Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Compartilhando a conexão da Claro 3G


evilRafael

Posts recomendados

Olá amigos!

Recém adquiri um plano de banda larga da Claro aqui em Porto Alegre. Com velocidade de 1Mbps, eles me deram o modem (Huawei E226, USB ) de graça. A instalação é rápida e limpa no Windows XP, e funciona também no Vista, apesar de alguns pequenos bugs, que não chegaram a comprometer o uso.

Bem, o modem se conecta com a rede da Claro através de um "discador", pequeno aplicativo que faz tudo sozinho e esconde as configurações usadas. Eu gostaria de compartilhar esta conexão, queria conectar e distribuir o sinal através dum roteador, mas não consegui de jeito nenhum fazer o suporte técnico abrir o jogo. Me disseram que "eles não passam essa informação e não se responsabilizam por tentativas de compartilhar a conexão, e que eu teria que descobrir como fazer de outra forma".

Esta malandragem deles está cheirando a barbada... ela já entregou que tem como fazer, só não passam a informação oficialmente. Provavelmente é muito fácil rotear a conexão da Claro 3G, mas é claro que eles não querem que a gente faça isso, nunca querem. O que precisamos é descobrir a configuração de conexão correta...

Sozinho eu consegui descobrir muito pouca coisa. Talvez acessando o sistema interno do modem tudo fique claro, mas não consigo nem descobrir o IP do modem nessa história. Tudo que consegui descobrir é que o número de conexão é *99***1#, mas deve haver um nome de usuário (provavelmente o número do telefone ou do chip) e uma senha padrão para todos os usuários. Alguém da própria Claro deve saber essas informações, deve tê-las ao alcance da mão, ou pelo menos deve saber por onde começar.

E aí, alguém já tem alguma ideia ou foi mais longe que eu?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Opa!

Cara, infelizmente, não sei te ajudar, mas sou de PoA tb e estou interessado nesse serviço... se puder me ajudar:

Como o serviço está?... estabilidade, velocidade, o que tu pode ou não fazer (emule, etc...), e em quais bairros tu já testou e como está por lá?

Eu ando pesquisando bastante, mas não acho muita gente de poa usando, se puder responder minhas questões valeu!

Falou.. e se conseguir compartilhar a conexão, posta aí pra todos nós!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo tentando compartilhar a conexão sem sucesso, quase ninguém tem informações a respeito. Quem tiver, por favor poste!

O serviço, na minha opinião, é tão estável quanto um celular: no geral funciona normal, às vezes cai e tem que reconectar, às vezes o sinal fica ruim, e nesses casos fica muito difícil conectar.

Uma coisa que me chamou atenção é que tudo funciona melhor no XP do que no Vista, instalação e conexão.

A instalação no XP SP2 é absolutamente perfeita, não precisa nem abrir qualquer programa, só espetar o modem no computador com o CD de instalação no drive e esperar. No Vista tem que esperar abrir um programa de instalação que está oculto no CD, e ele dá uns solavancos e mensagens de erro. Quanto à conexão, tenho a impressão que é mais instável no Vista, às vezes parece que fica difícil conseguir conectar... mas é claro que isso pode ter a ver com as redes lá de casa conflitarem um pouco, o computador tem mais de uma placa de rede, tem uma placa PCMCIA instalada, eu uso a internet no notebook de várias fontes diferentes... isso parece que confunde a vida do meu Windows Vista. Resta esperar novas versões desse driver horroroso que a Claro manda no CD.

Quanto à cobertura, funcionou normal em todos lugares que eu fui, mas por enquanto não saí do Partenon. Minha mãe testou em Canoas e São Leopoldo e funcionou tb... só que lá eu não tenho certeza se foi pela rede 3G ou pela GSM/EDGE, ela não sabe ver essas coisas, só sabe que navegou normal pela internet...

Não testei eMule, mas tenho achado tão difícil liberar portas do eMule que ultimamente tenho confiado mais na conexão com a rede Kad, que aparentemente independe de portas liberadas. No escritório conecto na internet a 4Mbps (Cable Modem), e a mulinha tá sempre de olhos vendados... mesmo assim, enquanto conectado à rede Kad, alcanço velocidades relativamente boas.

