Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito para Buzina com sons diferentes!


oiluj

Posts recomendados

E aí turma do FCH...

Então galera, tava pensando em montar uma dessas buzinas que rolam aí que tem uns sons diferentes, 7, 13, 15 e ai vai a quantidade...

Tem sons de tudo quanto é tipo vocÊs, bichos, sirenes entre outros..

Eu estava pensando que a solução seria usar um PIC pra identificar qual som é o que se deseja tocar, uma memória auxiliar pra armazenar os sons, e algo para executar esse som em uma "corneta" ou sirene algo assim, também achgo que será necessário um amplificador, tudo isso pra funcionar a 12V bateria de moto!... Alguém aí poderia me ajudar pois tenho duvida de como armazenar esses sons, já que são analogicos, e acho que memorias trabalham com sinais diigitais... e outra não conheço nenhum CI do tipo executar de audio...

Aqui tem uma buzina desse tipo:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-233958545-buzina-personalizada-07-sons-controle-com-fio-_JM

E aqui o video de uma em funcionamento:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja vi um projeto muito interressante que bolava um pequeno leitor de partitura de modo que reproduzia uma musica inteira. A jogada era uma string onde ficava a partitura, o pic lia a string e utilizava um timer para gerar a frequencia da nota e outro para gerar a base de tempo da musica. Ia trocando as notas e passando a musica. Você poderia utilizar esse principio para fazer isso, inicialmente com um buzzer normal (não auto-oscilante). Ele faz um barulho legal inicialmente para testes. Eu mesmo penso em reproduzir esse projeto mas ainda nao disponho de tempo para tanto. Se implementar algo assim basta gravaz várias strings com quantas musicas quiser e com dois botões voce seleciona a musica e bota pra tocar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o **** disso que alguns tons são vozes ai complica um pouco..

Tava pensando em talvez usar um codec de mp3, algo do tipo..

Mas precisa de pelo menos algum material pra poder da uma estuda, e ver como controlalo, e tal..

Alguem ai pode dar dicas, links de material, ou explicações??

Abraços!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara,ficou na metade,mas tem alguns programas para ajudar.

Esse do link voce captura um audio e converte num arquivo .hex para ser gravado numa memoria Eeprom.

-> AudioHex -<

Ta meio desatualizado mas é funcional.

voce vai precisar da ajuda do pessoal aqui,mas basicamente eu usei 2 memorias 24C512 para gravar até 16 samples de audio 8Khz por 8 bits mono.

A quantidade de 'frases' depende do tamanho delas.

O programa era esse ;

Editor.jpg

voce 'espetava' na placa e passava o audio.

Se voce olhar,esses efeitos deixaram 85% de meoria livre(uma 24C512) porque depende do tamanho do audio.

O esboço da parte de audio está aqui;

É um esboço bem simples que usei na época para ver como saia o audio,tava cheio de erros.

Eu 'engavetei' porque a maioria estava usando Notebook e não tinha a serial,e esta placa usava um conversor Digital/Analógico para gerar o audio.

Pretendo terminar a versão em USB com saida PWM,isto me economiza pinos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uai cara achei massa...

Aqui mas tipo tu num usou nenhum codec mp3 então neah???

pra gerar o som, tu usou o pwm do pic???

como tu fez???

Porque pro meu caso, esse seu, só jogar a saida num amplificador, e mandar na sirene da buzina..

Abraçso!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não usa nenhum codec,é so abrir o programa no PC,escolher o efeito e gravar direto do programa na placa.

O programa do link (AudioHex) tem saída para a porta paralela,aí voce pode ver que não precisa de codec,para este caso,eu usei o mesmo princípio para a plaquinha.

Se for um efeito ou dois apenas,posso pensar em 'ressucitar' esta plaquinha que usa um pic16F628.

A ultima plaquinha que fiz foi essa;

buzina.jpg

Faltou alguns componentes e eu nunca testei e nem terminei.

