Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

CD de instalação do XP Personalizado


ferlucis

Posts recomendados

Bom, como está descrito no título do tópico, aqui eu irei apresentar um passo-a-passo de como personalizar seus cds de instalação do Windows. Se trata do programa Nlite, que eu acredito que os mais antigos e/ou mais experientes usuários deste fórum já devam conhecer, pois se trata de um recurso na qual você pode fazer alterações em CDs de instalação dos sistemas, Windows 2000, 2003 e XP (SP1 ou SP2), na qual será alterado ou acrescentado recursos, drivers, serviços, chave de instalação para que a mesma se torne automática, temas com possibilidade de alteração (Uxtheme Patch), hotfixes, service packs, enfim, uma vasta gama de possibilidades, podendo o sistema e sua instalação, ficarem mais leves ou mais pesados

No entanto, fiz uma busca aqui no fórum, e não encontrei algo muito detalhado a respeito, o que seria útil para muitos que estão ingressando tanto aqui no fórum, quanto como profissionais do ramo técnico.

Andei pesquisando pela net, e juntei algumas informações sobre este recurso, pus em prática, testei várias e várias vezes com um CD-RW e consegui aperfeiçoar um pouco este recurso, de modo que se o usuário fizer detalhadamente o que estiver aqui descrito, ele terá êxito em sua prática.

Vamos lá!

Objetivo: Personalizar CDs de instalação do Windows, removendo ou acrescentando recursos.

Nível de dificuldade: Intermediário/Avançado (Dependendo do que for alterar)

Material necessário:

CD de instalação do Windows XP,

Programa Nlite: Download

.NET Framework 2.0:Download

Programa p/ gravação de CDs (Nero ou outro de sua preferência)

Mãos a obra:

1-Instale o .NET Framework (esse processo leva alguns minutos). As imagens abaixo, mostram o processo de instalação:

2-Instale agora o Nlite:

3-Insira o CD de instalação de seu Windows XP

4-Crie uma pasta, aonde serão copiados os arquivos do CD de instalação a serem modificados (Ex: nlite_temp)

5- Abra o Nlite diretamente no ícone do menu iniciar ou desktop

6-Nesta tela, você irá escolher o idioma a ser utilizado. Logicamente o Português Brasil, e clique em próximo.

7-Agora você irá informar aonde estão os arquivos de instalação do Windows XP, (no nosso caso o CD de instalação) clicando em Selecionar, como esta na imagem abaixo:

8-Em seguida, irá aparecer este aviso abaixo, informando que você terá que informar o diretório onde serão copiados os arquivos a serem modificados. Clique em OK.

9-Irá aparecer uma janela como esta abaixo, pedindo para ser informado a localização do diretório para cópia dos arquivos. Selecione a pasta que você criou (no nosso caso a nlite_temp) e clique em OK.

10-Irá aparecer uma janela como essa abaixo, indicando a cópia do CD de instalação, para o diretório que você selecionou no passo anterior (este processo pode levar alguns minutos)

11-Após o termino da cópia, ira aparecer a seguinte janela informando a versão do sistema operacional que será modificado e o diretório onde foram copiados os arquivos. Verifique se está tudo correto, e clique em próximo.

Continua no proximo post...

post-53227-13884905791135_thumb.jpg

post-53227-13884905791556_thumb.jpg

post-53227-13884905791858_thumb.jpg

post-53227-13884905792097_thumb.jpg

post-53227-13884905792329_thumb.jpg

post-53227-13884905792639_thumb.jpg

post-53227-13884905818552_thumb.jpg

post-53227-13884905818855_thumb.jpg

post-53227-13884905819151_thumb.jpg

post-53227-13884905819442_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Continuando...

