveram que trocar a memória. "Acho que os técnicos não sabem o que é compatibilidade de RAM. fizeram faculdade, mas não tiveram na prática" Eu não conheço muito a ACER +se vocês lerem os tópicos vão entender e conhecer a mesma.

Acredito que a diferença aqui esta na questão custo x benefício. Eu com certeza compraria outro Kennex e compro. Só que agora eu quero uma máquina + potente, coisa que a KENNEX por equanto não tem. A grande maioria de usuário de notebook é office e net, e assim sendo qualquer barebone desse do mercado supri isso facilmente. Coisa que eu e muito aqui já esta + avançado e não pensa assim, já quer algp + atualizado. Quem aqui não quer uma rede sem fio n, blue-ray, DDr 3, MXM, X9000, Uma bateria de longa duração, HD 4870 x2, Finger Printer, HDMI, E-sata, touchscreen, hd com sensor de queda, sem agulha e outras coisas +. Põe um usuário desse e manda traduzir isso aí, e depois diz olha essa máquina custa em torno de 5k. Quem vai comprar?

Bom + aprendendo e vivendo a cada dia. Ice dê uma incrementada no seu tópico OK.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bacana o tópico. Acredito que existem empresas de nível C e B que aspiram chegar a nível A, outras só querem faturar um dinheiro fácil. Nos últimos anos o governo brasileiro mudou várias leis e regulamentaçãos que incentivaram empresas novas a entrar no mercado, tanto de desktop quanto de notebooks e muitas delas estão aí só para aproveitar o momento.

Não me conformo mesmo é com o fato de empresas como Itautec e cce estarem a tanto tempo no mercado, tendo recebido tanto dinheiro do governo e fazer os produtos que fazem. Não é questão de serem ruins, mas que essas empresas deveriam ter produtos muito melhores e serem líderes nesse mercado.

Essas categorias de empresas nível A tem tudo a ver com o tamanho dessas empresas, ganhos de escala que permitem a elas desenvolver o projeto de um note, ter acesso mais rápido as novas tecnologias (muitas vezes desenvolvidas em parceirias com os fabricantes de componentes), controle de qualidade rigoroso e rede de AT eficiente. Esses elementos reduzem a probabilidade de falha nos equipamentos, mas nunca elimina e tem um custo que as vezes é bem salgado. A Apple que o diga.

Dessa empresas emergentes eu vejo mais futuro naquelas que surgiram de fabricantes de componentes (Asus, MSI, etc), pois são empresas que tem capacidade e demonstraram que seus objetivos são de chegar ao nível A. Já as empresas que são meras integradoras (maquilas), a maioria não dura muito tempo. Algumas "marcas" que estão por aí talvez não durem nem o tempo de garantia de seus produtos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei meu HP há três anos e três meses, sem nota e garantia; nunca tive um problema sequer, já fiz upgrade de processador três vezes, memórias outras tantas, e por aí vai. Vários de seus componentes são Compal.

Com a confiança que adquiri montando e desmontando o HP, resolvi fazer o mesmo com o Amazon que havia comprado. Tive um ataque de gastos que espero nunca mais repetir, troquei, pela ordem, o HD, as memórias, coloquei Turbo Memory, processador. Aí apareceram os stuck pixels no monitor. O que fiz? Comprei outro monitor, que chegou recentemente, e não funcionou, e outra placa de vídeo, já que a 8600 GT não estava mais me contentando. Para variar, não funcionou, e ainda queimou de vez o LCD.

O que quero dizer é que, à parte o LCD (e a memória Markvision, que deveria ser proibida), a Amazon não teve lá muita culpa, já que violei os selos de garantia, abri o laptop várias vezes, troquei pasta térmica, etc., etc. Conheço quem tenha Amazon há anos e nunca apresentou defeitos. Mas uma coisa é verdade: o acabamento é sofrível, há conectores colados com esparadrapo e durex, a qualidade dos componentes é, para se dizer o mínimo, duvidosa, a pasta térmica de fábrica de segunda linha, as conexões USB bambas, o teclado é barulhento, e por aí vai.

Hoje, colocando na ponta do lápis o quanto gastei, compensaria muito mais ter levado um notebook top desde o começo, e é o que pretendo fazer agora. Mandar o L93 para a AT (não é um mau laptop) vendê-lo, e fazer o que devia ser feito desde o começo - comprar um ASUS ou Gateway.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado, ice. Dicas muito esclarecedoras.

A discussão é realmente muito interessante. Eu confesso que sou do time que prefere pagar um pouco mais caro, pra evitar dores de cabeça no futuro, até porque na minha cidade não há assistência técnica de quase nenhuma das grandes marcas, e muito menos das pequenas.

