Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito Impresso


douglascr

Posts recomendados

Galera!!

estou fazendo um projeto de automação de uma banheira para corroer placas de circuito impresso.porém no meu relatorio deve conter uma parte falando sobre a maneira "ecologicamente" correta de se livrar do percloreto apos a corrosão. :muro:

Alguem se livra do percloreto de uma maneira ecologicamente correta ou possui alguma ideia boa ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Cara, o percloreto pode ser utilziado varias vezes até que não apresente mais a caracteristica de corroer o metal na placa, antes de tudo fazer ela corroer o maior numero possivel de placas...

O ideal seria se informar com alguem da area de quimica, procurar por soluçoes que neutralizem os efeitos sem serem nocivos ao ambiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com percloreto, dá pra fazer MUUUUUITAS placas por bastante tempo... até hoje nunca precisei jogar fora o meu... até porque percloreto não envelhece com o tempo, e sim com o numero de corrosoes....

tá... sobre oponto de vista das ecologia, quanto mais 'usado' for o percloreto menos danos este vai causar ao meio ambiente, visto que sua ação corrosiva estará praticamente inibida.

estando nesta situação, basta diluir bastante em água e jogar fora...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O problema não e o percloreto em si.........e sim o cobre da solução......

e ###### joga metal na agua!!!porque do esgoto vai pro rio........

ai fica difícil!!

Por isso que é melhor falar com algum quimico.

Tá pensando em alguma coisa tipo eletrolise pra recuperar o cobre? Cobre não é um metal pesado, não sei quais serão os impactos na natureza, mas não esqueça que o cobre é corroido, logo faz parte da solução só tem que ver qual é a reação que ocorre no percloreto de ferro + cobre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por isso que é melhor falar com algum quimico.

Tá pensando em alguma coisa tipo eletrolise pra recuperar o cobre? Cobre não é um metal pesado, não sei quais serão os impactos na natureza, mas não esqueça que o cobre é corroido, logo faz parte da solução só tem que ver qual é a reação que ocorre no percloreto de ferro + cobre.

eu tenho a reação:

FeCI3 + C u - FeCI2 + CuCI

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,em relação ao percloreto não é problema pois é misturado na agua para beber(em pouca quantidade,pois a solução de pecloreto para corroção de placas é bem mais concentrada,e pode levar a morte)

o grande problema seria o cobre,talvez seja possivel separalo com um coador de café,não deve jogar no esgoto,pois se não me engano é um metal pessado,de uma olhada em poluição de rios por cobre ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom,

Eu acredito que o que é misturado à água de beber seja o hipoclorito de sódio (NaHClO).

O CuCl2 (Cloreto de Cobre) é um sal de cor esverdeado solúvel em água, assim como o percloreto de ferro (sal cor castanha) (FeCl3), são EXTREMAMENTE tóxicos para o corpo humano, se ingeridos, e para os organismos da natureza.

O percloreto de ferro (FeCl3) remanescente na solução pode ser neutralizado com bicarbonato de sódio (NaHCO3):

FeCl3 + NaHCO3 -> Fe(OH)3 + CO2 + NaCl + H2O

Na neutralização, surgem a ferrugem ( Fe(OH)3 ), o gás carbônico (CO2), o sal de cozinha (NaCl) e a água (H2O). São componentes inofensivos.

O cloreto cúprico (CuCl2) deverá ser descartado em local apropriado ou deverá ser feito a eletrólise do mesmo:

CuCl2 =ELETRICIDADE=> ***** (sólido) + Cl2 (gasoso)

O Cl2 gasoso é tóxico, parte dele se misturará à água onde está diluído a solução em processo de eletrólise, formando o ácido clorídrico (muriático -> HCl). Outra parte irá se dissipar na atmosfera.

O ácido muriático deve ser neutralizado com bicarbonato de sódio também, e terá como produtos principais a água e o sal de cozinha.

O processo de eletrólise é um pouco demorado e trabalhoso, por isso o mais indicado é mandar recolher a solução de CuCl2. Alguns laboratórios de universidades recolhem esses produtos químicos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...