Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Cabo Flat de 40 ou 80 vias ?


Posts recomendados

Título: Cabo Flat de 40 ou 80 vias ???

Autor: Elmo .'.

Data: 26/10/2005

Objetivo: Explicar o funcionamento e as características dos cabos flat.

Fonte de pesquisa: http://www.pcguide.com

Descrição: O cabo Flat possui três conectores com espaçamento padronizado. São fabricados com fios finos, unidos, em paralelo, chamados de “vias”, pois são nessas “vias” que transitam os dados. São normalmente utilizados para conectar os leitores/gravadores de CD/DVD e HD na placa-mãe do microcomputador.

Um cabo flat padrão de 40 vias.

Um cabo flat padrão de 80 vias, adequado para interface Ultra DMA.

Observe os 80 fios e os conectores: azul, cinza e preto.

Exemplo comparativo de cabos flat de 80 e 40 vias.

Observe que o fio de cor vermelha (as vezes de outra cor) serve de guia para ser conectado corretamente.

Considerações: A qualidade do sinal transportado por um cabo flat de 40 vias é um grande problema para as velocidades mais altas de uma interface IDE/ATA. Eles foram tolerados enquanto essa velocidade era baixa. Com o aumento da velocidade da interface, as limitações do cabo flat não puderam mais ser ignoradas.

Junto com os modos de Ultra DMA, padronizados na ATA/ATAPI-4, um novo cabo flat de 80 vias foi desenvolvido para substituir o cabo flat de 40 vias. Esse novo cabo flat tem 80 fios condutores, mas os conectores são os mesmos, de 40 pinos, compatíveis com o modelo anterior de 40 vias. Nenhuma troca foi feita nos conectores IDE/ATA, exceto o seu código de cor.

Os 40 fios adicionais não transportam informações; eles apenas separam os demais fios que transportam informações, reduzindo as interferências e outros problemas de sinalização, associados com a transferência de dados em alta velocidade. Dessa forma, esses 40 fios extras estão aterrados e qualquer sinal perdido que poderia passar de um fio adjacente para outro serão absorvidos e aterrados, melhorando a integridade do sinal.

Informações técnicas: Características do cabo flat de 80 vias

- Utilização: O cabo flat de 80 vias é opcional para os padrões PIO, DMA e Ultra DMA, modos 0, 1 e 2. É obrigatório para o Ultra DMA, modo 3 e acima

- Detecção: Uma vez que o cabo flat de 80 vias é obrigatório para o Ultra DMA, modo 3 e acima, o sistema tem que saber se ele está instalado. Isto é feito aterrando o pino #34 do conector que liga na placa-mãe. Os cabos flat de 40 vias não possuem esse pino aterrado. No boot do sistema, é efetuada uma verificação desse pino.

- Suporte a CS (Cable Select), MA (Master) e SL (Slave): Todos os cabos flat de 80 vias suportam CS, Master e Slave automaticamente. O pino #28 é utilizado para a função de deteção de CS.

- Tamanho: Um cabo flat de 80 vias possui praticamente a mesma largura do cabo flat de 40 vias, graças a utilização de fios mais finos. Os cabos flat possuem 18 polegadas de comprimento, o que corresponde a 45 centimetros.

- Código de cores: O cabo flat de 80 vias tem uma função específica para cada conector; o cabo flat de 40 vias não tem:

Azul - O conector azul deverá ser ligado na placa-mãe

Cinza - O conector cinza, no meio do cabo flat, deverá ser ligado no drive em SLAVE (device 1).

Preto - O conector preto, na outra ponta do cabo flat, deverá ser ligado no drive em Master ou CS (device 0).

Não é uma boa ideia conectar um único periférico no meio do cabo flat porque o conector da ponta (desconectado) causará problemas de sinalização; ele funcionará como uma “antena”, captando as interferência internas ao gabinete. Em Ultra DMA este tipo de conexão não é apenas “não recomendado”; ela é ilegal !!! Um periférico tem que estar conectado no final do cabo flat e o final do cabo flat é para periféricos em MA ou CS !!! Portanto, não se pode ter um periférico em SLAVE ou CS no meio do cabo flat (conector cinza) sem ter outro como MASTER ou CS no final do cabo flat (conector preto).

Recomendações: Os cabos flat de 80 vias possuem uma melhor qualidade na transferência de dados e podem substituir os cabos flat de 40 vias sem qualquer problema. A diferença de preço entre eles é irrisória.

Cada Controladora IDE poderá utilizar um cabo flat de 80 vias; um cabo flat na IDE 0, para conectar o primeiro HD como Master (device 0) e o segundo HD, se houver, como Slave (device 1) e outro cabo flat na IDE 1, para conectar o leitor/gravador de CD/DVD como Master (device 0) e o segundo leitor/gravador de CD/DVD, se houver, como Slave (device 1).

Em microcomputadores com HD Serial ATA (SATA), sem HD IDE, as Controladoras IDE 0 e IDE 1 poderão ser utilizadas para os leitores/gravadores de CD/DVD.

Não se deve espetar o cabo flat na placa-mãe se não houver utilização para o mesmo (lembre-se da "antena").

Não se deve utilizar HD e leitor/gravador de CD/DVD no mesmo cabo flat, pois estes afetarão o desempenho do HD bem como a transfrência de dados entre os mesmos ficará seriamente comprometida.

A instalação física ou a troca do cabo flat deverá ser realizada por algum técnico com experiência em montagem de microcomputador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!