Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Aterramento e filtro de linha salvaram meu pc.


marcelogon

Posts recomendados

Amigos há poucos minutos, estava no pc,deliguei-o e no momento que acabei de desligar o monitor,vi uma faisca laranja e um estalo,alto, na proximidade do meu filtro de linha, upsai FHT 1200,minha esposa que estava no quarto comigo(onde fica o pc) viu e ouviu tambem,passado +- 1.5 a 2 segundos deu um trovão(está chovendo aqui desde cedo),as crianças, que estavam na sala, viram um clarão na sala de jantar,onde fica o telefone.Ao que parece veio pela linha telefônica.No mês passado,aqui proximo algumas pessoas que não tem filtro de linha nem aterramento, tiveram uns prejuizos,um rapaz perdeu um monitor lcd novo e o modem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce acha que essa faisca que vi e o estalo,foi alguma peça do filtro,que queimou?

Muito provavelmente.

Mas não se assuste, peças de reposição são baratas. (algumas custam alguns centavos)

Pois tá tudo funcionando perfeitamente.

Isso não significa que os componentes de proteção estão intactos, se não me engano eles ficam em paralelo a rede elétrica, portanto a energia continuará passando, estejam eles inteiros ou destroçados, após absorver o surto.

OBS: não tenho certeza se vale para todos os componentes.

Se o pc tivesse ligado na hora poderia ter sido pior ou não?

Só testando para saber :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É gente,parece que o prejuizo foi pequeno,os dois varistores minisculos,que ficam encostados nas entradas da linha telefônica racharam.os da placa principal não teve como eu ver,pois a placa é soldada no porta fuzivel e no interruptor,ai teria que des-solda-los para ver,e eu não tenho muita pratica nisso.Será que a empresa telefônica tem que me ressarcir pelo conserto?

img0025cg.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu entendimento não cabe ressarcimento nenhum, mesmo porque não houve também dano nenhum a seus equipamentos. A função kamicaze de um protetor contra surtos é justamente essa: danificar-se para salvar o que estiver a ele ligado, quando o surto ultrapassa sua capacidade de absorção. Como o surto veio pela linha telefônica, é mais do que provável que os demais varistores estejam ainda intactos. Como a coisa anda feia na região sudeste, perdi aqui modem e roteador, já que meu filtro não tem proteção para linha telefônica. E creio que nem adiantaria se tivesse, visto faltar aterramento para desviar tal tipo de descarga.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
É gente,parece que o prejuizo foi pequeno,os dois varistores minisculos,que ficam encostados nas entradas da linha telefônica racharam.os da placa principal não teve como eu ver,pois a placa é soldada no porta fuzivel e no interruptor,ai teria que des-solda-los para ver,e eu não tenho muita pratica nisso.Será que a empresa telefônica tem que me ressarcir pelo conserto?

img0025cg.th.jpg

Para te ajudar ai, pois agora podes estar sem proteção na linha telefônica, olhe essas imagens:

ProteodelinhatelefnicadoFHT-1200Geral.jpg

Mais detalhadamente:

ProteodalinhatelefnicadoFHT-1200Detalhe.jpg

O componente maiorzinho é um varistor de código 10K181, de 115 Volts, 10 mm, 32 joules

Se não o achar podes usar desses daqui: http://www.soldafria.com.br/varistor-10k-130vac-s10k130-10d201k-p-3303.html

O componente menor é um PTC, mais difícil de se encontrar, de código LP60 017, com corrente nominal de 170 mA e resistência nominal mínima de 2 ohms. Esse geralmente se comporta como um elemento série que aumenta muito sua resistência ao passar corrente maior que a nominal. Em alguns casos, como esse seu me parece, ele não aumentou sua resistência e sim explodiu.. Quando um raio induz uma energia muito grande na fiação, ou seja, cai bem próximo de onde estamos, o dano pode ser esse dai. Explode ou torra a peça ao invés de operar como deve..

