Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Antena caseira existe ?


PCman

Posts recomendados

você pode usar a melhor,(eu já fiz e aprovei) uma esponja de Bombril

Huahauahu

Multiusu.

falou

O mais tipo, voltando al assuntu, pode fazer uma, usando madeira e arame, você tipo, faz com o arame um desenho de uma parabolica, finca uma parte do arame na madeira, e a outra, você deixa virado pro prio arame, não presisar ser muito grande, ela so iria funciona legal se foce colocado fora de casa porque entro não ia pegar um bom sinal.

e como eu já dice, Use Bombril.

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

procure por sites de radio amador no google,você vai encontrar alguns esquemas de antenas para radio amador vhf ou uhf é só escolher quel faixa vai usar e fazer como no esquema , é para radio mas como você só vai receber não tem problema eu mesmo fiz uma só por passa tempo uma quadra cubica vhf com bambu e fio esmaltado o resultado foi satisfatório pegou igual a outra boca de jacare com booster que eu tenho detalhe custou $2,00 do fio e o tamanho é de 120 cm comprimento por 50cm de largura em vhf em uhf é mais ou menos a metade ok

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Brenck@03 de fevereiro de 2006, 18:31

Mais acho que ele quer uma antena daquelas tipo directv... Se alguém arrumar um jeito de captar a onda do satélite dessas tvs por assinatura via satélite me avisem :D

Não, não eu só queria mesmo uma antena boa porque a minha tv tem uma imagem pessima

continuem mandado !!!!

quanto mais melhor

e obrigado pelos q já mandarao Valeu !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

já ouvi dizer que aqueles fios de telefone que tem em cima dos postes (aqueles pretos de cobre) sao otimos para radio mas eu nunca testei ne...

também já vi mas nunca testei lampadas fosforecentes de mercurio (aquelas q parecem bastao) no alto de casas mas não sei pra eram usadas se eram pra tv ou radio. [na maioria das vezes junto com essas tinham uns arames com forma de ( em varias direçoes mas novamente não sei se eram pra tv ou radio...]

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usa um fio de antena mesmo (daqueles pretos duplos...) q sejam se não me engando 300 OHM. Corte ela o meio de modo que fique duas pontas separadas e de medidas iguais, estique mais alto que você puder (no teto se possivel) e deixe as 2 pontas na horizontal, uma em cada extremidade.

Se mesmo assim ficar ruim, coloque um pedaço de bombril em cada extremidade para tentar aumentar o ganho. Se mesmo assim não adiantar, desista... compre uma antena externa e um buster!!!!! Não existe antena interna milagrosa....

PS: O melhor sistema de recepção de antena pra VHF E UHF é na horizontal e pra radio FM é na vertical (pode reparar q todas as antenas VHF são horizontal)

falou!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No dia q eu tiver tempo eu vou digitar uma reportagem que eu vi ou na SUPERINTERESSANTE ou na GALILEU sobre o uso do bombril nas antenas...

Mas é no dia q eu tiver tempo... So lebro q la estava dizendo q se sua antena estiver alinhada com a torre de transmissao o brombril faz atrapalhar a a recepçao... mt interessante...

falou

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por The_guardian@13 de fevereiro de 2006, 12:58

No dia q eu tiver tempo eu vou digitar uma reportagem que eu vi ou na SUPERINTERESSANTE ou na GALILEU sobre o uso do bombril nas antenas...

Mas é no dia q eu tiver tempo... So lebro q la estava dizendo q se sua antena estiver alinhada com a torre de transmissao o brombril faz atrapalhar a a recepçao... mt interessante...

falou

Bom, falando em termos técnicos, colocar bombril na antena fará a indutancia da antena aumentar, pois o bombril funciona como um indutor.

É claro, se você estiver recebendo um sinal forte, colocar bombril irá atrapalhar mesmo, pois você estara aumentando a indutancia do circuito quando não precisa. Para se ter uma ótima recepção, tanto os valores da indutancia e da capacitancia deveriam estar proximas de zero, coisa que na realidade não acontece.

Bom, eu não sei explicar muito bem, mas é mais ou menos isso aí....

falou!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá companheiros...

O negócio é o seguinte... aqui em casa ei fiz algumas antenas com tubo de pvc (cano d'agua), conexão para o cano do tipo "T" e fio paralelo.

É muito simples:

Pegue 3 pedaços de cano e junte-os em forma de "T", com a ajuda da Conexão "T".

Separe as "pernas" do fio paralelo.

Introduza o fio paralelo pela parte de baixo da antena, de foram que cada "perna" do fio paralelo vá para um lado da antena.

Decasque a ponta do fio e enrole na a estremidade do cano, use fita isolante para fixar.

Fica mais ou menos assim...

Depois de pronta, ligue-á ao cabo que vai para antena, isolando bem a conexão para não oxidar, coloque-á em um lugar bem alto (em cima da casa), posicione-á da melhor maneira e pronto!!!

