Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Chiado (zumbido) na placa mãe ou processador


coringa21

Posts recomendados

Bom dia,

Comprei meu pc na sexta e no sábado eu montei ele!

atualizai os drivers, a bios, etc.

Depois reparei que tava vindo um chiado (zumbido) bem agudo, mas baixo, direto da placa mãe ou processador, alguém tem alguma ideia do que pode ser? e tambem esse chiado só começa quanto ta carregando o windows. Quando o PC na na Bios não tem chiado algum!

OBS: minha configuração:

processador: i5 2500k

MB: GA-Z68ME-D2H-B3

Memória ram: 2x 2 GB kingston hyperx blu

fonte: seasonic 520w

ops, esqueci de falar que quando estou no windows e faço uma operação que usa o processador ele para de chiar e quado não estou fazendo nada (idle) o chiado volta!!

Alguem sabe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira: Caro CORINGA21 a minha fonte AVC 460w depois de 2 anos, começou a fazer um zumbido com pouco uso processador quando faço uma operação que usa o processador ou 3D ele para de chiar. Li um bocado o problema esta no transformador que fica no meio da fonte, se afrouxa a bobina e faz zumbido espero ter ajudado.OBRIGADO
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desconfio um pouco do HD ele andou caindo ou sofrendo choque fisico?

o HD está bom, nunca deu problema

meu HD é o seagate 500GB barracuda sata II.

Caro CORINGA21 então o zumbido só pode vir do regulador de tensão do processador ou capacitores próximos a eles, perto do soquete.

tem como resolver esse problema! sem enviar pra gigabyte?

o estranho é que ele so faz barulho no windows, na bios ele não faz!!!

Algumas fontes costumam dar esses zumbidos.n verifique a fonte. Mas de qualquer forma eu verificaria alem disso o encaixe do processador e colocaria mais pasta termica. abraços

acabei de tentar isso, retirei o processador e reapliquei a pasta termica! e o problema ainda continua!

alguem tem outra ideia?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo acreditando que seja a fonte, pois o zumbido pode confundir. A outra hipotese de ser problema nos capacitores proximos ao processador tambem é viável. O mais intrigante é que a placa mãe e nova e Gigabyte, que são excelentes placas , prinmcipalmente no quesito fases e alimentação do processador, apesar que ela pode ter vindo com um defeitinho de fabrica. Eu testaria com outra fonte para ter certeza antes de condenar a placa mãe. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira: Caro CORINGA21 então o zumbido só pode vir do regulador de tensão do processador ou capacitores próximos a eles, perto do soquete.

Eu confirmo este fato, poderá ser desde essas peças, até o próprio chipset [ alguns chipsets emitem um barulho inofensivo ]

Geralmente, isso é normal [ chipset sendo usado, peças consumindo mais energia, barulho acontecendo ]

Porém você poderia testar com outra fonte para desmentir o fato, na empresa onde trabalho, é muito comum certos micros emitirem o mesmo barulho, eu não ligo para isso, e não será um problema de fábrica ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuo acreditando que seja a fonte, pois o zumbido pode confundir. A outra hipotese de ser problema nos capacitores proximos ao processador também é viável. O mais intrigante é que a placa mãe e nova e Gigabyte, que são excelentes placas , prinmcipalmente no quesito fases e alimentação do processador, apesar que ela pode ter vindo com um defeitinho de fabrica. Eu testaria com outra fonte para ter certeza antes de condenar a placa mãe. Abraços

acabei de testar com outra fonte e o chiado ainda continua

Eu confirmo este fato, poderá ser desde essas peças, até o próprio chipset [ alguns chipsets emitem um barulho inofensivo ]

Geralmente, isso é normal [ chipset sendo usado, peças consumindo mais energia, barulho acontecendo ]

Porém você poderia testar com outra fonte para desmentir o fato, na empresa onde trabalho, é muito comum certos micros emitirem o mesmo barulho, eu não ligo para isso, e não será um problema de fábrica ...

tava observado, do lado esquerdo do processador tem um dissipador, ele estava meio solto, então eu retirei ele e me deparei com uns componentes da placa-mãe, será que o chiado ta vindo de la?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tendo em vista as circunstancias, eu entraria em contato com o RMA da Gigabyte e tirar a duvida de uma vez por todas. na minha opinião, um zumbido mesmo que baixo vindo de algum componente de uma placa mãe não é bom sinal. Alem do mais por ser uma placa nova e atual não deveria ser aceito. Já tive , montei, vendi, dezenas de placas mãe e uma unica vez tinha um zumbido numa placa mãe, foi trocada no RMA. Como eu postei, zumbido de fonte acontece de vez em quando e todas as fontes que tem zumbido, o RMA da fábrica troca para mim, portanto, é melhor trocar a placa mãe, caso não resolver o problema. Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu envie um email pra GIGABYTE , porém tive de enviar em inglês,

gostaria que alguem lesse para ver se eu escrevi corretamente em inglês:

Good morning,

I bought my computer on Friday and I set up my computer!

