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3D Studio Max - Grupo de Estudo ...


Posts recomendados

3D Studio Max

--------------------------------

(Tópico Atualizado).

Grupo para estudo de :

-Modelagem

-Render (V-ray e MentalRay)

-Texturização

-Iluminação

-Animação

_____________

Objetivo :

- Tirar Dúvidas (do tópico)

- Aprender novas técnicas

- Ensinar

_____________

Formas de Estudo :

1 _ Todos fazem .

-Propor um objeto, tema , imagem ,ect.

-Todos fazem o mesmo .

-Mostram como fizeram .

-Apontam as características .

2 _ Cada um com sua parte .

-Propor um objeto, tema , imagem ,ect.

-Cada um dos estudantes ficam encarregados de alguma parte do mesmo .

ex : Modelagem , iluminação , texturização , etc.

-Unimos o trabalho e mostramos .

_____________

Tutoriais :

Tutoriais Basicão :

http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14620

Modelagem Básica : http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Modelagem_Basica/Sumario/Sumario.htm

Modelagem Poligonal :

http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Modelagem_Poligonal/Sumario/Sumario_Poligonal.htm

Iluminação :

http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Iluminando/Sumario/Sumario.htm

Criando materiais :

http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Criando_Materiais/Sumario/sumario.htm

Mapeando :

http://www.escultopintura.com.br/Tutoriais/Tutorial_Mapeamento/Sumario/Sumario.htm

Geral :

http://www.escalight.com/3dsmax-tutorials/

http://www.3dimensions.us/index.php?option=com_content&task=section&id=4&Itemid=64

http://www.tutorialized.com/tutorials/3DS-MAX/1

Video tutoriais :

Modelagem poligonal :

http://www.andrei313.com/t_index.php

_____________

Participantes (Atuais) :

-Zhoda

-Henrique.Ayres

-Renato Oliveira

-elpapa

-rafinha1211

-sambaquy

-tulio cesar

_____________

OBS:

Iniciantes não tenham medo de se juntar a nós , pois todos aqui estão para aprender ....

_____________

Para o moderador dessa área :

Queria levar esse tópico à frente ... Se possível coloca-lo na área acima("Tópicos em destaque") . :D

Se não estou de acordo com alguma regra, me avisar para modifica-lo . =p

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e aí zhoda... grande iniciativa!

hj a noite eu vou postar algumas sugestões, juntamente com blueprints...

O intuito do tópico é justamente o aprendizado... a ideia que a gente modele um objeto e poste no tópico os passos da modelagem, tire dúvidas. Deois que todos tiverem modelado, montar um cenário, acerto de câmeras e rendering. tudo por partes...

abraços

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Vamos começar com

1 _ Todos fazem .

-Propor um objeto, tema , imagem ,ect.

-Todos fazem o mesmo .

-Mostram como fizeram .

-Apontam as características .

Já que só tem nós 2 no grupo de estudo atualmente ...

Como é o início vamo começar com um objeto ou uma cena simples .

-Móvel de madeira

ou

-Uma mesa com objetos sobre o mesmo

ou

-Uma luminária

Que tal um desses ? Espero confirmação ou nova opção de modelo .

Para : Henrique (Único participante hj) .

Data de Entrega : 30/03/2009

....

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Estou sem tempo de fazer , mas deu para modelar algumas das luminárias proprostas ....

Luminária 4

my.php?image=luminaria42.jpg

http://img167.imageshack.us/my.php?image=luminaria42.jpg

(Só Modelagem)

Luminária 5

my.php?image=luminaria51.jpg

http://img167.imageshack.us/my.php?image=luminaria51.jpg

(Só Modelagem)

Luminária 7

my.php?image=luminaria71.jpg

http://img167.imageshack.us/my.php?image=luminaria71.jpg

(Só Modelagem)

Obs : As imagens reais estão no post acima (de Henrique.Ayres ).

Me desculpem pela qualidade da imagem . Depois arrumarei isso ...

Quanto tiver tempo irei texturizar e iluminar .

Qualquer dúvida é só postar ...

....

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WESCS, bem vindo ao grupo de estudo .

É só escolher uma das luminárias propostas por henrique , modela-la e ilumina-la .

De preferência faça a Luminaria 6 :

http://www.roadsidescholar.com/wp-content/uploads/2008/04/oz.jpg

você posta aqui e a gente troca conhecimentos de modelagem e ....

valeu

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muito bacanas Zhoda.

acho que a gente podia criar a regra de assim que postar a imagem, já falar as características da modelagem. técnica utilizada, tipo de iluminação, tipo de material, renderizador usado, render time... essas coisas...

