Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

1GB DDr2 533 + 2GB DDr2 667 = Dual Channel funciona ? Chipset Intel SIM!


padilhadim

Posts recomendados

Pessoal, é o seguinte...

Já lí aqui mesmo alguns tópicos relacionados, porém com algumas diferenças da minha situação atual que vou explicar a vocês...

Tenho uma CPU com MB ASUS P5GC-MX + C2D E4500 + HD 250GB + 1GB DDr2 533.

Porém, estou precisando de mais memória RAM para trabalhar com gravações musicais e vídeos. Quero comprar mais um pente de 2GB, mas só estou encontrando nas lojas DDr2 667.

Afinal, terei problemas (travar, quimar etc.) se juntar 1GB DDr2 533 + 2GB DDr2 667?

Já li que a memória 667 irá rodar em 533, mas haverá incompatibilidade por causa dos GBs diferentes?

Vale a pena isso?!

Obrigado pela ajuda de todos.

[]s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Você pode sim utilizar memórias de frequência diferentes, porém as memórias de frequência mais alta fica nivelada á frequência da menor no caso 553Mhz.

Agora quanto á dizer que não encontra memórias desse barramento (553 DDR2) vai aqui algumas "raridades" que encontrei numa breve pesquisa no MercadoLivre:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-91457847-memoria-pc-kingston-2gb-ddr2-533mhz-667mhz-800mhz-lacrada-_JM

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-92313356-memoria-para-desktop-kingston-ddr2-2gb-533-kvr533d2n42g-_JM

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Linio, valeu mesmo pela ajuda.

Mas deixa eu te perguntar outra coisa... eu poderei fazer dual-channel com uma memória 1gb 533 + 2gb 533 de mesmos fabricantes ou de fabricantes diferentes?

Ou para fazer dual-chanel as memórias devem ser idênticas (Gb + fabricantes + frequência)?

Ou ainda, minha placa suporta dual-channel?! ASUS P5GC-MX.

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo ja que vai gastar , compra 2x1Gb DDR2 800, aproveita que ta barato!!

Obs: elas vão trabalhar a 667Mhz, por causa da limitaçao da placa-mãe, mas funciona de boa , eu usava assim na minha!!

Dica: como elas sao DDR2 800 e vão estar trabalhando a 667, da pra você abaixar as latencias !!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

anjoed. pedrax e japannk, valeu pela ajuda.

Pedrax, não tinha percebido esta limitação da minha placa mãe. Agora vi no manual dela e convfirmei sua informação. É uma pena.

Japannk, vou pesquisar os preços das DDr2 800 também.

O pente que tenho aqui é um Kingston 1gb DDr2 533 - KVR533D2N4/1G. Então para fazer dual-channel tenho que comprar outro pente exatamente igual a este, inclusive da marca Kingston?!

Há uma diferença de desempenho muito grande em 533 e 667? Não queria "perder" a memória que já tenho instalado aqui.

[]s,

Tiago.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O pente que tenho aqui é um Kingston 1gb DDr2 533 - KVR533D2N4/1G. Então para fazer dual-channel tenho que comprar outro pente exatamente igual a este, inclusive da marca Kingston?!

Não, não precisa ser do mesmo fabricante, modelo, tamanho nem tão pouco precisa ser 533, pode ser qualquer outra acima de 533 se quiser, mas como sua placa mãe só suporta até 533 você teria que testar pra ver se outra de freqüência maior se daria bem com a placa mãe. A única coisa que precisa necessariamente ser igual é o tipo, no caso DDR2.

Lembrando que só dá pra fazer dual-channel se a placa mãe tiver suporte pro mesmo.

Não sei de onde que tiraram essa de não poder usar modelos, fabricantes, etc diferentes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não, não precisa ser do mesmo fabricante, modelo, tamanho nem tão pouco precisa ser 533, pode ser qualquer outra acima de 533 se quiser, mas como sua placa mãe só suporta até 533 você teria que testar pra ver se outra de freqüência maior se daria bem com a placa mãe. A única coisa que precisa necessariamente ser igual é o tipo, no caso DDR2.

