Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Calculadora de consumo - Extreme Power Supply Calculator Lite?


Gohan GTX

Posts recomendados

Eu estou com algumas dúvidas de como devo calcular!

Exatamente quais são as guias que devem ser preechidas e/ou em quais situações elas devem ser marcadas?:mellow:

Sei q tem uns campos ai que agente tem que colocar 100% e outras no maximo 30% mas somente para simular uma fonte com 2 anos de duração!

É muito importante sabermos como é feito corretamente esse calculo, pois um ítem desse errado pode trazer uma percepção errada de quatos W's o usuário deve adquirir.

Quem for mais experiente POR GENTILEZA diga como se calcula!

Vou Mandar a outra parte! :cool:

http://www.extreme.outervision.com/psucalculatorlite.jsp

post-203496-13884944182602_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Use o bom senso. Preencha com todos os componentes de seu PC que demandarão energia, inclusive fans de gabinete, dispositivos plugados efetivamente e constantemente na USB, menos teclado e mouse.

.....................................

Para ter acesso a esse tipo de visão, com as correntes especificadas em cada tensão, você deverá acessar o site pagando pela licença do Software. Não é muito caro e justifica plenamente se você fizer uso continuado dessa ferramento, como eu faço.

Abraço...

Que aula hein?

Parabéns. Eu mesmo acessava esse site e ficava na dúvida quanto algumas opções.

Com sua explicação, não tem como errar.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu pelos esclarecimentos pessoal!;)

Aquí está a outra parte!:cool:

Aaaa, Faller, eu no momento estou precisando de 273W e não 154W!

http://www.extreme.outervision.com

Additional PCI Card (avg):

Additional PCI Express Cards:

Exclude Video Card(s) from this list.

O Faller disse que era para eu marcar esta opção, mas e esse:''Exclude Video Card(s) from this list.''

Pois eu selecionei o modelo e agora estou incluindo também esse:"Additional PCI Express Cards: q é um claro!

E como ficam os outros: Sound Blaster w/ Front Bay;

External Devices:

(Only check if device draws power from the system)

USB: FireWire:

E as Fans? Será que quando as placas e os processadores são incluídos os seus respectivos fan ou coolers estão incluídos e os fans da fonte?

Tenho uma GF7300GS256/512MB e na sua embalagem diz que ela precisa de no mínimo 350W para alimentar o sistema, que é o PC completo; e na de +12v precisa de 20amperes!:rolleyes:

Então fica a pergunta existe uma fonte de 20a na de +12v?

Esses 20a que a placa GF7300GS precisa são 10a +10a, i aí a placa de vídeo precisara de somente dos 10a?

Uma GF8800GTS precisa de 400w minimo p/ o sistema e 26a na de +12; isso está no site da e-GeForce!

A minha fonte é 450W genérica, se eu compara com os testes que o Clubedohardware fez com a Leadership 700W, é aprocimadamente 40% menos de energia rotulada!

Então a minha fornece aprocimadamente 270W!

Eu jogo em casa UT2004 e NFSU2 e as vezes da leg e as vezes chega a travar por uns 20 segundos!

Eu vou sair dessa pois uma Huntkey 450W vai resolver! :cool:

Mai uma vez valeu;)

___:D___

post-203496-13884944219235_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O Faller disse que era para eu marcar esta opção, mas e esse:''Exclude Video Card(s) from this list.''

Pois eu selecionei o modelo e agora estou incluindo também esse:"Additional PCI Express Cards: q é um claro!

E como ficam os outros: Sound Blaster w/ Front Bay;

External Devices:

(Only check if device draws power from the system)

USB: FireWire:

E as Fans? Será que quando as placas e os processadores são incluídos os seus respectivos fan ou coolers estão incluídos e os fans da fonte?

Tenho uma GF7300GS256/512MB e na sua embalagem diz que ela precisa de no mínimo 350W para alimentar o sistema, que é o PC completo; e na de +12v precisa de 20amperes!:rolleyes:

Então fica a pergunta existe uma fonte de 20a na de +12v?