No fim das contas, pra mim o aparelhinho é excelente pra conectar na internet de qualquer lugar, mas só vai ser a melhor coisa do universo quando eu conseguir compartilhar a conexão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, compartilho a conexão 3G da Claro aqui em casa com 2 PCs e um Notebook via rede wireless ponto a ponto (Ad-hoc), sem problemas. Já compartilhei também entre 3 PCs com uma rede a cabo com um switch. Com roteador tb deve ser possível. Dá uma lida nesse artigo, talvez seja algum problema na configuração da rede:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/577

P.S. Não consigo conectar no eMule

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelos esclarecimentos, Rafael!

Andei pesquisando sobre seu problema e encontrei duas soluções possíveis:

1) Fazer uma rede usando um PC como servidor da conexão [ http://mobilesociety.typepad.com/mobile_life/2006/08/how_to_share_yo.html ]

2) Usar o que eles chamam de um "roteador 3G" onde se espetaria o cartão PCMCIA, p. ex. e assim se compartilharia a conexão com os computadores via rede wireless. Abaixo os links para 2 desses equipamentos (mas há mais por aí, da Huaweii, p. ex.), creio que ainda não há fabricante no Brasil...

[ http://www.topglobalusa.com/product2_02.asp?newsid=20031114093603324&classid=102103102 ]

[ http://www.empresas.vodafone.pt/solucoesescritorio/fixodadosinternet/router3gotot.htm ]

falou!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, nesses casos, um dos computadores tem que ficar ligado com o discador funcionando, certo? Era isto que eu queria evitar, para a Internet poder funcionar 24h em qualquer máquina na rede...

Mesmo assim vou dar um estudada nas soluções que o pessoal trouxe, esse fim-de-semana...

Geovanih, a Claro dá o modem de graça pra clientes de internet banda larga de outras operadoras e pra clientes Claro Conta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Iae galera,

cara, a respeito do teu problema, acho que a melhor maneira pra você compartilhar sua internet é fazendo como o Rodrigo disse: deixando um PC ligado 24hrs. Pois teu modem é USB. Só se você achar um roteador USB.

Uma vez tive que compartilhar uma internet da VIVO, o qual usava um modem (não me lembro o modelo) que era USB e um discador. Tentei várias maneiras para evitar deixar o PC do cara ligado, mas todas sem sucesso.

Caso você descubra, posta ai pra mim refazer o serviço lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
Cara, compartilho a conexão 3G da Claro aqui em casa com 2 PCs e um Notebook via rede wireless ponto a ponto (Ad-hoc), sem problemas. Já compartilhei também entre 3 PCs com uma rede a cabo com um switch. Com roteador tb deve ser possível. Dá uma lida nesse artigo, talvez seja algum problema na configuração da rede:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/577

P.S. Não consigo conectar no eMule

me fala uma coisa . para a conexão você usou quantos Adaptador Wireless? 1 para cada maquina ou 1 para uma maquina e o modem faz a conexão Wireless em outra?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Pessoal não sei se ajuda mas este scrip é para configurar no linux mas tem algumas informações bem relevantes como o nome de usuario e senha que o modem utiliza dêem uma olhada:

[Dialer Defaults]

Carrier Check = off

Init1 = ATZ

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

Password = claro

Ask Password = 0

Check Def Route = 1

Phone = *99***1#

Idle Seconds = 0

Modem Type = Analog Modem

Stupid Mode = 1

Compuserve = 0

Baud = 460800

Auto DNS = off

Dial Command = ATDT

Modem = /dev/ttyUSB0

ISDN = 0

Username = claro

[Dialer claro3g]

Stupid Mode = on

Password = claro

Auto Reconnect = off

Username = claro

Phone = *99***1#

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

daí galera beleza? to vendo q a discussao de vocês esta sendo sobre compartilhamento de sinal, eu não posso ajudar mas gostaria que vocês ai q tem a 3g me tirasem algumas duvidas, é q também só aqui do RS (do norte), ainda não tem a 3g aqui, estão instalando os equipamentos nas torres e vão ligar só em maio e dependendo doque vocês me responderem vou pega também, to usando atualmente a ADSL da brasil telecom e a BRTurbo como provedor mas não estou satisfeito com o serviço e já q o meu contrato com eles acaba em maio também ..., bom lá vai as perguntas:

1-Qual a velocidade da sua conexao, 256kbps, 500kbps ou 1mbps?

