![]() |   |
|
|||||||
| Processadores Discussão sobre processadores. Dicas, dúvidas e problemas com processadores Intel, AMD, VIA, etc. |
![]() |
| Opções do Tópico | Modos de Exibição |
| #1 | |
| Moderador Global Membro desde Out/2005 . Mensagens: 24.162 | Bem, já saíram duas pré análises em 2 sites renomados e acho que é hora pra começarmos um "esquenta". Não entendi quase nada dos artigos pois é exige um nível de conhecimento bem acima do meu, mas vi que ambos no final ficam animados com o que pode vir. Por outro lado eu vejo pessoas falando que o ganho em desempenho não vai ser tudo isso. Então, como vocês acham que serão os Agena/Barcelona ? E sai ou não sei esse lançamento "em breve" ? Sites: Anandtech Xbitlabs |
| | |
Este anúncio só é mostrado a usuários não cadastrados. Cadastre-se hoje mesmo para não ver mais essa propaganda. |
| #2 | |
| Membro Membro desde Jul/2005 Suzano, a cidade fantasma / SP Mensagens: 1.884 | gostei das informações e explicações do anandtech, digamos que eu entendi a metade, porque boa parte ali pra mim ta falando grego o sistema de cache e gerenciamento da ram parece bem inteligente, principalmente no que diz respeito ao uso de buffers... já todos os aprimoramentos na parte de processamento pra mim é uma mera questão de ponto de vista e gosto... no mundo real e no dia-dia pode ser que nem use todo esse potencial (vide a pipeline do netburst) tomara que não saiam versões dual e single core... tomara mesmo... acho que pra segurar o mercado mid-low pra baixo já bastam os am2 k8 normais... outra coisa, como será que vão chamar esses processadores? "athlon 64" ainda?? "athlon 64 X4" ??? pára... que tal inverter a situação e nomear os processadores de acordo com o clock?? pelo menos isso a intel fez bem na época do pentium 4 não neg0, gosto da AMD por ver sua persistência frente à Intel... __________________ CG-300 + BOSS + Peavey 40W Dual-InLine RX-20 + Meteoro AtomicDrive 20W Dreamcast + LG T910B + HD202 @ VGABOX Q6600 + P5NE-SLI + 4GB DDR2 800 + HD4850 Sempron 1200LE + A15G + 1GB DDR 800 |
| | |
| #3 | |
| Moderador Global Membro desde Out/2005 . Mensagens: 24.162 | Athlon quad hehehehe Eu achei interessante usarem o cache L3 como pista de comunicação internuclear, mas acho que isso só vai ter resultados pra aplicativos bem programados em multitask. Dual core vai ter, li que até os sempron serão X2, mas li também que os sempron serão os single.. confuso. Não sei como vai ser o poder deles, mas SE a tia Intel realmente capar os preços como prometem nas tabelinhas que saem por aí vai ficar complicado, Q6600 a 266 dólares, E6850 perto de 200.. é muita CPU pra pouco $$. Também não se fala em preços dos Barcelona.. e nem em lançamento que atrasou de novo, uma pena. Espero que na CeBIT tenha alguma nuance dele e dos R600. |
| | |
| #4 | |||||||
| Membro Membro desde Jul/2005 Campinas Mensagens: 1.090 | Citação:
Por outro lado, o artigo do AT trouxe alguns dados novos, bastante específicos, particularmente sobre o controlador de memória. Pessoalmente, eu não tenho idéia onde eles arrumam esses dados, mas ainda assim confio neles. Citação:
Citação:
Uma coisa que me fez falta foi a largura do barramento entre L2 e L1, mas eu diria que vão ser 128 bits mesmo. Eu também queria saber quem foi a empresa de software que pediu mais buffers de retorno de pilha... Quanto a predição de desvios: tomara que eles corrijam alguns defeitos congênitos do algoritmo GShare usado nos Athlons. 