Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como reinstalar o Windows sem formatar


Fernando Mercês

Posts recomendados

  • Membro VIP

Não é novidade mas muita gente ainda pensa que reinstalar o Windows é sinônimo de formatar o HD, o que não é verdade. Você pode (e deve) perfeitamente colocar um Windows novinho em folha sem perder seus arquivos (documentos, músicas, vídeos, instalações de programas, etc). Gente, formatar só em último caso, quanto está impestado de vírus ou com problemas nas partições. Fora isso, qualquer problema com o Windows é resolvido com uma reinstalação apenas.

Para uma reinstalação do zero (recomendada), siga os seguintes passos (neste tipo de instalação, os seus programas instalados serão perdidos, mas se você tiver a instalação deles, de nada lhe fará falta. Uma reinstalação comum, por cima, mantém todo o lixo do Windows! Por isso é melhor fazer "do zero").

O que você tem que ter em mãos:

- O CD de instalação do Windows.

- Um disquete de boot do Windows 98 (copie o arquivo C:\Windows\Command\DELTREE.EXE para ele).

Pronto para reinstalar:

1 - Ainda no Windows, coloque o CD-ROM de instalação e copie seu conteúdo para uma pasta Win98 no diretório raiz C:.

2 - Mova todos os seus arquivos e pastas pessoais (vídeos, documentos, mp3, etc) para a pasta Meus Documentos e renomeie-a para BKP2003, ou qualquer outro nome.

3 - Reinicie o computador com um disquete de boot do Windows 98 e escolha "Iniciar o computador sem suporte a CD-ROM".

4 - Apague as pastas "Windows", "Arquivos de Programas" e a "Lixeira" com o comando DELTREE/Y. Assim:

DELTREE/Y C:\WINDOWS
DELTREE/Y C:\ARQUIV~1
DELTREE/Y C:\RECYCLED

5 - Apague os arquivos existentes no diretório raiz (C:), com exceção do command.com, assim:

DELTREE/Y *.BAT
DELTREE/Y *.TXT
DELTREE/Y *.SYS
DELTREE/Y *.EXE
DELTREE/Y *.LOG
DELTREE/Y *.CHK
DELTREE/Y *.NDD

Comande DIR /AH para ver todos os arquivos ocultos que existem no diretório raiz e apague-os como fez acima. Você deve deixar o diretório raiz apenas com as pastas e o command.com. Por exemplo, se ainda existir um arquivo chamado system.bak e um outro msdos.old você os apagará também:

DELTREE/Y system.bak
DELTREE/Y msdos.old

6 - Transfira o novo sistema com o comando SYS para o disco rígido. Assim:

SYS C:
Sistema transferido.

7 - Agora entre na pasta Win98 criada no diretório raiz (C:) com seu antigo Windows, execute o SmartDrive e depois o Programa de Instalação:

CD\Win98
smartdrv
instalar

Pronto! Agora é só seguir a instalação normalmente, ela será rápida e eficiente! Quando terminada, apague as pastas antigas que estarão no diretório raiz (C:). Lembrando que os seus documentos e arquivos estão na pasta BKP2003 que era sua antiga pasta Meus Documentos, agora renomeada. Restaure-os da maneira que desejar e viva!!! :lol:

Boa Sorte, qualquer dúvida, estamos aí! ;)

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Muito legal Nandu!!

Eu que uso muito essa dica, criei arquivos .BAT para cada rotina dessa e gravei no disquete de boot. É mais fácil lembrar o nome da BAT do que os comandos todos... depois é só dar 1 comando que ele faz o resto sozinho.

Bom fica aí ideia!

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem, além de fazer isso, e na raiz criar uma pasta md win98, eu acho que fica melhor criar a pasta windows novamente, dentro dela criar uma pasta chamada options e outra dentro da options chamada cabs, bem vi isso no meu ibm, acho que fca melhor, e deduzi isso assim, como sou técnico em hardware, faço muitas formatações em micros de clientes, e muitos deles apagam esta pasta win98 e depois ficam reclamando quando vão instalar um novo perférico e fica pedindo o cd do windows, e por isso eu coloco dentro da pasta win, e quando vai instalar o win, ele pede a pasta windows.000 para instalar, e é só mudar o nome retirando o .000 e ele vai falar que não é recomendavel instalar nesta pasta pois ela já existe, mas mesmo assim pode prossegir porque ele vai instalar normalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por alyssonr@21 Out. 2003,11:00

nunca consegui usar o comando deltree com o disco cde boot do win98, ele fala q é um comando invalido ... dai fica difícil apagar a pasta windows pois ela não esta vazia ... tem como me mandar essa bat pra eu dar uma olhada?? [email protected]

O DELTREE não vai por padrão para o disquete de boot do Windows 98. Você tem que colocá-lo. Me esqueci de citar isso no tópico, mas já corrigi. Obrigado! ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por valmirez@22 Out. 2003,22:45

Geralmente eu apago somente o registro de sistema do Windows (user.dat, system.dat) assim não perco

meus emails, fontes, favoritos e atalhos, é bem mais rápido

e funciona em 95% dos casos.

Mas você pode fazer o backup das suas fontes, e-mails, favoritos, tudo o que quiser antes de apagar a pasta do Windows.

Além disso você não está colocando um Windows novo. Todo o lixo se mantém desta maneira (os arquivos de programas, os arquivos .ini, enfim, tudo).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Postado Originalmente por nemu@25 Out. 2003,13:21

Dúvidas: Posso usar o mesmo procedimento para o WinME.