2-Ja testou em q cidades?

3-A conecxao cai? c sim é todo dia, de vez em quando, como é?

4-você baixa arquivos por torrent? Qual programa usa, bittorrent, bitcomet, utorrent, azureus, etc? a quanto baixa?

5-é ilimitada mesmo?

Bom para o momento não tenho mais nenhuma pergunta, acho q essas duvidas existem a muitas pessoas que tem interesse nesta net, e com certeza não serao uteis só a mim.

Caso exista algum post que já tenha respondido estas questoes por favor me redicionem e ao mesmo tempo me desculpem mas na breve pesquisa q fiz não consegui encontrar

Muito obrigado pela atençao e pelas respostas

valeu T+

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

evil,

Já conseguiu configurar seu e-mule? eu també mestou apanhando aqui =/

outra coisa, me ensine por favor como é que eu vejo se estou conectado por uma rede 3G ou edge ^^

tudo o que mostra naquele discador é o sinal (sempre fraco, por isso não sei se é real) e algo q fica variando entre "UMTS" e "HDSPA".

aqui em casa a conexão cai direto, as vezes nao dura nem 5 minutos e estou tentando descobrir o porque.

abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Pessoal, quando você conecta e instala este modem, ele cria uma conexão ppp nas opções de rede, então nada mais é do que um modem no qual você precisa discar para ele.

Assim sendo você pode entrar nas propriedades desta conexão e dizer que outros computdores utilizam esta conexão para acessar a internet.

Nas estações clientes você configura para ele acessar esta conexão

compartilhada e pronto, é super simples, eu tenho um Claro 3G funcionando e compartilhando com 3 máquinas.

Se precisarem de mais alguma ajuda, entrem em contato comigo me mandando uma MP.

Abraço a todos e até mais, espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Cara, compartilho a conexão 3G da Claro aqui em casa com 2 PCs e um Notebook via rede wireless ponto a ponto (Ad-hoc), sem problemas. Já compartilhei também entre 3 PCs com uma rede a cabo com um switch. Com roteador tb deve ser possível. Dá uma lida nesse artigo, talvez seja algum problema na configuração da rede:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/577

P.S. Não consigo conectar no eMule

e aí Irmão beleza???

vi ai q você conseguiu colocar esse modem e226 pra 3 PCs via cabo switch.

se for possivel pode me dar uns toques por favor!!!

manda pro meu e-mail: [email protected]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Gostaria de saber se o sinal está legal, pois aqui no RJ está ocilando muito vai do ceu (900kpbs) ao inferno ( 9,12 kbps) em segundos, sem firmar é uma variavel constnte.

Quanto a rotear o sinal sem um pc ter que ficar ligado direto também estou louco para descobrir, pois mesmo com o roteador (USB) o MOBILE PARTNER tem de ficar " ON " do contrario nada de sinal por isso acho impossivel usar um roteador direto no modem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Pessoal, quando você conecta e instala este modem, ele cria uma conexão ppp nas opções de rede, então nada mais é do que um modem no qual você precisa discar para ele.

Assim sendo você pode entrar nas propriedades desta conexão e dizer que outros computdores utilizam esta conexão para acessar a internet.

Nas estações clientes você configura para ele acessar esta conexão

compartilhada e pronto, é super simples, eu tenho um Claro 3G funcionando e compartilhando com 3 máquinas.

Se precisarem de mais alguma ajuda, entrem em contato comigo me mandando uma MP.

Abraço a todos e até mais, espero ter ajudado.

jgodoi, como as estações clientes acessariam essa conexão compartilhada? Grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi galera!

Já existe no mercado alguns roteadores para serem utilizados com modem 3G chip ou PCMCIA.