Melhor ela que seu PC, certo???

Essa peça também não é cara, só é difícil de se encontrar..

Também é conhecida como PolySwitch..

Pode substituir a mesma por um resistor de 0,2 a 2 ohms, 1/8 de Watt, que custa nem 10 centavos..

Na sua falta em absoluto, pode ser trocada por um fusível de 200 mA, só fica um pouco difícil de colocar alí..

Fica a pergunta.. Está funcionando a proteção telefônica?? Tem continuidade pelo menos???

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O componente maiorzinho é um varistor de código 10K181, de 115 Volts, 10 mm, 32 joules

Se não o achar podes usar desses daqui: http://www.soldafria.com.br/varistor-10k-130vac-s10k130-10d201k-p-3303.html

O componente menor é um PTC, mais difícil de se encontrar, de código LP60 017, com corrente nominal de 170 mA e resistência nominal mínima de 2 ohms.

Fica a pergunta.. Está funcionando a proteção telefônica?? Tem continuidade pelo menos???

Mas Faller,o varistor maior,não está rachado,parece estar bom;precisa trocar ele tambem?

A linha telefônica tá funcionando sim,pelo filtro de linha,tô usando-a agora para falar contigo,porém a proteção,creio que não?

Tem como ter uma ideia da tensão e corrente desse raio que passou pelo meu filto?não entendo quase nada de eletrônica,mas a sua dica vai me ajudar quando for procurar um reparo.

Outra coisa,eu tenho um fitro sms clean energy que está na tv,se eu estivesse usando ele(visto que não tem proteção para linha telefônica)poderia ter tido menos sorte?ou o raio poderia passar por dentro do modem e do roteador e sair sem fazer estrago?Por que a tomada dos modens e roteadores não tem pino terra?se entar um raio nele, como vão sair,se não tem pino terra?

Quando o varistor estoura,o raio continua o seu caminho, em direção ao terra,ou ele morre por ali mesmo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Mas Faller,o varistor maior,não está rachado,parece estar bom;precisa trocar ele também?

Teoricamente não, mas sabido como é que o mesmo tomou uma cacetada que nem sabemos o tamanho, certamente teve sua vida encurtada, o quanto não dá para saber.. Se vai desmontar e trocar peças, por um valor de R$ 0,82 os dois eu os trocaria sem a menor dúvida..

A linha telefônica tá funcionando sim,pelo filtro de linha,tô usando-a agora para falar contigo,porém a proteção,creio que não?

Percebo que deves ter a internet via ADSL e consequentemente pela linha telefônica, certo???

Agora mesmo essa linha está passando por dentro do filtro de linha, na posição de tomada telefônica, antes de ir para o modem ADSL, certo???

Dá para se perceber que os PTC estão ainda conduzindo, não se sabe se torrados ou ativos. Mesmo raciocínio dos varistores.. Se levaram uma porrada, reduziram seu tempo de vida. Trocaria ambos.

Se não achar PTC, coloque resistor de 0,2 a 2 ohms de 1/8 de Watt. Custa dois cerca de R$0,1.

Ou seja, para recuperar todos os 4 (2 vartistores e dois PTC) gastas menos de R$ 1,00,.. É melhor que comprar uma nova..

Tem como ter uma ideia da tensão e corrente desse raio que passou pelo meu filto?não entendo quase nada de eletrônica,mas a sua dica vai me ajudar quando for procurar um reparo.

Sim, dá para saber sim.. Foi uma cacetada ou uma cacetada e meia... Por ai mais ou menos.. Pouco menos de uma porrada..

Outra coisa,eu tenho um fitro sms clean energy que está na tv,se eu estivesse usando ele(visto que não tem proteção para linha telefônica)poderia ter tido menos sorte?ou o raio poderia passar por dentro do modem e do roteador e sair sem fazer estrago?Por que a tomada dos modens e roteadores não tem pino terra?se entar um raio nele, como vão sair,se não tem pino terra?

