Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

como isolar bad blocks?


xJokerx

Posts recomendados

oi, beleza, tenho uma HD Portatil da Samsumg de 500GB modelo s2, já a alguns meses ela vem apresentando defeito ate q eu resolvi e formatei ela, acabei perdendo muitas coisas q tinha nela, fiz isso na esperança de recupera-la, porém em vão... pesquisando pela net eu vi q eu poderia isolar os BB dela e talves ate voltar a utiliza-la, neste momento estou rodando o hd tune e já vi ali uns 6gb de BB e continua crescendo esse número.

miha dúvida é se após ser finalizado esse procedimento se teria alguma maneira de isolar esses BB para q eu possa utilizar a hd novamente, antes eu conseguia utiliza-la, porém sempre perdendo um arquivo ou outro.

muito obrigado pela ajuda e atenção .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
oi, beleza, tenho uma HD Portatil da Samsumg de 500GB modelo s2, já a alguns meses ela vem apresentando defeito ate q eu resolvi e formatei ela, acabei perdendo muitas coisas q tinha nela, fiz isso na esperança de recupera-la, porém em vão... pesquisando pela net eu vi q eu poderia isolar os BB dela e talves ate voltar a utiliza-la, neste momento estou rodando o hd tune e já vi ali uns 6gb de BB e continua crescendo esse número.

miha dúvida é se após ser finalizado esse procedimento se teria alguma maneira de isolar esses BB para q eu possa utilizar a hd novamente, antes eu conseguia utiliza-la, porém sempre perdendo um arquivo ou outro.

muito obrigado pela ajuda e atenção .

Também tenho um S2 um pouco maior, de 640 GB que começou a apresentar diversos setores danificados sem qualquer razão aparente. nunca deixei cair, não tenho problemas com vibração ou coisa do gênero. O que eu posso dizer é que nunca mais compro nenhum HD dessa marca. Muitas pessoas reclamam da péssima qualidade dos hds da samsung.

Pra tentar recuperar HDs com bad block não existe muito segredo. Um programa chamado HDD Regenerator é o mais famoso e realmente funciona em alguns casos (apesar de ser demorado). o que ele faz é tentar restabelecer magneticamente os setores com erro. (ele não esconde os setores ruins, como muita gente imagina). O programa é pago e o autor recentemete aumentou o preço do registro, que custa agora 100 dólares.

A grande vantagem desse programa é que ele não apaga os dados do usuário como numa formatação. ele identifica os setores ruins, tenta recuperar e em último caso, realoca os bytes dessa região para outra saudável. Como você já formatou o hd, não vai ser muito útil agora.

Como último recurso, a solução é o zero fill, que algumas pessoas chamam incorretamente de formatação física.

Ele vai zerar todos os setores do HD e esconder aqueles que estiverem irrecuperáveis para que eles não sejam usados novamente pelo SO.

O HDD Low Level Format faz isso pra você, mas a versão gratuita é um pouco lenta, mas o registro para uso pessoal é bem barato. custa 3,3 dólares. vale a pena.

Ou então o HD Tune Pro, que também zera o HD inteiro e te dá diversas informações sobre a velocidade(transferencia, tempo de acesso,...) e situação (lê e apresenta os dados smart) de um HD. Quando o programa apresentar muitos warnings é hora de substituir o disco.

O HD Tune tem uma versão gratuita, mas nela não existe a função zero fill.

Depois de rodar toda essa parafernalia de programas, o meu HD não apresenta mais bad blocks. entretanto, qualquer scan da superficie costuma empacar em alguns pontos do disco (são apresentados como "delays" (atrasos) pelo HDD Regenerator) e é um forte indicio de que a midia está se degradando rapidamente e é necessário substituir o HD.

Boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou então fazer uma opção bem artesanal, particionar as partes que estão danificadas

Exato, só complementando: criando as partições nos locais danificados usando Formatação rápida, pois assim, não há verificação da superfície do disco na hora da criação da partição. Não esqueça de NÃO aloca-la, deixe lá, sem uma letra de unidade, pois se você começar a usar ela, não vai ter adiantado de nada o procedimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!