Esses 20a que a placa GF7300GS precisa são 10a +10a, i aí a placa de vídeo precisara de somente dos 10a?

Uma GF8800GTS precisa de 400w minimo p/ o sistema e 26a na de +12; isso está no site da e-GeForce!

Uma por vez...

''Exclude Video Card(s) from this list.''

Faça isso. Exclua as placas de vídeo dessa lista, pois elas já foram computadas lá atrás. Isso me parece lógico. Entenda a calculadora como uma integradora de potências... Se lá atrás você já declarou a placa de vídeo, não tem necessidade de declarar novamente. O que o site está lembrando você é de declarar alguma placa extra que você tenha, fincada ai... Me parece que o site está bem claro... se tratam de placas adicionais....

E como ficam os outros: Sound Blaster w/ Front Bay;

Se você tem, coloca ai. Faça um check box naquelas coisas que você tem e são alimentadas pela fonte. É simples... Uma regra muito simples... Se você nem entender alguma dos elementos alí descritos, é muito provável que você não o tenha. Passe batido...

External Devices:

(Only check if device draws power from the system)

USB: FireWire:

Somente os declare se eles tomam alimentação do sistema. Um controlador de jogo por exemplo.. É muito fácil de ver que ele toma alimentação de seu sistema (ou seu joystick tem um plug para ligar na tomada??? ). Se você tiver um joystick ligado em uma USB, de modo constante, declare 1 em USB, se tiver 2, declare 2. Se tiver uma câmera de vídeo na USB, se pergunte... Ela está ligada na tomada??? se não, acrescente mais 1 na USB.

E as Fans? Será que quando as placas e os processadores são incluídos os seus respectivos fan ou coolers estão incluídos e os fans da fonte?

Certamente são. Ninguém tabelaria a potência consumida por uma 8800GTX sem o consumo do fan da mesma. Se eu dirigisse uma pergunta a alguém de qual o consumo de uma placa 800GTX e esse alguém me perguntasse.. Com o fan ou sem o fan?.... Eu sairia correndo procurar um hospício para colocar o cara... Os fans de gabinete não. Se eu te disser que tenho um gabinete você poderá deduzir quantos fans tenho... Evidente que não... Então coloque...

O fan da fonte... É comum ter fontes sem fan??? não! então ele está incluído. Mesma coisa com tudo que for "standard", por exemplo o fan do cooler box. Pode um processador ser entendido sem o cooler box dele?? Poderá o mesmo funcionar sem um cooler box dele??.. Você poderia me dizer, sim, com um cooler box alternativo... Essa diferença em corrente é geralmente pequena. Se voce souber que essa diferença é grande pois você colocou um cooler com um fan com motor de "helicóptero", tente compensar colocando a mais um fan de alto rendimento... Veja que fans, mesmo de 12 cm, agregam normalmente de 0,25 a 0,75 Amperes, no máximo... Sua fonte, não raramente demandará uns 20 a 30 Amperes na tensão de 12 Volts.. A ponderação da diferença de um fan do box para um fan de um cooler especial não representará mais do que uns 2% da potência total... Não esquente a cabeça...

Pode confiar nessa calculadora se você for bem coerente e tiver bom senso.

O que não é muito indicado para confiar são aquelas indicações dos fabricantes de placa. Veja o problema deles. Fazer com que sua config não fique com potência a menor. Eles superestimam uma config, pois se eles errarem para mais vai funcionar com certeza, e quem paga a conta da compra da fonte é você. Eles não tem nada a perder. Além do mais eles não tem ideia da sua config. Se eles chutarem um valor médio podem errar, então eles não definem muito bem a que se refere a exigência de potência que eles estão declarando e declaram a mesma superestimada. Veja um exemplo:

Essa placa dai: GF7300GS demanda:

Na tensão de 3,3 Volts : => 1,5 Amperes

Na tensão de 5 Volts => 0 Amperes

Na tensão de 12 Volts => 1,2 Amperes

Esse é o consumo real da placa... Sua potência deve girar em torno de uns 20 Watts.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Esse topico deve ser destacado, parbens ai faller, mais uma aula. Muita gente tem duvida sobre esse assunto e abrem muitos topicos para perguntarem de quanta potencia vão necessitar, com esse topico nos destaques a maioria destes topicos vão ser esclarecidos, destaquem esse,

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Faller,

1º parabens pelos posts e tópicos aqui no forum ! São de extrema utilizade e escritos de forma clara e sucinta!