- Dificilmente sai sem fazer estrago...

- Entra o raio pela rede telefônica e tende a buscar aterramento.. Se ctens uma proteção essa energia, através do varistor, chega ao terra.. Se não tiveres proteção ai ele pode, via cabo de rede, acessar seu PC, danificando a placa de rede ou o circuito que trata da lan, na placa-mãe e pode dar uma volta por sabe lé aonde, na busca da massa.. Geralmente acaba saindo, pela fonte, na busca de um terra ou de um neutro..Imprevizível tentar adivinhar seu caminho..

Por isso uma boa proteção, como essa sua, oferece um caminho, o varistor, e o aterramento para que a energia induzida a partir do raio não tenha que decidir ela mesmo por onde andar, no seu PC

Varistor: Etimologia da palavra Varistor => É um acrônimo de Variable Resistor, um resistor que tem sua resist~encia variada pela tensão aplicada. Quando a tensão nele aplicada (energia derivada, induzida da queda de um raio) nele se estabelece, sua resistência contra a massa, terra, diminui tornando-se praticamente um curto com o terra, criando o caminho para essa energia.

Quando o varistor estoura,o raio continua o seu caminho, em direção ao terra,ou ele morre por ali mesmo?

Reze para que uma de três coisas aconteçam nessa hora:

- A energia induzida a partir do raio esteja já extinta quando isso acontecer (um raio tem duração efêmera);

- O fusível em série, ou no caso seu, o PTC, se abra, se rompa, ou aumente enormemente sua resistência, limitando desse modo ou não permitindo mais a passagem de corrente em diração ao seu PC.

- Algum fusível térmico, caso exista na proteção, por ter sentido o rápido aquecimento do varistor, se funda, abra, interrompendo a corrente em direção ao seu PC.. Por isso boas proteções usam de fusíveis térmicos além de fusíveis normais nas mesmas..

Se nenhuma dessas três condições acontecer, ligue para a loja e encomende um novo PC...:)

agora tô querendo comprar um protetor para linha telefonica,vi um da clamper,mas achei meio caro,esse do link abaixo será que é bom?se souberem de um melhor me indiquem.

http://www.abssistemas.com/ecommerce_site/produto_906_5740_Protetor-de-linha-telefonica-para-alarmes

Parece ter o que é necessário. Varistor e fusível..

Não dá para saber se está corretamente dimensionada sem saber dos valores desses componentes..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

valeu Faller pela aula:wacko: fico feliz com sua ajuda de novo,afinal comprei esse filtro de linha pela sua indicação,e o aterramento fiz,por indicação do tópico "aterramento aterra o que,do amigo rau",segui a risca o que ele indicou,e deu certo. Mas,para me prevenir mais ainda(afinal segurança é prevensão) vou comprar um clamper-tel.O e-clamper cabo serve para tv tambem,ou só para internet a cabo?

Tava pensando em fazer o seguinte,comprar um e clamper tel e por na linha telefonica,pegar o sms clean energy que está na tv e por no pc,e pegar o upsai fht 1200 e por na tv,visto que ele tem proteção para tv,o qwue que vocês acham?

e-CLAMPER Tel - YouTube

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, fiz contato com a upsai,pedindo ajuda pro concerto do filtro e olha a resposta que obtive;vale a pena comprar produto de qualidade.

Marcelo,boa tarde

Inicialmente agradecemos o contato e a preferência pelo nossos produtos.

Peço a fineza de enviar seus dados para que possamos enviar a placa danificada.

Fico no aguardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Senhores, fiz contato com a upsai,pedindo ajuda pro concerto do filtro e olha a resposta que obtive;vale a pena comprar produto de qualidade.

Marcelo,boa tarde

Inicialmente agradecemos o contato e a preferência pelo nossos produtos.

Peço a fineza de enviar seus dados para que possamos enviar a placa danificada.