12-Irá aparecer uma janela como esta abaixo de avaliações prévias, para você carregar algum arquivo .INF que você baixar pela net ou então algum conhecido seu que já tenha feito todo o processo, e você esteja disposto a fazer igual. Por enquanto vamos ignorá-la clicando em próximo

13-Agora chegamos em um dos pontos chaves desse programa, que são as tarefas de alteração dos componentes do cd, aqui você poderá incluir Service Packs, Hotfixes, Drivers de dispositivos (para sejam instalados automaticamente), remover recursos, componentes, serviços do Windows e etc. Lembrando que esta parte requer que o usuário lance mão de um certo conhecimento avançado, pois as alterações aqui feitas não serão reversíveis. No nosso tutorial, não iremos nos deter em detalhes, pois o mesmo é de caráter básico e demonstrativo, cabendo ao usuário realizar suas próprias modificações. Por enquanto, vamos só marcar as opções Instalação Automática e criar uma imagem ISO auto executável. Clique em próximo

14-Entramos agora na minha parte preferida, a Instalação Automática, onde você pode determinar se o processo será completamente ou não automatizado, inserindo previamente a Chave de instalação, Seu nome e de sua empresa, senha de administrador e etc. Siga as instruções das imagens abaixo para tornar o processo de instalação 100% automático

15-Após todos os passos revisados ira aparecer uma janela perguntando se deseja iniciar o processo. Clique em SIM.

16- Agora é só aguardar uns 2 ou 3 minutos para que o assistente conclua o processo de modificação dos arquivos. Após o termino clique em próximo.

17-Nesta etapa você irá clicar no botão Criar ISO, para poder iniciar o processo de criação da imagem, em seguida você irá escolher o diretório onde será salvo o arquivo ISO e clicar em OK e em seguida Próximo

18-Agora irá aparecer uma janela indicando o andamento da criação do ISO, e em seguida um tela de confirmação. Clique em Próximo:

19-Agora sim, finalmente esta tudo pronto, é só clicar em Finalizar e estará tudo concluído.

Agora é só você gravar a imagem utilizando o Nero ou qualquer outro programa de gravação e testar seu CD personalizado e com instalação automática.

Dúvidas, criticas e sugestões serão bem aceitas!

Abraços!

post-53227-13884905819746_thumb.jpg

post-53227-13884905820045_thumb.jpg

post-53227-13884905821168_thumb.jpg

post-53227-13884905821454_thumb.jpg

post-53227-13884905821742_thumb.jpg

post-53227-13884905822102_thumb.jpg

post-53227-1388490582239_thumb.jpg

post-53227-13884905822716_thumb.jpg

post-53227-13884905823019_thumb.jpg

post-53227-13884905823323_thumb.jpg

post-53227-13884905823582_thumb.jpg

post-53227-13884905823834_thumb.jpg

post-53227-13884905824087_thumb.jpg

post-53227-13884905824357_thumb.jpg

post-53227-13884905824617_thumb.jpg

post-53227-13884905845209_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por VictorLima@25 de fevereiro de 2006, 15:52

eu já conhecia o nLite e até já contribui para o melhoramento do programa. Com esse utilitário você pode criar um CD do XP com 250MB como eu fiz. Todo personalizado!

Aproveitando seu conhecimento arrespeito desse programa, gostaria de te fazer uma pergunta, quando eu alterei o meu CD de instalação do Windows XP, eu habilitei o mesmo para não pedir o serial durante a instalação (instalação automática). Quando tento instalar em um micro onde não possui um sistema, a instalação é automática, mas, quando eu tento por um micro que já tem um sistema instalado, ele péde o serial.

Saberia dizer se tem como automatizar a instalação a partir de um micro com sistema?

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com dificuldades para instalar o NLITE !

Eu já instalei o NET Framework! E depois vou tentar o instalar o NLITE, ele abre o prompt de comando do DOS e fecha rapidamente...!

Eu já fui em "adicionar e remover programas" para ver se os programas estão instalados, mas somente o NET Framework esta instalado...

:help:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jllucas@25 de fevereiro de 2006, 17:49

Estou com dificuldades para instalar o NLITE !

Eu já instalei o NET Framework! E depois vou tentar o instalar o NLITE, ele abre o prompt de comando do DOS e fecha rapidamente...!

Eu já fui em "adicionar e remover programas" para ver se os programas estão instalados, mas somente o NET Framework esta instalado...

:help:

você baixou o arquivo de instalação certo? O nome do arquivo é nlite1.0rc6.exe.

Tente baixar o executavel novamente, talves o seu esteja corrompido.

