Visualizar Versão Completa : Ubuntu 9.04 X Note kennex com ATI HD2400
fenixgm
04/05/2009, 20:36 H
Caros amigos, tinha o ubuntu 8.10 instalado e o drive proprietário da ATI funcionava perfeitamente.
Com o lançamento do ubuntu 9.04 resolvi gravar um CD e fazer a instalação do zero, o que funcionou perfeitamente.
O meu problema começa quando após a instalação perfeita resovo instalar o drive proprietário da ATI, depois de reiniciar o note fica com tela preta e não vai para lugar algum, tendo que desliga-lo e ou entrar em outro SO ou entrar com o CD novamente.
O erro acontece tb se atualizar o 9.04 sobre o 8.10 já instalado.
Se alguém tiver uma luz para dar, eu agradeço.
Abraços
thefuga
04/05/2009, 20:57 H
O seu driver é a ultima versão disponibilizada pela ati? Se não for entre no site da ati e baixe a ultima versão do driver.
Flw!
fenixgm
05/05/2009, 14:31 H
Não estou instalando drive, vou la na opção de ativar drive proprietário e deixo o ubuntu fazer o resto, quando reinicio da o problema.
furadordesys
05/05/2009, 14:39 H
Tente instalar do site da ATI.
thefuga
05/05/2009, 17:37 H
É isso mesmo.Baixe o driver pelo site da ati e prossiga assim:
sudo sh driver.sh
Onde driver você obviamente localiza o driver que baixou.
OBS.:Você não poderá estar em um ambiente X para instalar o driver.
Flw!
fenixgm
06/05/2009, 10:00 H
É isso mesmo.Baixe o driver pelo site da ati e prossiga assim:
sudo sh driver.sh
Onde driver você obviamente localiza o driver que baixou.
OBS.:Você não poderá estar em um ambiente X para instalar o driver.
Flw!
Minha preocupação é a seguinte:
Esse note tem essa placa HD2400 que para windows não possui um drive específico, temos que pegar o drive e fazer uma conversão para rodar no note.
Será que seria o mesmo problema no linux ?
COmo sou praticamente cego no sistema Linux, algum dos amigos que responderam poderiam colocar ai o procedimento certinho para efetuar essa instalação fora do ambiente X.
thefuga
06/05/2009, 13:58 H
Olá!
Seguinte, os drivers de video são "universais"(mas claro que os "ati" não são os mesmos que os "nvidia").Minha geforce 6500 usa os mesmos drivers que a gtx 260...
No início do ubuntu, antes mesmo de começar a carregar o sistema você pode escolher para entrar sem gráfico.
Flw!
primoitt
11/05/2009, 17:20 H
fenixgm,
Tenho um note semelhante ao seu e desisti, depois de algumas tentativas, do Ubuntu 9.04. Isso pq o único driver da ATI que funciona no kernel do 9.04 é o 9.4. Após instalado esse driver, o linux não inicia mais o x (gdm) e fica com uma tela preta. Assim resolvi instalar o Ubuntu 8.10 e driver 9.1 da ATI. Funcionou perfeitamente. A única observação a ser feita é adicionar os parâmetros abaixo no momento do boot no cd e também após a instalação (créditos para israeld - ubuntuforum-br.org):
noapic nolapic pci=assign-busses apicmaintimer idle=poll reboot=cold,hard
cipolla
12/05/2009, 06:54 H
E tem mais. Acontece que a ATI deixou de dar suporte no driver proprietário pra várias de suas placas no ubuntu 9.04 e algumas delas também ainda não tem suporte 3D no driver open-source. Então o pessoal que tem elas teria que esperar o driver open-source avançar mais um pouco e então habilitar ele.
Isso significa que se vc NÃO instalar o Catalyst, vc vai poder até assistir aos vídeos mas não vai ter nenhum efeito 3D (nada de jogos então).
UPDATE:
Aqui um cara examinou as diferenças do amdpcsdb entre o Intrepid e o Jaunty e, usando as do Intrepid, fez funcionar:
http://swiss.ubuntuforums.org/showthread.php?t=1133931&page=18 (post #178)
parece que a configuração do Hardy também funciona.(é preciso fazer as edições pelo live-cd - o sistema a ser editado não pode estar funcionando)
Aqui está um guia pra fazer funcionar o Compiz-Fusion (se vc não puder logar normalmente as edições terão de ser feitas pelo live-cd)
http://forum.compiz-fusion.org/showthread.php?t=6794&highlight=software+rasterizer
Aqui um sujeito compilou o X.org 1.5.2 pro Jaunty (o problema todo é com o X.org 1.6), no entanto é preciso ficar atento para que o update não atualize o X.org
http://www.kdedevelopers.org/node/3942
primoitt
12/05/2009, 17:04 H
Cipolla.
Obrigado pela dica!
Alguém se habilita para testar o "novo" x.org 1.5.2 usando o último driver da ATI 9.4 no Ubuntu 9.04? Poderia ser você Fenixgm? :D:D:D
paulosecundo
06/06/2009, 01:26 H
alguma noticia sobre a resoluçao desse problema com o ubuntu 9.04 e o kennex?
alguma noticia sobre a resoluçao desse problema com o ubuntu 9.04 e o kennex?
Na primeira tela de instalação do ubunut aperta F6 e escreve "clocksource=jiffies" (sem aspas) e instala normalmente, após reiniciar o pc ele vai ficar travado na tela preta, espera uns cinco minutos +ou-, que vai aparecer e ficar numas letras.. daí Alt+F2, seu login, sua senha, entre como root.
# apt-get update
# apt-get install ati-driver-installer-9-5-x86.x86_64.run
# aticonfig --initial
reinicia e pronto.
Se não tiver internet salva o driver ATI 9.5 num pen drive, e depois de logar como root na tela preta
# startx
vai entrar em ambiente grafico e vc instala o driver, depois
# aticonfig --initial
e reinicia..
Isso aí
Abração
eucassiojr
17/06/2009, 23:27 H
pdv ainda não consegui instalar com seu procedimento depois que instalo e reinicio volta pra tela preta. Teria mais alguma dica?
biggbear
21/06/2009, 00:32 H
pdv, concordo com o eucassiojr, nao entendo como escrever a opção entre aspas com o f6, tenho de escrever na linha de boot que aparece? na hora em que escrevo, meu sistema trava antes mesmo de subir o x, o que sugere?
Resolvido em 21/06: consegui! meu problema era com alguma coisa entre o kubuntu e o bluetooth, já no ubuntu, vai mais fácil, não me perguntem como, pois deveriam ser módulos idênticos de um mesmo sistema, diferindo apenas o servidor x.
Nothurno
07/07/2009, 12:14 H
Pessoal, alguem consegui fazer o 9.04 funcionar no KENNEX com a placa ATI HD2400?
Se alguem consegui posta aqui, ok!
Kreitos
23/07/2009, 09:38 H
Desculpa levantar o topico mas é só para dar uma dica,
eu baixei o driver, entrei no modo root
digitei o comando sh Driver.run
ai ele avre a parte de instalação, apos mandei o comando
aticonfig --initial
=)