Gostaria de sua ajuda no seguinte:

* usando a calculadora do eXtreme (Power Supply Calculator) cheguei a um valor de 240W +/- para a configuração q pretendo montar,

Intel C2D 6320

2 pentes de 1Gb Ram,

XFX 8500 GT,

Gravador DVD LG Sata,

1 HD 320 SATA,

Placa rede PCI,

3 conexões USB (printer+mouse s/fio+pendrive ou camera digital).

Minha questão é, qual marca de fonte comprar ?

Várias fontes genéricas atendenderiam essa configuração mas e o fator qualidade ? Já as fontes ditas de marca você só encontra coisa de 400W pra cima ! Como as condições financeiras pesam e muito ... não gostaria de gastar muito (e desnecessáriamente) mas tbem não queria arriscar meu futuro equipamento com uma fonte do tipo "barato que sai caro". Com seu conhecimento e experiencia o q você indicaria nesse caso ?

Agradeço antecipadamente pelo seu tempo e sua ajuda !

Abrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Faller,

1º parabens pelos posts e tópicos aqui no forum ! São de extrema utilizade e escritos de forma clara e sucinta!

Gostaria de sua ajuda no seguinte:

* usando a calculadora do eXtreme (Power Supply Calculator) cheguei a um valor de 240W +/- para a configuração q pretendo montar,

Intel C2D 6320

2 pentes de 1Gb Ram,

XFX 8500 GT,

Gravador DVD LG Sata,

1 HD 320 SATA,

Placa rede PCI,

3 conexões USB (printer+mouse s/fio+pendrive ou camera digital).

Minha questão é, qual marca de fonte comprar ?

Várias fontes genéricas atendenderiam essa configuração mas e o fator qualidade ? Já as fontes ditas de marca você só encontra coisa de 400W pra cima ! Como as condições financeiras pesam e muito ... não gostaria de gastar muito (e desnecessáriamente) mas tbem não queria arriscar meu futuro equipamento com uma fonte do tipo "barato que sai caro". Com seu conhecimento e experiencia o q você indicaria nesse caso ?

Agradeço antecipadamente pelo seu tempo e sua ajuda !

Abrs

Sem dúvida alguma, A ZM360B-APS (R$ 220,00 tendo às vezes aparecido no ML por R$190).

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda .... só não consegui ainda achar a Zalman disponivel pra compra !

Só achei uma loja (RJ) através do boadica.com.br ...

Alguem saberia indicar algum lugar aqui em SP (Sta Efigenia) ou ABC que tenha a fonte disponivel ?

Ou o que dizem da Thermaltake Pure Power TR2 430W ? essa eu encontrei em vários lugares.

Minha preferência é a Zalman conforme as indicações, mas parece q terei dificuldades para encontrar.

Abrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela ajuda .... só não consegui ainda achar a Zalman disponivel pra compra !

Só achei uma loja (RJ) através do boadica.com.br ...

Alguem saberia indicar algum lugar aqui em SP (Sta Efigenia) ou ABC que tenha a fonte disponivel ?

Ou o que dizem da Thermaltake Pure Power TR2 430W ? essa eu encontrei em vários lugares.

Minha preferência é a Zalman conforme as indicações, mas parece q terei dificuldades para encontrar.

Abrs

Essa fonte não é boa.

Ela é uma fonte antiga que não prioriza as linhas de 12V (as mais importantes no PC atualmente), ou seja, a potência dela está distribuída de forma errada.

Quanto a indicação de uma loja, só indo até a Sta. Ifigênia mesmo, pois é difícil dizer uma loja que tenha essa fonte hoje em dia. Vá até lá e dê uma procurada.