Ainda nessa discussão, alguém sabe se os notebooks da Philips têm alguma coisa com a Twinhead? Seriam os NB Philips Twinheads remarcados? Nesse caso, considerando-se o porte da Philips, poderíamos dizer que se aplica a regra geral de que os remarcados teriam qualidade inferior?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostei muito do tópico, principalmente por levanter uma discussão importante para a posteridade de quem quer comprar um notebook, mas estava carregado com um pouco de preconceito.

Trabalho com manutenção computadores e notebooks. Vou dar alguns exemplos:

O sonho de muita gente por aí, o MacBook air. Estava com um aqui de um cliente, tive que colocar um ventilador atrás dele para poder terminar de assistir a um filme pois quando o bixo esquenta fica lento.Experiência Própria.

Vários HP que eu já peguei muito lentos, com um desempenho não proporcional à configuração e o pessoal reclamando. Experiência Própria

Sony Vaio VGN CR320, vindo dos EUA. Deu pau na unidade de dvd-rw, o optiarc OEM parou de funcionar e não lê nada. Com menos de uma ano de uso. sim... A dona do Sony ligou para im hoja dizendo que o bichinho tava reiniciando sozinho. Ainda não olhei... Experiência própria

Acer, não me lembro o modelo. desligando sozinho, do nada. Problema na Bios! Teve que ser atualizada. Experiência própria

CCE win, sei que não é lá essas coisas. Tenho clientes que o possuem há mais de uma ano e nunca deu sequer um problema no hardware, só software. E além de tudo, para quem não precisa de um alto poder de processamento, é uma plataforma muito estável e rápida que não trava. Experiência própria.

Só mais uma coisa, acabei de comprar um barebone da Intelbras, o i50 que é exatamente igual ao Dell Vostro 1200, que não é vendido no brasil e é fabricado pela Compal que também fornece para a HP.

Se eu fosse comprar uma configuração semelhante por aí a fora pagaria facilmente o dobro do valor. Não adianta dizer que o valor é diretamente proporcinal a qualidade que não é! Da mesma forma que as roupas a marca estampada no tampa do note o encarece bastante!

Existem barebones bons e ruins, o que se precisa é escolher muito bem. para não comprar buxa. Esse é segredo para não quebrar a cara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom, se eu fosse tecnico e consertar notes fosse meu ganha pao, tb iria recomendar barebones ehhehehehhe.

nao adianta escolher bem ou mal, sao notes economicos, ninguem faz milagre.

como você acha que uma empresa consegue fazer um note estão barato, que mesmo outra empresa comprando, ''tunando ele'' ainda consiga ser mais barato que qq outro de marca ? aqui no brasil a gente nao tem noção, qq note com config +- custa 3000, mas um note destes la fora o de marca custa 500 dolar e o barebone, ja remarcado por uma empresa qq la fora (é eles tb fazem isso) custa nem a metade, uns você pega por 190 dolar de config desta de note de 500.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hairton e Ice,

O que o cara quis dizer não é da questão da qualidade ou então na questão de ser melhor ou não. O que ele quis dizer... que existem mtos modelos HP, DELL, entre outras marcas de confiança, que o cara estampa a tão dedicada "marca" mas que vivem dando problemas sérios e isso não é caso isolado.

É como dizer que o HP ou DELL por causa da placa de video esquentam e dão mtos problemas, isso não é novidade... porém tá ali... é de "marca" e ninguem resolve o problema de quem os compra... ou seja, uma bomba tão grande como um "barebone" ruim.

É aquilo que digo, o Ice também sabe disso porque tem um, qualidade de carcaça, teclado, entre outras coisas externas... o Kennex é ruim perto de um notebook de "marca"... mas meu caso... nunca sequer deu problema de tela azul, stuck, travamentos e mesmo quando esquenta nao fica devagar... posso ter sido um "sortudo", mas ele ta aqui vivo e bem forte... alias nem a bateria está com tempo de duração menor.

Vou enfatizar o que quis dizer: Meu notebook não é o melhor barebone, não é o melhor notebook e muito menos quero dizer que possa ser superior a notebooks de "marca", porém... vejo muita gente por ai... com Acer, Amazon, Mirax e entre outros... com mais de 1 ano e o bichinho inteirao. No caso do Acer, sem exceção, todos que conheço foram necessários a troca da bateria depois de 1 ano e meio... porque ela tinha ficado com duraçao bem pequena...