16 bits de BHT também iriam bem... As TLBs grandes são bem vindas, finalmente uma microarquitetura x86 vai ter alguma chance contra o Itanium e companhia limitada nesse aspecto. LZCNT e POPCNT são duas das chamadas "adições fantasma": há quem garanta que foram adicionadas a pedido da NSA... e há quem diga que já existem instruções que fazem a mesma coisa... O fato dos dois controladores serem independentes (antes já existiam fisicamente dois controladores de memória, mas eles trabalhavam unidos) ajuda em algumas aplicações de servidor, graçs ao aumento do MLP. A prebusca de DRAM é basicamente a mesma cosia que a prebuscade L2 nos Cores, mas usando um buffer próprio. O Cache L3 é outra adição interessante: algoritmo desgraçado esse que decide se ele deve manter um dado ou não. Nem imagino como funciona. De qualquer modo, resumindo: 1- Em ponto flutuante, o Barcelona irá muito bem. Como, aliás, o K8 já vai. 2- Em aplicações de servidor, ele também irá muito bem. 3- Em aplicações comuns? Bem ... depende da frequência. Citação:
Citação:
Citação:
__________________ A sociedade é a maior arma criada contra nossa liberdade, e o governo é apenas um de seus colegas na tarefa de te transformar em um escravo. - Sabe qual a diferença entre uma pizza gigante e um Doutorado? - No Brasil, a pizza consegue sustentar uma família de 4 pessoas. Mengão! Rumo aos Emirados! | ||||||
| | |
| #5 | ||||
| Membro Membro desde Jul/2005 Suzano, a cidade fantasma / SP Mensagens: 1.884 | Citação:
Citação:
Citação:
__________________ CG-300 + BOSS + Peavey 40W Dual-InLine RX-20 + Meteoro AtomicDrive 20W Dreamcast + LG T910B + HD202 @ VGABOX Q6600 + P5NE-SLI + 4GB DDR2 800 + HD4850 Sempron 1200LE + A15G + 1GB DDR 800 | |||
| | |
| #6 | |
| Membro Membro desde Set/2005 Pouso Alegre - MG Mensagens: 625 | Performance Rating nunca deixará de existir internamente para as empresas, mas estará aposentado este indicador ao público à partir do início das vendas do next-gen da AMD. O "freqüência" do Thiago é referente ao clock. []'s. |
| | |
| #7 | |
| Moderador Global Membro desde Out/2005 . Mensagens: 24.162 | Uso a mensaem do neck sobre qual parte não entendemos.. é inglês técnico, e se ficou confuso como você achou piora bem. Eu ainda fico pensando sobre a "corrida dos cores", quando ela vai ser sentida pelo usuário comum ? E qual a necessidade disso tudo.. Ok, pra servidores e pra muitos profissionais que usam o PC o MP é uma grande mão na roda. 266 pelo Q6600 sendo que ele hoje custa 846 dólares me faz crer que a Intel lucra muuuuuito com esses processadores ou quer derrubar a AMD a todo custo.. Bem, já vi dizerem que os Barcelona serão 10% mais rápidos que os C2D de mesmo clock, o que acham ? |
| | |
| #8 | |||||
| Membro Membro desde Dez/2005 São Paulo, SP Mensagens: 6.468 | Citação:
Citação:
Citação:
Citação:
| ||||
| | |
| #9 | |
| Moderador Global Membro desde Out/2005 . Mensagens: 24.162 | Ah só uma dúvida que surgiu conversando com o neck, o cache compartilhado é uma via de comunicação entre os núcleos em qualquer CPU que tenha esse recurso ? |
| | |
| #10 | |
| Membro Membro desde Dez/2005 São Paulo, SP Mensagens: 6.468 | O cache compartilhado não é exatamente uma via de comunicação... Atualmente, como a memória é muito lenta o processador copia parte dela para o seu cache (vou chamar de variavel X), para conseguir trabalhar, ele também pode alterar X, e essa alteração ficara apenas no cache até ele não precisar mais e mandar de volta para a memória, durante esse período a memória estara desatualizada. Com apenas um processador, ótimo, ninguém vai reparar, mas se tiver dois processadores pode ocorrer de um processador conter o X em seu cache e a memória esta desatualizada ai o outro processador tenta usar X, ele não pode simplesmente pegar da memória porque ela esta desatualizada, então ele pega do outro processador, isso se chama decoerência do cache. Com os dual core ocorre esse problema, e cada um tem o seu jeito para resolver: Pentium D - O mais simples de todos, ele pede a variavel X pelo FSB, quem tiver (outras CPUs ou o chipset) responde, apesar de ser um processo simples sobrecarrega bastante o FSB e é lento. Athlon 64 X2 - O processo é o mesmo do de cima, mas o pedido é inicalmente feito pela XBar um barramento interno na velocidade do processador, passando por dentro do processador a velocidade é muito maior. Core Duo - Esse possui o L2 compartilhado,e ai que vem o truque, a maior parte do que as dua CPUs anteriores faziam não é necessário aqui (só para o L1), se um núcleo precisa da variavel X ele copia ela para o L1, que é pequeno e em pouco tempo o X é copiado para o L2, se o outro núcleo precisar de X ele já vai estar atualizado no L2, não precisa pedir para ninguém. |