Outra duvida: É necessario usar, "smartdrv" para instalar o windows,eu nunca usei, somente acesso a pasta e depois, instalar.

Sim pode usar para o Windows ME e, com algumas adaptações, para o 2000 e XP.

O SmartDrive (smartdrv) irá fazer com que a instalação do Windows seja bem mais rápida. Ele coloca na RAM.

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você pode automatizar esse processo fazendo um bat....

aqui tem um exemplo pra fazer a reinstalacao sem perder nada mesmo.... esse procedimento serve pra windows 98 e milenium.....

Windows 98

@echo off

cls

path=a:

smartdrv

c:

cd\

attrib -h -r -s

attrib -h -r -s recycled

ren windows lixo1

ren arquiv~1 lixo2

ren arquiv~2 lixo2b

ren progra~1 lixo3

ren recycled lixo4

ren meusdo~1 docs

ren install instold

ren cdrom cdromold

del .

cd\lixo1

del win.*

cd\

cls

sys a: c:

md install

cd\install

md cdrom

cd cdrom

copy a:\cdrom\. /v

cd\

md cdrom

cd\cdrom

copy a:\atapicd.sys /v

copy a:\mscdex.exe /v

cd\

copy a:\auto.bat /v

copy a:\conf.sys /v

ren auto.bat autoexec.bat

ren conf.sys config.sys

cls

echo PASTAS REORGANIZADAS PARA REINSTALACAO DO WINDOWS, REINICIE O MICRO!

goto end

Windows ME

@echo off

cls

path=a:

smartdrv

c:

cd\

attrib -h -r -s

attrib -h -r -s recycled

attrib -h -r -s _restore

ren windows lixo1

ren arquiv~1 lixo2

ren arquiv~2 lixo2b

ren progra~1 lixo3

ren recycled lixo4

ren _restore lixo5

ren meusdo~1 docs

ren install instold

ren cdrom cdromold

del .

cd\lixo1

del win.*

cd\

cls

sys a: c:

md install

cd\install

md cdrom

cd cdrom

copy a:\cdrom\. /v

cd\

md cdrom

cd\cdrom

copy a:\atapicd.sys /v

copy a:\mscdex.exe /v

cd\

copy a:\auto.bat /v

copy a:\conf.sys /v

ren auto.bat autoexec.bat

ren conf.sys config.sys

cls

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se não quiser ter esse trabalho todo crie uma segunda partição com 30% do hd, e grave todos seus arquivos lá inclusive a instalação do windows, daí você formata a maq ( não a partição dos seus arquivos é claro) com o comando: FORMAT C: \Q  (format rap, apaga só a fat, émais seguro) ou sem o \q(normal).

Nem precisa  reiniciar a maq e nem disco de boot, após formatar já instale o windows. :;):

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por EngeluS@01 Nov. 2003,09:36

só achei meio ruim porque não consegui executar o comando deltree/y , sempre dava comando errado/ arquivo invalido

Este problema com o DELTREE é que ele não vai para o disquete de boot automaticamente. Você deve colocá-lo no disquete de boot do Windows 98. O arquivo DELTREE.EXE fica em C:\Windows\Command.

Esqueci de colocar isso no tópico, me perdoem, mas estarei editando neste instante.

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Postado Originalmente por Arrã@01 Nov. 2003,10:02

se não quiser ter esse trabalho todo crie uma segunda partição com 30% do hd, e grave todos seus arquivos lá inclusive a instalação do windows, daí você formata a maq ( não a partição dos seus arquivos é claro) com o comando: FORMAT C: \Q  (format rap, apaga só a fat, émais seguro) ou sem o \q(normal).

Nem recisa  reiniciar a maq e nem disco de boot, após formatar já instale o windows. :;):

Grande Arrã! Esse processo é bem útil, só não é tão rápido assim porque para criar partições um certo tempo é exigido. Mas tem o problema de quem tem apenas um HD e está quase todo utilizado (como eu). O objetivo deste tipo de reinstalação é não formatar.  :)

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Infelizmente sim.  :(

Não tem jeito de manter os arquivos atualizados porque eles pertencem ao Windows então devem ser reinstalados.

Se você tivesse todos os patchs de correção do Windws Update pro Windows 98 (a instalação de cada patch) no HD bastaria movê-los para a pasta BKP2003 e, depois do Windows instalado, a instalar os mesmos.

Abraços,

Fernando

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Fernando Pinheiro@02 Nov. 2003,02:39

Infelizmente sim. Não tem jeito de manter os arquivos atuali... e devem ser reinstalados. Se você tivesse todos os patchs de correção do Windws Update pro Windows 98 (a instalação de cada patch) no HD bastaria movê-los para a pasta BKP2003 e, depois do Windows instalado, a instalar...

Tipo assim... Como faço para guardar os patchs que são baixados do WinUpdate?  <div class='bbimg'>%7Boption%7Dstyle_emoticons/<#EMO_DIR#>/nao1.gif' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

¿Tem como fazer-lo automaticamente? ... Talvez usando o Registro...

Desde já agradeço  :hehehe:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E com relação a Drivers, tem um Excelente tópico!!!

Postado Originalmente por Leon@rdo@18 Julho. 2003,20:20

É muito comum hoje em dia algumas pessoas ficarem com medo de formatarem seus micros (principalmente os mais antigos) pelo fato de ter uma certa dificuldade...

Leia mais...  Backup de drivers?!, Você ainda não sabe como faz?

Achei esta dica muito útil, vale a pena L E R !!!  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...