Bom... eu não tive tempo de começar a brincar mas vou separar um tempo para essa atividade pois eu acho a iniciativa muito boa... até domingo eu posto pelo menos uma luminária... vou modelar a 6 tmb...

Seja bem vindo Wescs... se tiver qq dúvida poste aí que a gente faz o possível para te ajudar...

abraço galera...

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Já fiz algumas , que poste acima, mas não iluminei e as imagens estão de péssima qualidade .

Não modelei as outras, pois as imagens da tokstok não abrem ....

Fiz a Luminária 6, pois creio que seja a mais difícil de se modelar .

Render :Mental Ray

Sem textura

Modelagem das partes :

-A base dela fiz com "Line"(tirando o molde na imagem[acima anexada por henrique{sexta imagem}]) e apliquei "Lathe" .

-A base e a parte superior do cilindro eu fiz com "line" e apliquei "Bend" (Ou coverta para "edit poly" e de "extrude") .

-As linhas do cilindro eu tirei com base em outro cilindro . Com um "plane" fui expandindo o "EDGE" ( Seleciona o "edge" segura "shift" e arrasta ), logo após , dei extrude para dar volume as linhas e fui arrumando os "vertex" para ficar uniforme .

Iluminação : (Segunda imagem)

Coloquei uma "mr Area Omni" e ativei o "Far attenuation" .

Ativei o "Final gather" eo "global illumination (gi)" no menu render .

Imagens:

http://img99.imageshack.us/my.php?image=luminaria61.jpg

http://img12.imageshack.us/my.php?image=luminaria62.jpg

>>>> Fui Claro ???? <<<<<

Alguém sabe me disser porque as imagens ficam com baixa resolução quando as ponho aqui? é normal? Estão muito serrilhadas .

post-255548-13884951026661_thumb.jpg

post-255548-1388495102718_thumb.jpg

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ou zohda... hospeda no imageshack...

bom... finalmente tive um tempinho para brincar no max...

Usei o 3Ds max 2008 e os renderings foram feitos com Vray.

A iluminação é em HDRI

a mesa eu já tinha... :)

bem, a modelagem da luminária realmente não foi tão simples assim... mas a técnica que eu usei foi bem diferente da do zohda. Primeiro eu fiz um cone de 24 lados, converti para poly, com a ferramenta quick slice eu fiz os cortes no cone, a parte mais complicada desse processo foi encontrar o local exato para fazer os cortes, foi na tentativa e erro até dar certo...

depois eu excluí os poligonos das partes vazadas, selecionei os edges e fechei os espaços usando a ferramenta bridge.

para eliminar as arestas foi aplicado um meshsmooth com interation 2 e a opção smoothing groups selecionada para manter as quinas

a base da luminária realmente a ferarmenta lathe é a mais indicada para esse tipo de forma... mas como a forma é relativamente simples, eu fiz um cilindro com 8 segmentos e arrumei manualmente...

no total eu levei cerca de 1:30h para terminar a modelagem, errei 3 vezes a parte de cima até conseguir uma técnica de desse certo... e mais uma hora e pouco para fazer os materiais e acertar a iluminação...

Os materiais são vray materials, o material da luminária é um metal brilhante, o tampo da mesa é um vidro temperado o pé da mesa é alumínio e a lampada é Vray light material... quem quiser saber as configurações dos materiais é só falar...

O tempo de render foi rapidinho... cerca de 1 minuto e meio para as imagens distantes e 3 minutos para os closes, pois eu aumentei as subdivisões do material da luminária de 8 para 30 para tirar o noise...

não abri no photoshop para nenhuma correção... estão ao naturale... :D

lamp601f.jpg

lamp602.jpg

lamp603.jpg

lamp604.jpg

lamp605.jpg

lamp606.jpg

é isso ae... espero que mais pessoas se animem a participar do grupo...

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Massa...

Seu método ,nas linhas laterias, é mais eficiênte .

Com "Compound objects>ShapeMesh" da pra fazer também, não é?

Os Objetos estão diferentes porque estamos tomando por base uma única figura , na próxima vamo esconher um objeto que tenha mais fotos em perspectiva .

Vamos modela a Luminária 2 agora

http://www.tokstok.com.br/cgi-bin/WebObjects/TSVitrine.woa/10/wa/mostraVitrine?idObap=24435&ps=2%2C20400%2C20408&idOMF=24435&wosid=WhTnKU7KN3Ud48pi0G38fw

Que tal ??

...

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Luminária 2

Render: Mental Ray

Modelagem-Fiz um Cilindro > apliquei scape (eixo x) > Edit POly > deletei a base e a parte superior > peguei a metade dele e fiz outro objeto (A Faixa das faixas) > Dei rotate com o Shift sempre precionado (fazendo copias) e as alinhei .

