Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Amplificador esquenta muito?


rmlazzari

Posts recomendados

Há algum tempo fiz um amplificador para MP3 para meu filho.

http://forum.clubedohardware.com.br/meu-primeiro-projeto/738356

Mas apareceram alguns problemas:

1) Quando ouvido com volume baixo, ficava sem graves

2) Esquentou tanto que queimou o chip de amplificação

Quanto ao primeiro problema, ainda estou trabalhando num loudness ou um reforçador de graves e agudos... qualquer coisa nessa linha. Mas isso é assunto para outro tópico. Nesse aqui vim contar que estou mudando o chip de amplificação para o famoso gainclone LM3886, que esquenta mais ainda. Como não vou usar os 68w, limite do LM3886, usarei alimentação menor do que os ± 35v. Mesmo assim, como o gabinete é de MDF, procurei um jeito de disparar um cooler para ventilar o dissipador se a temperatura chegar a, digamos, uns 140°C, e encontrei uma solução bem legal, que venho dividir com os mestres (mesmo correndo o risco de chover no molhado).

Trata-se do sensor de temperatura LM35, fácil de ser encontrado e mais fácil ainda de ser usado, já que não precisa ser calibrado.

Esse chip, alimentado por tensão entre 4v e 20v, libera na saída, de forma linear e precisa, 10milivolts para cada grau Celsius que percebe em sua "carcaça". Se a gente usar um estabilizador de tensão, um L78xx da vida, um comparador e um relé, pronto, está montado um disparador de cooler, que pode ser "colado" no dissipador, bem atrás do LM3886, ou preso com umas garrinhas... a imaginação é o limite.

E procurando por um circuito para disparar o gatilho do cooler (e mais importante, desliga-lo quando a temperatura baixar, prá não ficar fazendo barulho inútil), encontrei esse projeto aqui:

http://www.escol.com.my/Projects/Project-03%28Thermostat-1%29/Proj-03.html

já com o esquema e o desenho da PCB. Precisa ser adaptado, a PCB poderia ser menorzinha, acho, mas, ué... quem sabe ajuda alguém às voltas com temperatura, também.

Será que funciona?

P.S.: Bem, vou fazer, fica a dica. E se alguém quiser dar alguma dica...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!