| | |
| #11 | |||||||
| Membro Membro desde Jul/2005 Campinas Mensagens: 1.090 | Opa, perdi minha mensagem: efeito BrT aqui em casa. Nem dá pra xingar o fórum... Citação:
Citação:
Citação:
Citação:
De qualquer modo, torço para que a AMD se volte para os preditores de torneio na próxima geração. Melhor que preditores de torneio só redes neurais. E voto da maioria, é claro. Citação:
Citação:
__________________ A sociedade é a maior arma criada contra nossa liberdade, e o governo é apenas um de seus colegas na tarefa de te transformar em um escravo. - Sabe qual a diferença entre uma pizza gigante e um Doutorado? - No Brasil, a pizza consegue sustentar uma família de 4 pessoas. Mengão! Rumo aos Emirados! | ||||||
| | |
| #12 | ||
| Membro Membro desde Jul/2005 Suzano, a cidade fantasma / SP Mensagens: 1.884 | Citação:
__________________ CG-300 + BOSS + Peavey 40W Dual-InLine RX-20 + Meteoro AtomicDrive 20W Dreamcast + LG T910B + HD202 @ VGABOX Q6600 + P5NE-SLI + 4GB DDR2 800 + HD4850 Sempron 1200LE + A15G + 1GB DDR 800 | |
| | |
| #13 | ||
| Membro Membro desde Dez/2005 São Paulo, SP Mensagens: 6.468 | Citação:
| |
| | |
| #14 | |
| Moderador Global Membro desde Out/2005 . Mensagens: 24.162 | Eduardo, obrigado ! Então o L3 dos Barcelona vai ter dupla função ? Mais boato: Processor Speed TDP Athlon 64 FX 2500 2.5GHz 120W Athlon 64 X4 2500 2.5GHz Athlon 64 X4 2300 2.3GHz Athlon 64 X4 2100 2.1GHz 95W Athlon 64 X4 1900 1.9GHz Athlon 64 X2 2900 2.9GHz 89W Athlon 64 X2 2700 2.7GHz Athlon 64 X2 2500 2.5GHz Athlon 64 X2 2300 2.3GHz 65W Athlon 64 X2 2100 2.1GHz Athlon 64 X2 1900 1.9GHz http://www.techreport.com/ mais pro meio da página. Neck, especial pra você essa uahau:-)huauaha Sem PR mas Atlhon 64 X4 ficou feio demais ! |
| | |
| #15 | |
| Membro Membro desde Jul/2005 Suzano, a cidade fantasma / SP Mensagens: 1.884 | **aplausos** se liga nisso: Código: Athlon 64 X2 2900 2.9GHz 89W e outra, 1.9, 2.1, 2.3, 2.5, 2.7, 2.9... todos os multiplicadores serão quebrados? affffff... se eu estiver certo: 1900MHz = DDR2-533@DDR2-475, DDR2-667@DDR2-633, DDR2-800@DDR2-760 e nenhum dos outros processadores vai trabalhar com os padrões 533, 667 e 800 sem descer o clock... mas isso não me afeta... eu corrijo com over @@, no caso mais grave eu teria de subir apenas 25MHz no clock principal tenho cada vez mais certeza que meu proximo up não vai ser intel... __________________ CG-300 + BOSS + Peavey 40W Dual-InLine RX-20 + Meteoro AtomicDrive 20W Dreamcast + LG T910B + HD202 @ VGABOX Q6600 + P5NE-SLI + 4GB DDR2 800 + HD4850 Sempron 1200LE + A15G + 1GB DDR 800 |
| | |
![]() |
| Bookmarks |
| Opções do Tópico | |
| Modos de Exibição | |
Tópicos Similares | ||||
| Tópico | Tópico Iniciado Por | Fórum | Respostas | Última Mensagem |
| Compra notebook em Barcelona | CHP2008 | Recomendação de Notebooks | 0 | 03/05/2008 13:04 H |
| Lojas de Notebook em Barcelona | Bernardo Gaetani | Notebooks | 3 | 03/10/2007 21:20 H |
| Lojas de informática em Barcelona | Bernardo Gaetani | Recomendações de Serviços e Lojas | 1 | 02/10/2007 20:26 H |
| AMD Lança Opteron “Barcelona” | Equipe Clube do Hardware | Notícias | 2 | 10/09/2007 14:45 H |
| L&H Barcelona Server | rrsathler | Dúvidas sobre Invasões e Infecções | 3 | 09/12/2006 16:44 H |