-O pé eu fiz com line .

Iluminação

Coloquei uma "mr área Omni" e ativei o "Far attenuation" .

Ativei o "Final gather" eo "global illumination (gi)" no menu render .

Textura

Não feita ainda .

luminaria21h.jpg

luminaria22.jpg

Outro dia arrumarei o material das faixas !!

Eu hospedei no imageshack , mas esta do mesmo jeito . òÓ

....

post-255548-13884951031972_thumb.jpg

post-255548-13884951032408_thumb.jpg

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Boa tarde galera, sou novo aqui no forum e gostaria de fazer uma pergunta pra vocês, a respeito de configuração do PC pra trabalhar bacana com 3D sem sofrimento?

Eu tenho um Set up que eu fiz aqui, vou postar e vocês dão suas opinião.

Gabinete Asus TA-K Series - TAK51

Fonte Thermaltake 700W Toughpower

VGA PCI-E NVIDIA 9800GTX+ 512MB/256bits MSI OC Edition - N9800GTX PLUS-2D512-OC / V154 - Box

MB AM2+ Asus M3N-HT Deluxe / Mempipe box

Memoria DDR2 800MHz 2GB Corsair XMS2 8GB Total

Processador AMD AM2+ Phenom II X4 940 Black Edition 3GHz 6MB

Gravador DVD Interno SATA Asus DRW-20B1LT Lightscribe

Sistema Operacional Microsoft Windows Vista Business - SP1 - 64bits DVD - OEM

Por enquanto é isso.

Valeu

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sua maquina tá fodinh#...

o que eu trocaria seria a VGA... pegaria alguma GTX... não vai nem fazer lá tanta diferença nos viewports, mas vai ser bem melhor em jogos...

eu tmb levaria em consideração colocar 4gb DDR3 1333 ou até 1600 ao invés de 8gb DDR2 800... por 2 motivos, primeiro que nada precisa de 8gb de memória.. e segundo que você vai ter um desempenho melhor usando as DDR3 1600 do que com essas DDR2 800... mesmo com as temporizações relativamente altas das DDR3, o desempenho nesse caso a DDR3 se sai melhor... já que você está disposto a gastar essa grana com memórias, então pesquisa umas DDR3...

no mais a maquina tá top... fonte top, processador bacana, vai renderizar muito rápido...

participa do grupo aí depois...

abraços

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Ei , Galera ... Vamo evitar postar coisas diferentes do Grupo de estudo . (sem ser chato , já sendo ) : p

Se tiverem outras dúvidas façam outros tópicos que a gente ajudará do mesmo jeito .

Renato Oliveira se quiser participar é só avisar !

Toda vez que conecto vejo 35 visitantes e 2 membros ...

vocês que nos visitam, venham participar do grudo de estudo com a gente . Façam um cadastro rápido e seja feliz .

Henrique você prendende modelar todas as luminária ??? ou seria melhor outro objeto com mais bluesprints?

Tipo , para ser mais fiel ao modelo .

valeu ...

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e ae zhoda... cara... eu modelei a luminária 2... mas eu errei de leve na proporção... mas nem vou arrumar não... vou deixar assim mesmo...

cara... vou renderizar hj ou amanhã e posto aqui...

acho que era legal a gente partir para algo mais detalhado né...

aí a gente vai postando os WIP (work in progress)...

alguma sugestão?

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sua maquina tá fodinh#...

o que eu trocaria seria a VGA... pegaria alguma GTX... não vai nem fazer lá tanta diferença nos viewports, mas vai ser bem melhor em jogos...

eu tmb levaria em consideração colocar 4gb DDR3 1333 ou até 1600 ao invés de 8gb DDR2 800... por 2 motivos, primeiro que nada precisa de 8gb de memória.. e segundo que você vai ter um desempenho melhor usando as DDR3 1600 do que com essas DDR2 800... mesmo com as temporizações relativamente altas das DDR3, o desempenho nesse caso a DDR3 se sai melhor... já que você está disposto a gastar essa grana com memórias, então pesquisa umas DDR3...

no mais a maquina tá top... fonte top, processador bacana, vai renderizar muito rápido...

participa do grupo aí depois...

abraços

Vou ter que fazer umas reformulações na configuração mais seguindo as suas dicas. Vou dar uma exugada no set up.

Fui ver o valor do curso na Melies e é meio salgado, mais é uma **** escola.

Com certeza voltarei pra postar o que estou apredendo.

Valeu

Ei , Galera ... Vamo evitar postar coisas diferentes do Grupo de estudo . (sem ser chato , já sendo ) : p

Se tiverem outras dúvidas façam outros tópicos que a gente ajudará do mesmo jeito .