Fico no aguardo

Excelente a atitude da Upsai, sequer foi culpa deles a placa ter sido danificada, mas mandam outra assim mesmo :eek:

Bom saber que eles tem um bom pós-venda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Show! Bom saber que a upsai conta com este tipo de serviço.

Qual o email que você entrou em contato com eles? mandei um email com dúvidas sobre o fusivel, faz 1 semana e até hoje não me responderam hehe

Aproveitando topic:

Vale a pena comprar um clamper destes de tomada e ligar o upsai nele?

Aumentaria a proteção ou prejudica a ação do upsai?

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
É,mais 2 pcs tiveram a placa de rede queimada por raio aqui na area(os dois no mesmo dia e temporal),tá complicado o negócio aqui.

Será que a empresa de internet ai não tem alguma parcela de culpa?

Talvez não tenham feito direito a fiação do seu quarteirão. Se não me engano ela é aterrada em algum lugar, vai que não aterraram direito para cortar custos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que a empresa de internet ai não tem alguma parcela de culpa?

Talvez não tenham feito direito a fiação do seu quarteirão. Se não me engano ela é aterrada em algum lugar, vai que não aterraram direito para cortar custos.

Como a OI é da equipe bala(onde passa deixa furo)e provável que seja isso mesmo,só que eu sei são 7 pcs danicicados,fora o meu,que o filtro de linha salvou,desde dezembro para cá.Um técnico falou para mim,que na minha região tem dezenas daquelas caixinhas de ramal que eles colocam nos postes,precisando ser trocadas,mas a oi na deixa trocar,vivia dando problema(contato oxidado dentro da caixinha)então o rapaz tirou minha linha da caixinha e emendou o fio direto por fora da caixa,ai não tive mais problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou aproveitar o topico, pessoa meu filtro de linha da upsair parece q nao funciona pra proteger, esses dias caiu um raio aqui e queimou meu ps3 , pc e minha tv...

ele nunca queimou o fusivel ...

nao aguento mais toma choque e queimar as hdmi da minha casa, ja queimei 3 placa de video em 2 meses

a ultima vez nem o fio terra seguro.. e ofiltro tbem nao '-'

alguem pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tens aterramento na tomada???

Surtos de tensão derivados de descargas atmosféricas necessitam não só de uma boa proteção mas também de um bom aterramento para ter por onde escoar essa energia. Ademais todos os canais de acesso da possível energia derivada do raio devem estar protegidos. Canso de ver gente com filtro de linha protegendo a linha de AC sem proteger o cabo da TV ou da Antena, ou a linha telefônica por onde chega o ADSL. Ai costuma rebentar nos pontos mais fracos, muitas vezes as conexões dos cabos de vídeo, que carregam essa energia de um ponto a outro via blindagem dos cabos HDMI, e logo adentra a eletrônica buscando um modo de chegar ao terra. Ai sai da frente, com energia de raio não dá para brincar. Melhor mesmo para se livar de problemas ai é fazer a coisa completa ou, sei que é um saco, desconectar todas as conexões ao primeiro sinal de tormenta (coisa que nem sempre é possível).

Outra atitude salutar é assegurar a equipotencialização de todos esses equipamentos tendo a segurança de não só ter um bom aterramento mas que o mesmo esteja chegando a todas as tomadas de todos os equipamentos, interligadas por fio de bitola adequada (mínimo de área de 2,5 mm)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

então faller, o eletricista instalou o fio terra e depois puxou um fio em cada tomada

o terceito pino ...

ele colocou um asta de cobre de 2,5m no na terra aqui no quintal, a terra e um pouco úmida...

não entendo muito de elétricam, estava pensando em colocar um DPS no quadro, me recomendaram um de 45kv, mais nao sei quantos eu devo comprar, e se tbem compensar compra um dr... será q isso iria salvar um pouco minha vida? quando a chuva ta caindo eu ja to desigando tudo, mais aqui onde moro costuma muito ter surto de energia... =/

valeu abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...