Usa um amplificador (TDA2003) como sáida e uma mini corneta que tem um som muito alto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é estou dando uma estudada no assunto....

Tipo o que eu num entendi bem é que ai..

você usou o programinha pra converter o audio para Hexadecimal certo???

ai voce gravou isso da memoria 24C512, o pic lia e envia certo??

Mas tipo enviava pra quem?? direto pro alto falante (não creio eu)...

Isso que me deixou na duvida!!!

Abraços!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Envia para um TDA2003 que é um amplificador completo,ou no caso do vídeo,eu começei testando nas caixinhas do PC mesmo.

Ja me pediram a muito tempo,um circuito livre para colocar em brinquedos.

Eu estou pensando em fazer isso e jogar na net,mas o problema é que me apareceu um projeto que 'engavetei' desde de 2008 que preciso terminar.

Sabe como é,as vezes ganho uns trocados vendendo estas coisas e quando vejo que o lucro não vai ser bom,eu deixo 'engavetado'...

voce disse que vai usar uma sirene??

Olha,eu tenho um sample de sirene de ambulancia e deu o maior rolo quando testei por aí...fica esperto!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi lá....

tipo cada D daqueles (D0 até D7) que tem, tu ligou num pino digital do PIC, ou em 7 Pinos...

E outra pra gravar no 24C512 tu enviou direto do PC pra ela, ou enviou pro Pic primeiro..

nunca trabalhei com memoria junto com o PIC...

E eu tava pensando em coisas do tipo uns 15 sons diferentes...

Mas acho que nesse caso é só usar uma memoria maior neah?!!

E o negocio da sirene, tipo num tava pensando em sirene mesmo(policia, ambulancia e tal não).. Tava pensan em umas coisas difentes, falas mesmo...

Tipo.. "SAI DA FRENTE!!", " AOW POTÊNCIA!!", umas coisas assim!!

Tendeu??

Abraços!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Saquei, isso eu não sabia, mas também não pretendi tirar a original não..

pretendia somente acrescentar, essa que é só pra de vez em quando...

uns passeios aqui e outro ali...

Agora vou esperar o vtrx tirar umas duvidas e vou ver se monto essa buzina aí..

talez com algumas modificações..

Abraços, e muito obrigado pelo toque..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...

Está Precisando Urgentemente um Vídeo Explicando Detalhes Sobre  Como Colocar Áudios nos PIC ,Como Por Exemplo as Buzinas  Falantes de 13 sons  comandados por controle remoto  esse produto EX: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-702025018-buzina-eletronica-personalizada-voc-escolhe-os-sons-ate-13-_JM Na Compra Escolhe o tipo do áudio   Preciso saber qual o tipo de programa  e qual aparelho de leitor (Encaixe ) para gravação do material , Enfim Não Aguento Mais Comprar esses Chips, C I ,PIC , Como São Chamados  em Algumas Regiões

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

39 minutos atrás, Mestre88 disse:

@Rodolfo Lopes Não é video, mas veja se esses artigos lhe servem:

http://blog.larios.tecnologia.ws/iBlog/?s=sons

Consegui os programas  mas não sei qual aparelho devo usar para a gravação  onde se introduz o Novo Chip, C I ou PIC apesar Quê  nas buzinas geralmente vem com menos pinos e outras com mais pinos. Se Alguém Tomasse uma Iniciativa para fazer um vídeo no YouTube  entrará em recorde de  visualizações . Mesmo Assim Agradeço  Mestre88 valeu Mesmo .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Rodolfo Lopes disse:

Consegui os programas  mas não sei qual aparelho devo usar para a gravação  onde se introduz o Novo Chip, C I ou PIC apesar Quê  nas buzinas geralmente vem com menos pinos e outras com mais pinos. Se Alguém Tomasse uma Iniciativa para fazer um vídeo no YouTube  entrará em recorde de  visualizações . Mesmo Assim Agradeço  Mestre88 valeu Mesmo .

Mas no site explica, só procurar. Ensina até como construir os aparelhos para gravação caso não tiver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...