Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte genérica milagrosa?


Suzana.Sangoi

Posts recomendados

Já li muito sobre as fontes genéricas, essas q nunca informam a potência real q a fonte é capaz de fornecer e são feitas de materiais de qualidade não muito confiável. E também das fontes SEM o recurso PFC (Power Factor Correction - de diminuição da perda de potência da fonte em calor) que possuem de 40% a 50% de perda de desempenho (me corrijam se eu estiver enganada)! Pois bem, minha fonte (q uso há uns 5 anos!!!) é uma AXIS (tá, eu sei q provavelmente você nunca ouviu falar dessa "genérica") de 250W e sem o PFC. Ou seja, de acordo com "a lei" ela forneceria, no máximo, um pouco mais da metade da potência q ela informa (sendo q no caso das genéricas, essa potência nunca é real). Sendo bastante otimista e considerando q minha genéricona forneça os 250W q diz fornecer, como não possui o recurso PFC essa potência ficaria em 150W no máximo! Minha configuração precisa de pelo menos 190W pra funcionar sem risco de problemas. Enfim, depois dessa balela toda vem a questão: Será q minha fonte é milagrosa? Nesses 5 anos de uso a mesma nunca me deu uma dor de cabeça sequer! Fiquei um tanto preocupada esses dias e resolvi testar com um multímetro as saídas da fonte, com a mesma ainda conectada à MB, HD, disquete, cooler do processador e ao leitor de cd e as voltagens, tantos para os pinos de 5V e 12V, estavam dentro dos limites de 5% de variação considerados normais. Depois desconectei a mesma da MB e testei o pino de 3,3V. Também tá dentro dos limites normais! Conclusão: Minha fonte tá dando conta do recado bonitinho, ao longo de todo esse tempo, mesmo com tudo indo contra! Como pode?

PS: Só não pude testar os pinos q vão pra MB com voltagens negativas (-12V e -5V) pois a fonte desligava quando eu fazia isso. (porque será?)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, eu também usei uma fonte genérica da Omega com 185W reais. Na época em que usava fonte genérica meu PC nunca deu nenhum problema, mas troquei a fonte por medidas de segurança. Seria bom você trocar essa fonte, pois a genérica é impossível prever o que vai acontecer, até hoje nunca vi uma fonte genérica que seja confiável, só vi fontes genéricas que dão conta do recado.

Abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, certeza eu não tenho dela ser genérica. Eu deduzi isso em primeiro lugar pelo preço (o pc foi comprado já montado, sendo q sua configuração era de "computador popular" da época e saiu bem barato). Bom, isso não é motivo pra fonte que veio junto ser genérica, claro. Todo mundo que pergunto não conhece essa marca e até mesmo minhas buscas no google não retornam nada sobre essa fonte. Eu meio q me conformei em ela ser genérica e acabei me convencendo disso, mas agora q você falou me veio essa dúvida... Bom, mas de uma coisa eu tenho certeza, ela não tem o PFC. De qualquer jeito acho estranho ela estar tão boazinha depois de tanto tempo sendo q sua perda de desempenho pode chegar a 50% (ficando em 125W) e minha configuração atual é superior à isso. Mas valeu pela observação! :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que na realidade o PFC não é tanta coisa assim nada, aqui para a rede elétrica brasileira. E acho que tem mais a ver mesmo é com o preço da conta de luz... Tem uma matéria aqui no fórum que fala sobre isso. Eu posso estar falando besteira, mas se não me engano pfc é meio mito, viu!

Prá você saber se sua fonte é genérica, desparafuse-a e sinta o peso. Se for bem pesada, tipo uns 2kg, então ela deve ser uma fonte boa. Do contrário é genérica mesmo.

Vai ver que o seu sistema não consome tanto quanto você está pensando. Com processamento em 100% tanto no processador quanto no vídeo, usando os discos HD e CD, mais as ventoínhas, ou seja, estado full é que seu sistema deve fazer a fonte miar. Tipo, tenta refazer o teste do multímetro nessa situação, para ver se mesmo assim ela mantém as voltagens dentro dos limites. Se sim, você deu sorte. Eu tenho atualmente uma fonte genérica dita de 400W XPC que fica normal em stock, mas quando rodo programas pesados, ela eleva os 12V para 12.66V. No PC de meu irmão, quando essa fonte estava lá, ele alcançava 12,94V. O PC continuava estável, mas aí já estava perigoso.

E o maior perigo dizem que é a falta de proteções de sobrevoltagem, etc.

PS: Em ambos os casos que relatei, os PCs são Atlhon XP 2600+ com 512Mb de RAM e Geforce FX5200 (meu irmão) e FX5600 (meu PC2 onde ainda tem rede wireless) em m obos com Nforce 2 (o meu é ultra).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com certeza uma boa fonte é pesada, mas nem toda fonte pesada é boa. As fontes da série gamer da Leadership são identicas a boas fontes, tanto pela estetica e peso mas não tem metade da performance.

Quanto ao PFC ele otimiza o consumo de energia da fonte. Porém essa melhora ainda não vale o custo-benefício, pois ainda é pouca para os padrões do sistema elétrico do Brasil.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, certamente que nem toda fonte pesada será boa... Mas esse já é um primeiro indício.

Como eu disse, acho que o melhor é procurar pelo tópico (é um tópico destacado, ou uma matéria do Clube do Hardware) que fala sobre as características das fontes, proteções, PFC, etc.

T+! :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pela dica! Vou procurar pelo tópico sim. Essa história das fontes sem PFC perderem tanto desempenho assim eu vi por aqui mesmo, no fórum, em algum tópico sobre fontes. quanto aos 190W da minha configuração q falei, eu cheguei nesse resultado fazendo um teste numa página que alguém deixou num link aqui no fórum! Está na lista de tópicos importantes sobre fontes. Na verdade essa potência toda é uma aproximação do que a fonte teria q fornecer caso todos os componentes estivessem sendo usados ao mesmo tempo, como você falou (no estado full). É claro que é muito difícil isso acontecer mas é sempre recomendável adquirir uma fonte q forneça um pouco mais do q ela pode realmente precisar fornecer. O teste do multímetro eu procurei fazê-lo com a máquina funcionando mesmo (Colocando cd de música pra tocar, acessando o HD junto, disquete), exceto na hora de testar o pino de 3,3V já q tive q desconectar a placa mãe. E quanto ao peso da fonte, eu já havia retirado ela do gabinete alguns dias atrás e achado ela meia pesadinha mesmo... :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Há algum tempo atrás... as fontes eram de boa qualidade e usados materiais de boa resistência que realmente duravam anos, os computadores não tinham uma configuração que consumia tanta energia ou Watts..., enfim qualquer fonte de 300W era o sufiente para qualquer computador e não nos preocupávamos com marca de fontes, mas os processadores evoluíram muito e os outros periféricos também, pena que a maioria dos fabricantes de fontes não seguiram o exemplo do resto da configuração ao invés de evoluir regrediram e para cortar custos começaram a fabricar fontes de baixíssima qualidade a preço de banana, hoje em dia temos que tomar muito cuidado na hora de comprar uma fonte, porque não existe mais genérica milagrosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...