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada ainda...!

tentei em todos os links...!

nLite v1.0 RC6 | Installer | 1.38 MB

[ MD5 - 9866ef2214cb01c5ff3d1e0f67b9be56 ]

main mirror

alternative mirror 1

alternative mirror 2

nLite v1.0 RC6 | Selfextracting archive | 1.21 MB

[ MD5 - 7aab509b83ae5bd378746b1f60da8ed5 ]

main mirror

alternative mirror 1

alternative mirror 2

E todos eles não executam, tentei instalr no laptop da minha irmã e acontece a mesma coisa...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jllucas@25 de fevereiro de 2006, 20:52

Nada ainda...!

tentei em todos os links...!

nLite v1.0 RC6 | Installer | 1.38 MB

[ MD5 - 9866ef2214cb01c5ff3d1e0f67b9be56 ]

main mirror

alternative mirror 1

alternative mirror 2

nLite v1.0 RC6 | Selfextracting archive | 1.21 MB

[ MD5 - 7aab509b83ae5bd378746b1f60da8ed5 ]

main mirror

alternative mirror 1

alternative mirror 2

E todos eles não executam, tentei instalr no laptop da minha irmã e acontece a mesma coisa...

Bom, eu acabei de baixar este arquivo, e por aqui esta tudo normal.

No entanto, seu windows pode estar com o serviço Windows Installer desativado ou corrompido.

Faça o seguinte:

1- Iniciar>>Executar

2- Digite services.msc e clique OK

3- Dentro desta nova janela que abre-se, procure pelo item Windows Installer, dê dois cliques neste serviço e em seguida, no campo Tipo de Inicialização verifique se está em Automático, se não mude para tal.

Provavelmente deve resolver.

Boa sorte!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada ainda...!

Fiz os procedimentos que você me pediu e reinicei o windows.

Desinstalei o Net Framework 2.0 . Baixei um novo pelo link, instalei ele e tentei novamente mas acontece a mesma coisa.

"eu tirei um print screen da minha area de trabalho para ver se você reconhece os arquivos do NLITE que eu baixei!"

post-43174-13884905974702_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jllucas@26 de fevereiro de 2006, 14:50

Nada ainda...!

Fiz os procedimentos que você me pediu e reinicei o windows.

Acontece a mesma coisa.

"eu tirei um print screen da minha area de trabalho para ver se você reconhece os arquivos do NLITE que eu baixei!"

Meu irmão, matei a charada!

Instale o Winrar em seu micro, pois esse executavel depende do Winrar para poder ser extraído, digo isso pois eu desinstalei o Winrar de meu micro e o arquivo passou a ter esse mesmo problema.

Para provar o que estou dizendo, você pode clicar nesse executavel com o botão direito do mouse e em seguida, ir em Propriedades e depois na guia Archive.

Veja a imagem abaixo:

Veja que o tipo de arquivo é Solid SFX RAR archive

Link p/ baixar o Winrar: http://www.rarlab.com/rar/wrar351br.exe.

Instale, teste e depois poste os resultados.

Boa sorte!

:joia:

post-53227-13884906008643_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Ferlucis beleza?

Amigo ainda nada. Na verdade eu já tinha o WINRAR instalado no xp!

Eu desinstalei ele e baixei o winrar que você me mandou pelo link.

A minha janela de propriedades como você pode ver, esta bem diferente, e quando eu clico com o botão direito em cima do arquivo não tem a opção ABRIR COMO.

Mas tem o arquivo EXECUTAR COMO.

post-43174-13884906039184_thumb.jpg

post-43174-13884906039317_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim só pra desencargo de consciencia... esse metodo de marcar para ele adicionar os drives no cd de instalação não funciona para drives de dispositivos SATA não né... é porque eu fiz isso só pra testar e o XP não reconheceu o meu drive (antes eu tinha que instalar pelo disquete que veio com o HD SATA, apertar F6 e colocar o disquete... achei que podia dar certo!!!)... o Windows só instala os Drives depois que ele mesmo for instalado, não é mesmo? ou eu é que não consegui fazer funcionar??

valeu ai pelas dicas ferlucis... até...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Perdoe minha ignorância, mas é que eu não entendi o que quis dizer com programa de boot, dava pra você explicar do que se trata?

quando disse "Programa de Boot", quis dizer o programa necessario para dar boot pelo cd de instalação do XP. "Veja o Link que estou falando" .Quero saber se posso incluir esse programa e funcionará normalmente???

