Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Folding@Home - Cliente V7 - Tutorial


V i X

Posts recomendados

  • Membro VIP

Bom, este é um tutorial com um passo-a-passo da instalação e dicas de otimização/configuração do cliente V7. Porém, deve-se lembrar antes de instalar o cliente, que o mesmo é beta e foi lançado recentemente, logo, está mais sujeito à problemas que as outras versões.

Antes de tudo, as principais novidades do cliente V7 são:

* Suporte às novas WUs para GPUs AMD que utilizam o Core 16 (somente as VGAs das séries HD5xxx e HD6xxx podem processar essas WUs).

* Reuniu todos os clientes (CPU, SMP e GPU) em um só.

* Possui uma interface mais ''amigável'' que os outros clientes.

Dito isso vamos à instalação. Primeiramente você deve baixar o cliente, escolhendo a versão mais apropriada de acordo com o SO de sua máquina nessa página: https://fah-web.stanford.edu/projects/FAHClient/wiki/BetaRelease

Se não tiver uma passkey, é preciso criar uma, através dessa página: http://fah-web.stanford.edu/cgi-bin/getpasskey.py

Depois de baixado o arquivo de instalação, execute-o. ''Passe'' os dois primeiros passos e quando chegar na terceira tela, mude a opção para "Custom Install (Advanced)":

tutoc.jpg

Nessa tela, escolha a opção que achar mais conveniente:

tutod.jpg

Aqui você irá escolher a pasta onde será instalado o cliente:

tuto5s.png

E aqui, onde serão instalados os dados e as configurações do cliente. Recomendo criar uma pasta para esses dados em C:\Program Files (x86), como no exemplo:

tuto6a.png

Nessa tela, deixe as opções recomendadas:

tuto7x.png

Aqui você irá configurar o primeiro cliente para finalizar a instalação (depois da instalação você poderá adicionar mais clientes, falarei disso mais para frente, no segundo post). O nº do nosso time é 148894, como pode ser visto na tela abaixo:

tuto8c.png

Pronto. O cliente estará instalado e você deverá ver uma janela assim:

tuto9l.png

Como pode ver, na parte inferior tem informações da WU, além de outras novidades na parte superior. Na parte superior mais à direita, você pode selecionar o quão "detalhado" será o cliente. Se você selecionar "Advanced" ou "Expert", várias opções serão liberadas e a visualição do cliente será essa:

tuto10s.png

Continua no próximo post...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Se quiser adicionar um segundo cliente (CPU, SMP ou VGA), faça o seguinte:

Primeiramente, certifique-se que o "layout" do cliente é o "Advanced" ou "Expert":

tutoli.jpg

Em seguida, vá em "Configurar":

tutom.jpg

Depois, vá na aba "Slot" e clique em "Add":

tutok.jpg

Agora, escolha qual cliente deseja adicionar, basta clicar no tipo de cliente e clicar em "OK". No caso do SMP você pode configurar quantos núcleos ele irá usar. Para criar mais clientes GPUs (caso tenha mais VGAs ou VGAs multi-GPU no seu sistema), basta repetir o processo até atingir o número de clientes que desejar. No caso do GPU ID, se deixá-lo em -1, o cliente irá definir o ID automaticamente.

tuton.jpg

V7 com dois clientes em funcionamento:

tutoo.jpg

Como adicionar parâmetros (para pegar bigWUs ou WUs do core 16, por exemplo):

Com o cliente no modo de visualização "Expert", clique em "Configure", depois vá na aba "Slots" e selecione o cliente que você quer que receba o parâmetro. Feito isso, clique em "Edit":

tutop.jpg

Então, na tela seguinte clique em "Add":

tutor.jpg

Em seguida, você deverá ver a seguinte tela:

tutovo.jpg

Para adicionar/alterar parâmetros, você deve preencher os campos "Name" e "Value" de acordo com as seguintes tabelas:

Essa tabela mostra os parâmetros mais usados:

tutosb.jpg

Essa mostra os parâmetros que normalmente não são modificados e/ou são menos utilizados:

tutot.jpg

Os parâmetros devem ser digitados sem aspas e sem o traço à sua esquerda, exemplo: Name: client-type ; Value: bigadv

Como pegar bigWUs e WUs Core 16:

Como visto nas tabelas acima, para pegar WUs Core 16 (somente suportadas pelas VGAs das séries HD5xxx e HD6xxx), digite "client-type" no campo "Name" e "advanced" no campo "Value". Para pegar bigWUs (somente suportadas por processadores com mais de 8 threads de processamento), digite "client-type" no campo "Name" e "bigadv" no campo "Value".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Legal ViX, era tudo que faltava, agora me animo a instalar, podem divulgar isso sem dó, será Beta pra sempre se eu conheço a Stanford, rss.