Lembrando que só dá pra fazer dual-channel se a placa mãe tiver suporte pro mesmo.

Não sei de onde que tiraram essa de não poder usar modelos, fabricantes, etc diferentes.

Não, você está errado. A técnica dual channel é necessário ser uma memória igual para funcionar, a própria técnica exige uma memória de mesmo tamanho para realizar o endereçamento correto.

Leia e pesquise antes de passar esse tipo de informação errada.-_-

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não, você está errado. A técnica dual channel é necessário ser uma memória igual para funcionar, a própria técnica exige uma memória de mesmo tamanho para realizar o endereçamento correto.

Leia e pesquise antes de passar esse tipo de informação errada.-_-

Então eu e meu hardware junto estamos errados em ter dual-channel com memorias de marcas, tamanhos e frequências diferentes... informação errada por ai a fora tem aos montes. Não existe necessidade de se ter módulos idênticos para se obter dual-channel.

Daqui a pouco adiciono uma img pra provar, com um dual-channel com memorias diferentes.

dualmemos.th.jpg

Nesse caso ambas são 667 e a placa mãe só suporta até 533, daí tá com um pequeno over no FSB pras memorias rodarem a 600, mas se quiser eu troco a de 512 por outra 533 e tiro o over pra provar a mesma coisa.

Essa de ter que ser módulos idênticos é mito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Por favor, leia o que o fabricante do teu chipset informa:

http://www.intel.com/support/motherboards/desktop/sb/CS-011965.htm#dual

Lá diz:

Rules to Enable Dual Channel Mode

To achieve Dual Channel mode, the following conditions must be met:

  • Matched DIMM configuration in each channel
  • Same Density (128MB, 256MB, 512MB, etc.)
  • Matched in both Channel A and Channel B memory channels
  • Populate symmetrical memory slots (Slot 0 or Slot 1)

Enfim, a informação do CPU-Z está errada. Nem mesmo a BIOS informa o dual channel....

E outra, a Intel informa que não é necessário que as memórias sejam de mesmo fabricante e, ainda assim, nem mesmo timing. No entanto, nem nos chipsets dela consegue toda essa flexibilidade. Muitas placas mães não ativam o dual channel tendo memórias diferentes ( mas com mesmo tamanho ).

Existem muitos fatores que impedem um dual channel, até mesmo os números de chips na memória....

Por isso, não está errado informar que as memórias precisam ser iguais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, leia o que o fabricante do teu chipset informa:

http://www.intel.com/support/motherboards/desktop/sb/CS-011965.htm#dual

E lá também diz:
Flex mode

This mode provides the most flexible performance characteristics. The bottommost DRAM memory (the memory that is lowest within the system memory map) is mapped to dual channel operation; the topmost DRAM memory (the memory that is nearest to the 8 GB address space limit), if any, is mapped to single channel operation. Flex mode results in multiple zones of dual and single channel operation across the whole of DRAM memory. To use flex mode, it is necessary to populate both channels.

Memory Configuration for Flex Mode

The use of flex mode requires DIMMs to be installed in both channels.

The figure below shows a flex mode configuration using two DIMMs. The operation is as follows:

* The 512 MB DIMM in the Channel A, DIMM 0 socket and the lower 512 MB of the DIMM in the Channel B, DIMM 0 socket operate together in dual channel mode.

* The remaining (upper) 512 MB of the DIMM in Channel B operates in single channel mode.

Pergunto, existe MB hoje que não suporte esse modo?

Enfim, a informação do CPU-Z está errada. Nem mesmo a BIOS informa o dual channel....

Não, não está, a BIOS não informa exatamente por conta do que eu já citei e você deve ter percebido, BIOS capada. Nem mesmo se eu colocar duas memorias de 512MB iguais mostra nada relacionado a dual channel na BIOS.