Renato Oliveira se quiser participar é só avisar !

Toda vez que conecto vejo 35 visitantes e 2 membros ...

vocês que nos visitam, venham participar do grudo de estudo com a gente . Façam um cadastro rápido e seja feliz .

Henrique você prendende modelar todas as luminária ??? ou seria melhor outro objeto com mais bluesprints?

Tipo , para ser mais fiel ao modelo .

valeu ...

zhoda, já estou participando, estou cadatrado e muito feliz. Só estava tirando uma dúvida em relação ao PC para o 3D. Se o que postei, está no lugar errado é só falar.

Valeu

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Renato, todos os bons cursos de 3Ds max são bastante caros mesmo... os mais completos, pelo que eu já pesquisei podem chegar a 15 mil reais...

de qq maneira eu não recomendo a ninguém fazer um curso básico em 3Ds max... não precisa...

Para quem estiver começando do zero, entrem no www.escultopintura.com.br, o cara ensina as ferramentas básicas passo a passo, o site é excelente... são tutoriais realmente para quem está aprendendo até quem já está mais avançado... é possível substituir facilmente um bom curso pelos tutoriais do site.

E aí, para quem quiser ir além aí sim pagar um curso para se especializar em alguma área que tenha mais interesse...

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Dae galera ...

Aqui é o Zhoda. Estou viajando e não pude colaborar mais com o grupo , segunda-feira estarei de volta. :}

Bem vindo Renato oliveira ....

Espero a luminária de herinque ...

Para começar o segundo Trabalho , mas aqui tem a sugestao :

1 _ Todos fazem .

-Propor um objeto, tema , imagem ,ect.

-Todos fazem o mesmo .

-Mostram como fizeram .

-Apontam as características .

Enfoco : Modelagem e Texturização

Sugestão

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/6/68/Truetone-Radio.jpg

Que tal?

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hehe... gostei do objeto... trabalhoso para deixar perfeito... mas é um bom objeto...

não mexi mais na luminária mas vou postar um projetinho que fiz este final de semana.

A cliente está abrindo uma loja de chocolates artesanais e nós fomos contratados para fazer o layout da loja. A loja vai vender chocolate e também vai ser um café com wi-fi zone para as pessoas sentarem um pouco, tomar um café, comer um chocolate, é claro e checar os emails ou ler as últimas notícias... mas como a loja é pequena, o objtivo é que as pessoas não fiquem horas lá, mas sim o tempo de tomar o café, por isso o uso de bancos ao invés de cadeiras.

o público da loja são pessoas com renda elevada. Foi usado madeira e vidro, para passar um ar mais sofisticado. O espelho no fundo da loja visa ampliar a sensação de espaço do local.

só tem um render pois a cliente só queria uma imagem geral para ter uma ideia, e como o render time deu por volta de 40 minutos nem me animei em renderizar outras... :D

aqui em um sketch simples do layout:

layout22.jpg

e o 3D:

layout011h.jpg

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parabems pela iniciativa..

Tenho uma pergunta..

Sera que poço engresar valores de tempo e posiçao de um objeto en 3d studio desde un arquivo de texto.. eu tenho um monte valores que me seria imposivel digitar a mão no Curve Editor..

cualuer sugestão sera boa..

obrigado

Pepe

P.s. Me -disculpem o potunhol eu sou peruano estou fazendo um mestrado aqui no Rio de Janeiro

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Pepev , seja bem vindo .

Não entendi muito sua pergunta, se possível refaze-la ...

Tem haver com animação , não é??

Radio ( eu acho ).

Modelagem ( Vou tentar explicar ).

- Partindo de uma box e fui usando conect e arrumando os edges até chegar a um resultado satisfatório .

-A tela é um plate com modifier "WAve" .

-As partes de de madeira na horizontal foram a partir de uma box e fui expandidno os edges da base com "move" e "scape"(Pressionando Shift) .

Obs: para isso tem que deletar a face da base .

-Bola : fiz uma sphere com vários segmentos e selecionando aleatoriamente fui os tirando de alinhamento , arrastando uns para frente e outros para tráz

>>Depois postarei com a textura <<

LINK das Imagens ..

Sem textura :

http://4.bp.blogspot.com/_6CXIZwTUpAc/Se4f79W0JuI/AAAAAAAAAUA/ftAqr23a8z8/s1600-h/tone+radio+2+sem+textura.jpg

Wireflames :

http://2.bp.blogspot.com/_6CXIZwTUpAc/Se4gUd3ETcI/AAAAAAAAAUI/-a0FiaGUrQs/s1600-h/tone+radio+1+wide.JPG

post-255548-13884951248464_thumb.jpg

post-255548-13884951248846_thumb.jpg

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