Ainda estou terminando... Vou colocar também como adicionar parâmetros, como pegar WUs core 16 e mais algumas coisas...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Para quem quiser usar o core 16:

Vá em Configure -> Aba Slots -> selecione a GPU e clique em Edit -> em Extra slot options (expert only) -> + Add

Insira os dados:

Name: client-type

Value: advanced

Dê Ok, Ok e save! =)

gpua16.jpg

Hehe, já está no tutorial, é que estou atualizando aos poucos... ^_^

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais alguns comandos que podem ser adicionados aos slots. A descrição está em inglês mas é com termos bastante utilizados^_^

Name Value Description

client-type advanced This flag will grant you access to WUs in late-stage beta.

client-type bigadv This flag will allow you to get bigadv WUs on capable systems (SMP Slot only).

max-packet-size small Will configure your Slot to get small WUs (~5MB)

max-packet-size normal Will configure your Slot to get normal WUs (~10MB)

max-packet-size big Will configure your Slot to get big WUs (~500MB)

core-priority idle Will set the priority of the FahCore being used.

core-priority low Will set the priority of the FahCore being used.

max-units X X can be any number; 0 is indefinite. It tells when to pause the Slot after X WUs are completed.

checkpoint X X is a value between 3 and 30. It will create a checkpoint after X minutes.

pause-on-start true FAHControl will start the slots in the paused state.

pause-on-start false FAHControl will start the slots normally.

next-unit-percentage X X should be between 90 and 100. It tells when the next WU should be downloaded after the current WU reaches X percentage.

gpu-vendor-id X X is the VendorID of the GPU.

gpu-device-id X X is the DeviceID of the GPU.

PS: Peguei no folding@forum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algúem lembra o link com os novos parâmetros que são suportados pelo V7... Alguémm tinha postado aqui no fórum...

---

Legal, Ringotes! :joia:

Ah só, pensei que não ia por, já que na hora que postei não tinha nada, mas ficou perfeito o tuto! Parabéns!

Era isso que você queria: https://fah-web.stanford.edu/projects/FAHClient/wiki/ClientDifferencesV6ToV7 ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Ah só, pensei que não ia por, já que na hora que postei não tinha nada, mas ficou perfeito o tuto! Parabéns!

Era isso que você queria: https://fah-web.stanford.edu/projects/FAHClient/wiki/ClientDifferencesV6ToV7 ?

Opa, isso mesmo, valeu! :joia:

Qualquer coisa deêm dicas do que pode ser adicionado no tutorial...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
No site mesmo tem várias informações, configurações e etc detalhados, da pra tirar bastante coisa de lá.

Que bom que pude ajudar.

Eu tinha achado uma página com essas infos, links e tudo mais, mas agora não lembro onde foi... Procurei no site de Stanford mas não achei, acho que deve estar no fórum do folding...

Aliás, o próximo passo é introduzir no tutorial as tabelas abaixo traduzidas, elas mostram como introduzir/modificar diversos parâmetros dos clientes:

tutosb.jpg

tutot.jpg

tutou.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Forcei a instalação e criei uns soft links e funcionou. O problema é que o cliente 32 bits é otimizado para i686 e o Debian e o Ubuntu acham que o cliente é otimizado para i386, mesmo quando o kernel é i686. Entendeu?

Nao lembro o procedimento que fiz, estou a ponto de faze-lo novamente, então vou testar o Ubuntu 10.10 que é o único que tenho a mao. Se eu consegui fazer funcionar no Ubuntu eu aviso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Forcei a instalação e criei uns soft links e funcionou. O problema é que o cliente 32 bits é otimizado para i686 e o Debian e o Ubuntu acham que o cliente é otimizado para i386, mesmo quando o kernel é i686. Entendeu?

Nao lembro o procedimento que fiz, estou a ponto de faze-lo novamente, então vou testar o Ubuntu 10.10 que é o único que tenho a mao. Se eu consegui fazer funcionar no Ubuntu eu aviso.

Sim compreendi perfeitamente, mas i686 também é 32 bits, teoricamente devia funcionar sem problemas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sim, mas o kernel i686 acha que o pacote i686 é um pacote i386, vai entender. Forçando ele a instalar, ele instala, depois voce resolve alguma dependencia, cria os softlinks adequados e funciona.

EDIT: coment{ario interessante.

O cliente v7 no Linux esta funcionando bem ao meu ver. Estou no meu Servidor, que e o Celeron 2.13 GHz, e a vga dele é uma VIA onboard, e agora instalei uma RIVA TNT2 Model 64 e o cliente folding reconheceu a mesma, tentei adicionar um slot para vga e aceitou, e ainda assim, foi buscar uma wu para ela. Creio que com um pouco mais de amadurecimento do cliente ele vai estar com wus para vgas no Linux, resta saber se o desempenho delas sera bom.

Aproveito e posto o PPD do bicho aqui.

Projeto 6886 (712, 7, 128)

TPF 17:04 mins

PPD 58.20

rápido né?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...