Se quiser posso mostrar em qualquer outro programa, qualquer um vai mostrar dual channel com 1GB + 512MB. Se preferir posso até fazer testes.

E outra, a Intel informa que não é necessário que as memórias sejam de mesmo fabricante e, ainda assim, nem mesmo timing. No entanto, nem nos chipsets dela consegue toda essa flexibilidade. Muitas placas mães não ativam o dual channel tendo memórias diferentes ( mas com mesmo tamanho ).

Existem muitos fatores que impedem um dual channel, até mesmo os números de chips na memória....

Por isso, não está errado informar que as memórias precisam ser iguais.

Sim, é como eu já citei, pois mesmo que tenham timings diferentes(Clock, latências, etc), em dual elas passam a precisar ter obrigatoriamente os mesmos timings(clock e latências).

Se as memorias forem de clocks diferentes, obrigatoriamente elas possuem timings diferentes, onde ao fazer dual, o clock da menor é usado em ambas, mas resta a questão das latências que podem não ser aceitas as mesma em ambas dependendo das 2, por isso o recomendado realmente é o uso de duas semelhantes, mas é como eu citei, não necessariamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Flex Mode:

Primeiro, tua placa mãe não suporta este modo.

Segundo, este modo não é a capacidade de trabalhar com densidades diferentes. Flex mode é a capacidade do chipset em trabalhar em dual channel e single channel ao mesmo tempo. Não confunda.

de novo, leia o que está escrito no site da Intel. Está bem claro como o dual channel é ativado.

Se for ler sobre a técnica dual channel, verás que é necessário densidades iguais para que funcione.

Leia mais:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/673/2

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Flex Mode:

Primeiro, tua placa mãe não suporta este modo.

Não mesmo? Essa placa mãe usa chipset intel, consequentemente...

Segundo, este modo não é a capacidade de trabalhar com densidades diferentes. Flex mode é a capacidade do chipset em trabalhar em dual channel e single channel ao mesmo tempo. Não confunda.

Eu que confundi? Pra mim continua sendo dual channel, você mesmo acabou de confirmar, com a diferença de ter uma sobra que "trabalharia sozinho"...
Se for ler sobre a técnica dual channel, verás que é necessário densidades iguais para que funcione.

Leia mais:

https://www.clubedohardware.com.br/artigos/673/2

Pois é, eu sou do tipo de pessoa que não acredita em tudo que lê por ai, só depois de passar com confirmação pela prática, por isso que faço eletrônica :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Não mesmo? Essa placa mãe usa chipset intel, consequentemente...

Eu que confundi? Pra mim continua sendo dual channel, você mesmo acabou de confirmar, com a diferença de ter uma sobra que "trabalharia sozinho"...

Tu chegou a ver qual é o modelo do chipset ? Olhaste quais chipsets suportam o Flex mode ? Não né ? Logo....

Pois é, eu sou do tipo de pessoa que não acredita em tudo que lê por ai, só depois de passar com confirmação pela prática, por isso que faço eletrônica

Então você está dizendo que o que está escrito no site da Intel é falso ? E que grandes nomes como Gabriel Torres, Carlos Morimoto e Baboo estão errados ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Então eu e meu hardware junto estamos errados em ter dual-channel com memorias de marcas, tamanhos e frequências diferentes... informação errada por ai a fora tem aos montes. Não existe necessidade de se ter módulos idênticos para se obter dual-channel.

Daqui a pouco adiciono uma img pra provar, com um dual-channel com memorias diferentes.

dualmemos.th.jpg

Nesse caso ambas são 667 e a placa mãe só suporta até 533, daí tá com um pequeno over no FSB pras memorias rodarem a 600, mas se quiser eu troco a de 512 por outra 533 e tiro o over pra provar a mesma coisa.

Essa de ter que ser módulos idênticos é mito.

Dando um up e esclarecendo algumas coisas.

Seu CPU-Z está na versão antiga. A atual versão é 1.50. Quando se faz um teste deste tipo, é sempre bom atualizar, devido aos bugs.