Agora vejo, HP e DELL já com carcaça desgastada, vejo com problemas de tela brilhante e o pior devagar. Todos os meus colegas mesmo depois de formatando esses computadores estão devagar. Geralmente o processador é um dual core ou C2D com 2gb de RAM e sempre brinco com o meu ao lado e como eu ja disse em outro topico, já botei ao lado de um DELL com C2D T5450 com 2gb de RAM os dois em maquina virtual... e o meu teve uma lentidão apenas na hora de fazer o programa processar algumas informações solicitadas... (trabalho com nota fiscal eletronica, então fiz uma emissao de nota)

Meu amigo o tempo todo fica impressionado, pois o meu esta sempre com 512mb de RAM para maquina virtual... enqto o dele, ele pode por sempre por volta de 1256mb a 1512mb e a diferença não é grande.

O cara quis contar que o correto é procurar o notebook correto, que diferente dos EUA estamos no Brasil e vejo que barebone é igual a carro coreano: Vende mais barato e alguns são tão eficientes qtos os de marca.

Quero enfatizar, meu notebook não é melhor que o DELL do meu amigo... mas o desempenho não deixa a desejar visto que eu quis contar que tive "sorte" de não ter um notebook problematico.

Abraços,

Edson

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas é isso, o importante é cada um estar feliz com o que usa.

minha opinião hoje em dia, pode ser q nao bata com a sua, mas essa é a minha;

Unicas marcas de verdade que recomendo hoje em dia é Apple e gateway, escolha outra porque gosta, vai ser pior.

Unicos barebones q acho q vale a pena comprar por preço é kennex com hd2300 e hd2400, MSI com nv8600 ou ATI HD2xxx+ classe 2 e 1 e o powernote gt se for o basico e o sujeito so tem 2990.

Quem pegar estes ja leu o texto ai, sabe o que está pegando, isso q importa.

quem nao precisa da config do kennex, nao precisa de note. pega um netbook.

Se mudar a classificaçao do que eu acho q está valendo a pena eu posto ai.

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

tipo, você pode pular de paraquedas, você sabe que pode dar alguma zica e ela nao abrir, você ja pula sabendo isso.

mas comprar uma passagem de aviao para ir viajar com a familia e ele cair, é ai que esta a diferença entre os 2

[]'s

Realmente é uma questão delicada, já tive experiências com produtos de baixa qualidade e me arrependi do que gastei (_(

Hoje em dia tá na cara de todo mundo que produtos são de qualidade e quais não são, afinal de contas num capitalismo desses, 6s acham que qual empresa venderia um produto de qualidade por um preço baixíssimo? Não só notebooks, como qualquer outro produto em geral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, sem o ''offtopic'' la da minha mensagem ela perdeu um pouco do sentido.

Mas é isso, o importante é cada um estar feliz com o que usa.

minha opinião hoje em dia, pode ser q nao bata com a sua, mas essa é a minha;

Unicas marcas de verdade que recomendo hoje em dia é Apple e gateway, escolha outra porque gosta, vai ser pior.

Unicos barebones q acho q vale a pena comprar por preço é kennex com hd2300 e hd2400, MSI com nv8600 ou ATI HD2xxx+ classe 2 e 1 e o powernote gt se for o basico e o sujeito so tem 2990.

Quem pegar estes ja leu o texto ai, sabe o que está pegando, isso q importa.

quem nao precisa da config do kennex, nao precisa de note. pega um netbook.

Se mudar a classificaçao do que eu acho q está valendo a pena eu posto ai.

[]'s

Eu não sei de que realidade vocês vem, mas na minha realidade no interior da paraíba não se gasta com facilidade mais de 4000 conto num computador. Acho até um desrespeito com as outras pessoas do forum que, como eu, tem um orçamento limitado e que ao contrário de muita gente aqui não usa o computador apenas para jogar. Comprei sim um i50 da Intelbras, comprei porque preciso e paguei 1799 por ele, é o que está dentro da minha realidade e de muitas outras pessoas aqui do fórum. Não se deve rebaixar os barebones como se les não valessem nada e que certamente vão dar problemas. Como já foi citado muitas vezes por aqui existem sim muitos barebones bons que estão adequados a realidade de quem usa. Não adiantaria eu comprar um Getaway, pois nem de jogar eu gosto.

Então antes de dizer que o barebone não presta se pergunta: Para que você quer um notebook??? Se um pc barato não corresponder às expectativas, indica-se outro, bem melhor do que ter um computador sub-utilizado em casa.

Mas para quem tem grana e pode se dar ao luxo de gastar, faço minhas as pelavras Ice!!!!

:)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem todo notebook de marca custa R$4.000

Tem DELL por R$1.600

Mas ae vai do cara. Quer pegar barebone com configuração superior ou de marca com configuração inferior?

Não estamos dizendo que nenhum barebone vale a pena e nenhum presta, tem vários excelentes, mas eles possuem nível de qualidade inferior e isso não tem como fugir.

Aliás eu quase comprei esse i50 hehehe. Se vender meu Compaq compro. Acho que vale a pena.

Isso que o cara tem que avaliar, o que vale a pena pra ele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...