Agora, não sei dizer que medidas deve ter...( bota aí: cano de 1/2 ou3/4 de polegada, 1,5 metros de ponta à ponta, deve dar.... e pra baixo, o suficiente para fixação da antena, o fio não precisa ser grosso), nem sei como algo assim tão tosco pode funcionar, mas funciona...rs

Se você ler um pouco sobre antena vai ver que são necessários vário cálculos(impedancia, comprimento de onda... essas coisas) par construir uma antena, mas pra essa a coisa é assim fácil.

Aqui na região onde eu moro elas são muito populares, já tem gente até vendendo!

Recomendo que você use sucata (sobras de cano) pra construir, caso não dê certo o prejuízo é menor...

Boa sorte!

ps. Se alguém souber como isso consegue funcionar explique...

post-11453-13884905328912_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A antena que o Domingueiro descreveu é chamada dipolo de meia-onda. Tem esse nome pois o comprimento da párte horizontal é aproximedamente metade do comprimento de onda do sinal a ser captado.

O comprimento de onda é obtido dividindo a velocidade da luz (300 000 000 m/s) pela frequência da onda. Então para o canal 13, que tem freqência de 211 250 000 Hz, o comprimento da antena será 71 centímetros. Para o canal 2 ( 55 250 000 Hz ) o comprimento passa para 2,71 metros.

Como se pode ver, o comprimento depende do canal. As antenas internas comerciais tem varetas que podem ser encolhidas ou esticadas para cobrir todos os canais e as antenas externas tem várias varetas de comprimentos diferentes . Além disso quanto mais grosso o fio que forma a antena, mais larga a banda captada, ou seja mais canais captados com a mesma antena. por isso que se usa tubos de alumínio nas antenas comerciais.

A antena dipolo capta melhor os sinais vindos da sua lateral, então é necessário orientar a antena de modo que seus braços fiquem perpendicular à direção da estação transmissora.

Se o sinal na sua região é fraco, seria melhor usar uma antena externa direcional, tipo "espinha de peixe" que dá melhor resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
Eu levo as extremidades do fio chato através do cano para as pontas por "dentro" do cano ou por fora?

Tanto faz. o importante é que esteja esticado. Se por dentro ficar protegido das intempéries, melhor.

Posso levar ele encapado né... e apenas nas pontas (do T) devo desencapar... isso?

Isso mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Domingueiro@13 de fevereiro de 2006, 22:08

Olá companheiros...

O negócio é o seguinte... aqui em casa ei fiz algumas antenas com tubo de pvc (cano d'agua), conexão para o cano do tipo "T" e fio paralelo.

É muito simples:

Pegue 3 pedaços de cano e junte-os em forma de "T", com a ajuda da Conexão "T".

Separe as "pernas" do fio paralelo.

Introduza o fio paralelo pela parte de baixo da antena, de foram que cada "perna" do fio paralelo vá para um lado da antena.

Decasque a ponta do fio e enrole na a estremidade do cano, use fita isolante para fixar.

Fica mais ou menos assim...

Depois de pronta, ligue-á ao cabo que vai para antena, isolando bem a conexão para não oxidar, coloque-á em um lugar bem alto (em cima da casa), posicione-á da melhor maneira e pronto!!!

Agora, não sei dizer que medidas deve ter...( bota aí: cano de 1/2 ou3/4 de polegada, 1,5 metros de ponta à ponta, deve dar.... e pra baixo, o suficiente para fixação da antena, o fio não precisa ser grosso), nem sei como algo assim tão tosco pode funcionar, mas funciona...rs

Se você ler um pouco sobre antena vai ver que são necessários vário cálculos(impedancia, comprimento de onda... essas coisas) par construir uma antena, mas pra essa a coisa é assim fácil.

Aqui na região onde eu moro elas são muito populares, já tem gente até vendendo!

Recomendo que você use sucata (sobras de cano) pra construir, caso não dê certo o prejuízo é menor...

Boa sorte!

ps. Se alguém souber como isso consegue funcionar explique...

você por acaso mora em Divinópolis? quando fui lá só tem dessas antenas e por incrível que pareça elas funcionam que é uma beleza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 5 meses depois...
  • 2 meses depois...

olha pode parecer brincadeira mas consegui bons resultados fazendo isso

sabe aqueles trekinhus conhecidos como ballom....

q passam de 75 para 300 homs...

com o cabo coaxial normal você liba no conector certo do proprio balom e nas pontas soltas dele você coloca dois tubos de antena mesmo de aluminio coloquei uns de uns 50cm cada na horizontal ficando assim....

ballomcv9.th.gif

onde eu morava antes pegava muito bem...

dois tubos de uns 50 cm (azul) ligado nas pontas soltas do ballom e o cabo coaxial da tv até ele normalmente testa ai o ballom custa 1 real as astes se arruma de qual quer coisa ai pode ser até aquelas antenas telescopicas do camelo de duas pontas q ligam em tv ali v ajusta do jeito que quiser tb...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...