![]() |
  |
|
|||||||
| Notebooks Dicas, dúvidas e problemas sobre notebooks e netbooks. |
|
|
![]() |
|
|
Opções do Tópico | Pesquisar no Tópico | Modos de Exibição |
|
|
#1 |
|
Membro
Membro desde Ago/2008
Campinas, SP
|
Meu Notebook CCE veio com uma opção bizarra na bios, q por padrão vem desabilitada:
C3 Function. No site de suporte da cce diz apenas: "se você usa linux, desative, se usa windows xp, ative, se usa o vista, tanto faz" e nao da mais nenhuma informação O_o O detalhe e q realmente nenhuma distro de linux funciona aqui com isso ligado, e o xp reconhece o hd como ide (é sata). Deve so converter o sata pra ide, mas é muito bizarro o linux nao funcionar com isso ligado... é um saco ter q entrar na bios pra mexer nisso quando quero usar o debian ![]() O q faz exatamente essa função? |
|
|
|
|
|
|
Este anúncio só é mostrado a usuários não cadastrados. Cadastre-se hoje mesmo para não ver mais essa propaganda.
|
|
|
#2 |
|
Membro
Membro desde Dez/2004
Apucarana
|
O detalhe e q realmente nenhuma distro de linux funciona aqui com isso ligado, e o xp reconhece o hd como ide (é sata).
Deve so converter o sata pra ide, mas é muito bizarro o linux nao funcionar com isso ligado... é um saco ter q entrar na bios pra mexer nisso quando quero usar o debian ![]() O q faz exatamente essa função?[/quote] O bagulho é louco mesmo, eu estou com um deste e ainda não testei esta função. C3 emula o HD sata em ide pois o windows xp não reconhece estes Hd´s, só habilitanto ou desabilitando esta função.
|
|
|
#3 |
|
Membro
Membro desde Nov/2008
Rio de Janeiro, RJ
|
O C3 Function controla as funções de controle térmico do processador.
Alguns sistemas operacionais mais atuais fazem todo o controle dessas funções térmicas do processador, mas em sistemas um pouco mais antigos (nem tão antigos assim, como o Win XP), é necessário repassar essa tarefa à BIOS, para evitar o travamento do processador por super-aquecimento. |
|
|
|
|
|
#4 |
|
Moderador
Membro desde Out/2005
SLZ
|
Controle termico???
Nos notebooks CCE a função C3 é responsável pela ativação do recurso NCQ dos hd´s Sata. Esse NCQ (Native Command Queuing) é um recurso opcional no discos Sata150 e está sempre presente nos SataII (ou Sata300). Para que ele efetivamente funcione a plca-mãe também deve oferecer suporte ao NCQ (geralmente nos BIOS ele é tratado com o nome de AHCI; nos CCE é o tal do C3). Na prática, o NCQ pode melhorar a taxa de transferência do HD em até 10% em situações específicas, onde são lidos diversos arquivos pequenos espalhados pelo HD, como durante o carregamento do sistema operacional, ou de um programa pesado, mas faz pouca diferença quando você está transferindo grandes arquivos. De qualquer forma, ele é uma otimização implementada via software, que não aumenta o custo de produção dos discos e não tem contra indicações. Fonte citada: GDH Press. Uma figura para ilustrar o que o NCQ faz:
|
|
|
|
|
|
#6 |
|
Membro
Membro desde Dez/2007
São Pauloo
|
bom.. tive o mesmo problema.. resolvi.. juntei todas as informações que obtive.. e fiz uma pequena documentação...
http://aprendendoolinux.blogspot.com...funo-ahci.html pra quem se interessar... |
|
|
|
|
|
#7 |
|
Membro
Membro desde Nov/2008
Manaus
|
Bom dia, trago aqui um problema que esta acontecendo comigo, tive o prazer de pegar o notebook do modelo CCE WIN wm73c, o problema em si, e o seguinte, quando ligo o computador depois te passado uma noite sem funcionamento, o sistema chega naquela tela, que aparece o logotipo do windows e a barra de carregar o sistema, e não sai disso, passa minutos e minutos, pensei que poderia ser problema no sistema operacional, e instalei novamente o Windows XP, e quando desligo e deixo uns 5 minutos, ele não entra no sistema, fica na tela do carregar, ja pensei algum motivos po esta acontecendo esse defeito, 1- Seria o hd que esta com problema, 2-Seria alguma drive do hdsata que tem que botar junto com a instalação do windows xp, 3- Poderia ser a memória, como não posso retira as peças do note, por esta na garantia, e como nos sabemos a garantia sempre dificulta o máximo o possível pra resolver o problema, queria saber a opinião de como descobriria a solução para isso.
Seria grato, obrigado |
|
|
|
|
|
#8 | |
|
Banido
Membro desde Nov/2007
Alagoas
|
Citação:
Ice calma. São iniciantes e estão aprendendo, deixa o cara controlar a temperatura affff. ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() ![]() Pra ressaltar: http://www.cceinfo.com.br/adm/file/d...al/Biosu40.pdf Última edição por alexsandrosmc : 25/06/2009 às 11:11 H |
|
|
|
|
|
|
#9 |
|
Membro
Membro desde Out/2004
Curitiba - PR
|
|
|
|
|
![]() |
| Compartilhe Este Tópico |
|
|
| Bookmarks |
| Opções do Tópico | Pesquisar no Tópico |
| Modos de Exibição | |
|
Tópicos Similares
|
||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Hardware Mal Function | Gs2 | Notebooks | 4 | 02/11/2008 13:02 H |
| Problema com function HPVAL | rafa-rsa | Microsoft Office | 0 | 27/08/2007 09:12 H |
| might be used uninitialized in this function! | Josias123 | Outros | 1 | 07/04/2006 08:31 H |
| Function | gta_maniaco | Outros | 2 | 25/10/2005 16:43 H |
| Function em SQL | gfalat | Outros | 3 | 12/05/2005 16:33 H |