I Upgrades drivers, bios, etc..

After connecting and opening the windows, I observed a very sharp hiss, but low. the hiss came from the motherboard or processor, you have some idea of what can be? And the problem only starts when the windows. When the computer is in the Bios has no hiss

NOTE: My configuration:

Processor: i5 2500k

MB: GA-Z68ME-D2H-B3

RAM: 2 GB Kingston HyperX 2x blu

Power Supply: Seasonic 520W

I forgot to mention that when I'm on windows and do an operation that uses the processor and it stops hiss when I'm not doing anything (idle) the hiss back!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eles rsponderam:

Dear Luiz Sérgio Resende Ferreira,

Thank you for your kindly mail and inquiry. We suggest you follow the steps below to do some basic examination.

1) Please check the cooling effect of your CPU and your system as well. If possible, please try testing with other memory modules.

2) If your M/B is inside a case, please make sure that there’s not a short circuit. You can try building the whole system outside the case. Or remove every device except the essential ones such as CPU, RAM, VGA, FDD, HDD, CD-ROM and power supply. Then reboot the system and see if the condition gets better.

3) Please try updating your BIOS to the latest version, and load optimized setting after updating BIOS. Or, try clearing CMOS with taking off the on-board battery to leak voltage for more than one minute. Please be noted that the power supply should also be removed before the clearing CMOS is performed.

4) Please try downgrading the memory speed in BIOS setting first, and check if the BIOS can locate the HDD successfully. If it can locate the HDD, please save the setting first.

5) Please try formatting your HDD and re-installing OS (make sure it is genuine version with latest windows update) and all drivers of your system, and then make sure that there’s no exclamation or question marks in the device manager of your OS.

However, if unfortunately, the problem remains, a further testing or examination to your system might be required. We suggest you to contact your supplier or nearest dealer and see if they help you to test your system directly. We are really sorry for the inconvenience you have with our product.

Best Regards,

GIGABYTE

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

problema resolvido!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Bem, quando eu tinha montado ele pela primeira vez eu instalei 2 espaçador de plástico.

Com esse probelama eu desmontei ele, retirei os espaçadores e instalei parafusos normais, e em seguida resetei a bios tirando a bateria e colocando uma moeda de 10 centavos por 30 seg e depois colocando a pilha novamente!

Espero que isso ajude que está com o mesmo problema!

Podem fechar o tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Problema resolvido. Vi no forum da Gigabyte muitas pessoas com o mesmo problema.

Deve-se desabilitar na BIOS os seguintes recursos:

C1E (CPU Enhanced Halt)

EIST

C3/C6

Todos esses recursos são para economizar energia quando a CPU está em idle. Faz isto baixando a tensão o que gera provavelmente vibração do capacitor.

Algumas pessoas reportaram que tiveram que deixar a tensão fixa em 1.2V ao invés de Auto. Eu não precisei disso pelo menos.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 7 anos depois...

@coringa21 Cara, me cadastrei só para te agradecer! Pois eu havia comprado uma interface de áudio da Behringer UM2 e um monitor de áudio Yamaha HS5. Daí em diante o chiado começou e eu não conseguia resolver. Cheguei a formatar o PC, mas não adiantou. Busquei algumas outras soluções na internet e todas que tentei não deram certo (mas valeram a  tentativa). A única que deu certo, comigo, foi essa aí sobre resetar o BIOS por meio da bateria (ou jumper). Aproveitei para limpar a poeira do gabinete, das ventoinhas e fiz o reset. Quando conectei tudo e liguei a máquina, me veio a mensagem na tela sobre a BIOS estar sendo resetada. Quando o Windows 10 iniciou, notei que o chiado havia sumido como um passe de mágica. Show de bola! Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...
Em 18/04/2012 às 17:58, MrGodman disse:

Problema resolvido. Vi no forum da Gigabyte muitas pessoas com o mesmo problema.

Deve-se desabilitar na BIOS os seguintes recursos:

C1E (CPU Enhanced Halt)

EIST

C3/C6

Todos esses recursos são para economizar energia quando a CPU está em idle. Faz isto baixando a tensão o que gera provavelmente vibração do capacitor.

Algumas pessoas reportaram que tiveram que deixar a tensão fixa em 1.2V ao invés de Auto. Eu não precisei disso pelo menos.

Aqui resolveu mas como fixa em 1.2V? 

e o clock fica sempre no maximo tive que deixar em 2.4ghz pela temperatura elevada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...