Outra coisa, quando o dual channel está ativo, aquele campo, na aba memory, o DC mode informa que tipo de dual channel é. Ou seja, exemplo. Aqui está no modo Symmetric.

Acho que com estes esclarecimentos não há mais dúvidas de que o dual channel não está ativado. No entanto, como disse, é uma versão velha. Atualize seu CPU-Z e vamos ver o que ele nos informa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usei essa versão pois era a mais recente na época que havia baixado, mas não foi o único usado pra verificar, teve o MemSet4.0 e o Everest na versão 4.60, mas vou atualizar todos esses e adicionar ainda o Sandra pra mostrar testes.

Não vai dar pra fazer os testes agora pois ele está em uso por outra pessoa, então vão apenas informações do jeito como está:

-Chipset com o próprio programa da Intel:

chipset.th.jpg

-Informações da série 945G:

http://www.intel.com/products/desktop/chipsets/945g/945g-overview.htm

-Informações dadas pelo CPU-Z 1.50 e Everest 5.01:

dc1l.th.jpg

dc2t.th.jpg

Depois adiciono informações do Memtest e testes no Sandra.

-Informações dadas pelo Memtest86 3.5:

dsc00028sqr.th.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Estou analisando o caso, aguarde por favor ;)

Vamos aos fatos:

Como se sabia, a Intel tinha desenvolvido uma técnica de ativar o DC de várias formas, uma delas o Flex Mode. O que se sabia era que essa técnica usava a sintaxe de canais para definir um canal em DC e outro em Single Mode. Agora, o que eu não sabia era que os chipsets tinham a capacidade de mapear o endereçamento de uma memória pela metade e criar dois canais.Logo:

Flex Mode - Existem duas mandeiras

1) Canal A: Memória 1( 1 GB ) e 2 (1GB)= DC ( Ambas iguais ); Cana B: Memória 3 ( 1 GB ou 512 MB ou etc )= Single Mode;

2) Canal A: Memória 1( 512 MB) e 2 ( 1GB) = DC -> Nesse caso o chipset possui a capacidade de mapear 512 MB na memória de 1 GB. Ou seja, é um DC até a metade do endereçamento da memória de 1 GB. Olhem a figura:

flex2.jpg

Ou seja, Nagush estava certo em informar que era mito. No entanto, vejam bem, o único chipset até hoje que possui essa capacidade Flex é a Intel. Nem mesmo a Nvidia criou uma maneira tão simples de realizar um DC.

Todavia, devo lembrar, este modo Flex só funciona se no primeiro canal tiver uma memória de menor capacidade no primeiro SLOT.

Peço desculpas ao Nagush por não ter atentado ao caso de maneira sábia.

Sonic ( administrador do fórum) :

Existe basicamente vários tipos de combinação/uso de memórias que são:

- Single Channel

- Dual Channel (que pode ser feita de várias maneiras)

- Flex Mode (que é uma mistura de Dual Channel com Single Channel)

- Triple Channel (exclusivo por enquanto nos i7 com DDR3)

Cada uso pode variar de acordo com o chipset, BIOS, placa-mãe (pois dependendo da montagem da placa-mãe pelo fabricante o chipset pode trabalhar diferente pois outros componentes eletrônicos mudam de um modelo para outro) e tipos de memórias. É tudo questão de testar, é que nem jogar na loteria, pode funcionar ou não.

Nenhum software pode ser preciso dependendo do hardware. Já tive problemas com temperatura de motherboard ASUS que no Everest, Hardware Monitor (desenvolvido pelos criadores do CPU-Z) entre outros programas testados onde mostrava a temperatura errada de 127º sendo que o único software que mostrava a temperatura correta era no Setup da BIOS ou com o ASUS Probe.

Moral da história: Sim, você está fazendo um Dual Channel sob um Flex Mode. Onde metade da sua memória de 1GB está em Dual com a memória de 512MB e o restante da memória de 1GB está em Single Channel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!