Sou do RJ e estou casualmente indo para Cachoeirinha instalar essa tecno lá pois aonde minha prima mora não tem conexão BL. Segundo a Claro, não é permitido compartilhar essa conexão mas isso é balela pessoal pois a própria ANATEL reconhece como direito do usuário fazer o q quiser com a sua conexão, uma vez q você paga por isso!

Existe até uma empresa vendendo o kit completo da Claro (roteador 3G, modem grátis e mensalidade do serviço) www.redeair.com.br :lol:

Não precisa ser um técnica em informática como eu para se descobrir certas coisas, é só ficar ligado pois tecnologia nova surge a toda hora!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi cara!

Já existe no mercado alguns roteadores para serem utilizados com modem 3G chip ou PCMCIA.

Sou do RJ e estou casualmente indo para Cachoeirinha instalar essa tecno lá pois aonde minha prima mora não tem conexão BL. Segundo a Claro, não é permitido compartilhar essa conexão mas isso é balela pessoal pois a própria ANATEL reconhece como direito do usuário fazer o q quiser com a sua conexão, uma vez q você paga por isso!

Existe até uma empresa vendendo o kit completo da Claro (roteador 3G, modem grátis e mensalidade do serviço) www.redeair.com.br

Não precisa ser um técnica em informática como eu para se descobrir certas coisas, é só ficar ligado pois tecnologia nova surge a toda hora

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

pode parecer de outro mundo mas é a primeira vez que posto em forum ....

costumava ler mas nunca respondia .... enfim hoje tomei vergonha na cara e to postanto.

Seguinte:

conforme os outros posts acima ... para conectar no claro 3g precisamos executar uma conexao discada .

usuário: claro

senha : claro

telefone: *99***1#

talvez minha pergunta mude um pouco o rumo da pergunta inicial.

tenho um roteador dir-635 da dlink que possui uma porta usb ...

queria saber se há a possibilidade de conectar através dessa porta.

ou ... ja me ajudariam muito se soubessem ao menos me dizer se há a possibilidade (que seja atualizando firmware) de configurar uma conexão do tipo "ppp" em um roteador como esse???

o restante me viro rs...

abraços

até mais

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá amigos!

Recém adquiri um plano de banda larga da Claro aqui em Porto Alegre. Com velocidade de 1Mbps, eles me deram o modem (Huawei E226, USB ) de graça. A instalação é rápida e limpa no Windows XP, e funciona também no Vista, apesar de alguns pequenos bugs, que não chegaram a comprometer o uso.

Bem, o modem se conecta com a rede da Claro através de um "discador", pequeno aplicativo que faz tudo sozinho e esconde as configurações usadas. Eu gostaria de compartilhar esta conexão, queria conectar e distribuir o sinal através dum roteador, mas não consegui de jeito nenhum fazer o suporte técnico abrir o jogo. Me disseram que "eles não passam essa informação e não se responsabilizam por tentativas de compartilhar a conexão, e que eu teria que descobrir como fazer de outra forma".

Esta malandragem deles está cheirando a barbada... ela já entregou que tem como fazer, só não passam a informação oficialmente. Provavelmente é muito fácil rotear a conexão da Claro 3G, mas é claro que eles não querem que a gente faça isso, nunca querem. O que precisamos é descobrir a configuração de conexão correta...

Sozinho eu consegui descobrir muito pouca coisa. Talvez acessando o sistema interno do modem tudo fique claro, mas não consigo nem descobrir o IP do modem nessa história. Tudo que consegui descobrir é que o número de conexão é *99***1#, mas deve haver um nome de usuário (provavelmente o número do telefone ou do chip) e uma senha padrão para todos os usuários. Alguém da própria Claro deve saber essas informações, deve tê-las ao alcance da mão, ou pelo menos deve saber por onde começar.

E aí, alguém já tem alguma ideia ou foi mais longe que eu?

amigao faça um proxy transparente( o pc q conecta na internet você instala outra placa de rede assim você pega o cabo cat 5 joga no roteador assim você configura e usa wireless nos outros mais lembrando você tem q deixa o micro ligado ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...