Acho que fui mais claro agora, ou não????

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por jllucas@27 de fevereiro de 2006, 19:22

E aí Ferlucis beleza?

Amigo ainda nada. Na verdade eu já tinha o WINRAR instalado no xp!

Eu desinstalei ele e baixei o winrar que você me mandou pelo link.

A minha janela de propriedades como você pode ver, esta bem diferente, e quando eu clico com o botão direito em cima do arquivo não tem a opção ABRIR COMO.

Mas tem o arquivo EXECUTAR COMO.

Bom correlação a opção Abrir com você pode segurar a tecla Shift ao clicar com o botão direito do mouse no arquivo executavel.

Mas correlação ao fato de você não estar conseguindo executar o arquivo, é um tanto estranho, pois isso pode estar relacionado algum serviço ou até mesmo restrição de usuário do seu sistema que esteja impossibilitando a execução do mesmo. Mas lhe garanto que vou pesquisar mas arrespeito de seu problema e encontrarei uma alternativa.

Abraços!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quando disse "Programa de Boot", quis dizer o programa necessario para dar boot pelo cd de instalação do XP. "Veja o Link que estou falando" .Quero saber se posso incluir esse programa e funcionará normalmente???

Acho que fui mais claro agora, ou não????

Claro que sim colega, mas claro do que água. :D

você pode imbutir os arquivos necessários p/ o boot citados no link que você me passou, sendo que para isso você terá que ignorar o passo 17do tutorial que eu postei, onde pede para criar a imagem ISO, ou seja, ao invés de você clicar no botão Criar ISO você clica em Proximo, para poder incluir os arquivos de boot no diretório que você escolheu para à cópia dos arquivos do cd de instalação do Windows pelo Nlite.

Pronto, agora é so você seguir os passos do link que você me passou, para incluir os arquivos de boot.

Abraços!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por nano_one@28 de fevereiro de 2006, 02:14

Assim só pra desencargo de consciencia... esse metodo de marcar para ele adicionar os drives no cd de instalação não funciona para drives de dispositivos SATA não né... é porque eu fiz isso só pra testar e o XP não reconheceu o meu drive (antes eu tinha que instalar pelo disquete que veio com o HD SATA, apertar F6 e colocar o disquete... achei que podia dar certo!!!)... o Windows só instala os Drives depois que ele mesmo for instalado, não é mesmo? ou eu é que não consegui fazer  funcionar??

valeu ai pelas dicas ferlucis... até...

Bom, pra falar a verdade realmente em alguns casos de HD sata eles podem apresentar esse tipo de problema. Mas no momento que o assistente do Nlite pediu para você informar os drivers, você informou o caminho correto aonde estavam os drivers? Caso tenha informado alguma mídia removivel (CD ou Disquete), você permaneceu com ela inserida até o final do processo? Porquê as vezes nós informamos mídias removíveis diferentes ao assitente, e quando o mesmo vai procurar os drivers em uma das midias que você informou e não a encontra, ele simplesmente não cópia os mesmos.

Procure observar isso.

Abraços!

:joia:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por osmano807@28 de fevereiro de 2006, 11:34

como eu sei se tenho a versão mais recento do net framework

Simples:

1- Painel de controle>>Adicionar e remover programas

2- Procure pelo item Microsoft .NET Framework que ao lado do nome vai estar a versão. Veja a imagem abaixo:

Abraços!

:joia:

post-53227-13884906049396_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu criei um ponto de restauração no computador de um amigo e ele também usa XP. Instalei os programas (Wirar, NET Framework). Na hora de executar o Nlite acontece a mesma coisa que aconteceu no meu PC. e no Notebook da minha irmã.

Vou tentar achar um PC com win 2000 para tenter executar o programa.

Estarei aguardando a solução.

abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...