Um abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Pessoal,

alguem pode indicar outra boa marca / modelo de fonte, pois a Zalman não esta disponivel momentaneamente (ja faz mas de 30 dias e ainda deve demorar mais uns 30). Liguei e falei com o distribuidor aqui no Brasil (Casemall) e eles tiveram problemas com a alfandega, a mercadoria ainda não foi desembaraçada !

tenho necessidade de uma fonte de 360/380W, atualmente uso nobreak portanto não sei se o PFC ativo faria muita diferença.

Encontrei Colermaster, Huntkey, Thermaltake entre outras.

Qual é melhor ? qual melhor custo x beneficio ?

Abrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • Membro VIP
Valeu faller. Agora uma dúvida, na minha fonte está assim:

+12v1 - 16A

+12v2 - 16A

MAX. 26A

Aí deu que preciso de 19A. Isso se refere ao Max. ou a cada um daqueles anteriores?

Abraço

A demanda da config é de 19A em 12 Volts, correto. Se tua fonte consegue fornecer 26 Amperes de modo combinado em 12 Volts, sobrou... Não é necessário 19 + 19 em cada uma das linhas... Sobrou potência ai para essa config tua...
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeeuuu ae faller brigadaço mano.você ta ajudando umonte de gente aqui nesse topico valeu mesmo ai.

mas se liga so to com uma duvida no teste q você fez pra mim ta como 8600gt normal sera q ela puxa a mesmo corrente da 8600gt fatality q tem os clock + elevados ,sera?

Como o faller disse não tem como você simular um over na vga.

Intão faz um macete. coloca uma placa mais forte tipo a 8600gts

éla consome mais que uma gt ou fatal1ty.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

Esse tópico sobre fontes tirou praticamente todas as minhas dúvidas. O Faller deu uma aula. Agora eu queria saber se compro uma SevenTeam (ST-550PAG) R$ 265,00, uma Zalman (ZM460B-APS) R$ 310,00, ou uma maior (o que vai pesar no bolso) como a Zalman ZM500-HP R$ 490,00 (e se eu tiver que comprar essa, compensa eu comprar logo a Zalman ZM600-HP R$ 575,00 ?).

Meu pc é o: http://forum.clubedohardware.com.br/me-ajudaem-montar/486886?p=2504421#post2504421

Pode calcular fazendo o favor, e se puder sanar as minhas dúvidas desse post eu também agradeço.

Abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Na realidade, as especificações oficiais da intel colocam o vcore deste processador em 1,35v, contudo, com 1,25v ele funciona normalmente. Agora vendo a forma como tu calculou, eu não tinha descontado o valor stock de 65w dos 121w, dando a diferença de 56w. Se tu pores ele em 1860-1,325 ele vai te dar 108W e não 121W, mas 108w menos 65W = 43w ! Agora entendi.. Valeu pela luz grande Faller :D

Contudo, ainda peço sua ajuda para que eu consiga compreender porquê essa diferença de 56W gerada pelo o.c. do processador gera um incremento na carga da fonte de apenas 37w, ou seja, fazendo o cálculo em stock, apenas marcando - regular motherborad - c2d e6300 - no o.c. = 65w de vcore, a carga da fonte fica em 84w // Agora, quando tu faz a mesma coisa com o.c. marcado em 2765mhz e vcore em 1.40 = 121w de vcore, a carga da fonte salta para 121w, 121w - 84w = 37w ... :eek: ... o certo não seria um incremento no valor da carga da fonte de 56w do vcore overclocado = 140w na fonte e não 121w? :o

Fallow

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Não te esqueças que a potência que aparece na janela aquela de OC representa a TDP. Na média entretanto seu processador não opera com o uso de toda a TDP e sim 85%, como é aconselhado e você deve ter deixado no box % CPU Utilization (% da TDP) Se quiseres que aquela potência apareça use 100% da TDP, que para cálculo não deve ser usado pois é completamente irreal.

Abraço...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...